O Livre conseguiu ver aprovada, com a ajuda do PS e do PAN, uma proposta para que o Governo promova um estudo e crie um programa para testar a semana de quatro dias de trabalho. Esta proposta acelera um processo que o Governo já tinha demonstrado a intenção de estudar, conforme escreveu no seu programa.

“Em 2022, o Governo promove o estudo e a construção de um programa piloto que vise analisar e testar novos modelos de organização do trabalho, incluindo a semana de quatro dias em diferentes setores e o uso de modelos híbridos de trabalho presencial e teletrabalho”, lê-se na proposta.

O Livre também define que, em 2022, o Governo deve promover “um amplo debate nacional e na concertação social sobre novos modelos de organização do trabalho, incluindo a semana de trabalho de quatro dias, como forma de promover uma maior conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar”.

Esta trata-se de uma proposta de substituição — diferente de uma primeira apresentada pelo Livre, que falava num projeto-piloto com 100 empresas, mas que ficou sem efeito.

No programa do PS (que o Governo replicou integralmente), os socialistas já defendiam a promoção de um “amplo debate nacional e na concertação social sobre novas formas de gestão e equilíbrio dos tempos de trabalho, incluindo a ponderação de aplicabilidade de experiências como a semana de quatro dias em diferentes setores e o uso de modelos híbridos de trabalho presencial e teletrabalho, com base na negociação coletiva”.

Artigo corrigido com a proposta de substituição do Livre, diferente da proposta original 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR