895kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Depois do calor extremo, vem aí uma semana de chuva. Entramos em junho sob os efeitos de uma tempestade

Este artigo tem mais de 2 anos

A partir desta segunda a chuva regressa a grande parte do País, com o norte e centro a serem o mais afetados. As temperaturas descem. Entramos em junho sob os efeitos de uma tempestade.

Más notícias para quem decidiu confiar nas altas temperaturas que este mês de maio tem trazido e resolveu tirar férias, entrando em junho com uns dias de descanso. Vai chover na maior parte do país (ilhas incluídas) quase toda a semana e também não pode contar com muito calor: as médias andarão pouco acima de 20ºC. Aliás, quando o sol voltar, no próximo domingo, será dentro dos valores normais para esta época do ano (na ordem dos 25ºC) e não a loucura dos 35ºC que temos tido.

A culpa para a mudança do tempo é de uma tempestade que se está a formar no Atlântico, a oeste da Península Ibérica, e que vai influenciar o tempo já a partir desta segunda e até sexta-feira. A tempestade avançará lentamente para o continente, trazendo chuva (às vezes em forma de trovoada) e temperaturas bastante mais baixas das que temos tido nos últimos dias (e semanas),  até se dissipar antes do próximo fim de semana.

O norte e centro serão as zonas mais afetadas, mas a sul também choverá (as previsões apontam para aguaceiros no Alentejo e no Algarve na quarta-feira) e o céu estará muito nublado pelo menos até quinta-feira. Acima do Tejo, a chuva começa (a sério) já esta segunda e só passa a regime ‘intermitente’ a partir de quinta.

E se a ‘escapada’ de férias foi para as ilhas, a escolha também não correu bem. Na Madeira as previsões são semelhantes às do Continente, com chuva e temperaturas amenas até meio da semana e depois céu nublado até sábado, enquanto nos Açores só deverá chover esta segunda, mas os termómetros não devem passar muito dos 20ºC o resto da semana.

Boas notícias só a partir do próximo sábado. Ou seja, a previsão é de que talvez seja possível fazer planos para um primeiro fim de semana de junho ao ar livre, na piscina ou na praia, mas a esta distância ainda é cedo para dar garantias. Para já, prevê-se que as nuvens comecem a desaparecer na sexta e as temperaturas comecem a subir. Sábado já haverá várias cidades perto dos 25ºC (como Lisboa) e algumas quase nos 30ºC no interior sul (como Évora ou Beja).

A partir de segunda as máximas sobem ainda mais alguns graus, voltando a ficar acima dos 30ºC em muitas zonas do país ou perto disso em cidades como Lisboa ou Setúbal, mas sem chegar ao calor extremo que marcou algumas semanas de maio. Resta saber se o sol veio para ficar ou se a instabilidade da primavera ainda trará mais alguma tempestade para estragar as semanas dos feriados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.