787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Quem é que não tinha medo do recreio da escola?

Este artigo tem mais de 1 ano

A primeira longa-metragem da realizadora belga Laura Wandel é uma viagem à crueldade do mundo infantil, à forma como, entre casa e escola, se podem manifestar, ao mesmo tempo, fragilidade e força.

Maya Vanderbeque e Günter Duret são os protagonistas de "Recreio"
i

Maya Vanderbeque e Günter Duret são os protagonistas de "Recreio"

Maya Vanderbeque e Günter Duret são os protagonistas de "Recreio"

São precisos poucos segundos para que o espectador fique siderado com o olhar de Maya Vanderbeque, a protagonista de “Recreio”, primeira longa-metragem da belga Laura Wandel, que causou um pequeno furor na edição de 2021 do Festival de Cannes. É uma história recorrente a do mediatismo de Cannes, de tal maneira que por vezes torna-se banal. Mas neste caso vale mesmo a pena prestar atenção. Porque “Recreio” é um retrato visceral em volta do mundo violento das crianças. Tem o bullying como cenário, mas vai para lá disso. E é esse “para lá” que faz a diferença.

“Recreio” sente-se bem real, intemporal. E para isso contribui muito o tal foco na violência. “Recreio” acontece num mundo contemporâneo e desvia as atenções de formas de bullying mais presentes hoje — por via da tecnologia — e concentra-se na sua presença física, seja pela agressividade, tortura, como também pelo peso das palavras, do gozo e das ideias feitas dos adultos que as crianças imitam para se fazerem valer. Frases do universo “o meu pai é melhor do que o teu”. Apesar de desviar as atenções, não quer dizer que a tecnologia não esteja presente. Está, mas ao fundo, é uma espécie de ruído, de conversa que se ouve fora de campo, porque a preocupação de Laura Wandel é a manifestação física, mostrar como o recreio, esse pequeno espelho de todas as nossas futuras interações sociais, é um local essencial de integração.

[o trailer de “Recreio”:]

Em pouco mais de uma hora, a realizadora belga cria um retrato violento sobre a infância, um que se sente na pele e é reconhecível pela forma como transmite dinâmicas de relação do mundo ocidental. Grande parte do impacto é causado pelo modo como filma Nora (Maya Vanderbeque), a protagonista, num ângulo que insiste em colocá-la no seu lugar. Nora tem sete anos e entramos na sua vida no dia de regresso às aulas, numa nova escola, com o seu irmão mais velho, Abel. Salta de imediato à atenção a tentativa da realizadora em explorar a vulnerabilidade de Nora face aos adultos, o ângulo com que a câmara a filma carrega constantes sensações de vigilância e, também, do confronto que representa o momento em que se contam as coisas da escola aos adultos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E isso é logo colocado em cima da mesa quando Nora vê o seu irmão a ser intimidado por outras crianças e se sente impotente face à situação: protege o irmão contando ao pai o que se passa, ou perpetuar a violência sendo leal ao irmão, mantendo o silêncio? O dilema de Nora é o motor para o resto do filme e a partir desta situação, Wandel promove o peso das decisões de Nora para com o seu irmão, colegas e os adultos. E, claro, como em último caso isso afeta todas as dinâmicas de recreio e molda a sua personalidade. Wandel não é piedosa.

Rapidamente percebemos que não se trata de piedade, mas de realidade. O que transtorna ao longo do filme é sentirmo-nos na pele de Nora. Maya, a atriz, carrega no olhar as incertezas, as inseguranças e a raiva contida de uma criança de sete anos. De alguém que está a perceber as dinâmicas do seu mundo enquanto luta contra elas, seja por princípios ou por proteção (do irmão). E Wandel coloca-a num ponto vulnerável pela forma como a filma. Seja em relação aos adultos – como já mencionado –, como pela permanente ideia de que o corpo de Nora está ameaçado por algo que pode acontecer fora de campo. Porque, afinal, é esse um dos grandes medos de estar no recreio: não estar alerta para o que aí vem, ser apanhado de surpresa ou até ser dano colateral de outra coisa qualquer que esteja a acontecer.

Uma das grandes vitórias de “Recreio” é a de rapidamente nos forçar a deixar de pensar em bullying para passarmos a pensar em infância, aquela distante sensação de que tudo é uma aprendizagem numa altura das nossas vidas em que não se sabe medir o real peso das decisões

E é assim que se vive ao longo de “Recreio”. Com os nervos à flor da pele, com um sentido de alerta permanente e com a estranha sensação de memória de criança, de que todos já fomos, pelo menos um bocadinho, como Nora. À medida que este mundo violento à volta da protagonista acontece, vive-se a sensação de como se é moldado para a vida adulta a partir do recreio. Por dinâmicas, interações, brincadeiras. Ou até pela ausência delas.

Não há muitos filmes assim. E há ainda menos sobre a infância e de como a infância realmente é vivida pelos olhos de uma criança. Grande parte das obras sobre crianças são sobre uma imagem adulta desses tempos, “Recreio” corta com isso ao colocar o espectador à altura das crianças. A experiência é vivida a partir da altura de Nora e de como ela vê o mundo. E a experiência também é vivida por aquilo que acontece fora de campo, pelo alerta constante de uma familiar sensação de vulnerabilidade.

O resultado não pode deixar de ser violento, real. Uma das grandes vitórias de “Recreio” é a de rapidamente nos forçar a deixar de pensar em bullying para passarmos a pensar em infância, aquela distante sensação de que tudo é uma aprendizagem numa altura das nossas vidas em que não se sabe medir o real peso das decisões. “Recreio” também se ausenta da ideia de inocência, preferindo a vulnerabilidade. São detalhes, mas tratam-se de detalhes que fazem a diferença para mostrar a violência da infância. Não é bonito, nunca o poderia ser.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora