Se é dos que andou a resmungar com o tempo incerto destas duas últimas semanas, que incluíram aguaceiros, muito vento e pior clima que o dos países escandinavos, as suas irritações por não saber o que vestir de manhã estão prestes a passar. Se é dos que gosta deste tempo mais fresco, apesar de já estarmos em julho, lamento, mas as notícias não são boas. Na próxima semana, ou melhor, nos próximos 15 dias, as previsões apontam para muito calor. E ponha ‘muito calor’ sublinhado. Estamos a falar de temperaturas acima dos 40ºC no interior do país. E de valores anormais para a época, pelo menos 5ºC mais altos do que é habitual.
Curiosamente, esta anomalia meteorológica vai sentir-se mais a norte do que a sul. Na próxima semana, as temperaturas estarão 3 a 5ºC acima do normal a norte e 1 a 3ºC superiores ao normal no sul. Na semana seguinte, de 11 a 17 de julho, segundo as previsões do IPMA, só o litoral e o Algarve é que ficarão mais frescos.
????#Tempo: Na 1ª quinzena de julho prevêem-se, no Continente, temperaturas acima dos valores normais, podendo as anomalias atingir 5°C. Para saber mais ????https://t.co/ZlFiIhoJUB pic.twitter.com/XCr6ZuYsYv
— IPMA (@ipma_pt) July 1, 2022
¡Se acabó lo bueno! ???? Julio nos traerá de vuelta el calor intenso, y las temperaturas irán subiendo en los próximos días.
Si se cumplen las previsiones, la semana que viene podrían superarse los 40 ºC ????️ en el sur.
???? https://t.co/WWUwquXWtz pic.twitter.com/JLIbmSoCwM
— Meteored | tiempo.com (@MeteoredES) June 30, 2022
O calor chegará em duas fases. Este fim de semana as temperaturas já vão estar mais altas, devido a uma massa de ar quente vinda do norte de África — que mais uma vez pode trazer associada as poeiras do Saara. Mas, mesmo assim, vai manter-se alguma alguma instabilidade até quarta, com chuva a norte e centro. A partir daí, sim, os termómetros entram no ‘vermelhão’ e esperam-se também noites tropicais.
De forma mais concreta, usando Lisboa como exemplo, este sábado e domingo conte com céu pouco nublado, máximas a rondar os 30ºC e as mínimas entre os 16º e os 17ºC; nos próximos estarão 35ºC durante o dia e 20ºC à noite. Dando a volta pelo país, as previsões são generalizadas: a meio da semana as temperaturas disparam e poucas zonas ficarão abaixo dos 30ºC de máxima. Com o aproximar do fim de semana, o calor intensifica-se, com o interior, sobretudo as zonas do Alentejo, a chegar aos 40ºC: domingo, 17, preveem-se 41ºC para Évora, 40ºC para Beja e Coimbra, Braga chegará aos 38º tal como Coimbra, e só Faro e Porto estarão mais ‘fresquinhos’, nos 31ºC.