790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

E agora, Maria de Lourdes: quem é que me tira as dúvidas?

Este artigo tem mais de 1 ano

Chamavam-lhe a diva da cozinha portuguesa. Mas Maria de Lourdes Modesto era bem mais terrena e acessível do que a maioria das divas. Só não respondia ao que não sabia. A parte boa? Sabia muito.

Maria de Lourdes Modesto nunca se fechara, nunca deixara de ensinar e inspirar, como fizera tantos anos a fio na televisão e, depois disso, com os seus livros
i

Maria de Lourdes Modesto nunca se fechara, nunca deixara de ensinar e inspirar, como fizera tantos anos a fio na televisão e, depois disso, com os seus livros

D.R.

Maria de Lourdes Modesto nunca se fechara, nunca deixara de ensinar e inspirar, como fizera tantos anos a fio na televisão e, depois disso, com os seus livros

D.R.

Começo este texto poucos minutos após saírem as primeiras notícias sobre a morte de Maria de Lourdes Modesto (esta terça-feira, 19 de julho, aos 92 anos). Na maioria, leio a expressão “diva da cozinha portuguesa”. Percebo. Soa elogioso e tem o seu quê de poético e etéreo, portanto ajusta-se à circunstância trágica.

Mas, e perdoem-me a dissonância, Maria de Lourdes Modesto não era uma diva. Pelo menos no habitual sentido da palavra. As divas são, em princípio, inacessíveis aos comuns mortais. Mesmo em sentido figurativo, diva implica altivez, um ego do tamanho da admiração que gera. Da minha experiência, Maria de Lourdes Modesto não era nada disso. Pelo contrário.

Quando a conheci, ela tinha já 80 anos. Tive, por isso, uma sensação semelhante à que se tem quando chega atrasado a uma festa que já vai longa mas onde apetece muito ficar. “Que pena não ter chegado antes.”

Eu era um mero jornalista em início de carreira, na Time Out Lisboa, cheio de questões relacionadas com gastronomia que ela poderia achar irrelevantes ou inoportunas. Ela era uma figura pública muitíssimo respeitável, com 12 anos de horas a fio na televisão pública – numa altura em que não havia grandes alternativas de entretenimento – e milhares de páginas de livros essenciais para qualquer biblioteca gastronómica que se preze no currículo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por que razão era admirada por chefs com personalidades e registos tão diferentes como José Avillez, Henrique Sá Pessoa ou Vítor Sobral? Porque é que autores consagrados, como José Quitério ou Miguel Esteves Cardoso, lhe prestavam reverência?

D.R.

Se achou as minhas questões inoportunas ou irrelevantes não se descoseu. Respondeu a todas, recorrendo a doses semelhantes de sabedoria empírica e científica. Recordou histórias, partilhou receitas de família. “Só não posso responder ao que não sei”, disse-me aí pela primeira vez. A conversa acabou porque tinha de ir fazer doce de tomate. O seu mítico doce de tomate. “Um dia há-de provar”, prometeu.

Percebi nesse dia porque é que numa área onde tão poucos são unânimes, Maria de Lourdes Modesto conseguia sê-lo. Por que razão era admirada por chefs com personalidades e registos tão diferentes como José Avillez, Henrique Sá Pessoa ou Vítor Sobral? Porque é que autores consagrados, como José Quitério ou Miguel Esteves Cardoso, lhe prestavam reverência e sentiam, mais do que apenas respeito ou admiração, verdadeiro carinho por ela? A resposta era simples: Maria de Lourdes Modesto nunca se fechara, nunca deixara de ensinar e inspirar, como fizera tantos anos a fio na televisão e, depois disso, com os seus livros.

Mantivemos o contacto. Por email, a maioria das vezes – Maria de Lourdes estava praticamente surda há já alguns anos, pelo que falar ao telefone era um suplício. Mas também podia ser divertido pelo mesmo motivo: as chamadas tinham de ser à hora combinada e para o telefone de casa; às vezes ela percebia o oposto do que se lhe dizia, ria-se despreocupada, desculpava-se, a conversa seguia como se nada fosse.

Um dia, quis saber com ela a origem do doce da casa. Porque raio se chamaria doce da casa a um doce de três camadas igual em todo o lado. Qual seria A CASA primordial, a fonte dessa receita tão reproduzida? Maria de Lourdes levou a pergunta muito a sério. Apesar da idade, mantinha o espírito crítico, a curiosidade, a vontade de dar respostas – o que explica o facto de ter continuado a publicar até ao ano passado.

Pediu-me algum tempo para reunir bibliografia, e que lhe ligasse novamente. Assim fiz. Falámos de triffles, doces da avó, natas do céu e outros que tais. Não resolvemos o mistério, mas foi uma tarde muito bem passada.

Maria de Lourdes Modesto publicou panfletos de receitas, crónicas e até crítica gastronómica, sempre numa escrita escorreita e cativante

HUGO AMARAL/OBSERVADOR

Em 2016, concedeu uma entrevista de vida para o Observador, na sua casa, em São João do Estoril. Quando percebeu que ia ser filmada, assustou-se. Não se tinha arranjado para isso. “Nem fui ao cabeleireiro!”, reclamou. Não precisava: continuava dona e senhora de uma assinalável telegenia e capacidade de contar histórias, como a de que reuniu as receitas de Cozinha Tradicional Portuguesa por achar que sofria de um tumor incurável. Esse é apenas um dos muitos livros que nos deixa – livros e não só, publicou panfletos de receitas, crónicas e até crítica gastronómica, sempre numa escrita escorreita e cativante.

No dia dessa entrevista tinha acabado de enfrascar doce de tomate. Ainda não estava bom para se provar. “Tem de cá voltar noutra altura”, voltou a prometer.

Continuámos a falar, sobretudo quando descobriu o Facebook, já perto dos 90 anos. Ela, como boa octogenária, usava amiúde a função “Acenar” para espoletar a conversa. Resultava sempre.

Apesar de conversas aqui e ali, nunca mais voltei à casa de São João do Estoril, cheia de flores, que ela cuidava com tanto amor. Nunca provei, por isso, o doce de tomate que tantos elogiam. Mas o pior não é isso. É que ainda me restam muitas dúvidas por tirar.

Tiago Pais foi jornalista de gastronomia no Observador. Hoje é publicitário, mas continua a gostar de comer

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora