A greve parcial dos trabalhadores da Transtejo registou esta quinta-feira de manhã uma adesão de 22% e a paralisação da Soflusa 14%, segundo os dados divulgados pela empresa que gere as ligações fluviais entre a margem sul e Lisboa.

Os trabalhadores da Transtejo iniciaram na segunda-feira um ciclo de greves parciais, de três horas por turno de serviço, que durará até sexta-feira, enquanto os trabalhadores da Soflusa iniciaram na terça-feira um ciclo de quatro dias de greve, com paralisação durante todo o período de trabalho, realizada por categorias específicas, consoante os dias.

Ambas têm a mesma administração e asseguram as ligações fluviais entre a margem sul e Lisboa.

Em comunicado enviado à agência Lusa, fonte da administração adiantou que durante o período da manhã a adesão dos trabalhadores da Transtejo foi de 22%.

A empresa indica que o início do serviço de transporte na ligação fluvial de Cacilhas “voltou a ser antecipado”, com a realização da primeira carreira às 11h15 e que as ligações do Montijo e do Seixal foram iniciadas “na devida normalidade e nos horários previstos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por seu turno, em declarações à Lusa, o sindicalista Carlos Costa, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) indicou que a adesão à greve esta manhã no serviço da Transtejo foi de 40%.

As interrupções na Transtejo afetam as carreiras fluviais de Cacilhas (Almada) para o Cais do Sodré (Lisboa) e no sentido inverso, com especial incidência nas “horas de ponta” da manhã e da tarde.

Relativamente à greve na Soflusa, a empresa aponta para uma adesão esta manhã de 14%, referindo que, tal como na quarta-feira, estão a ser realizadas carreiras desde as 06h35 com cinco navios ao serviço desta ligação fluvial.

Já os sindicatos indicaram que a adesão esta manhã dos trabalhadores da Soflusa foi de 50%.