O basquetebolista Neemias Queta, o primeiro português a atuar na Liga norte-americana (NBA), anunciou este sábado que está disponível para representar a Seleção Nacional de basquetebol nas duas partidas de pré-qualificação para o EuroBasket 2025 que se disputam em agosto, frente à Roménia (dia 25) e Chipre (dia 28).
A garantia foi deixada pelo jogador à Federação Portuguesa de Basquetebol, que escreve mesmo que “Neemias cumpre desejo e estreia-se na Seleção Nacional sénior”, dando assim como garantida a convocatória e a presença do poste português (salvo qualquer problema físico).
Em declarações à FPBtv, canal oficial da Federação, Neemias afirmou: “Era um objetivo meu, desde pequeno, representar a Seleção Nacional sénior. Já tive a oportunidade de estar como atleta convidado, mas não foi possível. Estou muito contente. Desde pequenino que queria este momento, é a gratificação máxima. Não seria possível ter chegado à NBA e ao basquetebol universitário norte-americano sem ter representado as seleções jovens”.
Eu já tinha a ideia de que seria possível jogar pela Seleção nesta janela de competição, e até na anterior, mas acabei por alinhar na Summer League. Estou muito confiante e entusiasmado por poder fazer parte deste grupo. Temos condições para revolucionar o basquetebol nacional”, apontou o jogador de 23 anos.
O basquetebolista será um reforço importante para a Seleção Portuguesa de basquetebol, comandada pelo selecionador Mário Gomes.
As declarações foram prestadas à margem da inauguração de um campo de basquetebol ‘3×3’ desenhado pelo artista OATS, em Cascais.
Travante Williams já pode ser chamado à Seleção Portuguesa
Outro possível reforço para as partidas que serão disputadas em agosto é Travante Williams, basquetebolista nascido nos Estados Unidos da América e que alinha no Sporting. Esta sexta-feira, a Federação Portuguesa de Basquetebol informou que o atleta da liga portuguesa concluiu o seu processo de naturalização, tornando-se elegível para ser convocado para representar a Seleção Nacional.
As regras permitem a inclusão de um jogador naturalizado na ficha de jogo, por convocatória. Nos anos recentes, Jeremiah Wilson, nascido nos EUA, e Sasa Borovnjak têm sido as principais opções do Selecionador Mário Gomes— recentemente, sobretudo o segundo, antigo poste do Futebol Clube do Porto, nascido na Sérvia e atual basquetebolista do Lucentum Alicante, que compete na LEB Oro, segundo escalão do basquetebol espanhol.
Em declarações à Federação Portuguesa de Basquetebol, Travante Williams, de 29 anos, apontou: “Ser escolhido para jogar pela Seleção Nacional é um feito na minha carreira, algo que desejava e que nem sequer consigo descrever. É muito especial”. Travante acrescentou ainda:
Nem todos os jogadores têm esta oportunidade, estou muito feliz por estar nesta situação. Portugal acolheu-me e estou preparado para ir dentro de campo e lutar por esta bandeira e este País. Vou fazer de tudo para ajudar a equipa e vencermos jogos, é esse o meu objetivo. Estou feliz e entusiasmado para jogar com os meus novos colegas de equipa.”
Neemias quer “continuar a evoluir” este ano em Sacramento
Na inauguração de um campo de basquetebol em Cascais, este sábado, Neemias Queta corroborou a disponibilidade para representar a Seleção Nacional no próximo mês, em declarações à Agência Lusa. Disse o poste português: “É sempre um objetivo jogar pela seleção. Infelizmente, não foi possível representar ainda Portugal, devido ao compromisso com a equipa [Sacramento Kings]. Fui jogar a ‘Summer League’, mas sinto que temos oportunidade de fazer a pré-qualificação para o EuroBasket. Vou estar presente”.
O atleta tinha integrado a pré-convocatória para os derradeiros jogos da equipa orientada pelo selecionador Mário Gomes na pré-qualificação para o Mundial2023, que se realizaram em junho, mas acabou por não constar da lista final para jogar pela equipa de Sacramento na Liga de verão da NBA.
Agora, Queta espera poder dar o seu contributo nos duelos com a Roménia, em 25 de agosto, e com o Chipre, três dias depois, na primeira janela da segunda ronda da pré-qualificação, com o primeiro a disputar-se em solo romeno e o segundo em Odivelas.
Depois da época de estreia no principal campeonato de basquetebol do mundo, Queta espera “continuar a evoluir” na segunda temporada, na qual os Sacramento Kings têm várias mudanças, a começar pelo técnico, Mike Brown, que tem sido importante.
“Tem sido muito incentivador para mim e todos os jovens da equipa. Sei que temos muitos jogos na época e que vai chegar a altura em que vou poder demonstrar o meu valor. Tenho um contrato de ‘duas vias’ e, portanto, dá para poder fazer jogos na ‘J-League’. Quando a oportunidade chegar, sei que vou estar pronto”, expressou.
As alterações nos Kings levam Neemias Queta a acreditar numa qualificação para os ‘play-offs’ da NBA, um objetivo que não foi conseguido na última temporada, mas nota o grupo “confiante e rejuvenescido para poder alcançar esse tipo de objetivo” agora.
Queta, de 23 anos e com 2,13 metros, não esconde o objetivo e ambição de poder vir a conquistar o campeonato da NBA, mas lembrou que ainda tem “muito por descobrir”: “Tenho estado a trabalhar para que a equipa consiga trazer troféus para Sacramento”.
Nota – Artigo atualizado às 16h20 do dia 30/07/2022, com mais declarações de Neemias Queta e informações sobre a naturalização de Travante Williams