O basquetebolista Neemias Queta, o primeiro português a atuar na Liga norte-americana (NBA), anunciou este sábado que está disponível para representar a Seleção Nacional de basquetebol nas duas partidas de pré-qualificação para o EuroBasket 2025 que se disputam em agosto, frente à Roménia (dia 25) e Chipre (dia 28).

A garantia foi deixada pelo jogador à Federação Portuguesa de Basquetebol, que escreve mesmo que “Neemias cumpre desejo e estreia-se na Seleção Nacional sénior”, dando assim como garantida a convocatória e a presença do poste português (salvo qualquer problema físico).

Em declarações à FPBtv, canal oficial da Federação, Neemias afirmou: “Era um objetivo meu, desde pequeno, representar a Seleção Nacional sénior. Já tive a oportunidade de estar como atleta convidado, mas não foi possível. Estou muito contente. Desde pequenino que queria este momento, é a gratificação máxima. Não seria possível ter chegado à NBA e ao basquetebol universitário norte-americano sem ter representado as seleções jovens”.

Eu já tinha a ideia de que seria possível jogar pela Seleção nesta janela de competição, e até na anterior, mas acabei por alinhar na Summer League. Estou muito confiante e entusiasmado por poder fazer parte deste grupo. Temos condições para revolucionar o basquetebol nacional”, apontou o jogador de 23 anos.

O basquetebolista será um reforço importante para a Seleção Portuguesa de basquetebol, comandada pelo selecionador Mário Gomes.

As declarações foram prestadas à margem da inauguração de um campo de basquetebol ‘3×3’ desenhado pelo artista OATS, em Cascais.

Travante Williams já pode ser chamado à Seleção Portuguesa

Outro possível reforço para as partidas que serão disputadas em agosto é Travante Williams, basquetebolista nascido nos Estados Unidos da América e que alinha no Sporting. Esta sexta-feira, a Federação Portuguesa de Basquetebol informou que o atleta da liga portuguesa concluiu o seu processo de naturalização, tornando-se elegível para ser convocado para representar a Seleção Nacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As regras permitem a inclusão de um jogador naturalizado na ficha de jogo, por convocatória. Nos anos recentes, Jeremiah Wilson, nascido nos EUA, e Sasa Borovnjak têm sido as principais opções do Selecionador Mário Gomes— recentemente, sobretudo o segundo, antigo poste do Futebol Clube do Porto, nascido na Sérvia e atual basquetebolista do Lucentum Alicante, que compete na LEB Oro, segundo escalão do basquetebol espanhol.

Em declarações à Federação Portuguesa de Basquetebol, Travante Williams, de 29 anos, apontou: “Ser escolhido para jogar pela Seleção Nacional é um feito na minha carreira, algo que desejava e que nem sequer consigo descrever. É muito especial”.  Travante acrescentou ainda:

Nem todos os jogadores têm esta oportunidade, estou muito feliz por estar nesta situação. Portugal acolheu-me e estou preparado para ir dentro de campo e lutar por esta bandeira e este País. Vou fazer de tudo para ajudar a equipa e vencermos jogos, é esse o meu objetivo. Estou feliz e entusiasmado para jogar com os meus novos colegas de equipa.”

Neemias quer “continuar a evoluir” este ano em Sacramento

Na inauguração de um campo de basquetebol em Cascais, este sábado, Neemias Queta corroborou a disponibilidade para representar a Seleção Nacional no próximo mês, em declarações à Agência Lusa. Disse o poste português: “É sempre um objetivo jogar pela seleção. Infelizmente, não foi possível representar ainda Portugal, devido ao compromisso com a equipa [Sacramento Kings]. Fui jogar a ‘Summer League’, mas sinto que temos oportunidade de fazer a pré-qualificação para o EuroBasket. Vou estar presente”.

O atleta tinha integrado a pré-convocatória para os derradeiros jogos da equipa orientada pelo selecionador Mário Gomes na pré-qualificação para o Mundial2023, que se realizaram em junho, mas acabou por não constar da lista final para jogar pela equipa de Sacramento na Liga de verão da NBA.

“Agora ninguém te trava!” Neemias Queta, “o gigante” do Vale da Amoreira que levou o bairro para a NBA

Agora, Queta espera poder dar o seu contributo nos duelos com a Roménia, em 25 de agosto, e com o Chipre, três dias depois, na primeira janela da segunda ronda da pré-qualificação, com o primeiro a disputar-se em solo romeno e o segundo em Odivelas.

Depois da época de estreia no principal campeonato de basquetebol do mundo, Queta espera “continuar a evoluir” na segunda temporada, na qual os Sacramento Kings têm várias mudanças, a começar pelo técnico, Mike Brown, que tem sido importante.

“Tem sido muito incentivador para mim e todos os jovens da equipa. Sei que temos muitos jogos na época e que vai chegar a altura em que vou poder demonstrar o meu valor. Tenho um contrato de ‘duas vias’ e, portanto, dá para poder fazer jogos na ‘J-League’. Quando a oportunidade chegar, sei que vou estar pronto”, expressou.

As alterações nos Kings levam Neemias Queta a acreditar numa qualificação para os ‘play-offs’ da NBA, um objetivo que não foi conseguido na última temporada, mas nota o grupo “confiante e rejuvenescido para poder alcançar esse tipo de objetivo” agora.

Queta, de 23 anos e com 2,13 metros, não esconde o objetivo e ambição de poder vir a conquistar o campeonato da NBA, mas lembrou que ainda tem “muito por descobrir”: “Tenho estado a trabalhar para que a equipa consiga trazer troféus para Sacramento”.

Nota – Artigo atualizado às 16h20 do dia 30/07/2022, com mais declarações de Neemias Queta e informações sobre a naturalização de Travante Williams