“O Campeonato é uma maratona. Não é o campeonato da azia, porque aí não era preciso jogar porque eu ganhava a taça. E fico contente por o Taremi ter ficado fora dos penáltis… Solidariedade para com ele, pelo que tem sido visto… Um abraço pelo esforço que fez, dando sempre o máximo pela equipa, depois de no lance do Evanilson ter ficado queixoso e ter sempre querido continuar”. Sérgio Conceição não gosta de deixar coisas por dizer e, tanto na zona de entrevistas rápidas como na conferência, não esqueceu as palavras de Rúben Amorim na antevisão da partida sobre a questão das “azias”. O recado ficou dado, sobrou depois o respeito pelo trabalho do homólogo e do Sporting numa noite única em clássicos.

Afinal, foi o Diogo que os deixou feitos num 8 (a crónica do FC Porto-Sporting)

Desde 2015 que o FC Porto não conseguia ganhar por três golos ao Sporting (e só por duas vezes marcou por duas vezes de grande penalidade no mesmo jogo), conseguindo o sétimo triunfo do século frente aos leões com essa margem no marcador naquele que foi o maior sucesso do técnico em clássicos com a equipa verde e branca desde que assumiu o comando dos dragões, na temporada de 2017/18.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais: depois de ter ganho os dois jogos a contar para as meias-finais da Taça de Portugal de 2021/22, com 2-1 em Alvalade e 1-0 no Dragão, Sérgio Conceição tornou-se o primeiro treinador do FC Porto a conseguir três vitórias consecutivas frente ao Sporting desde José Mourinho, que alcançou a marca em 2003.

Com isso, o FC Porto conseguiu também somar a terceira vitória seguida no Campeonato que vale nesta fase o primeiro lugar de forma isolada, uma série a abrir que o treinador somara apenas na sua primeira temporada nos azuis e brancos em 2017/18 (daí para cá, perdeu sempre pontos no arranque). Em paralelo, os dragões aumentaram para 25 o número de encontros consecutivos sempre a marcar em casa, sendo que a última vez em que ficaram em branco foi precisamente contra o Sporting, em fevereiro de 2021.

Com esse registo, Sérgio Conceição passou também a ter vantagem no confronto direto com Rúben Amorim entre Sp. Braga e Sporting, com um total de quatro vitórias, quatro empates e três derrotas. Ao todo, o FC Porto leva já uma série de 12 encontros consecutivos sem perder no Campeonato frente aos leões (seis em todas as provas), sendo que nos últimos 14 clássicos só consentiu uma derrota na Taça da Liga.