As imagens captadas no Festival de Cinema de Veneza mostram um elenco feliz e unido — mas incompleto: a realizadora Olivia Wilde de um lado; o ator principal (e namorado) Harry Styles no oposto; e, entre eles, Chris Pine e Gemma Chan. Na conferência de imprensa que antecedeu a antestreia de “Don’t Worry Darling”, esta segunda-feira, 5 de setembro, foi notória a ausência da atriz principal: onde andava Florence Pugh e por que motivo faltou?

Mesmo antes de chegar aos cinemas, “Don’t Worry Darling”, um drama psicológico que se passa na década de 50 (estreia-se nos cinemas portugueses a 22 de setembro, com o título “Não te Preocupes, Querida”, tem estado no centro de várias polémicas — aquelas que Wilde se recusou a comentar aos jornalistas, alegando que a “internet se alimenta a si própria”. Não estão confirmados os motivos que justificam o conflito com Florence Pugh, mas há várias teorias. E certo é que enquanto a ausência da atriz na conferência de imprensa era justificada aos jornalistas com a rodagem da segunda parte do filme “Dune”, a mesma era fotografada a chegar à cidade italiana. Evidente tem sido também o silêncio nas redes sociais: conhecida por promover os filmes que protagoniza, optou, neste caso, pelo silêncio. Não há pistas de “Don’t Worry Darling” nas plataformas online de Pugh.

Mas porquê? A teia é complexa e começa com Shia LeBeouf. Foi ele o primeiro a ser desafiado por Wilde para ser um dos protagonistas de “Don’t Worry Darling” e contracenar com Pugh, mas acabou por afastar-se da produção. À Variety, Olivia Wilde disse que o despediu — mas a versão de LeBeouf é oposta: foi ele que decidiu afastar-se. “O processo dele não condiz com o ethos que exijo nas minhas produções. Ele tem um processo que, de certa forma, parece exigir uma energia combativa… a minha responsabilidade é com a produção e com o elenco, protegê-los”, disse a atriz e realizadora. Face a estas declarações, LeBeouf, que antes da publicação desta entrevista se tinha recusado a comentar, enviou à revista, não só capturas de ecrã com mensagens trocadas com a realizadora, mas também um vídeo gravado por Olivia Wilde, enquanto conduzia, dois dias após o ator ter alegadamente decidido abandonar a produção de “Don’t Worry Darling”. Na gravação, a atriz diz não estar preparada para desistir de LeBeouf e dá a entender que a relação do ator com com a atriz principal é problemática.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É aqui que Pugh é, publicamente, arrastada para a confusão: “Sinto que ainda não estou pronta para desistir”, diz Wilde a LeBeouf, citada pela Variety. “Sabes, acho que isto pode ser um alerta para a Senhorita Flo [Florence Pugh], e quero saber se estás disposto a tentar isto comigo, connosco. Se ela realmente se dedicar, se ela realmente colocar a sua mente e coração nisto, neste momento, e vocês puderem fazer as pazes — e eu respeito o teu ponto de vista, e respeito o dela — se vocês pudessem fazer isso… O que é que achas? Vais avisar-me?”.

"Don't Worry Darling" Photocall - 79th Venice International Film Festival

Os atores Harry Styles, Gemma Chan, Chris Pine e a realizadora Olivia Wilde.

Qualquer que seja a versão, o certo é que saiu LeBeouf e entrou Harry Styles, com quem Wilde iniciou uma relação amorosa em 2020 durante a rodagem do filme — o que, desde então, resultou num enorme escrutínio da vida privada da atriz que se tornou conhecida na série “Dr. House”. De acordo com o jornal americano New York Times, Pugh não seria “fã do facto de a sua realizadora desaparecer com tanta frequência com o seu ator principal” nas pausas da rodagem do filme. No entanto, diz o The Guardian, fontes desmentiram esta teoria lançada pela revista Page Six. Há ainda outro boato a justificar o conflito Pugh-Wilde: a atriz de “Midsommar” está, defendem algumas publicações americanas, descontente com diferença salarial em relação a Harry Styles.

Na conferência de imprensa desta segunda-feira, Wilde recusou-se a comentar os rumores: “Não posso exprimir o quão honrada me sinto por tê-la [Florence Pugh] no papel principal”, começou por dizer aos jornalistas. “Quanto aos intermináveis rumores e barulho dos tabloides, a internet alimenta-se a si própria. Não sinto a necessidade de contribuir. Sinto que está a ser suficientemente bem nutrida.”

[o trailer de “Don’t Worry Darling”:]