A Aiways acaba de apresentar o novo modelo com que vai procurar aliciar mais clientes europeus. Trata-se de um novo SUV com 4,80 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,64 m de altura, que alinha pela tendência coupé, exibindo uma silhueta em que a linha do tejadilho tem uma inclinação mais pronunciada rumo à traseira. O U6, assim se designa esta nova proposta, vai poder ser encomendado em breve.

Recorrendo à mesma arquitectura modular que serve de base ao U5, a More Adaptable Structure (MAS), o U6 fixa a distância entre eixos exactamente em 2,8 metros, oferecendo uma bagageira que não é propriamente generosa, face às dimensões deste novo eléctrico. Com os bancos em posição normal, a mala acomoda 472 litros, volumetria que pode crescer até aos 1260 litros.

Aiways U5. Este SUV eléctrico chinês não é da loja dos 300

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O facto de adoptar um estilo de carroçaria cada vez mais em voga poderá jogar a favor do U6, mas é evidente que na concepção deste SUV coupé houve a preocupação de apurar a aerodinâmica e, simultaneamente, conter o peso – dois factores essenciais quando se quer tirar maior partido da motorização eléctrica. O resultado desse esforço expressa-se em números, com um Cx de 0,248 (um bom valor) e um peso de somente 1790 kg, conseguido à custa de uma construção em alumínio e aço.

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Sob o capot encontra-se o conjunto eléctrico que já conhecemos do U5, ou seja, a mesma motorização e o mesmo pack de baterias, com células fornecidas pela CATL. O acumulador com 63 kWh de capacidade alimenta o motor eléctrico que, segundo a marca, foi melhorado para proporcionar 160 kW/218 cv de potência máxima e 315 Nm de binário, passados às rodas dianteiras. Os 0-100 km/h são superados em “menos de 7 segundos”.

Anunciando um consumo entre 15,9 kWh e 16,6 kWh, de acordo com o protocolo de medição europeu WLTP, o novo U6 reclama uma autonomia de 400 km entre recargas. E, chegada a altura de proceder ao carregamento, o SUV chinês pode ir de 30 a 80% da capacidade da bateria num posto de carga rápida, lidando com até 90 kW de potência em corrente contínua. Já em corrente alternada, a potência máxima de carregamento é de 11 kW.

Quanto à dotação tecnológica, o Aiways U6 usufrui de actualizações de software remotas e vem equipado de série com bomba de calor, para maior eficiência da climatização, sem prejuízo da autonomia, e a marca coloca ao dispor 11 sistemas de assistência à condução, o que permite ao novo modelo ser Nível 2 de condução autónoma. Resta perceber, lá mais para a frente, quando os níveis de equipamento forem definidos para os diferentes mercados, que funcionalidades serão propostas como opcionais. De resto, o U6 conta com um painel de instrumentos digital de 8,2 polegadas, a que há que somar o ecrã ao serviço do sistema de infoentretenimento. Este display, sensível ao toque, é mais generoso (14,6 polegadas) e, a partir do próximo ano, será compatível com Apple CarPlay e Android Auto.