786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Só o Alentejo deve ser atingido pela onda de calor que vai afetar Espanha e sul de França. Temperaturas voltam a estar perto dos 30ºC

Este artigo tem mais de 1 ano

Uma onda de calor deve começar a afetar o sul da Península Ibérica e atingir França já a partir de quarta-feira. Mas em Portugal, só se deve sentir no Alentejo. A norte vai mesmo continuar a chover.

Uma massa de ar quente vinda do norte de África vai passar pela Península Ibérica e provocar uma onda de calor que pode fazer subir as temperaturas até 10ºC acima dos valores para esta época do ano. Os espanhóis chamam-lhe “calima” e o termo aplica-se aqui porque serão eles os mais afetados: certas zonas de Espanha, junto ao Mediterrâneo, podem ultrapassar os 33ºC e lembrar mais o fim do verão do que o aproximar do Natal. As altas temperaturas devem chegar também a partes de Itália e de França, mas por cá só o Alentejo deve ser atingido: nos distritos de Évora e Beja já entre esta quarta e quinta-feira estão previstas máximas de 28º e 29º.

No resto do país, não vai ser contudo assim. Pelo menos, não são essas as previsões para já, nem para o Algarve, nem para o litoral e muito menos para as zonas acima do Mondego, para onde esta terça-feira estão aliás emitidos alertas amarelos devido à chuva forte e ao vento com rajadas que podem ir até aos 70 km/h. É provável aliás que continue a chover até ao fim da semana, estando previstas também trovoadas. Apesar da chuva, que se manterá também na zona de Lisboa, será ainda assim de esperar uma pequena subida de temperatura nos próximos dias — sexta-feira haverá uma pequena descida, mas será a exceção —, que se acentuará no sábado, mas nada que faça pensar em praia (a única coisa digna de nota é que as noites não estarão tão frias).

A chuva mantém-se em Portugal esta terça, quarta, quinta e sexta

Já a sul do Tejo a conversa é outra. No distrito de Évora ainda são esperados alguns aguaceiros durante esta terça-feira, mas a partir de quarta os termómetros sobem até aos 27ºC e assim se devem manter até sábado. O mesmo deve acontecer em Beja, com certas zonas destas regiões, como Moura ou Mourão, a chegarem aos 29 ou até aos 30ºC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mesmo assim, abaixo do que se espera para a Andaluzia, com Córdoba a chegar aos 33ºC e Sevilha aos 31ºC, ou até na Catalunha. Aliás, o estranho desta onda de calor é que pode fazer com que Barcelona chegue os 26ºC, algo considerado como “incrivelmente excecional” pelos meteorologistas para esta época do ano. E o problema é que este “pequeno verão” se estende ainda ao país basco, onde San Sebastián, Bilbao, Vitoria e Pamplona têm previsões de 27ºC, as mesmas temperaturas que se podem sentir também do lado de lá dos Pirinéus, no sul de França, em cidades como Bordéus ou Toulouse.

E não bastam os dias quentes, as noites serão tropicais na bacia do Guadalquivir em Espanha, com mais de 20ºC.

A partir de domingo, 30, volta o tempo mais fresco, mas não se prevê chuva. Resta saber se nos manteremos em clima de verão de S. Martinho com a entrada de novembro ou se voltaremos a um outono normal, que este ano até tem tido chuva, como mostram os mapas do IPMA. Já as previsões mostram que o próximo mês pode entrar mais seco e mais quente.

Pode ver aqui as previsões das temperaturas para várias cidades do Continente e para a Madeira e os Açores:

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora