A Câmara de Vouzela retirou esta semana um aviso antigo que estava afixado no balneário feminino das piscinas municipais a pedir às mulheres menstruadas que não fossem para a água, após o mesmo ter circulado nas redes sociais.

“Está a chegar o período? Já está menstruada? Seja responsável, não use a piscina”, podia ler-se no aviso, que foi retirado na quarta-feira, assim que o executivo municipal foi alertado para a situação.

Em comunicado, a Câmara de Vouzela lamentou o teor do aviso, garantindo ser “contra qualquer tipo de ato discriminatório”, tendo, por isso, pedido que fosse retirado imediatamente.

Segundo a autarquia, o aviso “foi criado para dar resposta a um conjunto reiterado de más práticas de higiene, ocorridas durante um período de tempo, e que culminaram com o encerramento temporário da piscina por diversas vezes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trata-se, todavia, e frisamos, de uma situação inconsciente que se revelou infeliz, partindo de uma boa intenção que lhe esteve na base”, acrescentou.

A autarquia lamentou o teor do aviso, que “deveria ter sido informativo/de sensibilização para o uso de outros produtos menstruais mais adequados à frequência da piscina municipal”, e também que, ao invés de temporário, se tenha tornado permanente.

“Mais grave ainda, aludindo a um comportamento discriminatório”, realçou, pedindo desculpas “a todas as pessoas que se possam ter sentido ofendidas e discriminadas pelo sucedido”.

De acordo com aquela autarquia do distrito de Viseu, não houve “quaisquer reclamações apresentadas no município acerca da situação em causa”, nem “registo de qualquer proibição de entrada/utilização do serviço” com base no aviso em causa.

“Aliás, tal proibição nunca seria possível de confirmação ou constatação que pudesse ser levada a cabo”, acrescentou.