A equipa de estudo e lançamento do projeto da nova linha ferroviária de alta velocidade de passageiros entre Porto e Lisboa foi designada, por despacho da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP), esta sexta-feira publicado.

No despacho, que produz efeitos desde a assinatura, a 20 de outubro, o Coordenador da UTAP, João de Melo, refere que a IP — Infraestruturas de Portugal –, apresentou ao Ministro das Infraestruturas e Habitação uma proposta para dar início ao processo de estudo e preparação do lançamento do projeto de uma nova linha ferroviária de alta velocidade de passageiros entre Porto e Lisboa.

Segundo o despacho, na proposta fundamentada, a IP vem justificar o recurso a um modelo de parceria público privada (PPP) para o desenvolvimento do projeto, e “expor o seu entendimento” sobre o objeto da parceria, os objetivos que se pretendem alcançar, a fundamentação económica e a viabilidade financeira do projeto, explica no diploma, proposta que mereceu despacho favorável do ministro.

Quanto a processos de estudo e lançamento de novos projetos em modelo de PPP no setor ferroviário, a UTAP defende que devem ser promovidos com a participação das entidades sob tutela dos ministérios das Infraestruturas e Habitação e das Finanças e assumidos, conjuntamente, pela tutela das finanças e das infraestruturas, quanto àquela que é a melhor opção de interesse público em cada um dos casos.

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Em face do disposto na proposta fundamentada, através de despacho do ministro das Finanças, de 30 de setembro de 2022, foi determinado à UTAP a constituição de uma equipa de projeto, que (…) promova e desenvolva, nas suas diversas vertentes, nomeadamente ao nível económico-financeiro, técnico, operacional e jurídico, e com o maior grau de concretização possível, as atividades consideradas necessárias ao estudo e à preparação do eventual lançamento do projeto”, lê-se no despacho.

Numa apresentação em finais de setembro em Campanhã, no Porto, o Conselho de Administração da IP, Carlos Fernandes, avançou que a nova linha de alta velocidade ligará o Porto e Lisboa numa hora e 15 minutos e a construção será dividida em três fases, prevendo concluir até 2028 a primeira, o troço entre Porto e Soure.

O segundo troço, entre Soure e Carregado, deve estar concluído até 2030 e deverá diminuir o tempo de percurso para uma hora e 19 minutos.

A terceira fase, entre Carregado e Lisboa, “será construída mais tarde”, disse Carlos Fernandes, e permitirá atingir a duração final de uma hora e 15 minutos de toda a ligação.

Carlos Fernandes garantiu, ainda, que estão previstas “múltiplas ligações” entre a linha de alta velocidade e o resto da rede ferroviária.