Apesar das “figuras relevantes” que tentaram pressionar a Web Summit a retirar o convite ao linguista e filósofo Noam Chomsky, Paddy Cosgrave não cedeu à pressão. A intervenção de Chomsky foi feita no último dia da Web Summit, ainda que à distância.

Os memes, os Tesla que dão luz e os bastidores de uma guerra cada vez mais tecnológica. O dia 3 da Web Summit foi de Zelenska e Fedorov 

Através de videoconferência, com uma longa barba, Chomsky esteve acompanhado na conversa por Gary Marcus, cientista de inteligência artificial na Universidade de Nova Iorque.

A introdução feita por Paddy Cosgrave para aquela que foi a última sessão no palco principal da Web Summit, antes da já tradicional despedida de Marcelo Rebelo de Sousa, foi a de que a conversa seria focada em como não é possível confiar cegamente em modelos de inteligência artificial para se analisar a linguística.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcelo quer “começar a criar estruturas” para manter Web Summit em Lisboa após 2028. “Está prometido?”

“A minha preocupação é a de que os sistemas não distinguem o que é o mundo real do que não é o mundo real”, declarou Chomsky, de 93 anos. Gary Marcus notou que os sistemas até acertam de vez em quando, mas o problema ainda são os casos em que não têm um contributo correto. “As pessoas podem receber maus conselhos disto”, notou.

E já há algum contributo dos modelos para perceber a linguística? “Não consigo pensar numa única coisa”, disse Chomsky, algo que arrancou gargalhadas à plateia da Web Summit.