“Hoje, [domingo] é um dia especial”. Começava assim o vídeo na conta no Instagram do selecionador de Espanha, Luis Enrique, no qual este falava pela primeira vez em público da morte da sua filha Xana, de 9 anos. A criança faria 13 anos no mesmo dia que a seleção espanhola jogou frente à Alemanha, na segunda jornada do grupo E do Mundial do Qatar, e o pai lembrou-o numa mensagem saudosa de parabéns.

“Já estamos no décimo quarto dia de concentração. Hoje, não só jogamos contra a Alemanha, como também é um dia muito especial porque a Xanita celebraria 13 anos. Amor, onde quer que estejas, muitos beijos e tem um grande dia. Nós amamos-te“, ouve-se o técnico dizer, enquanto anda de bicicleta na companhia do seu preparador físico, Lorenzo Del Pozo.

Mas, como o dia era “especial”, já depois do empate (1-1) frente à seleção alemã, que deixou a equipa espanhola muito bem posicionada para seguir para os “oitavos” na liderança do grupo, Luis Enrique voltou a falar da filha – desta vez, após ser questionado na conferência de imprensa por um jornalista alemão, segundo o El Mundo.

A resposta surgiu com uma força admirável – e em espanhol porque o tema era “mais pessoal” e as emoções gerem-se melhor quando a língua não é uma barreira. “Foi um dia especial para mim e para a minha família, sem qualquer dúvida. Mas faz muito tempo que falamos em viver isto [a morte da criança] com naturalidade. É claro que não temos a nossa filha fisicamente, mas temo-la presente todos os dias. Lembramo-nos muito dela, rimo-nos e pensamos o que faria em várias situações que vivemos…”, confessou. O tom seguiu sereno, profundo e emotivo: “É assim a vida, não são só coisas bonitas e procurar a felicidade. Também há que gerir estes momentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi a 29 de Agosto de 2019 que Luis Enrique anunciou a morte de Xana. “A nossa filha morreu esta tarde com 9 anos de idade, após uma luta de cinco meses contra um osteorsarcoma [um tipo de cancro nos ossos]”, revelou nas redes sociais. “Vamos sentir muito a tua falta, mas iremos lembrar-nos de ti todos os dias da nossa vida, com esperança de que, no futuro, nos voltaremos a encontrar. Serás a estrela que guia a nossa família”, escreveu então. Recorde-se que, em março de 2019, o técnico se afastara do trabalho direto com a família por “motivos de forma maior”. Três meses depois, foi anunciado o afastamento definitivo. Mais tarde, a explicação surgiu, ao ser anunciada a tragédia familiar.