A FIFA anunciou esta sexta-feira que o novo Regulamento de Agentes de Futebol (FFAR) entra em vigor dia 9 de janeiro, com objetivo de estabelecer um sistema de transferências “mais justo e transparente” no futebol.

Os novos regulamentos foram aprovados em dezembro em Doha pelo Conselho da FIFA, com o objetivo de alterar substancialmente a atual relação entre clubes, jogadores e agentes.

“A nova regulamentação introduz normas básicas de serviço para os agentes de futebol e seus clientes, incluindo um sistema de licenciamento obrigatório, a proibição de representação múltipla para evitar conflitos de interesses, e a introdução de um limite máximo para as taxas dos agentes“, explica o organismo em comunicado.

O procedimento para obter uma licença de agente entrará em vigor a partir de segunda-feira, mas “está previsto um período de transição relativamente à obrigação de utilizar exclusivamente agentes licenciados, bem como o limite máximo das comissões, até 1 de outubro de 2023”, detalhou a FIFA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O FFAR foi aprovado pelo Conselho da FIFA, em dezembro de 2022, após um processo de consulta muito complexo e aberto levado a cabo desde 2018, envolvendo todas as principais partes interessadas do futebol internacional.

Este novo regulamento destina-se a resolver a falta de regulamentação da profissão de agente desde que a FIFA aboliu as licenças em 2015.

Desde então, apenas algumas federações fazem o controlo das suas competências e atividades dos agentes, dando abertura a críticas no que diz respeito à sua remuneração, que se baseia essencialmente no valor das transferências e não no dos salários dos jogadores, incentivando-os assim a mudar de clube.