Gerard Piqué decidiu responder de forma caricata à música de Shakira, a ex-mulher, que escreveu uma canção repleta de indiretas ao antigo jogador do Barcelona. “Trocaste um Ferrari por um Twingo” ou “trocaste um Rolex por um Casio” são alguns dos recados que a conhecida cantora deixa a Piqué, depois de alegadamente a relação ter chegado ao fim devido a uma traição do ex-futebolista. A música nem sequer tem nome – foi divulgada apenas como “BZRP Music Sessions #53” – mas está a fazer correr muita tinta.

Piqué já tinha, de certa forma, reconhecido a existência da música, escrevendo no Twitter que “a vida pode ser maravilhosa” mas deixando o teaser para a transmissão da King’s League. Ainda havia mais a dizer, aparentemente. O espanhol escolheu este direto na Twitch, no canal da King’s League, um torneio que envolve o antigo jogador, para anunciar um novo patrocinador.

O jornal espanhol ABC nota que o direto teve mais espetadores do que habitual – num dos momentos chegou a untar 200 mil pessoas, muitas delas à espera de uma reação de Piqué. E assim foi. O direto começou com Piqué de cara séria e com um relógio de uma marca muito específica no pulso: um Casio. “Este relógio é para toda a vida”, garantiu, mostrando um relógio prateado. “A Casio deu-nos relógios. Temos um acordo com a Casio, a King’s League chegou a acordo com a Casio.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alguns dos participantes acharam que se tratava de uma brincadeira. “Não, não, estou a falar a sério. A Casio deu-nos relógios.”

Durante o direto, até Iker Casillas, que é sócio de Piqué nesta King’s League, apareceu e também entrou na brincadeira. “Eu quero o da calculadora”, referindo-se a um dos modelos mais conhecidos da marca de relógios.

Marcas estão a navegar a onda de “BZRP Music Sessions #53”

A música de Shakira tem referências a diversas marcas, como a Ferrari, a Casio, Rolex e ao modelo Twingo da Renault. O nome do antigo futebolista é referido na música num jogo com a palavra “salpique”, ou “sal-Piqué”.

O tema, lançado esta quinta-feira no canal de YouTube do artista Bizarrap, já tem 74 milhões de visualizações. Nas redes sociais, as marcas mencionadas estão a aproveitar a atenção para criar conteúdos que rapidamente se tornam virais. A Casio de Espanha, por exemplo, partilhou uma imagem de um relógio molhado no Instagram, a dizer “gostamos que isto nos salpique”.

No Twitter, a marca usou uma imagem onde surge a dupla francesa Daft Punk, acompanhada do texto “hoje temos bastantes notificações pela referência à Casio numa canção”. “Os (relógios e teclados) e a as (calculadoras) Casio são de e para toda a vida”, completando com “Harder, Better, Faster, Stronger”.

Já a Renault, a marca de automóveis responsável pelo modelo Twingo, também não parece importar-se com a menção no tema. “Para tipos e tipas como tu”, já que na música é usada a expressão “para tipos como tu”.

Nem as instituições europeias resistiram a entrar na “brincadeira”. “A trocar um Rolex por um Casio?”, perguntou o Gabinete de Propriedade Intelectual da União Europeia no Twitter. “O que quer que faça, garanta que é uma marca ou design registado. O autêntico é duradouro”.

Embora a Ryanair não seja mencionada na música, também escreveu algo. “Piqué, deixamos-te ao frio porque essas queimaduras devem arder…”.

Shakira e Piqué estiveram juntos durante mais de dez anos e têm dois filhos em comum. Agora, Piqué tem uma relação com Clara Chía Martí (que também surge na música, com um “clara-mente”).