454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Sondagens

Sondagens

Dois terços cortam na comida por causa dos preços

68% dos inquiridos em sondagem reconhecem que alteraram padrão de consumo alimentar por causa do aumento dos preços. 67% querem que Governo limite aumentos de bens essenciais e energia.
Sondagens

Sondagem. PS hoje já não tinha maioria absoluta

Sondagem da Intercampus revela que, se as eleições fossem hoje, o PS já não teria maioria absoluta e o CDS-PP regressaria ao parlamento. Jerónimo é o líder cuja avaliação mais caiu
Japão

Japão dividido sobre renúncia do direito à guerra

Dos três mil japoneses inquiridos, 50% disseram ser a favor da revisão do artigo 9.º da Constituição do país, segundo o qual o Japão renuncia à guerra como um direito soberano.
Fact Check

Sondagem. Chega com 12% das intenções de voto?

Suposta sondagem partilhada nas redes sociais indica que Chega teria 12% das intenções de voto (mais cinco pontos face às legislativas). Os dados, do Politico e da Renascença, foram adulterados.
Noticiário

22h. Sondagem aponta vitória de Macron na 2ª volta

Uma vitória tangencial, com apenas dois pontos a separar Macron de Le Pen. Ainda neste jornal, as declarações de Sérgio Conceição e de Pepa após a vitória dos dragões esta noite em Guimarães.
Espanha

Espanha. Sondagem põe Vox à frente do PP

Guerra interna no PP poderão estar a ajudar Abascal. Vox surge pela primeira vez à frente do Partido Popular nas intenções de voto numa das mais recentes sondagens em Espanha.
Legislativas 2022

Voto de última hora prejudicou PSD

Quase um quarto dos eleitores diz ter sido influenciado por sondagens no momento de votar nas legislativas. 22,9% dos indecisos tencionavam votar PSD mas mudaram de ideias à última hora, diz sondagem.
Explicador

Sondagens. Há literacia? "ERC está-se a borrifar"

Representante da Intercampus aponta dedo à ERC e pede mais rigidez na apresentação de resultados. Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Católica explica disparidade com "mudança" no eleitorado.
Noticiário

10h. Pico da pandemia? Tendência é decrescente

Estimativa do Instituto Superior Técnico de Lisboa aponta para diminuição de casos, mortes e internamentos por Covid-19, nas próximas semanas. E, especialistas pedem mais regularização das sondagens.
Legislativas 2022

Sondagem diária. PS à frente, mas PSD perto

A sondagem final da Pitagórica mostra o PS com 36,6% e o PSD com 32,9%, sendo considerado empate técnico. Chega fica em terceiro, CDU e IL empatam com 5,2% e BE fica em sexto. Livre supera CDS e PAN.
Fact Check

Sondagens dão 40% de intenções de voto ao Chega?

Uma imagem partilhada no Facebook põe o Chega com 40% das intenções de voto em junho de 2021. É falso.
Semáforo Político

Vitória de Rio? "Já tenho o capacete posto"

Depois de ter dito que a probabilidade de Rio ganhar as eleições era a mesma de lhe cair um meteorito, José Miguel Júdice admite que tem o capacete posto. "Acredito que possa governar até 2023", diz.
Noticiário

7h. Manuel Alegre não poupa críticas à esquerda

Mais um reforço de peso na campanha socialista, Manuel Alegre junta-se ao coro das críticas à direita e à esquerda. Sondagens continuam a mostrar um empate entre PS e PSD, no último dia de campanha.
Legislativas 2022

Campanhas e sondagens. Uma história de manipulação

Se o país, em setembro, se espantou com o que se passou em Lisboa, eu não. Mas, às vezes, olhar para o Porto e para histórias e tentativas de manipulação da opinião pública também não faz mal nenhum.
Sondagens

Sondagem diária. Rio sobe, mas Costa está à frente

Rui Rio subiu 0,4 pontos percentuais, mas é insuficiente para superar Costa. BE fica em terceiro, CDU em quarto e Chega atinge mínimo na sondagem da Pitagórica até agora. CDS sobe, conseguindo 2%.
Sondagens

Sondagens antecipam empate técnico entre PS e PSD

As sondagens da SIC e da RTP mostram um cenário de um empate técnico com ligeira vantagem para o PS. Terceiro lugar é disputado entre IL e Chega (6%). CDS, PAN e Livre correm o risco de desaparecer.
Explicador em vídeo

Explicador em vídeo. Como são feitas as sondagens

São incontornáveis durante as campanhas eleitorais, mas os especialistas sublinham: as sondagens não são bolas de cristal. Como são feitas e porque parecem falhar tanto? Explicamos neste vídeo.
Legislativas 2022

Costa mantém diferença de quase 6 pontos sobre Rio

O PSD e PS continuam separados por quase seis pontos percentuais, de acordo com a sondagem diária da Pitagórica. Chega e BE surgem empatados em terceiro. PAN tomba para 1%, CDS obtém melhor resultado.
Sondagens

PS aumenta vantagem e está a 5,6 pontos do PSD

De acordo com a sondagem diária da Pitagórica, o PS voltou a subir e já está com 37% contra 31,4% do PSD. Diferença sobe desde sábado. IL e CDU caem para mínimos. Esquerda perto da maioria (49,8%).
Legislativas 2022

Rio volta a superar Costa em nova sondagem

Numa sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF, o PSD (34,4%) ultrapassa o PS (33,8%). Chega é a terceira força política, seguido de BE e CDU. IL tomba e é superado pelo PAN. Esquerda consegue maioria.
Sondagens

Sondagem. PS sobe e distancia-se do PSD

Na sondagem, o PS sobe, obtendo 35,3% das intenções de voto. PSD cai e está a 3,9 pp dos socialistas, embora dentro do empate técnico. CDU supera IL, que desce, e CDS sobe e empata com o PAN.
Pandemia

Marques Mendes. Pico adiado por causa da campanha

Marques Mendes diz que a campanha eleitoral fez adiar o pico da pandemia, com base num estudo do IST. Sobre as eleições, o ex-líder do PSD diz que as “pessoas não reagem bem” à maioria absoluta.
Legislativas 2022

Sondagem. PSD e direita ultrapassam PS e esquerda

Pela primeira vez, as sondagens para estas eleições mostram o PSD à frente, com 34,5% contra 33,5% do PS. Direita também já supera esquerda. Chega fica em 3.º (6,5%), BE e IL empatados com 5,7%.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a António Costa

Em entrevista na Rádio Observador, líder do PS não exclui vir a negociar orçamentos com o PSD. Avisa ainda eleitores do PS para se lembrarem que perderam Lisboa por acreditarem nas sondagens.
Rádio Observador

Sondagens. Está tudo em aberto? Ligue 910024185

A uma semana do final da campanha as mais recentes sondagens mostram uma aproximação entre PS e PSD. Eleições estão em aberto? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Comentário

"Sondagem mostra aproximação entre Rio e Costa"

Para o editor de Política do Observador, Rui Pedro Antunes, as novas sondagens podem estar relacionadas com o voto único e dar um novo fôlego ao PSD.
Sondagens

Sondagens. PSD sobe e está a quatro pontos do PS

Duas sondagens mostram o PS a descer (37%) e o PSD a subir (33%), encurtando a distância entre os dois partidos. Chega é 3.ª força (6%). BE, IL e CDU muito próximos nos 5%. Direita ganha força.
Legislativas 2022

Como têm evoluído as sondagens?

Desde novembro até agora, as sondagens mostram que o PS deverá ganhar as eleições, mas o PSD já superou socialistas. A diferença entre os dois varia, bem como o 3.º lugar, disputado entre Chega e BE.
Legislativas 2022

Matemática eleitoral para dia 30

Com voto útil nos círculos menores e uma expansão do espaço eleitoral nos maiores, é bem possível que a existência de quatro partidos com representação parlamentar à direita some em vez de subtrair.
Legislativas 2022

O abstencionismo e as sondagens

São as juntas e câmaras dos dois maiores partidos que controlam os cadernos eleitorais e, assim, mais de dois terços dos votantes, sendo que o financiamento às autarquias segue o número de eleitores.
Noticiário

20h. Ventura acusa PAN de criar mais impostos

Acusações do líder do Chega no debate com Inês Sousa Real. Ainda neste jornal, o responsável técnico pelas sondagens da Universidade Católica afirma que as sondagens não são previsões do futuro.
Semáforo Político

Costa? "É campanha, mas não façamos figurinhas"

Vermelho "vergonha alheia" para Costa que dramatiza aventura da direita sobre investimento da Segurança Social. Não há semáforo para Cabrita, mas sim sinal Stop. E as sondagens, ainda são viáveis?
Legislativas 2022

PSD desce e maioria continua a ser à esquerda

Eco-geringonça pode ganhar espaço considerando o melhor cenário possível para o PS. No pior cenário CDS pode ficar fora do Parlamento, Livre garante um deputado em ambos os cenários.
Sondagens

Sondagens. PS sem maioria, Rio perde força

Segundo duas sondagens, o PS não obtém maioria e PSD perde terreno. BE continua como 3.ª força, mas vê Chega perto. IL e CDU surgem muito próximos e CDS pode ter pior resultado da sua história.
Noticiário

23h. Sondagem da Católica atribui vitória ao PS

De acordo com a mesma sondagem, o PSD ficava em segundo com 32%. Ainda neste jornal, a IL mostra-se disponível a integrar um governo com o PAN, desde que abdiquem de medidas "bizarras"
Sondagens

PS sem maioria, PSD com 32%. 3.º lugar é incógnita

Segundo uma sondagem realizada pela Católica para a RTP e Público, o PS ganhava as eleições com 38%. PSD aproximava-se com 32%. Em 3.º lugar, BE e CDU empatavam com 6%. 77% não acredita em maioria.
Fact Check

Chega obteve 18,8% na última sondagem?

Não. Sondagem nem sequer existe. Último estudo de opinião deu 6,4% de intenções de votos ao Chega.
Legislativas 2022

A caminho das eleições

A verdade é que os resultados do novo golpe parlamentar do PS que ditou a queda do parlamento e a convocação de eleições são imprevisíveis. E não são o PR nem o PM quem decidirá.
Sondagens

Sondagem. PS com 38%, mas direita ganha força

Uma sondagem divulgada pelo Expresso coloca o PS com 38%, seguido do PSD com 31%, que se aproxima dos socialistas. Chega é 3.ª força com 7%, CDU mantém-se nos 6%, BE desce (5%) e IL sobe.
Eleições

Sondagens dão vitória a PS com 37%

O PSD sobe nas intenções de voto, mas ainda assim o PS continua à frente. É o que indica o agregador de sondagens da Rádio Renascença.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.