270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Sondagens

Sondagens

PS de Costa cai e direita recupera nas sondagens

327
Chega mantém-se como terceira força partidária, numa altura em que também o PSD de Rui Rio recuperou na desvantagem para o PS. Partido do Governo só tinha estado pior no início da pandemia.
Sondagens

Líder autoritário? Só 37% dos portugueses recusam

1096
Estudo da Gulbenkian diz que baixou para 37% a percentagem de portugueses que não quereriam ser governados por um líder autocrático, que não tivesse de se submeter ao parlamento ou a eleições.
Sondagens

Costa menos popular, PS a subir nas sondagens

395
Os números de abril revelam uma subida do PS e uma descida do PSD, com o fosso entre os dois partidos a agravar-se e a chegar aos 15 pontos percentuais. BE e Chega descem nas intenções de voto.
António Costa

Popularidade de António Costa em queda em maio

606
Polémicas de Odemira, festejos do Sporting em Lisboa e Champions no Porto fizeram cair popularidade do primeiro-ministro. Diferença para Marcelo é agora maior.
Sondagens

PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

625
Direita toda junta não consegue ultrapassar esquerda. António Costa é o líder com melhor avaliação e 27% diz que Cabrita é o pior ministro. Livre pode voltar a eleger deputados.
Governo

Remodelação no Governo devia começar por Cabrita 

771
Sondagem para o Público/RTP revela que 51% dos portugueses defenden uma remodelação no Governo e a maioria começava pelo ministro da Administração Interna. Mas acham que o PS vai terminar o mandato.
Sondagens

Sondagem. Principais partidos mantêm votações

796
Se as eleições legislativas fossem hoje, o panorama político manter-se-ia praticamente inalterado. PS no Governo, apoio da "geringonça" no Parlamento e PSD sem força para roubar governação.
Sondagens

Soma dos resultados da DIreita bate PS

515
Com recuperação do PSD, soma dos resultados dos partidos de direita (39%) volta a ser superior às intenções de voto nos socialistas mas por pouco. Se eleições fossem hoje, PS tinha 38,2% dos votos.
Sondagens

Maioria acredita em Governo de Costa até 2023

712
84% dos inquiridos acreditam que o atual Governo deverá durar até 2023 e a maioria aposta na aprovação do próximo Orçamento do Estado com o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda.
Fact Check

Para 60% não há nenhum partido melhor que o PS?

Publicação afirma que para 60% dos portugueses não há nenhum partido melhor que o PS. Referência de 60% surge numa sondagem do início deste mês, mas não reflete intenções de voto no PS.
Sondagens

Sondagem. Só 10% consideram democracia "plena"

537
47 anos após o 25 de Abril, sondagem revela que 83% dos portugueses consideram que a democracia em que vivem é defeituosa. A pandemia não é chamada para estas contas: 68% dizem que está tudo igual.
Política

Barómetro. PS cai face ao mês anterior

422
Partido do Governo mantém-se no topo das intenções de voto dos portugueses em abril, mas com menos 1,4% do que no mês anterior. PSD também cai. Bloco de Esquerda e Chegam sobem, com 9,4% cada um.
Política

Sondagem. PS com vantagem de 16 pontos para o PSD

721
Más notícias para Rui Rio: sondagem mostra PS mais forte e nova direita a crescer, com Chega a aproximar-se do terceiro lugar. Estudo ainda não mede efeitos do caso dos apoios sociais.
Marcelo Rebelo de Sousa

71% querem Marcelo mais exigente com Costa

975
A sondagem mais recente da Aximage mostra que a popularidade do Chefe de Estado continua a subir desde dezembro (72% de avaliações positivas). António Costa tem o melhor resultado desde julho de 2020.
Holanda

Países Baixos. Mark Rutte vence, centro reforçado

849
Os partidos liberais centristas são os grandes vencedores das eleições holandesas: o VDV de Mark Rutte voltou a vencer as eleições e o D66 ficou em 2º lugar, com o seu melhor resultado de sempre.
PSD

Quase toda a direita cai nas intenções de voto

PSD cai nas intenções de voto e Costa é o líder partidário com melhor avaliação subindo ligeiramente face a fevereiro. Bloco mantém, mas é ultrapassado pelo Chega que beneficia de quedas na direita.
Sondagens

Sondagem. PS cai após pior período da pandemia

576
Após um período de subida considerável nas sondagens (chegou a estar acima dos 40% em dezembro), o Partido Socialista desceu em fevereiro nas intenções de votos dos portugueses para as legislativas.
Sondagens

Marcelo e Costa mais populares mesmo com pandemia

4478
Sondagem da Aximage dá 56% de avaliações positivas a António Costa, mais um ponto percentual do que há dois meses – dois meses em que a pandemia se descontrolou antes de números voltarem a baixar.
Coronavírus

Confiança em queda quanto ao plano de vacinação

35% dos portugueses acreditam que o plano de vacinação não está a decorrer como deveria. A maioria dos inquiridos de uma sondagem Aximage para o DN, JN e TSF recusa a prioridade dada a políticos.
Coronavírus

Metade dos portugueses conta confinar até à Páscoa

1549
Confinar mais duas semanas é quase certo para todos os portugueses, mas 46% acreditam que o período em casa se vai estender até ao período da Páscoa.
Brasil

Brasil: governo com maior taxa de reprovação

A sondagem MDA/CNT revela que o governo liderado por Jair Bolsonaro tem taxa de reprovação de 35%, superando a aprovação. Gestão da crise pandémica explica a queda de popularidade do presidente.
Eleições

Sondagem. Chega perde quase dois pontos num mês

2221
A avaliação do Governo é penalizada em fevereiro, depois do pico da pandemia, mas a perda do PS é ligeira. Bloco desce quase um ponto, mas descola do Chega, o único partido que cai à direita.
Política

PS com melhor resultado desde as legislativas

686
Socialistas, com 39,3%, obtêm quase a mesma percentagem do que a direita toda junta, 40,0%, e mais 12,1 pontos percentuais do que o PSD. Chega sobe para os 7,3% e ultrapassa o Bloco de Esquerda.
Eleições Legislativas

PS começa ano com quase 40% das intenções de voto

2329
Nova sondagem da Aximage dá conta de uma subida do PS nas intenções de voto. PSD também cresceu mas menos. Além do Iniciativa Liberal, que manteve a posição, todos os outros partidos desceram.
Se as eleições fossem hoje

Marcelo "mais forte" e os "dilemas" de Ventura

Pedro Raínho e Jorge Fernandes partem das Presidenciais e da sondagem pitagórica para a legislativas para analisar as eleições para a AR. "O destino de Costa e do PS são uma incógnita."
Presidenciais 2021

Sondagem. Marcelo é o preferido em quase tudo /premium

Marcelo é visto como o candidato que mais defende interesse nacional, mais pode melhorar vida dos portugueses ou defender SNS. Mas no combate à corrupção perde para Ventura e no ambiente para Marisa.
Eleições Legislativas

Sondagem. PS mais longe de PSD, Chega em terceiro /premium

792
Socialistas atingem 42,6%, melhor resultado em 6 semanas, aumentando fosso para PSD (25,7%). Liberais lutam com PCP e BE pelo quarto lugar. CDS "alimenta" Chega. Ventura só convence 1% das mulheres.
Se as eleições fossem hoje

"Ana Gomes tem ser aplaudida pela coragem"

276
Na última edição antes das presidenciais, Jorge Fernandes analisa a sondagem que coloca a socialista em segundo lugar. E fala sobre o terceiro lugar de Ventura e da esquerda atrás de Mayan Gonçalves.
Sondagens

Maioria é a favor do lockdown e fecho de escolas  /premium

Mais de metade dos portugueses inquiridos querem as escolas encerradas e também defendiam um adiar das presidenciais marcadas para o próximo domingo. A esmagadora maioria aprova o novo confinamento.
Eleições

Sondagem. Marcelo cai cinco pontos, mas vence já

932
O presidente candidato teria 63% das intenções de voto e tem apoio transversal. Ana Gomes em segundo. Apoiantes de PCP e BE dispersam-se por vários candidatos. Ventura é o candidato mais rejeitado.
Sondagens

PS atinge melhor resultado desde as legislativas

661
O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega ultrapassa a CDU nas intenções de voto.
Se as eleições fossem hoje

"Postura de Marcelo na campanha é dramática"

109
Presidente sem agenda, sem staff, sem sede. Politólogo Jorge Fernandes critica forma como Presidente encarou a campanha: "Ninguém sabe o que Marcelo pensa sobre o país".
Presidenciais 2021

Marcelo, o honesto. Ventura, a desilusão /premium

634
Sondagem Observador/TVI/Pitagórica quis perceber como os eleitores avaliam os candidatos, depois dos debates nas televisões. Confrontos são importantes mas têm pouca influência na escolha do voto.
Se as eleições fossem hoje

"Ventura não precisa de que PS e PSD votem nele"

361
Politólogo Jorge Fernandes sublinha que o eleitorado do líder do Chega surge, sobretudo, de abstencionistas e eleitores de pequenos partidos. E defende que "Marisa nunca devia ter entrado na corrida".
Presidenciais 2021

Sondagem. André Ventura passa para segundo lugar /premium

7187
A corrida pelo segundo lugar continua intensa. Ana Gomes e André Ventura estavam empatados mas, agora, o líder do Chega consegue ultrapassar e fica com uma vantagem de duas décimas.
Sondagens

PS cresceu com pandemia. PSD não faz progressos

1357
Sondagem da Intercampus, citada pelo Jornal de Negócios, mostra que António Costa subiu nas intenções de voto nos meses da pandemia. PSD não tirou proveito, pelo contrário.
Sondagens

Medidas de Natal e Ano Novo foram "adequadas" /premium

210
Um fogacho de liberdade (quase) total antes de um novo agrilhoar. Natal e Ano Novo, dois momentos com regras muito diferentes. Em ambos os casos, maioria valida decisões do Governo para a época.
Se as eleições fossem hoje

Querer "ilegalizar o Chega foi um erro clamoroso"

2228
Maioria defende prisão perpétua, revisão constitucional e está contra a ilegalização do partido de Ventura. A análise do politólogo Jorge Fernandes à sondagem Pitagórica para o Observador/TVI
Se as eleições fossem hoje

Campanha arranca com Ana Gomes e Ventura empatados

Maioria defende prisão perpétua, revisão constitucional e está contra a ilegalização do partido de Ventura. A análise do politólogo Jorge Fernandes à sondagem Pitagórica para o Observador/TVI
Presidenciais 2021

Metade concorda com regresso da pena perpétua /premium

14364
Nem os exemplos de Sá Carneiro e do Papa João Paulo II convencem 46% dos inquiridos, que apoiam o Chega na defesa da prisão perpétua. A maioria também não concorda com a ilegalização do partido.
Presidenciais 2021

Ventura apanha Ana Gomes e reacende disputa /premium

8314
Socialista dava sinais de ter garantido o segundo lugar. Mas, nesta sondagem, Ana Gomes perde pontos e André Ventura cresce, em grande medida, à conta de eleitores de pequenos partidos.
Se as eleições fossem hoje

"A Direita atravessa uma grande recomposição po...

O Chega como terceira força política. Que mudanças é que isso implica na relação entre os partidos do centro direita e da direita portuguesa? A análise do politólogo Jorge Fernandes
Se as eleições fossem hoje

Será fácil levar Marcelo ao tapete

212
Presidente desce pela terceira semana consecutiva na sondagem. Politólogo Jorge Fernandes diz que colagem ao Governo e gestão da pandemia "podem trazer fragilidades" a Marcelo.
Presidenciais 2021

Sondagem. A qual deles confiaria os seus filhos? /premium

159
Marcelo arrebata a concorrência, mas inquiridos traçam limites: para gerir as poupanças ou guardar o prémio do Euromilhões, a resposta sai direta: “Nenhum” merece essa confiança dos eleitores
Presidenciais 2021

Ana Gomes descola de Ventura e Marcelo desce /premium

877
Ex-eurodeputada consegue libertar-se da perseguição do líder do Chega e fixa-se como segundo nome na corrida a Belém. Marcelo mantém-se lá à frente, mas candidatura continua a perder fôlego eleitoral.
Presidenciais 2021

Maioria considera Marisa de "esquerda radical" /premium

562
O tema animou o arranque da nova candidatura da dirigente do Bloco de Esquerda a Belém. Marisa disse que era socialista. E, depois, social-democrata. Mas não é isso que pensa a maioria dos inquiridos.
CDS-PP

CDS ataca "sondagem de alfaiate, feita à medida"

785
Sondagem da Aximage dá CDS com 0,3% dos votos e PS a subir. Líder centrista fala em "palhaçadas" e lembra quem é diretor da empresa. "Aximage devia corar de vergonha", diz.
Sondagens

PS recupera e anula subida do PSD

1319
Barómetro Aximage mantém social-democratas a 13 pontos dos socialistas. Reforçada confiança em António Costa como primeiro-ministro. CDS praticamente desaparece com 0,3% de intenções de voto.
PSD

Rio volta a questionar credibilidade das sondagens

282
Líder social-democrata sugere que sondagem da Aximage, empresa liderada por antigo agente do SIS e ex-secretário de Estado de José Sócrates, tem motivações políticas. "Fantástico barómetro", ironiza.
Presidenciais 2021

Marcelo devia ter exigido a demissão de Cabrita /premium

218
A avaliação global da atuação do Presidente neste caso é "negativa" para um em cada três inquiridos. Marcelo devia também ter forçado prazos mais curtos e dedicado uma palavra à família de Homeniuk.
Sondagens

Portugueses chumbam gestão do Governo no caso TAP /premium

261
Quase metade dos inquiridos vê como "má" ou "muito má" a gestão que o Governo tem feito do dossiê TAP mas 49% consideram que o Estado deve salvar a transportadora aérea.
Sondagens

Portugueses não se revêem no sistema eleitoral 

Estudo da Eurosondagem revela que 60,3% dos inquiridos não se revêem no sistema eleitoral proporcional. Cerca de metade dos entrevistados quer novo sistema que defenda os partidos com menos eleitores.
Se as eleições fossem hoje

“Desgaste para o Governo visível daqui a meses"

PS resiste à crise, para já. E, considera Jorge Fernandes, o Bloco paga “a fatura da Geringonça” ao perder cerca de 30% dos eleitores — que admitem fugir para o PS.
Sondagens

Sondagem. PS vale quase tanto como a direita junta /premium

1244
Os votos no PS estão taco a taco com a conjugação de forças de PSD, Chega (agora, terceira força política), CDS e Iniciativa Liberal. Votação no Bloco é a que mais sofre com a subida dos socialistas.
Se as eleições fossem hoje

"Vitória de Marcelo será a vitória de Costa"

A "vitória" de Marcelo, o "empate de Ventura e Ana Gomes" e o resultado "negativo" de Marisa Matias. A análise de Pedro Raínho, jornalista do Observador, e do politólogo Jorge Fernandes.
Presidenciais 2021

Disputa entre Ana Gomes e Ventura aquece campanha /premium

728
Vitória não dá sinais de escapar e o resultado de Marcelo em 2015 seria batido com grande margem. É na definição do segundo mais votado que a corrida anima: André Ventura está colado a Ana Gomes.
Sondagens

Direita, junta, tem mais 1 ponto percentual que PS

1467
PSD, CDS e BE descem e Chega passa a ser a terceira força partidária mais votada, mas PS também sobe e consolida posição: 4 partidos à direita, juntos, têm mais 1 ponto que partido no Governo.
Sondagens

Maioria tomaria medidas iguais contra a Covid-19 /premium

158
Foram (e são) medidas muito contestadas na praça pública. Mas merecem o apoio da maioria do inquiridos na sondagem. Mais: maior parte teria tomado as mesmas decisões que o Governo.
Presidenciais 2021

Ana Gomes "censurada" por episódio da vacina /premium

811
Quase metade dos inquiridos “censura” o comportamento da ex-eurodeputada, que tomou vacina contra a gripe cedida por amiga. Demora de Marcelo em oficializar recandidatura merece “elogio”.
Presidenciais 2021

Marcelo é a escolha em qualquer catástrofe /premium

620
Portugueses não têm dúvidas em escolher Marcelo para lidar com qualquer catástrofe. Fosse ela um atentado, uma intervenção externa, uma guerra mundial, um terramoto — ou uma pandemia.
Se as eleições fossem hoje

Ana Gomes vs Ventura. Empate técnico "surpreende"

5206
O politólogo Jorge Fernandes analisa os resultados da sondagem Observador/TVI para as eleições presidenciais, na estreia do novo podcast da Rádio Observador.
Sondagens

Seis meses a um ano para voltar o "antigo normal" /premium

200
Há ceticismo sobre o regresso à normalidade, mesmo depois da chegada das vacinas. Políticos avaliados positivamente na forma como lidaram com a pandemia: portugueses culpam-se a eles próprios.
Comentário

"Há uma percentagem elevada de abstencionistas"

José Manuel Fernandes, Publisher do Observador, comenta a sondagem Observador/TVI que dá vitória a Marcelo Rebelo de Sousa à primeira volta nas eleições presidenciais. "É dos números mais elevados".
Presidenciais 2021

Com 68,9%, Marcelo está perto do recorde de Soares /premium

319
Marcelo deixa concorrência a larga distância e termina o primeiro mandato com uma avaliação muito positiva pelos eleitores. Ana Gomes e André Ventura separados por apenas dois pontos percentuais.
Brasil

Governo brasileiro aprovado por 35% da população

Esta sondagem mostra uma pequena queda no apoio ao executivo face a uma sondagem semelhante do Ibope, quando o governo brasileiro tinha aprovação de 40% da população.
Coronavírus

61% dispostos a tomar já a vacina em Portugal

463
Inquérito da Universidade Católica para o Público e RTP conclui que nem todos estão dispostos a levar a vacina contra a Covid-19 no imediato. 8% recusam vir a tomá-la.
Presidenciais 2021

Sondagem. Marcelo reeleito com 68% dos votos

712
Sondagem da Católica para o jornal Público e para a RTP dá a vitória a Marcelo, Ana Gomes garante o segundo lugar 13% dos votos e Ventura fica-se pelo terceiro lugar com 8%.
Coronavírus

Crise. 92% dos portugueses estão muito preocupados

322
Mais de metade dos inquiridos diz que a pandemia afetou a sua saúde. Mais de 30% estão preocupados com as consequências económicas. Satisfação com vida social baixou.
CDS-PP

Pescar à linha

Os responsáveis do descalabro do CDS são os que agora advogam que o que fizeram foi bem feito e que eles é que sabem. Inchados com o “belo” resultado de 2019 têm o desplante de anunciar a linha certa.
Sondagens

PS recupera e já é mais forte que direita junta

4770
Acordo à direita nos Açores penaliza PSD e beneficia Chega. CDS com 1% das intenções de voto. Jerónimo de Sousa é o líder partidário com avaliação mais negativa, segundo sondagem da Aximage.
Sondagens

Bloco afunda em sondagem após chumbo do Orçamento

2578
Sondagem da Intercampus para o Negócios/Correio da Manhã revela que bloquistas foram os mais castigados pelos eleitores no período que ficou marcado pela discussão do Orçamento do Estado.
Eleições EUA

Previu vitória de Trump. Agora diz que ganha Biden /premium

Entrevista. Desde 1984 que Allan Lichtman acerta na tendência de voto dos americanos. Em 2016, em contracorrente com as sondagens, previu a vitória de Trump. Este ano, aponta Biden como vencedor.
Sondagens

Direita junta passa PS nas intenções de voto

2204
PS com o pior resultado desde as legislativas. PSD a subir quase 3 pontos. Partidos da direita já valem mais do que os socialistas. Mas muito longe de passar a esquerda junta, indica sondagem Aximage.
Sondagens

Popularidade de Marcelo e Costa em queda

2362
Último barómetro da Aximage mostra que popularidade do PR, mas sobretudo do primeiro-ministro e Governo, continua a cair. Resposta à pandemia pode motivar insatisfação. Oposição não capitaliza queda.
Coronavírus

Maioria dos portugueses quer recolher obrigatório

2689
Mais de 80% dos portugueses estão mais inclinados para um recolher obrigatório do que para um novo confinamento, diz sondagem. E metade dos inquiridos conhece alguém que tem ou já teve a doença.
Orçamento do Estado

68% dos bloquistas querem viabilização do OE2021

168
Quase dois terços dos portugueses querem que o Orçamento do Estado seja viabilizado à esquerda e 68% dos bloquistas, segundo uma sondagem recente, pensam o mesmo.
Coronavírus

Sondagem. Público no estádio sim, peregrinos não

131
A maioria dos inquiridos queria ver público nos estádios no início do mês, mas contestou presença de fiéis a 13 de outubro em Fátima, antes de as comemorações se realizarem.
Sondagens

Presidenciais. Ana Gomes sobe, Marcelo desce

1764
Em apenas um mês, a candidata subiu 3,2 pontos percentuais nas intenções de voto, aproveitando uma descida de Marcelo Rebelo de Sousa, agora 56,2%, de acordo com a nova sondagem da Intercampus.
Orçamento do Estado

Maioria acredita que Orçamento vai ser aprovado

Sondagem da Intercampus para o Negócios e o CM/CMTV revela que a maioria acredita que o Orçamento é aprovado, a ser chumbado a culpa será da esquerda parlamentar.
Sondagens

60% diz que SNS está pior do que antes da pandemia

611
60% dos portugueses acham que os serviços de saúde estão piores do antes da pandemia e 11,3% julgam o contrário. 66,5% acham que o plano para outono-inverno é insuficiente.
Comentário

Sondagens EUA. "Há quatro anos foi um trauma"

Em 2016, as sondagens falharam e foi Donald Trump quem venceu as eleições nos Estados Unidos. "As sondagens não são uma bola de cristal", salienta o jornalista de Internacional, João de Almeida Dias.
Presidenciais 2016

Sondagem: Marcelo vence à primeira volta

646
Apesar de Marcelo ainda não ter anunciado a recandidatura, vai à frente na sondagem. André Ventura, do Chega, surge com mais um ponto percentual do que a socialista Ana Gomes.
Sondagens

Chega seria o único beneficiado com crise política

1141
Em caso de eleições antecipadas, Chega ficará com grupo parlamentar maior do que o PCP. Marcelo arrasa na primeira volta das presidenciais e Ana Gomes fica à frente de André Ventura.
Sondagens

Sondagens. Portugueses não querem crise política

298
Sondagem da Aximage e sondagem da Intercampus apontam no mesmo sentido: portugueses querem Costa a negociar OE, de preferência à esquerda, mas muitos chamam também PSD. Não querem demissão do Governo.
Eleições EUA

Biden à frente por 8 pontos (mas margem reduz-se)

299
Nova sondagem do The Wall Street Journal/NBC News dá uma vantagem de oito pontos a Joe Biden, em relação a Donald Trump, mas a diferença era de 11 pontos em julho.
Sondagens

Sondagem. PS e PSD descem nas intenções de voto

661
PS e PSD desceram nas intenções de voto para as eleições legislativas. Em terceiro está o BE e no final o CDS. Só Marcelo resiste ao desgaste da pandemia. Até 83% dos socialistas lhe dão nota positiva
Coronavírus

Há mais portugueses a defender novo confinamento

2325
Apesar de 50% dos portugueses acreditarem que o país está agora melhor preparado para o inverno, 47% defendem um novo confinamento. Pessoas entre 50 e 64 anos são contra medida.
Sondagens

Sondagem: PS recua para valores de abril, BE sobe

496
Sondagem da Intercampus mostra PS a recuar face ao pico de 40% que tinha registado no auge da pandemia. BE recupera para os 9,9%. E direita junta, ainda vale mais 1,8 pontos do que PS.
Sondagens

Mais de 80% dos eleitores querem Marcelo

2077
Mais de 80% dos portugueses consideram que Marcelo Rebelo de Sousa deve recandidatar-se a Presidente da República, segundo um estudo da Eurosondagem.
Coronavírus

Sondagem. Maioria diz que a economia vai piorar

145
Sondagem da Intercampus diz que só 17,6% dos inquiridos acreditam que a economia vai melhorar; 22,6% não acreditam nem numa coisa nem noutra: defendem que tudo se vai manter igual.
Coronavírus

Fundos. Um terço dos portugueses confia em Costa

11479
De acordo com uma sondagem publicada pelo Jornal de Negócios e pelo Correio da Manhã, o primeiro-ministro é o preferido dos portugueses para gerir o dinheiro que vem da União Europeia.
Eleições Presidenciais

Ventura duplica intenções de voto para 10%

22882
Sondagem da Intercampus mostra que descidas nas intenções de voto nos eventuais candidatos Marcelo e Ana Gomes estão a ser aproveitadas por André Ventura. Duplicou intenções de voto em agosto.
Sondagens

Direita reforçada com Chega apanha PS 

927
Sondagem mostra uma subida nas intenções de voto à direita, com o partido de André Ventura a crescer 1,7 pontos. Mas a união dos quatro partidos à direita não venceria uma "geringonça" reeditada.
Brasil

Queixa conta Bolsonaro em Haia por genocídio

403
Tribunal Penal Internacional em Haia recebeu uma queixa contra Bolsonaro por genocídio devido à sua ação na pandemia, dias depois de uma sondagem o dar como preferido nas eleições presidenciais.
Sondagens

Chega iguala Bloco em sondagem da Católica

2157
Sondagem aponta para uma vitória do PS caso as legislativas fossem hoje. PSD ficaria em segundo lugar. Chega é o partido que mais sobe e conseguiria 7% dos votos, tal como o Bloco de Esquerda.
Sondagens

66% preveem mais austeridade nos próximos 2 anos

153
Sondagem revela que 66% dos portugueses espera mais austeridade nos próximos 2 anos e 71% prevê redução do emprego. 29% frisa diminuição nos rendimentos. Seis em cada dez diz que não vai fazer férias.
Eleições Legislativas

PS lidera intenções de voto exceto no Norte

1037
O PS continua melhor do que nas legislativas de 2019, dizem duas sondagens, mas as intenções de voto caíram nos últimos dois meses. Costa é o líder partidário com melhor avaliação de desempenho.
Sondagens

Marta Temido é a mais popular dos ministros

330
Em plena pandemia, a ministra da Saúde só é ultrapassada no ranking da popularidade do Governo pelo ex-ministro Mário Centeno (que ainda entrou nas contas da sondagem publicada esta terça-feira).
Eleições Presidenciais

Sondagem. 62% escolheriam Marcelo para Presidente

2419
Barómetro de junho da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã indica que seis em cada 10 portugueses escolheria Marcelo Rebelo de Sousa para Presidente da República.
PSD

Sondagem. PS bate PSD, BE e PCP juntos

914
Duas sondagens mantêm vantagem confortável do PS sobre o PSD. Chega à frente do PCP, enquanto que o CDS pode estar em apuros — numa das sondagens cai para 1,2% e só está acima do Livre.
Sondagens

Mais de 50% das pessoas querem Centeno no governo

476
Mais de 50% dos portugueses querem que Mário Centeno continue como ministro de Estado e das Finanças, segundo um estudo de opinião.
Noticiário

9h. Sondagem. Chega é terceira força política

341
Partido Socialista ficar perto da maioria absoluta, mais de 20 pontos acima do PSD. A seguir ao Chega surgem Bloco de Esquerda e PCP. PAN fica à frente do CDS de Francisco Rodrigues dos Santos.
Coronavírus

Trabalho de pais durante a quarentena /premium

160
Mais preocupação com os filhos. Mais trabalho de pais. Menos tempo para si. Menos divisão de tarefas parentais. Mais recurso à televisão e a brinquedos electrónicos. Menos satisfação com a vida.
Sondagens

Pandemia põe PS à beira da maioria absoluta

3175
Sondagem da Intercampus de maio dá PS à beira da maioria absoluta. Costa colhe frutos do mediatismo na gestão da crise e iguala Marcelo na popularidade. PS e PSD afastados por 17 pontos percentuais.
Sondagens

Sondagem. PS na frente, PSD com a maior subida

481
Sondagem dá aos socialistas 37,7% das intenções de voto, mais 1,3% do que o resultado obtido nas legislativas de outubro de 2019 e mais 8,3% que o PSD, que tem a maior subida.
Coronavírus

Pandemia fez disparar popularidade do Governo

7362
Uma sondagem feita pela Pitagórica para o Jornal de Notícias e para a TSF mostra que a percentagem de portugueses que aprovam a forma de governar de Costa tem vindo a subir, com novo máximo em abril.
Sondagens

PSD de Rui Rio perde mais terreno para o PS

1895
Sondagem da Pitagórica para o JN e TSF, feita na semana do 25 de abril, dá a António Costa mais 5,5 pontos percentuais do que a votação que teve nas últimas legislativas. PSD pouco acima de 23%.
Coronavírus

Sondagem. Costa e Rio reforçados com pandemia 

578
Uma sondagem da Intercampus mostra que o PS e o PSD, assim como Costa e Rio, subiram nas intenções de voto durante o combate à pandemia. Subida dos socialistas foi a mais expressiva.
Coronavírus

Mulheres e teletrabalhadores são os mais ansiosos 

2204
Um quarto dos inquiridos num estudo sobre como se sentem em tempos de pandemia diz sentir-se, ansioso, em baixo, ou triste "todos os dias" ou "quase todos os dias".
Coronavírus

Estudo. Jovens querem restrições mais apertadas

1145
Novo estudo em Portugal diz que os mais jovens exigem restrições mais apertadas e são quem menos confia na resposta das autoridades à pandemia, mas também na informação que circula nas redes sociais.
Sondagens

Sondagem. PS acima de 40% e Chega disputa terceiro

10444
Se houvesse eleições hoje, André Ventura e o partido Chega seriam a quarta força política, a décimas do BE, segundo uma sondagem da Pitagórica para o JN/TSF. O PS sobe para mais de 40% dos votos.
Coronavírus

82% dos portugueses dão nota positiva ao Governo

3875
Numa escala de 1 a 100 na avaliação geral de como o Governo está a lidar com a pandemia de Covid-19, António Costa recebeu 72 pontos, conclui sondagem da Marktest.
Coronavírus

Estado de emergência: 90% concordam com Marcelo

206
O Presidente da República decretou estado de emergência e 90% dos portugueses concordam com a decisão. Um terço da população continua a sair para trabalhar. 42% do país está em teletrabalho.
Sondagens

PS com mais 10 pontos que o PSD, Chega em quinto

867
Os socialistas recolhem 37,3%, seguidos pelo PSD, com 27,4%. O BE tem 8,8%, a CDU 6,3%, o Chega 3,3%, o CDS-PP 2,9%, o PAN 2,8% e a Iniciativa Liberal 1,1%. Livre desaparece das intenções de voto.
Sondagens

Sondagem: Joacine e Ventura, os menos confiáveis

5550
Portugueses mostram maior desconfiança em relação a Joacine Katar Moreira e a André Ventura, diz sondagem. Catarina Martins e Jerónimo de Sousa são os que apresentam menores índices de desconfiança.
Eleições Presidenciais

Ana Gomes tira votos a Marcelo. Ventura mais perto

764
Marcelo continua a ser o preferido, mas Ana Gomes consegue quase 10% das intenções de voto e André Ventura mais seis décimas depois de anunciar candidatura. Cristina Ferreira sem expressão.
Sondagens

Sondagem. Chega e BE são os que mais sobem

2968
Sondagem da Intercampus realizada após congressos do PSD e CDS mostra PSD a estagnar e PS a descer. Bloco e Chega registam as maiores subidas. Chicão dá gás ao CDS.
PSD

Dois terços veem Rio líder até novas legislativas

208
Rio conquistou a liderança do partido numa segunda volta inédita no partido, mas os portugueses ainda não estão convencidos com a liderança do social-democrata. Passos Coelho? Um desejo de poucos.
Sondagens

Sondagem. Chega iguala CDU e ultrapassa PAN

29144
Uma nova sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã coloca o partido de André Ventura em ponto de igualdade com a CDU e à frente do PAN. PS recua ligeiramente e aproxima-se do PSD.
Sondagens

Governo com ou sem Centeno? 43,2% dizem ser igual

Sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã quis saber qual o impacto de uma possível saída do ministro das Finanças do Governo. 33,5% consideram que Governo fica pior.
Sondagens

O torneio dos pequenos

Tudo indica assim que "os pequenos" vieram para ficar e para crescer. Com a triste excepção do Livre, a menos que mude de deputada ou que a sua deputada mude de temperamento.
Sondagens

Sondagem. PSD reduz distância face ao PS

216
Sondagem da Intercampus mostra PSD a 8,2 pontos de distância do PS face à distância de 10,8 pontos que tinha em outubro. PAN e Chega sobem, enquanto o Livre tem uma grande queda.
Sondagens

Catarina Martins 'apanha' Costa na popularidade

325
Costa era líder sozinho, mas foi 'apanhado' pela ex-colega de geringonça Catarina Martins. Jerónimo de Sousa aparece logo atrás. Rui Rio é quem mais pontos perde, mas Livre é o que tem pior nota.
Sondagens

Sondagem. PS lidera, Livre cai a pique

860
O Chega continua a liderar o segmento dos novos partidos parlamentares, alcançando 1,9%, subindo 0,6 pontos percentuais em relação ao resultado das legislativas.
Eleições Presidenciais

Sondagem. Marcelo com cinco vezes mais votos

1024
Presidente da República poderia hoje ser reeleito com 69,9% dos votos diz uma sondagem para o Jornal Económico. Cinco vezes mais do que outros candidatos. Em segundo está Jerónimo com apenas 4%.
Sondagens

Nova sondagem coloca Chega à frente do CDS

7129
Foi divulgada esta terça-feira novas informações do Barómetro da Intercampus que mostram uma subida de André Ventura e ligeira descida do PS e PSD. Iniciativa Liberal alcança CDS.
Sondagens

Portugueses preferem investimento a menos impostos

548
Sondagem da Intercampus para Negócios e a CMTV revela que um em cada dois portugueses elege o investimento público como prioridade. Só um em cada quatro prefere pagar menos impostos.
Donald Trump

Cerca de 2/3 de inquiridos contra Presidente Trump

112
A sondagem divulgada revela que 70% dos entrevistados consideram que Trump agiu incorretamente quando pediu ao governo ucraniano para investigar o seu adversário político Joe Biden.
Sondagens

Maioria acredita que Governo fica os quatro anos

Sondagem da Aximage fez 639 entrevistas e acredita que António Costa vai concluir a legislatura, mesmo com um Governo que consideram de estrutura "exagerada". Ainda assim, Costa é o melhor avaliado.
Espanha

Esquerda e direita com dez deputados de diferença

Praticamente um terço dos eleitores ainda não sabe em quem vai votar no domingo. Vox e Unidas Podemos disputam o terceiro lugar e apenas uma coligação entre PSOE e PP evitaria um bloqueio.
Espanha

Extrema-direita a crescer e novo impasse à vista

278
Sondagem para o El Espanhol dá Vox com o dobro dos mandatos, PSOE a vencer mas longe da maioria. Só a soma do PSOE ao PP evitaria novo impasse -- cenário que descartam. Segunda feira há debate a 5.
Espanha

Sondagem põe Vox como quarta força política

765
A menos de um mês das eleições, a sondagem do El Mundo põe o PSOE como o grande vencedor e o Vox em quarto lugar nas intenções de voto, ultrapassado pelo PP e pelo Podemos. Cidadãos está em queda.
Sondagens

CDS sobe e PSD desce no último dia de sondagens

342
Os centristas aparecem com mais 0,7 pontos percentuais e o PAN com mais 0,4 na última sondagem antes das eleições de domingo. O PSD foi o partido que mais perdeu. À esquerda, tudo quase na mesma.
Sondagens

Sondagens. PS sem maioria, PAN chega ao CDS

2019
PSD cresce nas intenções de voto, mas não basta. PS ganha, mas dificilmente com maioria. CDS, em queda, pode ser ultrapassado pelo PAN. E Bloco assume-se como terceira força política.
Legislativas 2019

Sondagem. PS sobe há 2 dias seguidos, PSD desce

2303
O partido de António Costa está a subir há dois dias na sondagem da Pitagórica. Tem agora 37,4% das intenções de voto. Já o PSD desce há dois dias consecutivos. Fica-se pelos 28,5%.
Sondagens

Sondagem. PSD sobe e está mais próximo do PS

12210
Enquanto o partido de Rui Rio está a recuperar caminho, o PS atingiu o seu pior resultado desde o início das sondagens da Pitagórica, com 35,3% das intenções de voto.
Sondagens

Sondagem: PSD continua a subir

2335
A sondagem diária da Pitagórica indicia um crescimento ao centro. O PS, mesmo com o caso Tancos, também sobe, mais ligeiramente. CDS sobe mas continua sem chegar sequer aos 5%. BE desce.
Sondagens

Sondagem. PS perdeu 3,5 pontos na última semana

1103
Numa semana marcada pelo caso Tancos, o PS perdeu gás. Intenções de voto caíram 3,5 pontos percentuais e o PSD está agora a 10,7 pontos de distância.
Eleições Legislativas

Sondagem. PSD recupera e PS mais longe da maioria

900
Intenções de voto medidas pela Aximage, para o Jornal Económico, indicam que PSD recuperou cinco pontos em duas semanas e supera 25%. PS e PAN recuam. Livre, Chega e IL superam 1%.
Legislativas 2019

Sondagem. Distância entre PS e PSD volta a aumenta

366
O PSD desceu nas intenções de voto dos portugueses, aumentando a distância entre o principal adversário. A sondagem da Pitagórica coloca o partido de Rui Rio nos 27%, contra os 36,4% dos socialistas.
Eleições Legislativas

Sondagens. Rio mais próximo de Costa

821
Tracking poll da Pitagórica feita para o JN, TSF e TVI diz que esta terça-feira o PSD estava a 7,5 pontos percentuais do PS de Costa, metade do que esteve no sábado. Subamostra é de 150 pessoas.
Sondagens

PS trava, esquerda e PSD sobem, CDS afunda

1012
A sondagem da Pitagórica confirma o abrandamento do PS e a subida dos partidos à sua esquerda. PSD também sobe, mas está a 9,9% de António Costa. CDS afunda. Quase dois terços não quer maioria do PS.
Eleições

Sondagem: PS ultrapassa os 40%, PSD dá um salto

367
PS sobe nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Regresso da polémica das golas antifumo prejudicou António Costa, que tem avaliação negativa. Já Rui Rio tem nota positiva.
Legislativas 2019

Sondagem. PSD perde maioria absoluta na Madeira

969
Segundo uma nova sondagem, o PSD pode perder a maioria absoluta na Madeira, enquanto o PS pode aumentar o número de assentos no parlamento regional, passando de 5 deputados para um total de 18.
Sondagens

"Resultados são compatíveis com maioria absoluta" 

Pedro Magalhães diz que intenções de voto entre os 39 e os 43% como o PS tem tido são "compatíveis com maioria absoluta". E queda do PSD faz com que PS saia beneficiado na distribuição de mandatos.
Sondagens

Sondagem. PS mais longe da maioria absoluta?

306
O estudo da Pitagórica aponta para projeções de voto de 39% no PS e de 23% no PSD. BE quase com o dobro das intenções de voto do CDS, que se mantém também atrás da CDU. Número de indecisos sobe.
Legislativas 2019

Nova sondagem põe PS no limiar da maioria absoluta

1913
A sondagem do ICS e ISCTE para a SIC/Expresso coloca António Costa, depois de uma subida de quatro pontos percentuais, com 42% das intenções de voto e 19 pontos percentuais à frente de Rui Rio.
Legislativas 2019

Sondagem. Costa só precisa do PAN para maioria

1476
Estudo da Intercampus para Negócios e Correio da Manhã indica que, entre vários dados surpreendentes, mostra o PAN a crescer e o CDS a cair. Bastaria coligação com PS-PAN para maioria absoluta.
Eleições Legislativas

Sondagem. PS com mais 15% do que o PSD

486
Um estudo de opinião da Eurosondagem publicado em diversos órgãos de comunicação social coloca o PS à frente com 38,1%, mais 14,8 pontos percentuais do que o PSD.
Economia

Para um em cada dois portugueses, crise não passou

186
Mais de metade dos portugueses diz que a crise não passou e uma das maiores preocupações é o desemprego, mesmo depois de os níveis terem caído para metade de há quatro anos.
Sondagens

Catarina é mais rosto da oposição do que Assunção

638
Rui Rio continua a ser o principal líder da oposição, aos olhos dos portugueses, mas está em queda. Também Assunção Cristas está a perder protagonismo e foi ultrapassada pela líder do BE.
Brasil

Sondagem: popularidade de Bolsonaro abaixo dos 30%

944
Desde fevereiro, o número de brasileiros a avaliarem negativamente o governo de Jair Bolsonaro subiu 20 pontos percentuais. Em seis meses, passou de 19% a 39,5%.
Eleições Legislativas

Sondagem. PS na frente e PSD com apenas 20%

1586
Costa renovaria o cargo de primeiro-ministro, mas sem maioria. PAN seria a quarta força política do país. PSD teria apenas 20%. Sondagem TVI mostra como seria resultado das eleições se fossem hoje.
Sondagens

Perto da maioria absoluta, PS já vale dobro do PSD

3494
PS nos 43,2% está cada vez mais perto da maioria absoluta. Sondagem da Pitagórica para o JN e TSF mostram PSD com metade das intenções de voto do PS, 21,6%, e BE sólido no terceiro lugar (9,2%).
Sondagens

PSD 14 pontos atrás do PS. CDS a um ponto do PAN

844
Sociais-democratas até conseguiram subir meio ponto percentual nas intenções de voto, em comparação com a sondagem anterior da mesma Aximage, mas o PS conseguiu avançar dois pontos percentuais.
Sondagens

Sondagem. PSD a cair, só PAN cresce 

2821
Com 23,1% das intenções de voto, PSD continua em queda e está agora a uma distância de 12,5 pontos do PS (35,6%). Todos os partidos caem, menos o PAN (que sobe para 4,2%). O barómetro é da Aximage.
Eleições Europeias

Projeções: PS vence e PAN é a surpresa da noite

216
O PS vence e o PSD fica pouco acima dos 20%, mas a surpresa das sondagens é a eleição quase garantida de pelo menos um eurodeputado do PAN. O Bloco pode também chegar aos 3 deputados.
Eleições Europeias

PS à frente, 69% não conhecem nenhum eurodeputado

1008
PS continua com vantagem sobre PSD, em duas novas sondagens. Dos portugueses que conseguem apontar o nome de um eurodeputado português, o nome mais vezes mencionado é o de Paulo Rangel.
Sondagens

Legislativas. PS ganharia sem maioria absoluta

1176
Estudo da Católica para o Público e a RTP coloca socialistas com 39% das intenções de voto para o Parlamento. PSD não vai além dos 28%. Maioria prefere geringonça a bloco central.
Eleições Europeias

Europeias. PS na frente, diz sondagem

2038
O PS lidera a corrida às eleições europeias com 33% dos votos, mais 10% do que o PSD, elegendo assim 8 a 9 eurodeputados, revela uma sondagem da RTP/Católica. Bloco é o terceiro mais votado.
A página está a demorar muito tempo.