O que é que os Descobrimentos devem à ciência e o que é que a ciência deve aos Descobrimentos? Como é que os marinheiros que navegavam pela primeira vez os mares desconhecidos executavam os complicados cálculos que a arte de navegar exigia?

Henrique Leitão responderá a isto no próximo curso da Academia Observador, numa viagem que irá de Pedro Nunes aos astrolábios ou a disputas imperiais. São quatro sessões, sempre às quartas-feiras, a partir de 15 de fevereiro.

A Academia Observador pretende oferecer grandes cursos a baixos preços, com o objetivo de generalizar o conhecimento e a reflexão sobre os grandes temas da atualidade. O curso “A Ciência dos Descobrimentos” terá quatro sessões, que irão decorrer às quartas-feiras entre as 19h00 e as 20h30. Como sempre, é possível assistir online (25€) ou presencialmente (50€), na sede do jornal. Os assinantes do Observador ainda terão direito a desconto na inscrição.

Henrique Leitão é Investigador Principal no Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Técnica (CIUHCT), na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É membro de várias associações académicas, entre as quais a Academia das Ciências de Lisboa, Academia de Marinha, a Académie Internationale d’Histoire des Sciences, a History of Science Society. Recebeu várias distinções e prémios académicos, como o prémio Pessoa ou uma recente Advanced Grant do European Research Council.

Mais informações na Academia Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR