459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Descobrimentos

História

Contra o revisionismo histórico

Por vezes isto surge como uma excentricidade. Mas por detrás desta suposta “loucura” existe uma infra-estrutura repressiva, a cancel culture, organizada para intimidar, excluir e silenciar.
Banco de Portugal

Notas de escudo trocadas até 28 de fevereiro

As trocas podem ser feitas presencialmente ou por correio, mesmo que as notas estejam "danificadas ou mutiladas". Encontram-se na posse do público 11,4 milhões de escudos da série Descobrimentos.
UNESCO

Documentos da circum-navegação candidatos à UNESCO

O Governo português anunciou a candidatura, juntamente com Espanha, de documentos sobre a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães ao Registo da Memória do Mundo da UNESCO.
Açores

Presença humana 700 anos antes dos portugueses

As evidências da primeira presença humana nas ilhas dos Açores foram identificadas como sendo 700 anos anteriores à chegada dos portugueses ao arquipélago, no século XV.
História

Pinto Ribeiro: “Não há racismo sistémico" no país

O investigador garante que a Europa ainda tem pensamento colonial e defende a devolução de bens a ex-colónias. Sobre o Museu da Descoberta proposto por Fernando Medina: "Anacrónico e muito infeliz."
Brasil

Brasil. Estátua de Pedro Álvares Cabral incendiada

Coletivo Uruçu Mirim reivindicou o ato de vandalismo, um protesto contra uma lei que dificulta a demarcação de terras indígenas ao retirar direitos aos povos nativos.
Património

O vandalismo no Padrão e tudo o resto

É preciso trabalhar, ao nível do Governo, para que isto não volte a acontecer. E, quando acontecer, que os autores sejam levados rapidamente a tribunal.
Explicador

Padrão. "Democracia tem que permitir vandalismo"?

Vandalismo do Padrão dos Descobrimentos volta a questionar a história. "Foi um período admirável", acredita José Ribeiro e Castro. Patrícia Fernandes e José Pedro Marques juntam-se ao debate
História

A segunda morte de Fernão de Magalhães

O ter emigrado para Castela, onde casou e onde lhe reconheceram credenciais, não lhe retira qualquer valor, pois Magalhães seria grande em qualquer reino e junto de qualquer príncipe.
Extremismo

Até quando e onde pode ir a vontade de destruição?

Camões, está atento! A tua vez vai chegar! Vais ter de responder como é que ousaste pôr a “Ilha dos Amores” algures em África, mas povoada por mulheres de “cabelos de ouro” e “alves carnes”!
Política

Ascenso Simões: o descobrimento de um padrão

Sempre que Ascenso Simões profere declarações explosivas em defesa de um camarada socialista, é para lhe limpar a imagem. Faz “bang!”, mas no sentido do detergente Cillit Bang.
Sociedade

Vulgaridade

Não, não somos os melhores do mundo. Aliás, esta frase repetida "ad nauseam" constitui a maior prova de que nos entregámos às maiores profundezas do pântano da vulgaridade.
Câmara Municipal Lisboa

A guerra cultural servida à moda socialista

O caso dos Brasões do Império mostra como a guerra do esquerdismo à americana para eliminar símbolos históricos tomou em Portugal a forma manhosa da negligência e da dissimulação.
Lisboa

Lisboa vai ter "memorial dedicado à escravatura"

Em entrevista ao DN, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa fala no futuro Museu da Descoberta, que existirá mesmo, e sobre uma Lisboa com menos poluição e congestionamento depois da pandemia.
Colonialismo

Descolonizar a "lógica colonial"

As ciências sociais foram invadidas por um discurso híbrido que mistura ciência com activismo político. Por isso, quando abordam o nosso passado ultramarino, surgem apelos à purga do espaço público.
Descobrimentos

Sagres chega a Cabo Verde a navegar só com vela

O navio-escola Sagres atracou na cidade da Praia, após nove dias a navegar à vela, trazendo a bordo vinho para amadurecer nesta circum-navegação.
Descobrimentos

Milhares assistiram a embarque na nau Vitória

Milhares de pessoas assistiram esta sexta-feira à recriação do embarque do português Fernão de Magalhães e do espanhol Juan Sebastian Elcano na nau Vitória, em Sanlucar de Barrameda, Espanha.
Descobrimentos

Só a morte de Magalhães levou à circum-navegação

Há 500 anos, dar a volta ao mundo nunca foi um objectivo para Fernão de Magalhães. O paradoxo é que aconteceu por simples instinto de sobrevivência, desespero e desnorte de uma tripulação sem líder.
Descobrimentos

Que será feito do Museu dos Descobrimentos?

Os que não se envergonham da palavra e do acontecimento “Descobrimentos”, e consideram que ele merece um museu, devem unir-se e insistir com os poderes públicos para o levar por diante.
Cultura

Malaca. Museu português degradado precisa de apoio

O responsável do museu do Bairro Português em Malaca está desapontado com Portugal por não ajudar na remodelação do espaço degradado que preserva o legado português com mais de 500 anos.
Ministério da Cultura

Barreiro. Inaugurado novo Centro de Documentação

O novo centro é composto por coleções de fotografias e desenhos desde o século XIX até à atualidade. Espaço procura recordar a história dos Descobrimentos e as naus que foram construídas no Barreiro.
Descobrimentos

Os melhores cartógrafos do mundo eram portugueses

A história marítima portuguesa também se fez em terra. Nesta pré-publicação de "Homens do Mar", descubra os cartógrafos que deixaram Portugal no mapa — e que até o Imperador Carlos V queria na corte.
Descobrimentos

México quer "perdão" de Espanha sobre colonizações

"A chamada Conquista, descoberta ou encontro de mundos e culturas, foi na verdade uma invasão", apontou o presidente mexicano. Espanha diz que colonização não pode ser avaliada com critérios modernos.
Descobrimentos

Descobrimentos espanhóis, navegadores estrangeiros

Os nacionalistas espanhóis deveriam reflectir sobre o facto de as mais relevantes viagens marítimas espanholas anteriores a 1519 se deverem a estrangeiros, uma linhagem em que entraria a de Magalhães.
Descobrimentos

A circumnavegação e tudo o resto

Nestas celebrações deve-se fazer justiça ao génio pessoal de Fernão de Magalhães, à fabulosa carga de conhecimentos portugueses que tinha trazido consigo e ao notabilíssimo feito do espanhol Urdaneta.
Arqueologia

O astrolábio mais antigo do mundo é português

Foi encontrado no fundo Mar Arábico, perto da costa de Omã, um astrolábio do navio Estrela, parte da segunda viagem de Vasco da Gama. O Guinness World Records certificou-o como o mais antigo do mundo.
Descobrimentos

Circum-navegação. Portugal mantém canditadura

Portugal e Espanha vão manter a candidatura conjunta da primeira circum-navegação. Projeto avança apesar de a Real Academia ter dito que a viagem tinha sido exclusivamente espanhola.
Descobrimentos

Relatório: circum-navegação foi projeto espanhol

A Real Academia de História de Espanha divulgou um relatório em que esclarece que a primeira viagem de circum-navegação da Terra foi um projeto total e exclusivamente espanhol.
Descobrimentos

Uma lança em África

Neste tempo, em que muitos se orgulham do que os deveria envergonhar, também há quem se envergonhe das glórias da história de Portugal.
Exposições

Celebração dos 500 anos de circum-navegação

Vinte artistas portugueses e chilenos vão participar numa residência artística no Chile, da qual resultará uma exposição para comemorar os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães.
Livros

A viagem de Magalhães pelos olhos de um explorador

A mítica viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães é agora recontada num livro de banda desenhada por Christian Clot, um explorador franco-suíço que seguiu os passos do português há 500 anos.
Museus

Museu das Descobertas já chegou ao The Guardian

A polémica sobre o Museu das Descobertas, que fazia parte do programa de Fernando Medina para as autárquicas de 2017, já chegou ao jornal inglês The Guardian.
Polémica

Por um Museu dos Descobrimentos

Os Descobrimentos portugueses não inauguraram o Paraíso na Terra, mas deram origem ao mundo moderno tal como o temos, com os defeitos e virtudes inerentes a toda a construção humana.
Património da Humanidade

Língua, interculturalidade e descobrimentos

Teve acolhimento na Academia das Ciências de Lisboa, e já se iniciou o processo de uma classificação conjunta como Património Mundial da Língua, da Interculturalidade e dos Descobrimentos Portugueses
Lisboa

Padrão dos Descobrimentos recebe exposição

O restauro das esculturas do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, deu origem a uma exposição de fotografia da autoria de Luís Pavão que será inaugurada no sábado, no monumento.
Museus

Museu dos Descobrimentos vai chamar-se "A Viagem"

A polémica em torno do Museu dos Descobrimentos pode estar quase no fim. De acordo com o jornal i, o futuro espaço museológico de Lisboa vai ter um novo nome e uma nova localização.
Descobrimentos

Costa defende descolonização dos Descobrimentos

O primeiro-ministro acredita que é "preciso descolonizar os Descobrimentos", sublinhando que se tratou de um "processo histórico que não foi unilateral — descobrimo-nos uns aos outros."
Descobrimentos

Museus, Poder, Comunidade – uma hiperconectividade

Um “Museu da Viagem Portuguesa” e que, acredito, não envergonhará ninguém se se chamar “das Descobertas”, não tem de retirar peças a outros museus, ou de sobrepor-se a trabalho museológico existente.
Descobrimentos

Museu Deus me dê paciência

O que celebramos da história é sempre mais ilustrativo do presente do que do passado. Confesso, porém, que esta sanha de politizar tudo (que é o ar do tempo dos inícios do século XXI) me satura muito.
Descobrimentos

Museu  da  Interculturalidade de Origem Portuguesa

Há quase quatro décadas que defendo a criação deste museu no nosso país que foi autor não só da primeira Globalização como, no séc. XXI, continua a destacar-se como “pioneiro” no diálogo intercultural
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.