Pelo menos 38 pessoas morreram e 130 ficaram feridas no choque entre o comboio de passageiros e outro de carga no norte da Grécia, na terça-feira à noite, segundo um novo balanço divulgado esta quarta-feira pelas autoridades. Seis dos feridos estão internados nos cuidados intensivos.

Na sequência do acidente, o ministro dos Transportes grego, Kostas Karamanlis, demitiu-se. “É uma demonstração básica de respeito à memória das pessoas que morreram de forma tão injusta”, disse na nota de demissão, cita o jornal El Mundo.

O chefe da estação de comboios de Larissa, um homem de 59 anos, foi ainda detido, horas depois da colisão, alertou a AFP. Dois funcionários da ferrovia já foram interrogados pela polícia.

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, fez um anúncio ao país onde prometeu a criação de um Comité de Investigação independente que irá analisar o acidente. “Ao mesmo tempo, a Justiça fará o seu trabalho”, prometeu Mitsotakis, segundo o jornal grego Kathimerini.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que aconteceu?

A causa do acidente ainda não foi determinada. O que se sabe é que os comboios colidiram frontalmente e em alta velocidade, detalhou Costas Agorastos,  governador regional de Tessália, à televisão grega Skai. Na sequência da colisão — que ocorreu pouco antes da meia-noite (22 horas de Lisboa) perto de Tempe, a cerca de 380 quilómetros a norte de Atenas — várias carruagens descarrilaram e pelo menos três incendiaram-se. O acidente aconteceu antes do Vale de Tempe, um desfiladeiro que separa as regiões da Tessália e da Macedónia.  

No comboio de passageiros, que ligava Atenas a Tessalónica, no norte do país, seguiam 350 pessoas, informou a companhia ferroviária Hellenic Train. Muitos deles seriam jovens e estudantes, que seguiam no comboio após um fim de semana de carnaval prolongado, declarou o presidente da câmara de Tempe, Yorgos Manolis, à emissora pública ERT.

De acordo com os bombeiros, pelo menos 66 pessoas tiveram de ser hospitalizadas, seis das quais nos cuidados intensivos. Os passageiros que sofreram ferimentos ligeiros ou que saíram ilesos foram transportados de autocarro para Tessalónica, a 130 quilómetros ao norte do país.

Oito funcionários da ferrovia estão entre os mortos no acidente, incluindo os dois condutores do comboio de carga e os dois do comboio de passageiros, de acordo com o presidente do sindicato dos trabalhadores ferroviários da Grécia, Yannis Nitsas.

Sobreviventes disseram que vários passageiros foram arremessados pelas janelas das carruagens devido ao impacto e outros enfrentaram dificuldades para sair do comboio após a colisão.

Toda a Europa está de luto”. As reações à colisão na Grécia

Ursula Von der Leyen reagiu na rede social Twitter e escreveu que “toda a Europa está de luto”, acrescentando que os seus “pensamentos estão com o povo da Grécia após o terrível acidente que custou tantas vidas (…)”. A Presidente da Comissão Europeia deseja ainda “uma rápida recuperação a todos os feridos”.

Também a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, manifestou a sua “profunda tristeza” por este “terrível acidente” no Twitter: “As minhas sinceras condolências a todas as vítimas, suas famílias e amigos”, referiu Metsola, agradecendo “a todos os socorristas e pessoal médico” que prestaram os seus serviços no local do acidente.

“Os nossos pensamentos estão com o povo da Grécia após este trágico evento”, sublinhou Metsola.