A jovem ativista Greta Thunberg voltou a ser detida, esta quarta-feira, quando participava num protesto em Oslo, na Noruega, que pedia a retirada de turbinas eólicas de um local de pastagem para renas.

De acordo com a Reuters, o protesto foi levado a cabo por um grupo de jovens que se reuniu em frente ao Ministério norueguês das Finanças, já depois de várias ações idênticas nos últimos dias, mas desta vez vários elementos acabaram detidos, entre elas a ativista ambiental.

Sorridente, Greta Thunberg é detida na Alemanha em protesto climático

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em causa está a decisão do Supremo Tribunal da Noruega que, em 2021, deliberou que duas propriedades com turbinas eólicas estão a violar os direitos das famílias sami, um povo indígena do Ártico que cria renas. Apesar da decisão, nada mudou com o facto de a justiça considerar que aquela é uma violação das convenções internacionais e as turbinas continuam no local a funcionar.

Em declarações à TV2, citadas pela AFP, Greta Thunberg referiu que a luta pela minoria indígena que tem cerca de 100 mil pessoas no norte da Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia “é importante” porque está em causa uma “violação dos direitos humanos”.

Já em janeiro tinham surgido fotos da detenção de Greta Thunberg em Lutzerath, na Alemanha, numa vila que recebeu ordem de destruição para abrir caminho à expansão de uma mina de carvão. A jovem foi fotografada sorridente enquanto era escoltada e detida pela polícia e chegou mesmo a haver relatos de que se tratava de uma detenção encenada. Polícia e pessoas que estavam no local acabaram por desmentir a teoria.

Fact Check. A detenção de Greta Thunberg durante manifestação na Alemanha foi encenada?