O escritório de arquitetura portuense MASSLAB venceu um concurso internacional para transformar um armazém industrial num edifício de 45 mil metros quadrados de escritórios, comércio e um hotel em Helsínquia, na Finlândia, contou esta terça-feira à Lusa um dos sócios.

O edifício tem multiusos e foi pensado de forma a ser eficiente e sustentável, tendo um conjunto de espaços púbicos “bastante alargado”, disse Diogo Sousa Rocha, do gabinete portuense de arquitetura MASSLAB.

Inserido numa importante zona histórica, cultural e industrial, o arquiteto salientou que este é “provavelmente o maior projeto urbanístico” a acontecer neste momento em Helsínquia, fazendo parte de um conjunto histórico que é a antiga fábrica de caminhos de ferros.

É pelo futuro da água que Portugal vai chegar à Bienal de Veneza: “Temos de colocar a arquitetura ao serviço”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dividido em três camadas, o piso térreo, onde se contra a parte comercial, é sobrelevado e organizado em torno de um teto abobadado para criar mais espaço público e permitir a circulação de pessoas, explicou.

No segundo patamar, que é a zona de escritórios, criou-se uma pequena floresta aberta a toda a comunidade de forma a criar uma ligação, já habitual na Finlândia, entre meio urbano e natureza, adiantou Diogo Sousa Rocha.

“Com o densificar das cidades é muito normal assistirmos a uma perda desta relação entre pessoas e natureza e nós, com esta proposta, quisemos restabelecer essa ligação”, esclareceu.

No topo do edifício, como pedido no programa do concurso, fica o hotel, salientou.

Em termos de materiais, o arquiteto contou que vai ser utilizado betão, dado ser um edifício em altura, madeira tradicional finlandesa, tijolo reciclado, vidro e alumínio.

Diogo Sousa Rocha contou ainda que conseguiu convencer o promotor a não demolir o edifício atual, que é pré-fabricado, mas a desmonta-lo e monta-lo numa outra zona industrial.

Arquitetos do Porto ganham concurso internacional para edifício na Albânia

“A reutilização é a chave para que possamos ter um ambiente mais sustentável”, frisou.

O MASSLAB, que já desenvolveu vários projetos na Finlândia, foi pré-selecionado para participar no concurso internacional de duas fases de seleção – Train Factory Mixed-Use Competition -, realçou.

O concurso, organizado pelo The Train Factory Group e pela Câmara Municipal de Helsínquia, contou com a participação de cinco consórcios de arquitetura, especificou o arquiteto.