Dezenas de milhares de israelitas apoiantes do governo de Benjamin Netanyahu e da reforma do sistema judicial concentraram-se em Jerusalém em apoio à nova lei, que em paralelo tem motivado os maiores protestos na história de Israel.

Após 16 semanas de protestos contra o projeto, esta quinta-feira assinalou uma rara mobilização e um apoio massivo ao polémico plano.

Milhares de israelitas, também empunhando a bandeira nacional azul e branca, entoaram palavras de ordem de apoio ao plano judicial, que Netanyahu decidiu suspender em março após fortes protestos antigovernamentais, promovidos pelos setores laicos e liberais e que ameaçaram inclusive paralisar a economia e cindir as fileiras militares.

Nova manifestação mobiliza milhares de israelitas contra reforma judicial

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A direita e extrema-direita israelitas têm aumentado as suas exigências para que a coligação ultraortodoxa no poder liderada por Netanyahu cumpra as suas promessas. Os media israelitas calcularam que 80 mil pessoas se concentraram esta quinta-feira em Jerusalém, muitas provenientes de diversos pontos do país.

Os defensores desta lei indicam ser necessário restringir um sistema de juízes que não são eleitos e com uma tendência demasiado intervencionista nas questões políticas. A coligação das direitas e dos seus aliados religiosos, que assumiu o poder no final de 2022, possui uma maioria de 64 deputados num Parlamento (Knesset) com 120 lugares.

Já os opositores da lei contestam uma captura do poder que irá enfraquecer o sistema de controlos e uma concentração da autoridade nas mãos do primeiro-ministro e dos seus aliados extremistas.