Uma mulher de 48 anos sobreviveu durante cinco dias no mato australiano apenas com doces e uma garrafa de vinho. No domingo passado, dia 30 de abril, Lillian Ip partiu numa visita à casa da mãe, no estado de Victoria, Austrália, viagem que implicava a travessia de uma zona sem qualquer atividade humana. Depois de virar numa estrada errada, o carro de Lillian Ip ficou atolado na lama na região de Mitta Mitta, explica o Evening Standard.

A garrafa de vinho que acabou por salvar a vida da mulher australiana — que não bebe álcool por ser alérgica — era uma prenda para a mãe. Lillian ainda tentou utilizar o telemóvel, mas o local onde o carro ficou atolado não tinha rede.

Depois de cinco noites passadas dentro da própria viatura no mato australiano, Lillian Ip foi encontrada pelas autoridades na sexta-feira, a 60 quilómetros da vila mais próxima. A mulher foi descoberta por um helicóptero que sobrevoava a área à sua procura. Num vídeo divulgado pela polícia do estado de Victoria, é possível ver Lillian Ip a esbracejar de alegria, entre a florestação, ao aperceber-se da aeronave.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira coisa em que pensou quando foi encontrada foi em beber água e fumar um cigarro, explicou Lillian Ip à 9News Australia, citada pela BBC. “Graças a Deus que a agente da polícia tinha um cigarro”, confessou.

Pensei que ia morrer lá“, continuou Lillian Ip: “O meu corpo foi-se abaixo na sexta-feira”. A mulher de 48 anos estava “prestes a desistir” quando foi encontrada pelas autoridades, tendo inclusive escrito uma carta a despedir-se da família.

“Se não me encontraram durante este tempo, poderei estar morta por causa do frio. Amo-vos a todos. Não chorem por mim”, escreveu Lillian na carta, segundo explicou ao Herald Sun:

Sem conseguir mover o carro da lama, Lillian conseguiu aquecer-se graças ao ar condicionado do carro.

Ela [Lillian Ip] utilizou o senso comum e permaneceu no seu carro, e não deambulou pelo mato, o que auxiliou a polícia nas missões de busca”, explicou Martin Torpey, sargento da Esquadra de Polícia de Wodonga.

A mulher australiana não conseguiu afastar-se do veículo devido a problemas de saúde e permaneceu no carro com apenas uma garrafa de vinho, um pacote de sumo e vários doces. Lillian Ip foi transportada para o hospital em estado de desidratação, tendo entretanto tido alta.