O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) alertou esta terça-feira que o sistema informático Citius “colapsou” em todo o país, em resultado de atualizações que poderão prolongar-se até ao final da semana, relacionadas com o sorteio eletrónico de processos.

António Marçal, presidente do SFJ, referiu à agência Lusa dispor de informação de que estas atualizações se prendem com a entrada em vigor esta semana do novo regime de sorteio eletrónico de processos nos tribunais.

O SFJ assinalou que o problema surge numa altura em que já existem vários outros atrasos nos tribunais, nomeadamente por causa das greves que os funcionários judiciais têm realizado.

Exemplificou com o caso do Tribunal do Seixal, onde há processos para distribuição desde janeiro de 2023, enquanto no Ministério Público do Seixal os processos para registar e distribuir são cerca de 2.000, papéis para registar cerca de 1.500, e-mails para tratar mais de 600.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sindicato revela que os funcionários deste tribunal recebem telefonemas dos intervenientes processuais a reclamar que não conseguem entregar correspondência eletrónica por falta de espaço do e-mail do Tribunal.

Quanto à Secção Especializada Integrada de Violência Doméstica (SEIVD) naquele tribunal, papeis para registar são cerca de 3.000, e-mails para tratar mais de 300 e na área Judicial há aproximadamente 2.000 papéis para registar, havendo ainda cerca de 500 objetos para registo em processo, entre outras diligências.

Ministério fala em “indisponibilidade momentânea” e diz que sistemas já estão a funcionar normalmente

Num esclarecimento enviado às redações, o Ministério da Justiça refutou a ideia de um colapso do sistema Citius, afirmando que tudo não passou de um problema informático de alguns minutos.

“Ocorreu uma indisponibilidade momentânea, por um período inferior a 20 minutos (entre as 14h05, e as 14h23), no acesso aos serviços informáticos e telefónicos da Justiça, devido a um problema num equipamento”, pode ler-se na nota. A tutela contrariou ainda o alerta do SFJ ao garantir que a questão “não está relacionada com os trabalhos de desenvolvimento para disponibilização do novo modelo de distribuição eletrónica de processos”.

O funcionamento normal do sistema já terá sido entretanto restabelecido “após a atualização do referido equipamento”, acrescenta ainda o Ministério, negando assim qualquer ligação entre o erro e as atualizações do modelo de sorteio eletrónico.

O SFJ iniciou na segunda-feira uma greve ao serviço fora das horas de expediente, designadamente à hora de almoço (12h30-13h39) e ao serviço depois das 17h00, num protesto em defesa das reivindicações da classe, designadamente em matéria de carreira e aposentação.

Também na segunda-feira, o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) anunciou a retoma por tempo indeterminado da greve ao período da tarde, entre as 13h30 e as 00h00, após a anterior greve realizada entre 26 de abril e 5 de abril.

Os funcionários judiciais terminaram recentemente uma longa greve clássica que, segundo o sindicato, levou ao adiamento de cerca de 10 mil diligências nos tribunais.