O sistema Citius, que integra as plataformas informáticas usadas para os processos judiciais, voltou a funcionar esta tarde, depois de ter estado em baixo desde a manhã. A falha neste sistema significou a paralisação dos tribunais portugueses, tendo em conta que todas as diligências foram canceladas ou suspensas, avançou o JN.

Em declarações ao JN, Carlos Almeida, do Sindicato dos Oficiais de Justiça, diz que as razões da falha do sistema eram desconhecidas.

Já António Marçal, presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais, aponta ao Correio da Manhã que “a falha é recorrente” e que aconteceu devido à “inserção dos dados dos magistrados”.

Ao JN, o Ministério da Justiça admitiu existir um “problema de comunicação que afetam os sistema de Justiça”, garantindo que “as equipas tecnológicas estão a trabalhar na resolução do problema”.   

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À Lusa, uma fonte do Ministério acrescentou que se tratou “de uma interrupção num circuito externo, que se encontra em resolução”.

“Tentámos falar com o IGFEJ [Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça] e não estamos a obter resposta deles. É um problema central. Regista-se de norte a sul e está tudo parado. Toda a gente diz que está sem trabalhar desde a hora de entrada, pelo que já deve haver adiamentos”, disse à Lusa Regina Soares, secretária regional do Sindicato dos Funcionários Judiciais.

O site da Polícia Judiciária também já está a funcionar, depois de ter estado inacessível ao início da tarde. Por volta das 14h30 desta terça-feira, quem tenta aceder ao site recebe a mensagem “Server-unavailable!”, em português servidor indisponível.

(Atualizada às 16h29)