790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério Da Justiça

Justiça

5 detidos libertados devido à greve dos oficiais

O Sindicato dos Funcionários Judiciais acusa a ministra de atirar para os sindicatos as responsabilidades no incumprimento de prazos que resultam da "incompetência pura" dos serviços de Justiça.
Justiça

Suspeitos em liberdade. Sindicato culpa ministra

"A senhora ministra está a ir por um mau caminho", afirma o presidente do Sindicato, que acusa a ministra de não ter fundamentado bem o pedido de "serviços mínimos" colados ao feriado.
Ministério Da Justiça

Ministério da Justiça convoca guardas prisionais 

A segunda reunião com a ministra da Justiça, Rita Júdice, tem na ordem de trabalhos "iniciar um processo negocial de valorização do corpo da guarda prisional", afirmou o sindicato.
Noticiário

23h. SNS. “Fernando Araújo demite-se em má altura"

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares lamenta a demissão da direção-executiva do SNS. Xavier Barreto defende que a saúde precisa de estabilidade.
Corrupção

Corrupção. Ministra pede medidas ao CSM e PGR 

Rita Júdice já pediu propostas de combate à corrupção ao CSM, ao Tribunal de Contas, à PGR, ao Mecanismo Nacional Anticorrupção e ao Sindicato dos Juízes. Pedido surge depois de ouvidos os partidos.
Corrupção

Todos os partidos querem reforço da transparência

Ministra da Justiça terminou nesta segunda-feira as reuniões com todos os partidos sobre o combate à corrupção com um denominador comum: a transparência deve ser reforçada.
Ministério Da Justiça

Funcionários judiciais marcam greve para dia 24

O sindicato afirma que as greves nos tribunais "estão para ficar", após um encontro sem qualquer resultado face às expectativas dos sindicatos e perante a ausência de quaisquer negociações previstas.
Noticiário

16h.Corrupção. CDS pede agravamento de penas

São algumas das medidas enumeradas por Paulo Núncio, à saída da audiência com a Ministra da Justiça. Ainda, Ministra da Saúde garante que o Governo vai analisar todas as propostas das Ordens.
Noticiário

15h. Justiça. Ministra defende transparência

Declarações de Rita Júdice, depois de ter recebido todos os partidos com assento parlamentar. Ainda, Portugal transmite à China vontade de integrar a lista de países que não precisam de visto.
Corrupção

Lobbying e enriquecimento ilícito na mira do PSD

Hugo Soares saudou a iniciativa do Governo ao colocar "no topo das suas prioridades" a matéria de combate à corrupção, defendendo que este processo "deverá merecer o maior consenso político".
Corrupção

Corrupção. O "plano de emergência" da oposição

Primeiras reuniões entre partidos e ministra da Justiça arrancam esta sexta-feira à tarde. Propostas vão desde as entidades para a transparência à criminalizarão do enriquecimento ilícito.
Corrupção

Corrupção: as propostas do Governo e dos partidos

"Regulamentação do lóbi" e "reforço dos meios humanos e materiais" são algumas das propostas dos partido que a ministra da Justiça recebe esta sexta-feira para discutir luta anti-corrupção.
Novo Governo

Justiça. "Greves estão para ficar" após reuniões

Ministra "disse que ainda não tem condições para assumir e ficou por designar uma próxima reunião", diz o sindicato, afirmando que "greves estão para ficar enquanto o Governo quiser".
Noticiário

10h. SMMP. Prematuro avaliar atuação da justiça

Sindicato dos Magistrados do MP considera prematuro avaliar atuação da Justiça na Operação Influencer. Bruno Pereira demarca-se de carta de movimento inorgânico de polícias.
Noticiário

9h. Justiça. Funcionários pedem medidas concretas

O Presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais diz que há margem orçamental para cumprir as promessas. Ainda neste jornal, o Ministro da Educação inicia hoje as negociações com sindicatos.
Resposta Pronta

"Existe orçamento para responder às exigências"

António Marçal espera que da reunião com a ministra da Justiça saiam medidas que pacifiquem o setor. O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais fala em reivindicações justas e razoáveis.
Noticiário

8h. Rita Júdice recebe funcionários judiciais

Em cima da mesa está a greve dos funcionários judiciais que decorre há mais de um ano. Ainda neste jornal, a União Europeia está a preparar novas sanções contra o Irão.
Ministério Da Justiça

Ministra arranca reuniões sobre corrupção na sexta

Reuniões para lançar o diálogo em matéria de combate à corrupção vão decorrer no parlamento e começam 6ª feira com o PSD, PS e Chega. Para 2ª feira ficam a IL, o BE, PCP, Livre, CDS e PAN.
Prisões

Reunião com ministra leva a desconvocação de greve

Os guardas prisionais anunciaram que a greve de 29 de abril foi "desmarcada, pois o principal motivo da mesma foi concretizado", ou seja serem recebidos pela ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.
Novo Governo

SMMP feliz com prioridade ao combate à corrupção

O recém-eleito presidente do sindicato lembra o relatório, de 2023, da OCDE onde é apontada a necessidade de "aumentar a capacidade do Ministério Público para combater o crime económico-financeiro".
Crime

Criminalidade no valor mais elevado em 10 anos

O destaque estatístico anual da Direção-Geral de Política de Justiça indica que o número de crimes registados pelas autoridades policiais em 2023 foi de 371.995, mais 28.150 do que em 2022.
Serviços prisionais

Técnicos das prisões querem revisão da carreira

Sindicato dos técnicos dos serviços prisionais diz esperar que nova ministra da Justiça, Rita Júdice, mantenha o acordo que tinha sido alcançado para rever as carreiras dos profissionais.
Novo Governo

BA espera que estatuto profissional seja revertido

Bastonária dos Advogados diz esperar poder falar em breve com a nova ministra da Justiça "a respeito das recentes alterações ao Estatuto da Ordem dos Advogados e da possibilidade de as reverter".
Novo Governo

Sindicato do MP pede "diálogo construtivo"

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público alertou a nova ministra da Justiça para a necessidade da reforma na área. O setor deve passar a ser uma "prioridade para o poder político".
Prisões

Greve. Guardas da prisão de Lisboa em protesto

Guardas profissionais reivindicam melhores condições e criticam Ministério da Justiça por encerramento do EPL. Greve durará pelo menos até abril.
Ministério Da Justiça

Madeira. Governo adquire equipamento para registos

Face aos constrangimentos sentidos na prestação de serviços na região, Ministério da Justiça assegura que está a "tratar da aquisição urgente de equipamentos informáticos para solucionar problema".
PGR

Vice-PGR propõe taxas moderadores para queixas

Introdução de taxas para a apresentação de queixa pelos serviços judiciais "responsabilizava mais e não se apresentava queixas por um apetite momentâneo", defende Carlos Adérito Teixeira.
Ministério Da Justiça

A contas com a Justiça…

A insegurança jurídica não pode minar a administração da Justiça, e quer seja a magistratura judicial, quer seja a do Ministério Publico, não podem ficar à margem de qualquer crítica.
Justiça

Contratação pública. Miguel Alves absolvido

A juíza sublinhou que o tribunal deu "como não provada a acusação do MP" e que não foi sustentado "por quaisquer meios de prova" o crime em coautoria do ex-secretário do Estado de António Costa.
Direto ao Assunto

"Não se fala de Justiça nos debates"

Fernanda Almeida Pinheiro, Bast. da Ordem dos Advogados, considera que "há muito a mudar no ministério”. Acusa líderes partidários de não levarem a Justiça a debate e que é “preciso conhecer medidas”
Uber

Estafetas. Plataformas criticam "pressão política"

Associação que junta três plataformas digitais defende que os processos para o reconhecimento de contratos a estafetas foram feitos à pressa desde o início e fala em "pressão política".
Forças Policiais

Guardas prisionais: “Nada foi feito” pelo Governo

Em termos de carreira e suplementos criticou a forma como tem sido tratada e considerou o suplemento de missão para a Polícia Judiciária, “uma falta de respeito e de sentido de equidade nunca vista”.
Justiça

Tribunais. Greve pode condicionar eleições

Funcionários retomaram paralisação às horas extra. Entrega das listas eleitorais para as legislativas termina a 29 de janeiro e sindicato admite que afixação das listas possa ficar comprometida.
Ministério Da Justiça

Justiça: relatório de corrupção está desatualizado

A ministra da Justiça desvalorizou as conclusões relativas a Portugal do último relatório do Grupo de Estados contra a Corrupção. Grupo apelou a Portugal que melhore a eficácia do sistema.
Ministério Da Justiça

Estratégia garante "solução eficaz" às vítimas 

Catarina Sarmento e Castro destaca que Estratégia para as Vítimas de Crimes olha também para o aspeto psicológica, que "é preciso apoiar".
Direto ao Assunto

"Presidente do Supremo Tribunal foi alarmista"

Guilherme Figueiredo, ex-bastonário da Ordem dos Advogados, critica Henrique Araújo sobre alegada interferência política e reformas judiciais. "Devia ser mais claro". Alerta: "Há fortíssima corrupção"
Ministério Da Justiça

Queda do Governo adia assessoria nos tribunais

“O trabalho fica feito. Temos uma proposta de criação desta assessoria. Fica para quem chegar”, afirmou a ministra da Justiça que referiu que ficou “muito trabalho” para rever as custas judiciais.
Hospital de Santa Maria

Gémeas. Chega acusa ministra da Justiça de mentir

O líder do Chega acusou Catarina Sarmento e Castro de mentir na Assembleia da República. Segundo Ventura, a ministra sabe que houve uma terceira mão para que o processo andasse mais rápido.
Noticiário

15h. Gémeas. "Prazo de 15 dias é normal"

Catarina Sarmento e Castro garante que prazo está dentro da lei. Ainda neste jornal, Mariana Mortágua acusa os partidos de direita de "má fé".
Noticiário

14h. Gémeas. Ministra da Justiça ouvida na AR

A audição de Catarina Sarmento e Castro foi ontem aprovada pelo PS, PSD, IL e Chega que apresentou o requerimento. Ainda, Mariana Mortágua acusa os partidos de direita de "má fé" no caso CTT.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora