A bicicleta apareceu pela primeira vez no século XIX e, desde então, as suas duas rodas redondas, desenhando um círculo perfeito  ̶ ̶  ainda que, por vezes, com diâmetros diferentes e distintos tipos de pneus  ̶ ̶ , têm servido de meio de transporte a mais de 1000 milhões de pessoas, número que supera largamente o dos automóveis. Mas, de vez em quando, aparece alguém que pensa fora da caixa e desta vez esse alguém concebeu uma bicicleta em que as rodas foram substituídas por triângulos. Uma ideia que só por si faz doer as costas e o que está em contacto com o assento… Sucede que o criador desta bicicleta com rodas triangulares provou que estamos errados.

As rodas em forma de triângulo não são o maior trunfo desta estranha bicicleta revelada pelo canal de YouTube “The Q”. Obviamente, este estranho veículo a pedais foi produzido de forma artesanal, o que significa que nada de aros em alumínio e muito menos em fibra de carbono, com o projectista a ficar-se por uns aros produzidos com dois triângulos de contraplacado de madeira colados. Os triângulos foram revestidos com a borracha dos pneus originais, o que significa adeus ao ar (dentro das câmaras ou não) que asseguram o pouco conforto.

Se as rodas circulares têm sempre a extremidade à mesma distância do centro, as triangulares têm de lidar com diferenças consideráveis entre as arestas e as medianas do lado destes triângulos equiláteros, o que significa que o condutor vai sentir as mesmas sensações de um cowboy em cima de um touro bravo. O truque do The Q consiste em colocar um limitador de curso, o que impede a roda de ultrapassar aquele limite.

Por outro lado, depois de controlar a roda “maluca”, o criador desta estranha bicicleta equipou-a com um sistema de suspensão que permite a variação da altura do eixo, sem transmitir o impulso ao rabo e às mãos do ciclista. Veja o vídeo e verifique como, do ponto de vista de engenharia, esta estranha bicicleta funciona na perfeição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR