O selecionador português feminino de futebol, Francisco Neto, divulgou esta terça-feira a lista de 23 convocadas para a inédita participação de Portugal num Campeonato do Mundo, juntando ainda duas jogadoras ao lote oficial.

“As duas jogadoras [de reserva] são duas jogadoras que iremos [mais tarde] divulgar. Pegando no regulamento da FIFA, são 23 e estas são as 23, mas para nós faz sentido, em função do que foi a época, também da viagem e em função do tempo de adaptação, ter essas duas jogadoras connosco e serão anunciadas, possivelmente, no decorrer da semana”, revelou Francisco Neto.

O técnico nacional acrescentou que as duas jogadoras, cuja identidade não é ainda conhecida, e cujo perfil ainda vai ser determinado, de acordo com o técnico, na apresentação da convocatória para o Mundial, que vai ser disputado na Nova Zelândia e na Austrália, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto.

No Edifício Monumental, no centro de Lisboa, perante o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e vários convidados, Neto assegurou ambição no Mundial2023.

“Este é o momento do futebol feminino. Merecemos que nos continuem a dar a mão”: as reações ao apuramento para o Mundial

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O que nós queremos é ser competitivos, competentes e somar pontos para irmos para o último dia [terceira jornada do grupo, frente aos Estados Unidos) a depender só de nós. Vamos com tempo e muita experiência em relação à adaptação, portanto acho que nesse aspeto irá correr bem”, projetou o técnico.

O selecionador prometeu levar uma equipa ambiciosa e a pensar em surpreender no Grupo E, que, além de Portugal e os Estados Unidos, atuais campeões do mundo, os Países Baixos (23 de julho), finalistas na última edição da competição, em 2019, e o Vietname (27).

Na convocatória apresentada, média Ana Rute, do Sporting de Braga, é a principal novidade nas 23 eleitas, entrando para o lugar da sua colega de equipa Vanessa Marques. Ana Rute tinha sido uma das 25 eleitas para o play-off Intercontinental, mas ficou fora das 23, tal como a avançada Kelsey Araújo (Le Havre).

Das convocadas para o Mundial2023, apenas Ana Seiça não jogou na qualificação, sendo que 19 das 23 chamadas por Neto estiveram no Euro2022 – são novidades a central do Benfica, Ana Rute, Andreia Jacinto, então substituída por lesão, e Ana Capeta.

Neto realçou o apoio sentido pelo seu homólogo da seleção masculina, o espanhol Roberto Martínez. “Temos uma relação de grande proximidade no sentido da partilha, mas isso não é só com o mister Roberto Martínez. Felizmente, trabalho numa casa que é assim com todos os treinadores, com todos os selecionadores “, assumiu Neto.

Eis a lista das 23 convocadas:

Guarda-redes: Rute Costa (Benfica), Inês Pereira (Servette) e Patrícia Morais (Sp. Braga);

Defesas: Ana Seiça (Benfica), Carole Costa (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Sevilha), Joana Marchão (Parma), Lúcia Alves (Benfica) e Sílvia Rebelo (Benfica);

Médios: Ana Rute (Sp. Braga), Andreia Norton (Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Dolores Silva (Sp. Braga), Fátima Pinto (Alavés), Francisca ‘Kika’ Nazareth (Benfica), Tatiana Pinto (Levante);

Avançadas: Ana Borges (Sporting), Ana Capeta (Sporting), Carolina Mendes (Sp. Braga), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Benfica) e Telma Encarnação (Marítimo).