A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou, esta segunda-feira, que verificou e confirmou os 48,8 graus Celsius (ºC) registados na Sicília em 2021 como recorde de temperatura na Europa continental, suscetível de ser batido durante a atual vaga de calor.

Esta agência da Organização das Nações Unidas, que regista os fenómenos meteorológicos e climáticos extremos no mundo, verifica escrupulosamente todos os recordes anunciados relativos a temperaturas, chuva, seca, vento e relâmpagos. “A OMM aceitou um novo recorde de temperatura para a Europa continental de 48,8 ºC medidos na Sicília, em 11 de agosto de 2021“, indicou a instituição baseada em Genebra.

O monstro que guarda as portas do inferno dá nome à vaga de calor na Europa. Itália, com 16 cidades a vermelho, pode bater recorde

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É possível que este recorde seja batido nos próximos dias, com a intensificação da vaga de calor”, admitiu a OMM. O recorde anterior era de 48 ºC, medidos em Atenas, em 10 de julho de 1977.

Os arquivos da OMM foram criados em 2007 por Randall Cerveny, relator da entidade para os eventos climáticos externos e professor da Geografia na Universidade estadual do Arizona.

Título corrigido a 18 de julho de 2023