O Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, retomou na tarde deste sábado a capacidade de internamento das urgências de obstetrícia, revelou o diretor do serviço, Fernando Cirurgião, à Rádio Renascença. Segundo o diretor de serviço, o internamento de doentes foi reativado porque pelo menos duas camas ficaram livres.

Durante a manhã, as urgências de obstetrícia do Hospital de São Francisco Xavier estavam a funcionar, mas não recebiam ambulâncias devido à falta de capacidade de internamento. “As camas destinadas a internamento, que são 12, estão ocupadas com grávidas que acorreram ao hospital, que tiveram indicação para ficar internadas”, explicou o diretor do serviço, anteriormente, justificando a suspensão dos internamentos.

Já em declarações à Rádio Renascença na manhã deste sábado, Fernando Cirurgião explicava que a equipa de médicos e outros profissionais de saúde estava completa e que as urgências estavam a funcionar, mas sem capacidade de internamento.

“Quem precisa de ir à urgência pode dirigir-se ao hospital, só que as camas de internamento destinadas a internamento, que são 12 camas, estão ocupadas com grávidas que acorreram ao hospital, que tiveram indicação para ficar internadas”, explicou na altura o diretor do serviço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O clínico acrescentou que esta situação manter-se-ia “provavelmente, durante as próximas horas”, considerando tratar-se de “uma dificuldade técnica que é inultrapassável”.

“Quando maternidades que têm uma capacidade e tem uma área de influência grande e com previsibilidade de parturientes também grande estão encerradas, então, sem dúvida alguma que o São Francisco, que é daquelas maternidades, juntamente com a Alfredo da Costa, que deverão estar sempre operacionais, chega uma altura que poderão estar lotadas”, admitiu esta manhã Fernando Cirurgião.

As urgências de obstetrícia dos hospitais Beatriz Ângelo, em Loures, e Garcia de Orta, em Almada, também estão fechadas — mas de forma programada, devido ao plano “Nascer em Segurança”. Já a maternidade do Hospital de Santa Maria está fechada devido a obras.

[notícia atualizada às 20h50 com a informação da reabertura dos internamentos nos hospital São Francisco Xavier]