Treze alunos da Escola Secundária Damião de Góis, em Alenquer, sofreram uma intoxicação por enxofre e tiveram de ser assistidos na urgência do Hospital de Vila Franca de Xira, onde se encontram em observação, foi anunciado esta quinta-feira.

O comandante dos bombeiros de Alenquer, Daniel Ribeiro, disse à agência Lusa, que a corporação foi chamada à escola por haver alunos da mesma turma, entre os 15 e os 16 anos, com “sintomas relativos a irritação cutânea, má disposição e cefaleias”.

Segundo o responsável, foram efetuadas medições ambientais, “mas não se detetou nada”, sendo a causa do problema desconhecida.

Daniel Ribeiro esclareceu que os alunos se encontravam na sala de aula, mas não se encontravam a ter qualquer aula prática de laboratório.

Após avaliação no local pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Torres Vedras, os jovens foram transportados pela corporação de bombeiros de Alenquer para a urgência do Hospital de Vila Franca de Xira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte hospitalar disse à Lusa que os alunos terão sofrido uma “intoxicação por enxofre, devido a inalações”.

Os alunos foram sujeitos a exames, foram-lhes aplicadas as normas referentes ao tratamento de intoxicações e encontram-se “estáveis, em observação”.

Contactada pela Lusa, a direção do Agrupamento de Escolas Damião de Góis, a que pertence a escola secundária, recusou prestar esclarecimentos.

Além da VMER, estiveram no local 12 operacionais e seis ambulâncias dos bombeiros de Alenquer, assim como a delegada de saúde local.