Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde

Temido quer pacientes em casa no país inteiro

697
Marta Temido quer alargar ao país inteiro a possibilidade de um paciente com doença aguda recupere em casa. Pede melhores compensações para os profissionais da saúde. E diz que SNS é "âncora" do país.
Saúde

Ensino privado de Medicina. Será mesmo necessário?

422
Extrapolar que a falta de profissionais no SNS é consequência da insuficiente formação de médicos pelas oito escolas médicas existentes é um sofisma.
Hospitais

Hospitais: 3 meses para plano de humanização 

686
Entre as medidas do plano constam a criação de estruturas orgânicas próprias e autónomas destinadas ao projeto de humanização dos cuidados de saúde. "Saibamos todos inconformarmo-nos", apelou Temido.
PSD

PSD exige desbloqueio de verbas do INEM

468
O partido mostra "grande preocupação" perante a situação e garante que vai pedir respostas aos ministérios das Finanças e da Saúde. PSD diz que se trata de dinheiro do orçamento do próprio INEM,
Ministério da Saúde

Ministra quer reorganizar maternidades do país

327
Segundo Marta Temido, o Governo pretende ter uma "intervenção mais objetiva na reorganização da oferta e redistribuição dos recursos humanos das zonas mais críticas".
Ordem dos Enfermeiros

Ana Rita Cavaco: "Inspetores são desonestos"

614
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros acusa os inspetores do Ministério da Saúde de mentirem e garante que não se senta à mesa com a Ministra da Saúde "porque ela não quer".
Saúde

Lei de Bases da Saúde é "vitória para os cidadãos"

"É uma vitória para os portugueses e para a saúde dos portugueses", afirma Marta Temido. Para a ministra, trata-se de uma Lei "que tem condições para permitir um desenho melhor do sistema de saúde".
Saúde

SNS só gastou 25% das comparticipações termais

168
A Associação das Termas de Portugal, que representa cerca de 40 balneários do país, alertou que, até agosto, o Serviço Nacional de Saúde ainda só gastou 25% dos fundos disponíveis.
Ordem dos Enfermeiros

Urgência de Beja tem um enfermeiro para 20 doentes

4.509
A Ordem entende que as novas contratações de enfermeiros são insuficientes e dá como exemplo o que se passa em Beja: há um enfermeiro nas urgências para 20 doentes em estado crítico.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde avalia formação médica do SNS

Ordem dos Médicos tinha dito que a tutela não tinha avançado com este procedimento, mas o Ministério da Saúde afirma que iniciou a auditoria no dia 19 de julho. Auditoria sucede duas resoluções da AR.
Saúde

Ministra: é preciso apoiar médicos no interior

232
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que é preciso insistir nos incentivos para fixar médicos no Interior do país, designadamente ao nível financeiro e outros.
Ministério da Saúde

SNS. Listas de espera são "grandes desafios"

A ministra da Saúde disse que as listas de espera e os tempos de espera de acesso aos cuidados de saúde são os "grandes desafios" dos próximos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Serviço Nacional de Saúde

O poder da responsabilidade e a defesa da Saúde

201
O País precisa de um serviço público de Saúde, funcionante, exemplar, de referência e, simultaneamente, não poderá dispensar um sector privado competitivo e que se imponha pela qualidade e eficiência.
Serviço Nacional de Saúde

Transformar SNS "é o grande desafio" do futuro

209
Marta Temido referiu que a "espera", o "investimento em infraestruturas", e a "desmotivação dos profissionais” são os problemas que o SNS tem de enfrentar a "curto e médio prazo”.
Ministério da Saúde

Maternidades. "Escalas de julho estão garantidas"

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) tinha admitido avançar com um sistema rotativo de urgências obstétricas. A ministra disse que as escalas de julho estão garantidas.
Ministério da Saúde

Ministra analisa proposta para tarefeiros na MAC

A Maternidade Alfredo da Costa pode prestar "serviços mínimos" no verão por falta de anestesistas. A ministra está a analisar propostas de prestadores de serviços para colmatar esta ausência.
Ministério da Saúde

MAC. Ministra quer quadro fixo de anestesistas

Marta Temido quer resolver as falhas que se verificam na Maternidade Alfredo da Costa, que nesta segunda-feira teve várias cirurgias canceladas por falta de anestesistas.
Serviço Nacional de Saúde

Problemas na pediatria do Algarve serão resolvidos

"A nossa expectativa é de que a partir do final de julho consigamos responder à escala sem dificuldades", admitiu a ministra da Saúde. Marta Temido desvaloriza um cenário demasiado pessimista.
Sindicatos

Sindicatos médicos pedem intervenção de Costa

1.288
Os sindicatos dizem que "já não era aceitável" continuar a negociar com o Ministério da Saúde. "Vamos renovar o apelo à intervenção do primeiro-ministro".
Ministério da Saúde

Governo: menos 10 mil doentes em lista de espera

Marta Temido citou dados de maio indicando que diminuiu em dez mil o número de utentes em espera há mais de um ano. A ministra disse ainda que há agora mais utentes a utilizarem o SNS.
Ministério da Saúde

Bastonário prevê grande adesão à greve dos médicos

O bastonário da ordem dos Médicos diz que os "médicos começam a não acreditar na ministra", bem como na sua capacidade para alterar o "estado de coisas" no Serviço Nacional de Saúde.
Ministério da Saúde

Maternidades. Ministra chamada ao parlamento

A audição de Marta Temido foi aprovada esta quarta-feira por unanimidade pela comissão parlamentar de Saúde. Bastonário da Ordem dos Médicos também vai ser ouvido.
Ministério da Saúde

MS garante que nenhuma maternidade vai fechar

Marta Temido referiu que para "melhor responder" aquilo que é a atividade normal no período de férias, o Ministério da Saúde vai introduzir alterações na zona de Lisboa e Vale do Tejo.
Ministério da Saúde

Governo: 3 dos 4 hospitais terão sempre urgências

O ministério da Saúde admite: uma de quatro principais unidades hospitalares da Grande Lisboa poderá não ter urgências para grávidas a funcionar "sempre" no verão. Fala em "gestão de recursos".
Saúde

Temido não quer lei de bases a "qualquer preço"

187
A ministra voltou a dizer que a melhor lei de bases da Saúde foi a proposta pelo Governo. Disse que a lei deve "responder melhor aos portugueses" e afirmou desconhecer detalhes das negociações PS-PSD.
Ministério da Saúde

Marta Temido discute oncologia de Tondela 

Sindicatos dizem que serviço de oncologia em Tondela está em rutura. O presidente da CM de Tondela exige ao Governo uma "resposta urgente". Reunião realiza-se no Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde "tem má vontade" com Viseu

263
O presidente do CDS Viseu disse que a atual situação da oncologia em Viseu, que os médicos dizem estar em rutura, não acontece por falta de dinheiro, mas sim por má vontade da ministra da Saúde.
Ministério da Saúde

Marta Temido mostra-se indisponível para médicos 

630
Marta Temido disse, esta sexta-feira, que o Governo não tem condições de satisfazer algumas pretensões dos médicos. Greves estão convocadas para 2 e 3 de julho.
Médicos

Médicos mantêm greve marcada para julho

Os sindicatos falam em intransigência de Marta Temido. Foi marcada uma nova reunião para 9 de julho. Médicos exigem revisão dos salários, das carreiras e da legislação laboral.
Ministério da Saúde

Sindicatos médicos reúnem-se com tutela

Marta Temido mostrou-se disponível para reavaliar alguns modelos remuneratórios, afirmando que “o trabalho na saúde é um trabalho particularmente exigente”.
Ministério da Saúde

Marta Temido cética com salários pedidos 

338
A ministra refere que um sindicato propôs uma tabela salarial que "começa nos 4.284 euros". Temido está disponível para negociar, mas lembra que o SNS terá dificuldades em pagar estes valores.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde vai explicar-se ao Parlamento

A ministra da Saúde foi chamada ao parlamento para dar explicações sobre o caso do Hospital de Vila Franca de Xira. Em causa está o internamento de utentes em refeitórios e casas de banho.
Enfermeiros

Enfermeiro corre 350 km para pressionar Governo

1.338
Duarte Barbosa planeia recolher assinaturas entre Porto e Lisboa, com uma ameaça no bolso: ou o executivo aceita as exigências do setor ou os enfermeiros que o apoiarem apresentam a demissão.
Hospitais

V. F. Xira. Caso é "inaceitável", diz ministra

A ministra da Saúde foi desafiada no parlamento a acabar com a PPP de V. F. de Xira. Marta Temido diz que a situação terá de ser avaliada e esclarecida antes de serem tomadas decisões.
Serviço Nacional de Saúde

SNS com mais 11 mil profissionais que em 2015

1.167
A ministra da saúde, Maria Temido, sublinhou que o Serviço Nacional de Saúde tem hoje "a maior força de trabalho de sempre". São cerca de 10.800 profissionais a mais que em dezembro de 2015.
Bombeiros

Marta Soares. Ministério da Saúde é "caloteiro"

Na cerimónia do Dia Nacional do Bombeiro, o dirigente insistiu que "as pessoas que devem e não pagam, e não ouvem as pessoas a quem devem, só há um nome que se lhes pode chamar: caloteiros".
Ministério da Saúde

Falta de especialidade médica em urgência

Perito da OMS entende que a criação de uma especialidade de medicina de urgência iria "melhorar a qualidade do serviço prestado" mas que também é necessário descentralizar os serviços de urgência.
Saúde

Inovação em Saúde: oito tendências e um caminho

Em Portugal já existem terapêuticas alvo de contratos baseados no valor. Mas a difícil e demorada contratação pública e a dependência do Ministério das Finanças têm limitado a autonomia para inovar.
Ministério da Saúde

Temido quer resolver listas de espera em 2019

401
"É a nossa maior prioridade", afirmou Marta Temido. A ministra garante que com o esforço de todos os serviços e "foco no resultado" será possível resolver o problema até final de do ano.
Ministério da Saúde

Tempos de espera. Ministério ataca problema

O organismo quer resolver as situações de pacientes que estão com um tempo de espera médio superior a um ano. As novas medidas adoptadas pelos hospitais incidem sobre sete especialidades.
Saúde

Marta Temido. As 7 polémicas em 7 meses de Governo /premium

112
Marta Temido tomou posse como ministra da Saúde há exatamente sete meses, após a remodelação governamental em que saiu Adalberto Campos Fernandes. Em pouco tempo agitou o setor e colecionou polémicas.
Saúde

Marta Temido: "Irritada? Ouço a Internacional"

4.696
Independente, está "numa linha mais à esquerda" do governo — diz que não se ofende com o rótulo "esquerdista" e que o hino da CGTP a acalma, em entrevista ao JN. Mas na lei de bases, visa BE e PCP.
Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiros tentam impugnar sindicância à Ordem

A Ordem vai apresentar uma ação de impugnação do ato que a sindicância ordenou e também vai recorrer da decisão do tribunal que rejeita o pedido cautelar interposto contra a ministra da Saúde.
Enfermeiros

Marta Temido suspende providência da OE

2.609
A resolução permite a continuação da sindicância e a suspensão da providência cautelar. Elementos da Ordem impediram esta quarta-feira os inspetores de continuarem a sindicância.
Médicos

Ministra: reivindicações dos médicos são difíceis

Nova tabela salarial e redução de horas nos serviços de urgência "são aspetos reclamados pelos sindicatos, mas dos quais teremos muita dificuldade em nos aproximar", disse Marta Temido.
Moçambique

Moçambique vai vacinar mais de 83 mil crianças

O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou uma campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo, vai abranger 83.553 crianças e será feita em centros de saúde, escolas, mercados e igrejas.
Ordem dos Enfermeiros

Sindicância. Tribunal aceita providência da Ordem

O Tribunal admite "liminarmente a providência cautelar requerida contra o Ministério da Saúde". Segundo o advogado da Ordem dos Enfermeiros, a sindicância de Marta Temido tem várias ilegalidades.
Enfermeiros

Hoje escrevo para si, srª. enfª Ana Rita Cavaco

245
Também eu me sinto atingido por esta falta de respeito, esta prepotência, esta falta de decoro e sentido de Estado que a Srª. Ministra da Saúde, que está mais uma vez a insultar todos os Enfermeiros.
Ministério da Saúde

Ajudem (-n)os

295
A ministra não pode ser deixada à solta e precisa de quem lhe guie passos e palavras e lhe explique o que são os “tempos úteis”, “clinicamente aceitáveis”, “garantidos” e, sobretudo, "satisfatórios".
Farmácias

Farmácias recebem 19 milhões para vender genéricos

O Estado português pagou 19,4 milhões de euros às farmácias portuguesas para vender genéricos, valor que representa apenas um terço da despesa das farmácias com estes medicamentos.
Enfermeiros

Bastonária alerta para mortes em listas de espera 

333
Ana Rita Cavaco relembrou que 2.600 doentes morreram à espera de cirurgia em 2017. Marta Temido defende não há relação entre a morte dos doentes e o motivo da sua presença em lista de espera.
Ministério da Saúde

Enfermeiros pedem saída da ministra da Saúde

260
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirmou que a ministra "não tem condições para cumprir o seu mandato até às eleições legislativas". Pede a Marcelo para atuar perante "atitude persecutória".
Marcelo Rebelo de Sousa

Vem aí veto? Para Marcelo, é "absurdo" proibir PPP

712
Se maioria de esquerda insistir numa formulação da nova lei de bases da saúde que feche a porta às parcerias público-privado, o destino dessa proposta será um chumbo em Belém, avança o Expresso.
Ministério da Saúde

"A greve não é direito de médicos e enfermeiros"

4.759
Francisco George, antigo diretor-geral da saúde, defende a extinção da ADSE e considera que os médicos e os enfermeiros não devem ter direito à greve.
Natalidade

Ministra da Saúde quer aumentar a natalidade

159
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse que a reposição geracional é um dos maiores desafios que Portugal enfrenta e que envolve a aposta que tem sido feita na melhoria das condições de vida.
Hospitais

Hospitais. Falhas de segurança com recém-nascidos

228
A auditoria avaliou serviços de internamento de crianças e adultos e detetou falhas em todos eles. Ainda há hospitais com falhas na videovigilância, pulseiras eletrónicas e fecho automático de portas.
Ordem dos Médicos

Médicos. Bastonário ameaça responsabilizar tutela

O bastonário da Ordem dos Médicos ameaça responsabilizar o Ministério da Saúde pela "insegurança clínica" alegadamente verificada em muitas unidades. Miguel Guimarães falha em "capital humano".
Saúde

Lanches do pré-escolar vão ter fruta e legumes

361
A fruta e legumes nos lanches dos alunos do 1.º ciclo vai ser alargada ao pré-escolar, diz a responsável pelo programa da Direção-Geral da Saúde (DGS), que reconhece falta de sucesso da iniciativa.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde não garante médicos de família 

739
A Ministra da Saúde, Marta Temido, disse na Assembleia da República que não se pode comprometer com a atribuição de um médico de família para todos os portugueses até ao final do mandato.
Ordem dos Enfermeiros

Setúbal. Cirurgias sem enfermeiros motivam queixa 

184
Em causa estão 2 cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital de Setúbal, sem a presença de enfermeiros. A Ordem dos Enfermeiros queixa-se de "negligência grosseira". O caso aconteceu em dia de greve.
Saúde

Ministra averigua denúncias sobre colonoscopias

Marta Temido vai pedir à Entidade Reguladora da Saúde uma averiguação às denúncias de que os hospitais públicos estão a dar prioridade às colonoscopias preventivas.
Ministério da Saúde

Governo chama Ordem dos Médicos para reunião

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que "não há qualquer sentimento de menor consideração por nenhum dos profissionais de saúde" e pediu uma reunião com a Ordem dos Médicos.
Serviço Nacional de Saúde

Governo diz que não obriga médicos a ficar no SNS

Numa carta enviada ao Sindicato Independente dos Médicos, a tutela esclarece que não tem intenção de obrigar os clínicos que se formem no SNS a ficar no setor público por um período mínimo de tempo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)