455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ministério da Saúde

E o vencedor é...

De boa intenções também está o Oceano cheio

Desculpas de Guterres são um assumir de culpas por estarmos a perder a batalha pelo mar. Problema do SNS não é um CEO. Com participação especial de Nuno Santos, António José Teixeira e Bernardo Ferrão
Ministério da Saúde

O Estado, e o seu dever de indemnizar

“Quando se quiser resolver um problema, nomeia-se um homem, quando se quiser manter o problema, uma comissão.” A Ministra da Saúde optou pela não resolução. Por favor, alguém que lhe indique a saída.
Ministério da Saúde

Para quem é, bacalhau à Brás basta

Não é novidade que o fundamental é salvar o SNS que, na sua ignorância, uns pândegos haviam criado para salvar pessoas. Estar doente é promover a instabilidade política e viver roça a traição à pátria
Vichyssoise

"Não podemos entreter problemas. É preciso agir"

Em entrevista, Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, diz que é urgente encontrar respostas para os problemas na Saúde e que não é tempo de mais "planos", "comissões" e "burocracia".
A História do Dia

Quem é Marta Temido, a ministra que Costa segura?

Ganhou protagonismo no combate à pandemia mas foi alvo de todas as críticas nas últimas semanas por causa das carências no Serviço Nacional de Saúde. Quem é a ministra da saúde e qual o seu futuro?
Médicos

Valor para horas extraordinárias "não é a questão"

O presidente da Federação Nacional dos Médicos considera que a medida anunciada pela ministra Marta Temido é "superficial" e "não é adequada" para dar uma resposta aos atuais problemas.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Cada qual fará o esforço para não estar doente"

Assim como os pais recordam "evidências", os políticos também o podem fazer, diz Marcelo ao comentar declarações de Graça Freitas. PR acredita que "cada qual fará o esforço para não estar doente".
Serviço Nacional de Saúde

SNS. SIM desvaloriza medida de fixação de médicos 

Sindicato Independente dos Médicos diz que a fixação dos médicos no SNS não vai funcionar. Roque da Cunha diz que medida do Governo "é meramente especifica e pontual".
Ministério da Saúde

Acordo entre Governo e médicos volta a falhar

Após mais uma reunião entre o ministério da Saúde e as estruturas representativas dos trabalhadores médicos, Marta Temido anunciou, esta quarta-feira à noite, que as negociações voltaram a falhar.
DGS

Graça Freitas: agosto não "é bom mês para adoecer"

Graça Freitas diz que "pior coisa" que pode acontecer é "adoecer em férias", porque pessoas estão "perdidas noutro território". Avisa ainda que bacalhau à Brás leva muita gente às urgências no verão.
Explicador

SNS. "Não vamos a tempo de resolver"

"Problemas no verão são inevitáveis". Coordenador da comissão para as urgências de obstetrícia, Diogo Ayres de Campos, explica que um dos objetivos é acabar com "leilão dos preços/hora dos tarefeiros"
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

A comunicação do Governo funciona?

O diretor de comunicação do Governo já veio defender a Ministra da Saúde. Marcelo Rebelo de Sousa disse que mudar ministros não significa melhorar as coisas. Costa, assim, fica mais descansado.
E o vencedor é...

Marcelo também é advogado da ministra da Saúde

PR passa de advogado do Governo a advogado de Marta Temido. Ministra Elvira Fortunato quer que o executivo confie na Ciência? Sentimos um piquinho de febre, pode ser ceticismo quanto a esta questão...
Serviço Nacional de Saúde

Senhora Ministra, é preciso mais resiliência

Marta Temido afirma que se estão a fazer os possíveis para resolver este caos. O que podemos esperar de uma ministra que até há umas semanas atrás não reconhecia problemas no SNS?
Partido Chega

Chega vai pedir demissão da ministra da Saúde

"Chega vai hoje mesmo escrever ao senhor primeiro-ministro a pedir-lhe a demissão da ministra da Saúde por falta de condições políticas evidentes para continuar no exercício do cargo", disse Ventura.
Noticiário

13h. Chega pede demissão da ministra da saúde

Partido de André Ventura acusa Marta Temido de "estar de férias" numa altura em que vários serviços de urgência estiveram fechados por falta de médicos
Contra-Corrente

Isto não é um problema Temido, é um problema Costa

Há cada vez mais gente a pedir a demissão da ministra da Saúde, até porque ela sabe que caminhamos para o abismo e insiste em dar passos em frente. Mas não nos esqueçamos da responsabilidade de Costa.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Até quando Marta Temido?

Costa não gosta de deixar cair ministros que lhe são próximos, mas no PS são cada vez mais as vozes críticas. Até quando se vai segurar a ministra da Saúde? Uma questão que começa a ganhar forma.
contra-corrente

Temido tem condições para ficar? Ligue 9100241185

Depois de mais um fim de semana de constrangimentos nos serviços de urgência, há cada vez mais pessoas a questionar a continuidade de Marta Temido. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente
Saúde

Comissão reúne-se com Temido e administrações

A comissão de acompanhamento vai estar reunida com a ministra da Saúde, Marta Temido, e as administrações regionais de saúde devido à crise nos serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia.
António Costa

PM mantém confiança na ministra da Saúde

António Costa diz que é um "clássico da oposição pedir demissão de membros do Governo". Primeiro-ministro mantém a confiança no trabalho de Marta Temido e na resolução dos atuais problemas do SNS.
Vichyssoise

"Temido trata médicos como se fossem mercenários"

Em entrevista, Ricardo Baptista Leite critica resposta dada pela ministra aos problemas na Saúde e defende reforma profunda. Sobre PSD, diz que Montenegro tem legitimidade para afastar Mota Pinto.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Marta Temido não tem desculpa?

Fernando Medina veio dizer que o problema no SNS não é falta de verbas. Deixa, assim, pouca margem à ministra Marta Temido, que tem gerido mal o dinheiro e não tem sabido planear.
E o vencedor é...

Marta Temido está em processo de "Cabritização"

Problema estrutural e a solução é de 3 meses? Na saúde, adiantamos já o diagnóstico: equipa de Temido já não é capaz de governar. Vamos ter de esperar outra vez até o governante "apodrecer" no cargo?
O Bom, o Mau e o Vilão

Marcelo devia ser vice-primeiro-ministro de Costa

Fernando Medina (que diz que esta crise do SNS não é falta de dinheiro), Marta Temido (que não fala dos problemas reais) e Marcelo (que mudou o discurso em poucos dias) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Ministério da Saúde

Médicos e Governo sem acordo à vista

A reunião entre o sindicato dos médicos e o Ministério da Saúde acabou sem acordo. Médicos falam em “deceção total” e prometem apresentar uma contra proposta. Próxima reunião quarta-feira.
Ministério da Saúde

Medicina interna com mais vagas em concurso do SNS

Medicina interna é a especialidade com mais vagas para a contratação de médicos recém-especialistas para os hospitais do SNS, seguida de anestesiologia, psiquiatria e pediatria.
Ministério da Saúde

SNS. Marcelo espera prevenção para enfrentar verão

Primeiro-ministro admitiu a existência de "problemas estruturais que têm de ter resposta" no SNS. Marcelo alerta para a necessidade de se preparar a exigência dos próximos meses.
Ministério da Saúde

"Continuo a lutar." Marta Temido afasta demissão

Ministra da Saúde recusou demitir-se após os problemas nas urgências na última semana. Marta Temido garante continuar "determinada e com vontade" a exercer o cargo.
Noticiário

21h. Urgências. Comissão para resolver problemas

Solução, a curto prazo, apresentada por Marta Temido. Comissão vai operar durante o período de Verão e vai ser liderada por Diogo Aires Pereira, diretor de obstetrícia do Hospital de Santa Maria.
Noticiário

19h. PM aponta problema "estrutural" na saúde

O primeiro-ministro anunciou ainda uma conferência de imprensa de Marta Temido para apresentar soluções. Ainda neste jornal, a juíza responsável pelo julgamento de José Sócrates pediu substituição.
Noticiário

18h. Marta Temido revela plano para as urgências

Conferência anunciada pelo primeiro-ministro, que reconhece a gravidade do problema nos hospitais. Ainda neste jornal, os partidos criticam o Governo pela gestão da situação que se vive nos hospitais.
Ministério da Saúde

Costa admite "problemas estruturais" no SNS

Na sequência da "situação grave" que o país enfrenta face ao encerramento das urgências de obstetrícia, António Costa admite que SNS tem "problemas estruturais". Marta Temido dará conferência às 19h.
Saúde

Aprovada audição da ministra da Saúde sobre SNS

A audição foi aprovada por unanimidade pelos deputados na comissão de Saúde da Assembleia da República, face a uma auditoria à resposta do SNS a doentes oncológicos entre 2017 e 2020.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Que urgências estão abertas?

Os sites do ministério da saúde e da DGS não conseguem ter um link sobre urgências em funcionamento. Limitam-se a prestar dados sobre Covid-19, alimentação saudável ou solidariedade com a Ucrânia.
Resposta Pronta

SNS. "A situação é bem pior no Algarve"

João Proença, presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, garante que a situação no Algarve é pior do que na capital. Médicos "completamente exaustos" e hospitais "sem autonomia administrativa".
A História do Dia

O Serviço Nacional de Saúde ainda tem salvação?

Depois de 38 anos, trocou os hospitais públicos pelo privado, “cansado” e “farto”: “Tentei mudar o sistema. Concluí que não era possível”. O que explica o problema nas urgências? E como salvar o SNS?
Serviço Nacional de Saúde

A política das capelinhas e das panelinhas do SNS

Como os conselhos de administração de uma capelinha são premiados e reconduzidos se gastarem menos, um dos maiores incentivos à “boa gestão” é tentar transferir custos para outras capelinhas.
Noticiário

18h. Bloco de partos do Santa Maria está cheio

Fonte do hospital fala em situação circunstancial e normal. Ainda neste jornal, o Sindicato Independente dos Médicos acusa o Ministério da Saúde de estar a ocultar a realidade vivida nos hospitais.
Explicador

SNS. "Não é só contratar, mas também organizar"

Estado do SNS é "também questão de organização interna" num "processo onde não há inocentes". Plano de contingência é "solução aceitável". Análise de Pedro Pita Barros, Xavier Barreto e Tiago Correia.
E o vencedor é...

Os que queriam um SNS sem PPP, contentes agora?

Jerónimo de Sousa e Catarina Martins estão de parabéns. Finalmente têm o SNS que queriam? Marta Temido e António Costa também porque lá se livram das culpas. Quem perde, como sempre, são os utentes.
Noticiário

9h. Obstetrícia. Menos reclamações na ERS

Desde 2019 que o número de reclamações sobre a especialidade de obstetrícia/ginecologia tem vindo a diminuir, este ano foram registadas 41 queixas.
Resposta Pronta

Ambulâncias. "Espera prolongada pode acontecer"

António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros, explica que descontrole nas urgências "pode levar a menos meios para acudir pedidos de socorro". Informa um pedido de reunião urgente com a tutela.
Resposta Pronta

"Problemas não são só com as grávidas na AML"

Jorge Roque da Cunha, presidente do Sindicato Independente dos Médicos, fala em problemas estruturais nos hospitais portugueses e apela a um maior investimento no Serviço Nacional de Saúde.
Resposta Pronta

"Não é de declarações vagas que o país precisa"

Noel Carrilho, presidente da Federação Nacional dos Médicos, considera que Marta Temido foi pouco explícita nas medidas para os serviços de urgência dos hospitais e lamenta falta de propostas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.