Ministério da Saúde
Saúde

Bebé sem rosto. PAN quer ouvir ministra da Saúde

116
O grupo parlamentar do PAN quer chamar Marta Temido para audição, na Assembleia da República, sobre o caso do bebé que nasceu com malformações graves.
Enfermeiros

Governo novo (?) ou remodelado, ministros velhos

Desejo que a Srª. Ministra da Saúde possa (re)entrar, agora, com o “pé direito” no seu Ministério, e que o período de campanha eleitoral e eleições lhe tenham dado um pouco de humildade.
Braga

Trabalhadores do Hospital de Braga em protesto

Os assistentes operacionais do Hospital de Braga exigem ser incluídos no acordo que prevê as carreiras e que foi aplicado a todos os hospitais do SNS, para acabar com "desigualdades e discriminação".
Médicos

Ministra quer esclarecimentos sobre obstetra

O Ministério da Saúde vai solicitar à Ordem dos Médicos esclarecimentos sobre os processos que envolvem o médico obstetra que não detetou malformações graves num bebé que nasceu sem rosto.
Serviço Nacional de Saúde

Governo quer implementar um enfermeiro de família

1523
Marta Temido anunciou que o Governo pretende atribuir nos próximos quatro anos uma equipa de saúde familiar a todos os portugueses, que inclua um enfermeiro de saúde familiar.
Ordem dos Enfermeiros

Sindicância. Tribunal recusa providência cautelar 

123
O Tribunal Administrativo não deu razão à Ordem dos Enfermeiros na providência cautelar interposta contra a sindicância do Ministério da Saúde. Bastonária diz que decisão "não tem efeito nenhum".
Sindicatos

Sindicato vai queixar-se sobre atuação da PSP

Líder sindical considerou abuso a “forma desproporcionada” como os elementos da PSP forçaram os cerca de 30 trabalhadores que faziam um protesto no átrio do Ministério da Saúde, em Lisboa.
Protestos

30 trabalhadores "invadem" Ministério da Saúde

Cerca de 30 trabalhadores invadiram a entrada do Ministério da Saúde num protesto sem aviso prévio, que pretende exigir respostas à ministra Marta Temido sobre questões laborais.
Saúde

SNS. Envelhecimento, absentismo e horas extra /premium

169
Uma população médica envelhecida, 13,1 milhões de horas extra, 3,9 milhões de dias de ausência no trabalho e 105 milhões de euros em tarefeiros. É o retrato da saúde em 2018 feito pelo Governo.
Ministério da Saúde

Medicamentos. Infarmed reúne com associações

A ministra da Saúde afirmou reunir-se com as associações de doentes para perceber melhor quais são os constrangimentos ao nível da falta de medicamentos e identificar as formas de os ultrapassar.
Serviço Nacional de Saúde

Governo "empenhado" em resolver falta de remédios

578
A governante respondeu à denúncia de 70 associações de doentes, que enviaram uma carta ao Infarmed a alertar para a "realidade assustadora" de pessoas que não encontram medicamentos nas farmácias.
Serviço Nacional de Saúde

Temido quer pacientes em casa no país inteiro

1388
Marta Temido quer alargar ao país inteiro a possibilidade de um paciente com doença aguda recupere em casa. Pede melhores compensações para os profissionais da saúde. E diz que SNS é "âncora" do país.
Saúde

Ensino privado de Medicina. Será mesmo necessário?

422
Extrapolar que a falta de profissionais no SNS é consequência da insuficiente formação de médicos pelas oito escolas médicas existentes é um sofisma.
Hospitais

Hospitais: 3 meses para plano de humanização 

686
Entre as medidas do plano constam a criação de estruturas orgânicas próprias e autónomas destinadas ao projeto de humanização dos cuidados de saúde. "Saibamos todos inconformarmo-nos", apelou Temido.
PSD

PSD exige desbloqueio de verbas do INEM

468
O partido mostra "grande preocupação" perante a situação e garante que vai pedir respostas aos ministérios das Finanças e da Saúde. PSD diz que se trata de dinheiro do orçamento do próprio INEM,
Ministério da Saúde

Ministra quer reorganizar maternidades do país

327
Segundo Marta Temido, o Governo pretende ter uma "intervenção mais objetiva na reorganização da oferta e redistribuição dos recursos humanos das zonas mais críticas".
Ordem dos Enfermeiros

Ana Rita Cavaco: "Inspetores são desonestos"

614
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros acusa os inspetores do Ministério da Saúde de mentirem e garante que não se senta à mesa com a Ministra da Saúde "porque ela não quer".
Saúde

Lei de Bases da Saúde é "vitória para os cidadãos"

"É uma vitória para os portugueses e para a saúde dos portugueses", afirma Marta Temido. Para a ministra, trata-se de uma Lei "que tem condições para permitir um desenho melhor do sistema de saúde".
Saúde

SNS só gastou 25% das comparticipações termais

168
A Associação das Termas de Portugal, que representa cerca de 40 balneários do país, alertou que, até agosto, o Serviço Nacional de Saúde ainda só gastou 25% dos fundos disponíveis.
Ordem dos Enfermeiros

Urgência de Beja tem um enfermeiro para 20 doentes

4509
A Ordem entende que as novas contratações de enfermeiros são insuficientes e dá como exemplo o que se passa em Beja: há um enfermeiro nas urgências para 20 doentes em estado crítico.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde avalia formação médica do SNS

Ordem dos Médicos tinha dito que a tutela não tinha avançado com este procedimento, mas o Ministério da Saúde afirma que iniciou a auditoria no dia 19 de julho. Auditoria sucede duas resoluções da AR.
Saúde

Ministra: é preciso apoiar médicos no interior

232
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que é preciso insistir nos incentivos para fixar médicos no Interior do país, designadamente ao nível financeiro e outros.
Ministério da Saúde

SNS. Listas de espera são "grandes desafios"

A ministra da Saúde disse que as listas de espera e os tempos de espera de acesso aos cuidados de saúde são os "grandes desafios" dos próximos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Serviço Nacional de Saúde

O poder da responsabilidade e a defesa da Saúde

201
O País precisa de um serviço público de Saúde, funcionante, exemplar, de referência e, simultaneamente, não poderá dispensar um sector privado competitivo e que se imponha pela qualidade e eficiência.
Serviço Nacional de Saúde

Transformar SNS "é o grande desafio" do futuro

209
Marta Temido referiu que a "espera", o "investimento em infraestruturas", e a "desmotivação dos profissionais” são os problemas que o SNS tem de enfrentar a "curto e médio prazo”.
Ministério da Saúde

Maternidades. "Escalas de julho estão garantidas"

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) tinha admitido avançar com um sistema rotativo de urgências obstétricas. A ministra disse que as escalas de julho estão garantidas.
Ministério da Saúde

Ministra analisa proposta para tarefeiros na MAC

A Maternidade Alfredo da Costa pode prestar "serviços mínimos" no verão por falta de anestesistas. A ministra está a analisar propostas de prestadores de serviços para colmatar esta ausência.
Ministério da Saúde

MAC. Ministra quer quadro fixo de anestesistas

Marta Temido quer resolver as falhas que se verificam na Maternidade Alfredo da Costa, que nesta segunda-feira teve várias cirurgias canceladas por falta de anestesistas.
Serviço Nacional de Saúde

Problemas na pediatria do Algarve serão resolvidos

"A nossa expectativa é de que a partir do final de julho consigamos responder à escala sem dificuldades", admitiu a ministra da Saúde. Marta Temido desvaloriza um cenário demasiado pessimista.
Sindicatos

Sindicatos médicos pedem intervenção de Costa

1288
Os sindicatos dizem que "já não era aceitável" continuar a negociar com o Ministério da Saúde. "Vamos renovar o apelo à intervenção do primeiro-ministro".
Ministério da Saúde

Governo: menos 10 mil doentes em lista de espera

Marta Temido citou dados de maio indicando que diminuiu em dez mil o número de utentes em espera há mais de um ano. A ministra disse ainda que há agora mais utentes a utilizarem o SNS.
Ministério da Saúde

Bastonário prevê grande adesão à greve dos médicos

O bastonário da ordem dos Médicos diz que os "médicos começam a não acreditar na ministra", bem como na sua capacidade para alterar o "estado de coisas" no Serviço Nacional de Saúde.
Ministério da Saúde

Maternidades. Ministra chamada ao parlamento

A audição de Marta Temido foi aprovada esta quarta-feira por unanimidade pela comissão parlamentar de Saúde. Bastonário da Ordem dos Médicos também vai ser ouvido.
Ministério da Saúde

MS garante que nenhuma maternidade vai fechar

Marta Temido referiu que para "melhor responder" aquilo que é a atividade normal no período de férias, o Ministério da Saúde vai introduzir alterações na zona de Lisboa e Vale do Tejo.
Ministério da Saúde

Governo: 3 dos 4 hospitais terão sempre urgências

O ministério da Saúde admite: uma de quatro principais unidades hospitalares da Grande Lisboa poderá não ter urgências para grávidas a funcionar "sempre" no verão. Fala em "gestão de recursos".
Saúde

Temido não quer lei de bases a "qualquer preço"

187
A ministra voltou a dizer que a melhor lei de bases da Saúde foi a proposta pelo Governo. Disse que a lei deve "responder melhor aos portugueses" e afirmou desconhecer detalhes das negociações PS-PSD.
Ministério da Saúde

Marta Temido discute oncologia de Tondela 

Sindicatos dizem que serviço de oncologia em Tondela está em rutura. O presidente da CM de Tondela exige ao Governo uma "resposta urgente". Reunião realiza-se no Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde "tem má vontade" com Viseu

263
O presidente do CDS Viseu disse que a atual situação da oncologia em Viseu, que os médicos dizem estar em rutura, não acontece por falta de dinheiro, mas sim por má vontade da ministra da Saúde.
Ministério da Saúde

Marta Temido mostra-se indisponível para médicos 

630
Marta Temido disse, esta sexta-feira, que o Governo não tem condições de satisfazer algumas pretensões dos médicos. Greves estão convocadas para 2 e 3 de julho.
Médicos

Médicos mantêm greve marcada para julho

Os sindicatos falam em intransigência de Marta Temido. Foi marcada uma nova reunião para 9 de julho. Médicos exigem revisão dos salários, das carreiras e da legislação laboral.
Ministério da Saúde

Sindicatos médicos reúnem-se com tutela

Marta Temido mostrou-se disponível para reavaliar alguns modelos remuneratórios, afirmando que “o trabalho na saúde é um trabalho particularmente exigente”.
Ministério da Saúde

Marta Temido cética com salários pedidos 

338
A ministra refere que um sindicato propôs uma tabela salarial que "começa nos 4.284 euros". Temido está disponível para negociar, mas lembra que o SNS terá dificuldades em pagar estes valores.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde vai explicar-se ao Parlamento

A ministra da Saúde foi chamada ao parlamento para dar explicações sobre o caso do Hospital de Vila Franca de Xira. Em causa está o internamento de utentes em refeitórios e casas de banho.
Enfermeiros

Enfermeiro corre 350 km para pressionar Governo

1338
Duarte Barbosa planeia recolher assinaturas entre Porto e Lisboa, com uma ameaça no bolso: ou o executivo aceita as exigências do setor ou os enfermeiros que o apoiarem apresentam a demissão.
Hospitais

V. F. Xira. Caso é "inaceitável", diz ministra

A ministra da Saúde foi desafiada no parlamento a acabar com a PPP de V. F. de Xira. Marta Temido diz que a situação terá de ser avaliada e esclarecida antes de serem tomadas decisões.
Serviço Nacional de Saúde

SNS com mais 11 mil profissionais que em 2015

1167
A ministra da saúde, Maria Temido, sublinhou que o Serviço Nacional de Saúde tem hoje "a maior força de trabalho de sempre". São cerca de 10.800 profissionais a mais que em dezembro de 2015.
Bombeiros

Marta Soares. Ministério da Saúde é "caloteiro"

Na cerimónia do Dia Nacional do Bombeiro, o dirigente insistiu que "as pessoas que devem e não pagam, e não ouvem as pessoas a quem devem, só há um nome que se lhes pode chamar: caloteiros".
Ministério da Saúde

Falta de especialidade médica em urgência

Perito da OMS entende que a criação de uma especialidade de medicina de urgência iria "melhorar a qualidade do serviço prestado" mas que também é necessário descentralizar os serviços de urgência.
Saúde

Inovação em Saúde: oito tendências e um caminho

Em Portugal já existem terapêuticas alvo de contratos baseados no valor. Mas a difícil e demorada contratação pública e a dependência do Ministério das Finanças têm limitado a autonomia para inovar.
Ministério da Saúde

Temido quer resolver listas de espera em 2019

401
"É a nossa maior prioridade", afirmou Marta Temido. A ministra garante que com o esforço de todos os serviços e "foco no resultado" será possível resolver o problema até final de do ano.
Ministério da Saúde

Tempos de espera. Ministério ataca problema

O organismo quer resolver as situações de pacientes que estão com um tempo de espera médio superior a um ano. As novas medidas adoptadas pelos hospitais incidem sobre sete especialidades.
Saúde

Marta Temido. As 7 polémicas em 7 meses de Governo /premium

112
Marta Temido tomou posse como ministra da Saúde há exatamente sete meses, após a remodelação governamental em que saiu Adalberto Campos Fernandes. Em pouco tempo agitou o setor e colecionou polémicas.
Saúde

Marta Temido: "Irritada? Ouço a Internacional"

4696
Independente, está "numa linha mais à esquerda" do governo — diz que não se ofende com o rótulo "esquerdista" e que o hino da CGTP a acalma, em entrevista ao JN. Mas na lei de bases, visa BE e PCP.
Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiros tentam impugnar sindicância à Ordem

A Ordem vai apresentar uma ação de impugnação do ato que a sindicância ordenou e também vai recorrer da decisão do tribunal que rejeita o pedido cautelar interposto contra a ministra da Saúde.
Enfermeiros

Marta Temido suspende providência da OE

2609
A resolução permite a continuação da sindicância e a suspensão da providência cautelar. Elementos da Ordem impediram esta quarta-feira os inspetores de continuarem a sindicância.
Médicos

Ministra: reivindicações dos médicos são difíceis

Nova tabela salarial e redução de horas nos serviços de urgência "são aspetos reclamados pelos sindicatos, mas dos quais teremos muita dificuldade em nos aproximar", disse Marta Temido.
Moçambique

Moçambique vai vacinar mais de 83 mil crianças

O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou uma campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo, vai abranger 83.553 crianças e será feita em centros de saúde, escolas, mercados e igrejas.
Ordem dos Enfermeiros

Sindicância. Tribunal aceita providência da Ordem

O Tribunal admite "liminarmente a providência cautelar requerida contra o Ministério da Saúde". Segundo o advogado da Ordem dos Enfermeiros, a sindicância de Marta Temido tem várias ilegalidades.
Enfermeiros

Hoje escrevo para si, srª. enfª Ana Rita Cavaco

245
Também eu me sinto atingido por esta falta de respeito, esta prepotência, esta falta de decoro e sentido de Estado que a Srª. Ministra da Saúde, que está mais uma vez a insultar todos os Enfermeiros.
Ministério da Saúde

Ajudem (-n)os

295
A ministra não pode ser deixada à solta e precisa de quem lhe guie passos e palavras e lhe explique o que são os “tempos úteis”, “clinicamente aceitáveis”, “garantidos” e, sobretudo, "satisfatórios".
Farmácias

Farmácias recebem 19 milhões para vender genéricos

O Estado português pagou 19,4 milhões de euros às farmácias portuguesas para vender genéricos, valor que representa apenas um terço da despesa das farmácias com estes medicamentos.
Enfermeiros

Bastonária alerta para mortes em listas de espera 

333
Ana Rita Cavaco relembrou que 2.600 doentes morreram à espera de cirurgia em 2017. Marta Temido defende não há relação entre a morte dos doentes e o motivo da sua presença em lista de espera.
Ministério da Saúde

Enfermeiros pedem saída da ministra da Saúde

260
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirmou que a ministra "não tem condições para cumprir o seu mandato até às eleições legislativas". Pede a Marcelo para atuar perante "atitude persecutória".
Marcelo Rebelo de Sousa

Vem aí veto? Para Marcelo, é "absurdo" proibir PPP

712
Se maioria de esquerda insistir numa formulação da nova lei de bases da saúde que feche a porta às parcerias público-privado, o destino dessa proposta será um chumbo em Belém, avança o Expresso.
Ministério da Saúde

"A greve não é direito de médicos e enfermeiros"

4759
Francisco George, antigo diretor-geral da saúde, defende a extinção da ADSE e considera que os médicos e os enfermeiros não devem ter direito à greve.
Natalidade

Ministra da Saúde quer aumentar a natalidade

159
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse que a reposição geracional é um dos maiores desafios que Portugal enfrenta e que envolve a aposta que tem sido feita na melhoria das condições de vida.
Hospitais

Hospitais. Falhas de segurança com recém-nascidos

228
A auditoria avaliou serviços de internamento de crianças e adultos e detetou falhas em todos eles. Ainda há hospitais com falhas na videovigilância, pulseiras eletrónicas e fecho automático de portas.
Ordem dos Médicos

Médicos. Bastonário ameaça responsabilizar tutela

O bastonário da Ordem dos Médicos ameaça responsabilizar o Ministério da Saúde pela "insegurança clínica" alegadamente verificada em muitas unidades. Miguel Guimarães falha em "capital humano".
Saúde

Lanches do pré-escolar vão ter fruta e legumes

361
A fruta e legumes nos lanches dos alunos do 1.º ciclo vai ser alargada ao pré-escolar, diz a responsável pelo programa da Direção-Geral da Saúde (DGS), que reconhece falta de sucesso da iniciativa.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde não garante médicos de família 

739
A Ministra da Saúde, Marta Temido, disse na Assembleia da República que não se pode comprometer com a atribuição de um médico de família para todos os portugueses até ao final do mandato.
Ordem dos Enfermeiros

Setúbal. Cirurgias sem enfermeiros motivam queixa 

184
Em causa estão 2 cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital de Setúbal, sem a presença de enfermeiros. A Ordem dos Enfermeiros queixa-se de "negligência grosseira". O caso aconteceu em dia de greve.
Saúde

Ministra averigua denúncias sobre colonoscopias

Marta Temido vai pedir à Entidade Reguladora da Saúde uma averiguação às denúncias de que os hospitais públicos estão a dar prioridade às colonoscopias preventivas.
Ministério da Saúde

Governo chama Ordem dos Médicos para reunião

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que "não há qualquer sentimento de menor consideração por nenhum dos profissionais de saúde" e pediu uma reunião com a Ordem dos Médicos.
Serviço Nacional de Saúde

Governo diz que não obriga médicos a ficar no SNS

Numa carta enviada ao Sindicato Independente dos Médicos, a tutela esclarece que não tem intenção de obrigar os clínicos que se formem no SNS a ficar no setor público por um período mínimo de tempo.
Ordem dos Médicos

Médicos. Ordem acusa Governo de "desprezo inédito"

453
Em causa estão um "conjunto de atitudes e declarações ocorridos nos últimos meses" do Governo, que, segundo a Ordem, ultrapassaram "o limite do aceitável", "revelando uma total falta de respeito".
Política

Ana Rita Cavaco: depois de convidada, ignorada

266
António Costa continua o seu périplo de inaugurações país fora. Esta quarta-feira, em Abrantes, contou com a presença da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que foi praticamente ignorada.
Saúde

Norte liberta hospitais de doentes não urgentes

304
Os doentes que possuam pulseira verde e azul vão ser orientados para centros de saúde onde serão atendidos no próprio dia. A medida da ARS Norte pretende aliviar a acumulação de utentes nas urgências.
Ministério da Saúde

Enfermeiros. Ministra espera que greve não ocorra

536
A ministra da Saúde sublinhou que o Governo "tem uma vontade séria de negociar" com os enfermeiros, mas reitera que "não pode fazer aquilo que está para além das suas possibilidades".
Hospitais

Governo acusado de desprezar hospital de Leiria

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos pediu à ministra da Saúde para se "começar a preocupar" com o Centro Hospitalar de Leiria e revelou que num ano saíram 12 internistas.
PGR

PGR remete queixa de boicote contra Ministério

A ASPE queixou-se da conduta do Ministério da Saúde com o objetivo de violar a lei e a decisão do tribunal arbitral em relação à greve dos enfermeiros que decorreu entre janeiro e final de fevereiro.
Ministério da Saúde

Enfermeiros. Negociações serão retomadas até março

Negociações entre o Governo e os sindicatos dos enfermeiros serão retomadas até ao princípio de março. A organização do tempo de trabalho e a avaliação de desempenho serão questões-base a abordar.
Ministério da Saúde

Enfermeiros. Normalidade voltou aos dez hospitais

O Ministério da Saúde indica que em todos os dez hospitais foi retomada a atividade normal nos blocos operatórios. Greve mantém-se, uma vez que pelo menos um dos sindicatos não a suspendeu.
ADSE

ADSE. Minista diz que "não há condescendência"

264
Em causa está a intenção anunciada por alguns grupos privados de denunciarem as convenções com a ADSE, após o instituto público ter exigido o pagamento de 38 milhões de euros por excesso de faturação.
Angola

Ministro critica "negociatas" do anterior governo

Em resposta à posição transmitida pela empresária Isabel dos Santos, o ministro da Comunicação Social angolano defende que "a área da Saúde está melhor" do que na altura do anterior governo.
ADSE

Saúde. ADSE reúne-se esta terça-feira com ministra

O Conselho Geral e de Supervisão da ADSE apelou ao diálogo urgente entre os prestadores privados e o instituto público. ADSE exige o pagamento de 38 milhões aos privados por excesso de faturação.
Saúde

ADSE ou Ai do Zé?

389
Sejamos claros. O fim da ADSE, um dos seguros mais importantes na saúde dos Portugueses, determinará um acelerar vertiginoso do colapso assistencial do SNS, com tempos de espera infindáveis.
ADSE

As guerras da saúde fazem sentido? /premium

346
Na cínica “ideologia do SNS” não temos qualquer preocupação com a saúde pública, mas um projecto de domínio da sociedade pelo poder político e ainda um cálculo eleitoral partidário.
Ministério da Saúde

A ministra incendiária /premium

3346
O PS enganou-se no campo de batalha, pois querer tratar como “supletivo” 42% do nosso sistema de saúde não é apenas uma loucura ideológica, é uma facada no coração da classe média. Em ano de eleições.
ADSE

A guerra da ADSE será paga em Outubro

1167
O actual conflito entre a ADSE e “meia dúzia” de operadores privados vai-se transformar num conflito entre a ADSE milhares e milhares de beneficiários, com óbvias consequências eleitorais.
Greve

Governo garante clima calmo nos blocos operatórios

136
A ministra da Saúde disse que "apenas passados alguns dias da entrada em incumprimento" dos enfermeiros em greve o Governo avançou para a medida de requisição civil.
Bombeiros

Bombeiros. Aumenta a dívida do Ministério da Saúde

229
A Liga dos Bombeiros Portugueses refere que a dívida ultrapassa os 35 milhões de euros e que as "Associações e corpos de bombeiros estão à beira da rutura devido aos atrasos nos pagamentos".
Ministério da Saúde

Governo suspende concurso para nova PPP em Braga

202
A ministra da Saúde disse que o Governo vai assegurar a reversão da gestão do hospital de Braga para a esfera pública e adiantou que os trabalhos para lançar um novo concurso estão mesmo suspensos.
Enfermeiros

Enfermeiros. Ministério suspende relação com Ordem

1355
Secretário de Estado Adjunto da Saúde suspendeu relações institucionais com a Ordem dos Enfermeiros na sequência das declarações da bastonária sobre a greve. Ordem fala em "má vontade" do Governo.
Governo

Greve dos Enfermeiros. Governo pediu novo parecer

Em causa está a greve dos enfermeiros nos blocos operatórios de 7 centros hospitalares, que se prolonga até dia 7 de fevereiro. Há serviços mínimos decretados, mas são considerados "insuficientes".
Adalberto Campos Fernandes

"Gostava ter feito muito mais investimento"

168
Adalberto Campos Fernandes revela que já tinha pedido a António Costa para sair antes de ser substituído e lamenta não ter tido mais dinheiro para investir no Serviço Nacional de Saúde.
Greve

30% das cirurgias canceladas já foram realizadas

O Centro Hospitalar de Coimbra é a unidade mais avançada na reposição de cirurgias, com 37,3% já realizadas. Em sentido contrário está o São João, no Porto: é o mais atrasado com apenas 22,5% feitas.
Ministério da Saúde

Auxiliares de ação médica anunciam greve

Os profissionais consideram que as suas funções não estão a ser valorizadas e afirmam que o "descontentamento é enorme" . Os trabalhadores vão ainda realizar um abaixo-assinado para repor a carreira.
Saúde

Ministra diz que Lei de Bases pode ser melhorada

A ministra da Saúde, Marta Temido, a Lei de Bases da Saúde é passível de "muitas sensibilidades" mas a proteção dos cidadãos "exige intervenções que contemplem respostas para o futuro".
Mortalidade

Mortalidade infantil. Ordem quer apurar causas

230
A Ordem dos Médicos considera que o aumento da mortalidade infantil "merece uma rápida análise" por parte do Ministério da Saúde, já que pode aumentar o clima de desconfiança dos utentes.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde contra providência cautelar

Ministério deduziu oposição à providência cautelar da Associação Nacional de Cuidados Continuados. Em causa o pagamento de mais de um milhão de euros
Hospital de Santa Maria

Diretores receiam afastamento de presidente

Diretores do Centro Hospitalar Lisboa Norte enviaram carta à ministra da Saúde a mostrar preocupação e estranheza pela não recondução de Carlos Martins no cargo de presidente.
Ministério da Saúde

Farmácias hospitalares: contratações para breve

Ministra da Saúde diz estar a fazer-se um esforço para contratar mais profissionais e que novas contratações podem acontecer nos próximos dias, situação esta que importa ser ultrapassada rapidamente.
Cuidados Continuados

Governo afasta riscos nos cuidados continuados

Marta Temido diz que os cuidados continuados são uma "aposta" e que "exigem um grande desenvolvimento e forte investimento" apesar da dívida de 6,4 milhões de euros à respetiva associação.
Enfermeiros

Não é possível corrigir 20 anos numa legislatura

Saúde e Finanças não aceitam aplicar a todos os enfermeiros o mesmo congelamento. Governo quer estabelecer paz social no SNS, mas admite haver pontos em que aproximação aos sindicatos não é possível.
Enfermeiros

Governo tem "linhas vermelhas" com enfermeiros

167
Marta Temido avisa que o Governo tem "linhas vermelhas" nas negociações com os enfermeiros, como "garantir o equilíbrio financeiro e o equilíbrio entre as várias profissões não só da saúde".
Enfermeiros

Governo aceita categoria de especialista

2004
O Ministério da Saúde aceitou consagrar a categoria de enfermeiro especialista, avança o Expresso. Sindicato tinha admitido essa possibilidade. Reuniões com Governo foram retomadas esta sexta-feira.
Évora

Governo avança com projeto do Hospital do Alentejo

A cerimónia, que decorre esta sexta-feira à tarde, em Évora, vai apresentar o projeto de financiamento do novo hospital, no âmbito da reprogramação do Portugal 2020 e terá um caráter simbólico.
Ministro da Educação

Governo define transferência de verbas 

O Governo pretende definir, ainda esta semana, a forma de transferência do dinheiro destinado à Saúde e à Educação para os municípios, no âmbito da transferência de competências.
Ministério da Saúde

MAC. Anestesistas a 500 euros por hora? Ordem nega

142
Ministério da Saúde esclarece que a Maternidade Alfredo da Costa encerrou urgências no Natal porque havia apenas um anestesista disponível a 500 euros por hora. A Ordem contesta e exige provas.
Serviço Nacional de Saúde

Informática falhou? Médico pode recusar consulta

277
Sindicatos estão a recomendar a médicos que cancelem consultas sempre que surjam falhas no sistema informático que lhes dá acesso ao historial do paciente ou à prescrição de exames ou consultas.
Política De Saúde

A ideologia da gestão pública na Saúde

As consequências que poderá ter a imposição da exclusividade aos profissionais de saúde que trabalham no setor público são imprevisíveis, não sendo de excluir a desvinculação por parte de muitos.
Governo

Cuidados Continuados colocam Estado em tribunal

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados interpôs esta sexta-feira uma ação contra o Estado português, solicitando o aumento do que paga às instituições pelos cuidados que prestam.
Enfermeiros

Ministra recebe elementos da "greve cirúrgica"

Representantes do movimento "greve cirúrgica" estão a ser recebidos pela Ministra da Saúde no Ministério, em Lisboa. O movimento pretende "fazer à ministra da Saúde um retrato real da profissão".
Ministério da Saúde

Saúde. Ministra espera "pontes" com sindicatos

A ministra da Saúde assumiu que utilizou uma "expressão menos feliz" ao fazer uma "caracterização genérica sobre as posições em situações de diálogo ou não diálogo" relativamente aos enfermeiros.
Enfermeiros

Ministra da Saúde pede desculpa aos enfermeiros

808
A Ordem dos Enfermeiros revela que a ministra da Saúde pediu desculpa aos enfermeiros. O Ministério da Saúde confirmou que houve um telefonema.
Parcerias Público Privadas

As razões para o fim da PPP do Hospital de Braga /premium

627
O Hospital de Braga poderá voltar à esfera pública. A pergunta coloca-se: porquê mudar quando este é o melhor hospital do país? O Governo e a empresa gestora não chegaram a acordo em dois pontos.
Saúde

Maria de Belém critica descortesia de ministra

242
"Os procedimentos são muito importantes. Para uma cerimónia como estas, justificar-se-ia um convite personalizado", entende a presidente da comissão que trabalhou na revisão da Lei de Bases da Saúde
Ministério da Saúde

Ministra da saúde admite recorrer a privados

102
Segundo Marta Temido, está a tentar-se que algumas destas cirurgias possam realizar-se nos hospitais onde decorre a paralisação, que já adiou cerca de 5.000 operações programadas.
Saúde

Ministra pede às ordens para conter excesso verbal

Marta Temido fez o pedido às ordens profissionais na greve dos enfermeiros porque pode "transparecer uma sensação de insegurança" numa altura em que se impõe serenidade.
Governo

Atendimento médico em zonas indígenas cresceu 400%

O Governo brasileiro anunciou que o número de atendimentos médicos em zonas indígenas cresceu 400% nos últimos quatro anos, passando de 1,1 milhão em 2014, para 5,6 milhões de até novembro deste ano.
Ministério da Saúde

Cirurgias desmarcadas serão reagendadas em janeiro

267
Em declarações aos jornalistas após uma reunião com as administrações dos cinco hospitais afetados pela greve, a ministra afirmou que findo este período de greve os doentes serão reagendados.
Ministério da Saúde

Ministra negoceia remarcação de cirurgias

Marta Temido afirmou sexta-feira aos jornalistas que tem trabalhado com os cinco hospitais onde decorre a greve em blocos operatórios para "garantir os direitos dos doentes".
Ministério da Saúde

Saúde. Ministério lembra prioridades do país

O Governo está a trabalhar para tentar aproximar-se às expectativas dos técnicos de diagnóstico e terapêutica, mas ministra da Saúde lembra que é necessário "escolher as prioridades certas".
Hospitais

Hospitais com "pior resultado económico de sempre"

1019
Os hospitais encerraram o ano de 2017 com o "pior resultado económico de sempre", garante o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. Os resultados operacionais agravaram-se em 200%.
Ministério da Saúde

Governo preocupado com greve de enfermeiros

204
A ministra da Saúde admitiu esta terça-feira estar muito preocupada com a eventual greve prolongada de enfermeiros em blocos operatórios, considerando que a forma de luta é "agressiva".
Serviço Nacional de Saúde

Dívida do SNS ficará entre 400 e 450 milhões 

O Ministério da Saúde estima fechar o ano com uma dívida dos hospitais aos fornecedores entre 400 e 450 milhões de euros, segundo o secretário de Estado, acima de previsões apontadas.
Ministério da Saúde

Uma remodelação na saúde ou da saúde?

240
O primeiro-ministro não estava satisfeito com a política seguida pela equipa do ministro da Saúde no cumprimento do programa do PS? Ou pretendia maior velocidade na implementação dessas políticas?
Saúde

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve

424
Os técnicos de diagnóstico e terapêutica voltam à greve na segunda-feira para exigir que o Governo aceite as propostas de tabela salarial e as regras de transição para a nova carreira.
Ministério da Saúde

Governo aprova 500 milhoes para hospitais EPE

O Governo aprovou esta sexta-feira uma verba de 500 milhões para os hospitais EPE pagarem as dívidas em atrasos aos fornecedores, anunciou o Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde

Médicos de família para 94% dos portugueses

4760
A ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou esta quinta-feira que "no final do ano" 94% dos portugueses terão médico de família, sendo que ainda há 580 mil pessoas sem acompanhamento.
Ministério da Saúde

Hospitais com dívidas de 500 milhões de euros

Os ministérios das Finanças e da Saúde estão a diligenciar a libertação da segunda parcela de 500 milhões de euros para os hospitais pagarem as dívidas em atraso aos fornecedores.
Cancro

Rastreios de cancro falharam metas no último ano

Rastreios oncológicos de mama, colo do útero, cólon e reto não chegaram a toda a população esperada no último ano. Relatórios de diferentes administrações regionais de saúde apontam metas e falhas.
Política

Ambiente e Saúde com novos secretários de Estado

171
Já são dados como certos os nomes de dois novos secretários de Estado. Falta saber quem vão os donos das pastas da Cultura e Saúde chamar para renovar os respetivos ministérios.
Governo

Há remodelação na Saúde?

Só se pode exercer o mandato de ministro da Saúde com uma agenda clara, objectivos definidos, um prazo para os atingir e meios financeiros para lá chegar. Nada disto existe no ano final da legislatura
Governo

Estafetas, abraços com som e explicações

Centeno não esteve na despedida de um dos ministros mais queixoso com contenção. Adalberto Campos Fernandes saiu porque área pedia "energia". Economia deixou de a ter, mas Costa diz que não foi favor.
Governo

Como Costa montou uma remodelação-relâmpago /premium

324
Com um calendário surpreendente e inédito, o primeiro-ministro conseguiu montar em segredo a mais profunda remodelação do seu governo. Um "refresh" que arruma vários problemas até às próximas eleições
Enfermeiros

Enfermeiros iniciam greve de 6 dias esta quarta

Os enfermeiros iniciam na quarta-feira uma greve de seis dias para exigir ao Governo a apresentação de uma nova proposta negocial sobre a carreira de enfermagem, cuja negociação deveria ter terminado em junho.
Hospital de São João

Porto. Máquina de radioterapia parada há meses

556
Havia uma "deficiente resposta em tratamento de radioterapia" no hospital do Porto. Foi adquirida uma máquina, mas o pagamento atrasou-se. O hospital diz que os doentes foram defendidos e tratados.
Infarmed

Infarmed no Porto? Certeza, "cambalhota" e recuo /premium

310
A mudança era dada como certa, mas na última sexta-feira o ministro da Saúde travou a fundo e, afinal, essa decisão terá de ser reavaliada. Rui Moreira lembra que Costa tem "responsabilidade máxima".
Hospitais

Governo: "Há hospitais a trabalhar nos limites"

O ministro da Saúde reconheceu que "há hospitais a trabalhar nos limites", com profissionais a "fazer um enorme esforço", mas considerou que o Governo está "na trajetória correta".
Ministério da Saúde

Governo. Críticas ao SNS visam a sua privatização

461
Adalberto Campos Fernandes atacou propostas do PSD para a Saúde, sublinhando que as críticas ao SNS visam desgastar o sistema para depois o privatizar.
Bombeiros

Liga. Dívida aos bombeiros pode afetar socorro.

Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) estima em cerca de 30 milhões de euros as dívidas do Ministério da Saúde às corporações, em grandes dificuldades financeiras. Socorro às populações em causa.
Saúde

4 melhores sites de informação médica em português

2103
As plataformas só vão estar completamente disponíveis a partir de 1 de janeiro de 2019, mas a partir daí todos os cidadãos em Portugal poderão ter acesso à informação médica de melhor qualidade.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde deve 30 milhões aos bombeiros

Os atrasos têm-se repetido nos últimos anos. O presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, solicitou uma audiência ao primeiro-ministro, António Costa.
Obesidade

Obesidade. Governo investe para promover cirurgias

522
Governo quer reduzir os tempos de espera e aumentar a capacidade para o tratamento cirúrgico da obesidade em Portugal, investindo no pagamento de novas técnicas mais eficazes do que a banda gástrica.
Saúde Pública

Ainda o tabaco e má legislação

O Governo quer acabar com o fumo de tabaco no SNS – em cujas instituições já é proibido fumar – para depois, com um despacho, propor a criação de espaços para não fumadores... nas zonas ao ar livre.
Serviço Nacional de Saúde

SNS devia 77 milhões ao Instituto do Sangue

Os hospitais públicos deviam mais de 77 milhões de euros ao Instituto Português do Sangue e Transplantação no final de 2016, com o Centro Hospitalar Lisboa Norte a ser o principal devedor.
Algarve

Governo revê forma de atrair médicos para Algarve

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde admitiu que o Governo vai repensar a fórmula para atrair jovens médicos para o Algarve, depois do plano de mobilidade especial ter falhado.
Médicos

Vagas são superiores ao número de recém formados

O Ministério da Saúde decidiu abrir mais vagas para novos médicos do que os profissionais que acabaram a especialidade este ano para tentar captar clínicos que estejam no privado ou no estrangeiro.
Ministério da Saúde

Aberto concurso para contratar 1.234 médicos

O Governo vai abrir concurso para contratar 1.234 médicos que terminaram a especialidade nas áreas hospitalar, de medicina geral e familiar e de saúde pública, confirmou o Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde quer exames em formato digital

O presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Henrique Martins, disse que até ao final de agosto todos os centros de saúde devem ter a capacidade de emitir exames sem papel.
Hospital de São José

Ministro reuniu-se com profissionais do S.José

O gabinete do ministro Adalberto Campos Fernandes indicou que a "reunião foi profícua" e que se "abriram pontos de colaboração" entre os profissionais, a administração e o Ministério.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde retira campanha polémica

125
Promoção da aplicação de telemóvel MySNS usava o caso dos jovens resgatados na Tailândia. Críticas ao "mau gosto" e ao aproveitamento do Ministério levaram a apagar a campanha. "Fomos infelizes."
Médicos

Bastonário dos Médicos exige pedido de desculpa 

526
O bastonário da Ordem dos Médicos exigiu do ministro da Saúde um pedido de desculpa aos profissionais da urgência do Hospital São José que pediram a demissão.
Saúde

Ministro critica alarmismo com situações pontuais

528
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, criticou esta segunda-feira, em Coimbra, o "empolamento sistemático de situações pontuais" no setor, que afirma estar a ocultar a realidade do país.
Saúde

Hospitais estão em situação normal, diz ministro

104
Adalberto Campos Fernandes entende que a "esmagadora maioria das situações" nos hospitais, com a passagem às 35 horas de enfermeiros, técnicos e assistentes a 1 de julho, está a "correr normalmente".
Profissionais de Saúde

Saúde. Horas extra terão de ser pagar

Os profissionais dos hospitais que estejam a fazer 40 horas de trabalho semanais depois do início do mês terão de receber horas extraordinárias, anunciou o ministro da Saúde.
Saúde

São João inaugura obras na oncologia pediátrica

São inauguradas na sexta-feira as instalações de oncologia pediátrica no hospital de São João, no Porto, remodeladas recentemente. Porém, a ala do internamento continuará a funcionar nos contentores.
Hospitais

São João. Verba ainda por desbloquear após 2 meses

2133
Em abril, o ministro da Saúde prometeu que as verbas para a construção da nova ala pediátrica do São João estariam desbloqueadas em duas semanas. Mas, dois meses depois, continua por desbloquear.
Serviço Nacional de Saúde

Cirurgias no SNS aumentaram 1,2% em 2017

O número de cirurgias no SNS aumentou 1,2% em 2017, o que provocou uma subida total de 3,5% do número de operados. As consultas externas também aumentaram, segundo os dados do Ministério da Saúde.
A página está a demorar muito tempo.