267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Ministério da Saúde

Pandemia

Os sete pecados mortais da pandemia

A vacinação é, sem dúvida, a maior arma que temos neste momento, mas a qualquer momento, precisamente por causa das novas variantes, tudo poderá ser diferente.
Resposta Pronta

Desvio de funções dos médicos. "Vai causar mortes"

Secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos queixa-se de desvios para áreas relacionadas com a Covid-19 e diz que a situação vai causar atrasos no acompanhamento e na resposta aos utentes.
Ministério da Saúde

Centros de Saúde e o disparate criminoso

Estão a criar mega-unidades centralizadas, que mais não são que mini-hospitais, em vez de pequenas e familiares unidades de proximidade incrustadas na comunidade.
Liga dos Campeões

Covid-19. País tem que seguir regras, diz ministra

"Há um conjunto de regras que temos que continuar a seguir e a circunstância de outros não as cumprirem, não deve ser um álibi para aquilo que gostaríamos de fazer", defende ministra da Saúde.
Ministério da Saúde

O vazio de ideias para o SNS

105
Temos um Ministério da Saúde esgotado, sem soluções para os problemas existentes e sem ideias para o futuro. Mais uma vez, estamos a desperdiçar oportunidades, por falta de visão e vontade política.
Coronavírus

Sales. Três critérios para avaliar matriz de risco

O secretário de Estado afirmou que critérios como a vacinação, o tipo de variantes ou pressão sobre os hospitais podem ser "considerados quando se fizeram novas avaliações (da matriz de risco)".
Coronavírus

Lacerda Sales responde a críticas de Rui Moreira

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde respondeu às críticas de Rui Moreira que acusou o Governo de ter “dois pesos e duas medidas” no plano de vacinação e pede “cautela” para a final da Champions.
INEM

Saúde quer reatar renovação de ambulâncias 

"Estão a ser desenvolvidos esforços para que a renovação de ambulâncias em funcionamento nos Postos de Emergência Médica possa ser retomada tão rapidamente quanto possível", disse ministério da Saúde.
Coronavírus

Lisboa vai ter mais testes e postos móveis

Para controlar o aumento de casos em Lisboa, Governo, autoridades de saúde e Câmara vão colocar postos móveis de testagem no Bairro Alto e Gare do Oriente. Haverá reforço da testagem nas escolas.
Ministério da Saúde

Marta Temido reafirma prioridade na saúde mental 

As prioridades para a área da saúde mental são "qualificar a forma como se acede aos cuidados de saúde mental" e "reforçar as respostas de proximidade", explica a ministra da Saúde.
Saúde

Ministra admite reorganização nas urgências

"A obrigação do Governo é responder aos portugueses, às suas necessidades assistenciais e isso será feito considerando as melhores respostas em cada momento e a necessidade de reorganizar serviços".
Saúde

Há "caminho a fazer" no enquadramento das PPP

"Há seguramente caminho a fazer na revisão do que é o enquadramento legal das PPP", disse ministra acrescentando que "os privados não têm tido disponibilidade para as condições que o Governo coloca".
Saúde

Há mais utentes sem médico de família: 900 mil

"Em abril a cobertura de utentes inscritos com médico de família situava-se nos 91%, correspondendo a cerca de 900 mil utentes sem médico de família", afirmou a ministra da Saúde no parlamento.
Médicos De Família

Maioria dos portugueses sem médico vive em Lisboa

Em abril, havia 865.734 portugueses sem médico de família atribuído. Destes, quase 620 mil estavam inscritos na região de Lisboa e Vale do Tejo, aquela onde faltam mais destes especialistas.
Coronavírus

Anticorpos de infetados baixam ao fim de 3 meses /premium

15,5% da população tem anticorpos contra o coronavírus, mais no Norte e menos nos Açores. O grupo dos 70-79 anos tem menor seroprevalência. Estas são as conclusões do Inquérito Serológico Nacional.
Resposta Pronta

Carreiras. "Política não pode sobrepor-se à saúde"

Presidente da Câmara de Cascais refere que cabe ao Ministério da Saúde decidir se mantém o concurso para encontrar um novo parceiro ou se o Estado passa a assumir a administração do hospital.
Explicador

Eventos-piloto. Resultados podem não ser rigorosos

Espetáculos-piloto são o grande teste para "salvar o Verão". Álvaro Covões destaca disponibilidade das autoridades de saúde. Gustavo Tato Borges prevê resultados "positivos", mas pouco "rigorosos".
Coronavírus

Lacerda Sales quer dias sem mortos como "norma"

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde diz que esta "não é a hora de parar", mas "a hora de continuar" e quer dias sem mortos por Covid-19 como "norma".
Enfermeiros

Enfermeiros exigem a efetivação de 2.010 pessoas

Cerca de uma centena de enfermeiros manifestaram-se pela dignidade e valorização da enfermagem, bem como pela compensação do risco e penosidade. Vieram profissionais de todo o país.
Coronavírus

Vacinação preveniu mortes em maiores de 80 anos 

Cerca de 90% das pessoas com mais de 80 anos já recebeu a vacina. 140 mortes podem ter sido evitadas graças à vacinação. Mais vacinas vai fazer fundir fase dois e três da campanha.
Coronavírus

Temido remete decisões do desconfinamento para 5ª

"Estes dias que estamos a viver são decisivos para que se consolidem tendências num sentido ou noutro e para que possamos tomar decisões para o período que vem a seguir ao dia 19", diz a ministra.
Coronavírus

Ministra: é prematuro falar de pausa na Janssen

Marta Temido explica que “os efeitos adversos estão descritos, mas no balanço risco-benefício continuamos a saber que a vacina é a nossa melhor arma para sairmos desta doença”.
Coronavírus

Marta Temido. "Tomei AstraZeneca e tenho 47 anos" /premium

255
A ministra explicou esta sexta-feira que os peritos nem sempre estão de acordo e sublinhou que foi a prudência que levou Portugal a suspender vacina da AstraZeneca abaixo dos 60 anos de idade.
Coronavírus

AstraZeneca.Temido reúne com ministros europeus

A presidência portuguesa do conselho da União Europeia convocou uma reunião urgente com os ministros da Saúde para debater conclusões dos peritos sobre eventuais riscos da vacina da AstraZeneca.
Médicos

SIM critica imposição retroativa de objetivos

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) critica que os objetivos a cumprir pelos clínicos nas Unidades de Saúde Familiar em 2021 e em 2020 tenham sido definidos com mais de um ano de atraso.
Hospitais

A frieza dos números atraiçoa a narrativa oficial

3047
Os dados mostram, claramente que, no que concerne à capacidade de internamento hospitalar, o que se verificou em Portugal foi impreparação, falta de planeamento, desorganização.
Coronavírus

Enfermeiros dizem não estar a receber horas extra

Ana Rita Cavaco disse que os centros de saúde não querem pagar as horas extra aos enfermeiros na vacinação contra a Covid-19. Ministério da Saúde diz que estes pagamento estão autorizados.
Coronavírus

Portugal com mais de um milhão de testes rápidos

Distribuição dos testes ao longo destas semanas será feito “de acordo com as necessidades e situação epidemiológica de cada uma das Administrações Regionais de Saúde”.
Resposta Pronta

"Não é um político vacinado que traz confiança"

No dia da vacinação pública do secretário de Estado da Saúde, Isabel de Santiago, especialista em Comunicação em Saúde, critica a estratégia do Governo. "A comunicação já se tornou numa pandemia".
Noticiário

7h. Task force da testagem reúne 43 dias depois

Epidemiologista Manuel Carmo Gomes lamenta que testagem em massa não tenha sido posta no terreno no início da pandemia. "Testar sem rastrear contactos de risco, serve de pouco".
Fact Check

Hospitais recebem bónus por mortes Covid-19?

Na manifestação do movimento "A Pão e Água", um dos participantes garantiu a existência destes pagamentos aos hospitais. E enfermeiros recebem 3 mil euros por dia para "fazer testes". Tudo falso.
Coronavírus

Lar de Reguengos. Já há relatório do inquérito

463
O relatório feito na sequência do inquérito à demora na resposta médica a utentes de lar em Reguengos visa Ordem e sindicatos. Há "factos suscetíveis de responsabilidade deontológica", diz o Governo.
Ministério da Saúde

Criada nova Comissão Nacional de Trauma

A renovação da constituída Comissão Nacional de Trauma integra agora representantes dos diversos organismos do Ministério da Saúde com atribuições no domínio do trauma.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde cria nova Comissão de Trauma 

Terá atribuições no domínio da gestão dos meios “relevantes para a coordenação respeitante ao trauma”. O mandato de 2 anos quer valorizar a relevância de problemáticas como a violência doméstica.
Ministério da Saúde

Vacinas. Temido admite docentes como prioritários

265
A ministra da Saúde vê as escolas como um "serviço essencial", e admite que os professores e o pessoal não docente possam ser incluídos como prioritários para a vacinação contra a Covid-19.
Coronavírus

"A ideia que as tragédias não se repetem é falsa"

Uma advertência em tom grave no dia em que faz um ano do primeiros diagnóstico de Covid-19 em Portugal. Primeiro-ministro avisa que é preciso evitar novas recaídas.
Noticiário

13h. Alargado intervalo entre doses da vacina

Secretário de Estado adjunto e da Saúde revela que intervalo passa de 21 para 28 dias. Decisão com "amplo consenso técnico" vai permitir vacinação de "mais 100 mil pessoas até ao final de março"
Coronavírus

"É cedo para perceber o que aconteceu no Natal"

211
Em entrevista à Lusa ao fim de um ano de pandemia, a ministra diz que é cedo para perceber o que aconteceu no Natal, fala sobre a vacinação em curso e adianta medidas de recuperação do setor da saúde.
Saúde

Gastrenterologistas pedem programa de rastreio

159
A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia alerta para a necessidade de um programa nacional de rastreio para recuperar os exames não realizados no ano passado.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. "Ainda há doentes a morrer em macas" /premium

186
Responsáveis de serviços de saúde e várias associações foram convidados por Marta Temido para partilharem a sua opinião de como o Plano de Recuperação e Resiliência poderá ajudar o SNS.
Festivais de Música

Festivais de Verão só depois de eventos-piloto

2862
Concertos já em abril nas duas maiores cidades do país devem servir de balão-de-ensaio para retoma de espetáculos ao vivo. Promotores de festivais, Governo e DGS voltam a reunir-se a 4 de março.
Coronavírus

Contactos de baixo risco passam a ser testados

Anúncio foi feito há duas semanas pelas autoridades de saúde, mas só a partir da meia noite começa a ser posto em prática. Plano para aumentar testagem ainda não está concluído, disse Lacerda Sales.
Coronavírus

Atrasos no rastreio põem em causa testes em massa

Para testar mais é preciso identificar todos os contactos, mas os atrasos nos inquéritos continuam. Portugal tem apenas um terço dos rastreadores necessários. Governo garante que reforçou as equipas.
Coronavírus

Portugal continental. Vacinadas 2,02% das pessoas

263
Já foram distribuídas 5,40 doses por cada 100 residentes no continente. Os titulares de órgãos de soberania já começaram a ser vacinados, incluindo Marta Temido. Há 200 mil pessoas vacinadas.
Coronavírus

Covid-19. Costa e Marta Temido são vacinados

848
Após Marcelo Rebelo de Sousa e Ferro Rodrigues na sexta-feira, foi a vez de António Costa e Marta Temido tomarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Esperam agora pela segunda dose.
Noticiário

10h. Lista de pessoas a serem vacinadas já online

Ferramenta disponível no site do Ministério da Saúde permite aos idosos com mais de 80 anos e aos doentes de risco com mais de 50 saberem se estão nas listas e identificarem possíveis erros
Coronavírus

"Há problemas a ser resolvidos em cima do joelho"

656
Vitor Fonseca é médico e triatleta. Aponta críticas à falta de planeamento das autoridades de saúde, recomenda a máscara FFP2 e diz que Baptista Leite se precipitou no retrato do Hospital de Cascais.
Coronavírus

Temido quer testes gratuitos e sem prescrição

224
Ministra da Saúde foi ouvida na comissão parlamentar e levantou o véu sobre o que pode ser o futuro da estratégia de testagem: testes PCR, rápidos de antigénio e até de saliva. Falta aprovação da DGS.
E o vencedor é...

O "antipatriota" e o camuflado

A vacinação "a breve trecho" de oficiais de justiça e trabalhadores dos registos anunciada pela ministra, o "murro na mesa" de Carmo Gomes e esperança na transparência de Gouveia e Melo.
Coronavírus

Portugal descarta envio de doentes para a Galiza

390
"Neste momento as unidades da região estão a conseguir dar resposta. A situação da região Norte encontra-se estabilizada e com capacidade de resposta para os próximos dias", diz o ministério da Saúde.
Pandemia

Covid-19: Portugal no topo mundial era inevitável?

125
O que se passou no país desde o desconfinamento, foi uma falta de estratégia e esta situação agravou-se com a incapacidade do Governo em tomar medidas impopulares, mas eficazes, por razões políticas.
Coronavírus

Vacinação. Temido critica "manto de suspeição"

A ministra considera que "não se pode confundir situações de abuso com a sua gestão, execução e qualidade" e afirma que "os abusos serão enquadrados na sede própria".
Coronavírus

Faltam seringas adequadas para vacinas da Pfizer

1525
Portugal não antecipou a compra de seringas pequenas para administrar as vacinas. Os fabricantes não estão a cumprir as entregas. Mesmo que a sexta dose não seja usada, está paga.
União Europeia

Portugal apoia uma União Europeia da Saúde 

Marta Temido disse no Parlamento Europeu que "apoia inteiramente" o reforço do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, para coordenar uma resposta ao nível da União às crises sanitárias.
União Europeia

Marta Temido pede às farmacêuticas para cumprirem

Marta Temido considera "essencial" que as farmacêuticas cumpram os contratos assinados e garantam a entrega das vacinas. Neste processo a ministra da Saúde diz que em "tudo apoia a Comissão Europeia".
Coronavírus

Marta Temido reconhece rutura no SNS

388
Em entrevista longa à Visão, Marta Temido reconheceu que a capacidade em UCI não pode ser ampliada mas recusou falta de planeamento do Governo. "Planeámos foi para um limite que não era este."
Pandemia

Vamos ter de ser mais práticos no futuro

São necessários médicos e outros profissionais de saúde nos hospitais e a restrição, no passado, à entrada de estudantes no curso de Medicina e especialidades da área da saúde foi um erro.
Vacinas

CDS questiona ministra sobre perda de 600 vacinas 

CDS questionou a Ministra da Saúde sobre a perda de 600 vacinas da covid-19 no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. A Ordem dos Farmacêuticos lamenta a "condenação pública" da responsável.
Coronavírus

Casos de vacinação indevida em todo o país 

275
São vários os casos de vacinação indevida denunciados de norte a sul de Portugal. Desde a história de José Calixto em Reguengos de Monsaraz até ao lar da Misericórdia de Bragança.
Saúde no Limite

Médica denuncia "gestão errática desta pandemia"

392
Patrícia Pacheco, diretora de infecciologia do Hospital Amadora-Sintra, é muito crítica em relação ao poder político. Afirma que há falhas graves na gestão da crise e uma comunicação deficiente.
Coronavírus

Vacinas que sobram. Falhas em Portugal e lá fora

1112
Sempre que sobram vacinas, diz o Ministério da Saúde, "deve-se proceder, em articulação com as ARS, à vacinação" noutra instituição de pessoas prioritárias. Mas nem sempre isso acontece. Porquê?
Coronavírus

Porque há tantas ambulâncias no Santa Maria?

550
A maior parte dos doentes vêm desviados de hospitais que não têm capacidade para os receber, mas muitos nem deviam ter ido parar às urgências. Profissionais dizem que é preciso mudar protocolos.
Coronavírus

Lares. Saúde admite não controlar quem é vacinado

Ministério diz que "em regra" só tem acesso ao número de pessoas a vacinar, logo, "não pode validar" se quem é vacinado é utente ou funcionário da instituição. E remete responsabilidade para os lares.
DGS

Covid. Ministério avalia revisão de medidas

O Ministério da Saúde questionou a Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a necessidade de revisão das medidas de prevenção contra a Covid-19 face à proliferação de novas variantes do vírus SARS-CoV-2.
Ministério da Saúde

Covid. Especialistas pedem mudança na comunicação

125
Especialistas na área de comunicação em saúde consideram que Governo deve alterar a forma como transmite informação sobre a pandemia. Tem de haver "uma reformulação das mensagens", diz Rui Gaspar.
Coronavírus

Lacerda Sales: Portugal "vive semanas difíceis"

311
Em entrevista à TVI, António Lacerda Sales afirma que vêm aí semanas "difíceis", revela que a situação nos hospitais é "preocupante" e justifica a mudança de opinião do Governo sobre as escolas.
Coronavírus

Marta Temido: medicina de catástrofe está próxima  /premium

449
Em entrevista à RTP, Marta Temido admite que SNS está próximo do seu limite, que a medicina de catástrofe pode mesmo acontecer e que os números de novos casos e óbitos estão longe das estimativas.
Serviço Nacional de Saúde

Requisição civil da boa fé

180
Quando se trata de salvar vidas, o proprietário do hospital deveria ser indiferente. Mais do que uma requisição civil, precisávamos de uma requisição civil da boa fé da Ministra da Saúde e do Governo.
Fact Check

Portugal recordista de centros de saúde fechados?

208
Sugestão foi deixada por André Ventura durante a campanha. Mas é falsa. Nunca houve ordem de encerramento destas unidades de saúde e o número de atendimentos em 2020 deverá superar o de 2019.
Governo

Serviço Nacional de Saúde: a grande ilusão

675
O SNS custa 11 mil milhões de euros dos impostos dos portugueses. Seguramente, era possível fazer melhor e qualquer solução não passa por colocar mais dinheiro em cima de dinheiro mal utilizado.
Resposta Pronta

Stay Away Covid. "Médicos não fornecem os códigos"

60% dos portugueses desistiram da aplicação Stay Away Covid. O presidente da administração da INES TEC, responsável pela criação da aplicação, explica que o motivo é a falha na entrega de códigos.
Serviço Nacional de Saúde

A santa requisição?

280
Mas a pergunta relevante é: requisitar o quê e para quê? Se os privados já estão a colaborar com mais de 700 camas, se já se disponibilizaram para fazer mais e se até aceitam os preços do Ministério?
Governo

Novo confinamento: porque chegámos a este ponto?

103
Falhas iniciais no reconhecimento da gravidade da Covid-19, confiança a mais nos resultados da primeira vaga, indecisões e contradições são as principais razões que levaram a esta catástrofe.
Serviço Nacional de Saúde

Será a Covid-19 a única crise da Saúde?

203
O sistema de saúde debate-se com três problemas graves. Um deles é a dificuldade em sacrificar a essência política às necessidades emergentes de resposta assistencial.
Coronavírus

Ministros da Saúde da UE debatem vacinação 

Ministra da saúde, Marta Temido, preside na quarta-feira a uma reunião informal de ministros da Saúde da UE para um ponto de situação do processo de vacinação e do combate à pandemia de Covid-19.
Cabo Verde

Cabo Verde: ministro não garante data de vacinação

Arlindo do Rosário, ministro da saúde cabo verdiano, afirma: "O problema não são os recursos financeiros, já os conseguimos mobilizar. Estamos a fazer os contactos diplomáticos e não só".
Ministério da Saúde

Atestados médicos podem passar a ser automáticos 

142
A ideia passa por facilitar a vida do utente e agilizar e criar condições para que "o contacto presencial se faça apenas e só se for necessário". Há queixas do tempo de espera por uma junta médica.
Coronavírus

Hospitais de LVT. Suspensa atividade não urgente

Em novembro, o Governo autorizou os hospitais de Lisboa e Vale do Tejo a suspenderem atividade não-urgente se necessário. Foi agora decidido que hospitais "escalassem plano de contingência".
Pandemia

A vacinação, a propaganda e o plano inclinado /premium

1151
O país desceu a tais abismos de descaramento que se torna muito difícil distingui-lo de uma rábula de revista. A única diferença é que o público da revista tinha noção das circunstâncias e ria.
Coronavírus

Vacinação em lares no início da próxima semana

A vacina contra a Covid-19 vai começar a ser administrada em estruturas residenciais para pessoas idosas e similares no início da próxima semana. O critério será o dos conselhos de maior risco.
Coronavírus

0,3 ml de "esperança" e uma ministra em périplo

Com o primeiro-ministro isolado, Marta Temido tomou a dianteira do Governo num dia que fica "na memória". Mas António Costa alerta que é preciso "manter todos os cuidados".
Coronavírus

Vacinação. Profissionais do privado queixam-se

216
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada critica o Governo por ignorar o setor privado da saúde na fase inicial de vacinação — até hospitais que recebem doentes Covid, avança o Expresso.
Coronavírus

Portugal recebe 79.950 vacinas até fim do ano

É uma antecipação do calendário, mas não altera total de doses previstas para primeiro trimestre. Ministra anunciou boa notícia esperando ver todos os hospitais do SNS abrangidos na primeira fase.
Coronavírus

Ministério quer teleconsultas nas juntas

Nos balcão de teleconsultas, os cidadãos poderão marcar a consulta, realizar teleconsulta, renovar receitas e consultar exames, tendo ainda acesso a vários outros serviços digitais.
Fact Check

Farmácias criaram "falsas expectativas" na gripe?

398
Coordenador da task force atirou responsabilidades por falhas na campanha da gripe para cima das farmácias. Foi este setor o responsável pelas "expectativas" da população?
Resposta Pronta

Vacinas. "No terreno ainda não se sabe como"

112
Ricardo Mexia avisa que quem está no terreno ainda não sabe como vai ser a vacinação daqui a 10 dias. Presidente dos Médicos de Saúde Pública sugere que profissionais sejam vacinados nos hospitais.
Coronavírus

Profissionais de saúde prioritários na vacinação /premium

158
Profissionais de saúde com maior exposição à Covid-19 terão prioridade. Em dezembro chegam ao país mais de 9 mil doses da vacina da Pfizer. Ministra da Saúde confiante no processo de vacinação.
Enfermeiros

Precários ultrapassados por enfermeiros Covid

276
Centenas de enfermeiros em contratos a termo que esperam há anos por vínculo do SNS reprovam a entrada nos quadros de colegas com menos tempo de serviço mas com contrato devido à Covid-19.
PSD

PSD quer audição da ministra da Saúde e ERS

O PSD requer "com caráter de muita urgência e pela ordem aqui indicada" a audição parlamentar da presidente da Entidade Reguladora da Saúde e da ministra da Saúde sobre a transferência de doentes.
Coronavírus

Marta Temido emociona-se na cerimónia do INSA

852
A ministra da Saúde discursou no final da cerimónia do dia comemorativo do instituto. Iniciou a comunicação já emocionada enquanto destacava o papel importante do Insa no combate à pandemia.
Coronavírus

Ministros ouvidos na comissão da pandemia

Ministras da Saúde e do Trabalho e ministro da Economia vão ser ouvidos de urgência ao parlamento para fazerem um ponto da situação do combate à pandemia da Covid-19 a pedido do CDS-PP.
Coronavírus

IL quer audição urgente sobre plano de vacinação

"O armazenamento e distribuição das vacinas não se encontra suficientemente detalhado, tendo em conta as condições especiais que que serão necessárias para a conservação das vacinas", diz IL.
Ministério da Saúde

ERS declara inválido 'veto' de Temido

471
A Entidade Reguladora da Saúde contesta um 'veto' da ministra Marta Temido a um regulamento da entidade independente, por considerar que a ministra "não tem competência legal" para o fazer.
Coronavírus

Publicado despacho do prémio de desempenho no SNS

Despacho publicado em Diário da República prevê prémio de desempenho e aumento dos dias de férias para profissionais de saúde que trabalharam nas áreas dedicadas à Covid-19 durante a primeira vaga.
Coronavírus

O que falta no Plano de Vacinação da Covid-19? /premium

Os grupos prioritários foram indicados e os locais de vacinação definidos, mas o plano de vacinação contra a Covid-19 pouco diz sobre como serão armazenadas e transportadas as vacinas.
Fact Check

Funcionários públicos têm médico de família?

Em resposta ao Observador, o Ministério da Saúde garante que não há qualquer prioridade na atribuição de médico de família a funcionários públicos.
Governo

A estratégia que não existiu no combate à pandemia

Atendendo às dificuldades do SNS nesta fase de agravamento da pandemia, é fundamental, para dar resposta aos doentes não Covid, o recurso a todo o sistema de saúde - público, privado e social.
Coronavírus

Bastonária propõe contratação de 350 farmacêuticos

"Que de uma vez por todas tenhamos farmacêuticos nos centros de saúde, a trabalhar com as equipas dos cuidados de saúde primários", defendeu Ana Paula Martins.
Pandemia

As medidas de Outono (2º episódio)

A culpa é de quem se escuda atrás da DGS para disfarçar incompetência e ignorância. Quem é quem? O Governo, pois claro, com António Costa e Mário Centeno, que fez da governação a arte de cativar.
Coronavírus

Marta Temido apela à união dos portugueses

Questionada sobre a capacidade do SNS para fazer face ao crescimento do número de casos da Covid-19, a ministra da Saúde insistiu na mobilização de toda a população.
Hospitais

Hospital Compaixão pode ter acordos com ministério

O Hospital Compaixão, em Miranda do Corvo, está concluído e equipado há mais de um ano, mas ainda não abriu portas por alegada falta de acordos com o Ministério da Saúde.
Coronavírus

Afinal, os 477 surtos em escolas são os do país

702
Os 477 surtos dizem respeito ao país no seu global. O Ministério da Saúde esclarece os surtos nas creches, escolas, universidade, no setor público e privado, são 68.
Resposta Pronta

"Médicos sem férias têm menos resistência"

Marta Temido admite que a pandemia pode "alterar" as férias de Natal dos profissionais. Roque da Cunha, do Sindicato Independente dos Médicos, garante que doentes são prioridade, mas pede "bom senso".
Resposta Pronta

"É preocupante o Infarmed não liderar o processo"

Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, está "preocupada" com preparativos para receber vacinas e questiona conhecimento da Comissão Técnica de Vacinação sobre questões "logísticas".
Coronavírus

“A melhor forma é evitar a transmissão”

119
Marta Temido lembra que 1/3 dos internados tem entre 40 e 60 anos e que a doença deixa mazelas mesmo em assintomáticos. Ainda há camas, mas muitos hospitais estão a desprogramar outras atividades.
Coronavírus

PCP manifesta-se em defesa do SNS

1249
Cerca de 100 manifestantes, liderados por Jerónimo de Sousa, juntaram-se em frente ao Ministério da Saúde para acusar o PS, PSD e CDS de parasitarem o Serviço Nacional de Saúde.
Pandemia

Com a DGS, nem vemos o que é bom para a tosse /premium

205
Os anti-vaxxers têm suas teorias da conspiração, mas nada é tão eficaz a afastar o português da vacina da gripe como a incompetência de Graça Freitas e Marta Temido.
Coronavírus

SNS está a caminho da "melhoria", diz Marta Temido

Marta Temido afirmou que o Governo não desistiu de colocar o SNS no "caminho para a melhoria", apesar das dificuldades que a pandemia trouxe.
Resposta Pronta

Tâmega e Sousa. "Nada foi resolvido"

João Paulo Carvalho, presidente da Secção Norte da Ordem dos Enfermeiros, conta que há 14 infetados com Covid-19 à espera de internamento e lembra que o atual cenário aumenta o risco de infeções.
Coronavírus

Hospital de Penafiel de novo "sob pressão" /premium

Em poucos dias, mais de 300 doentes Covid-19 foram transferidos de Penafiel para outros hospitais, aliviando os serviços. Mas os números voltaram a subir e ameaçam internamentos.
Pandemia

2020, o ano da morte do SNS

2433
É intolerável conviver com a atual situação. Os apóstolos do SNS ficam de consciência tranquila com a tragédia descrita pelos bastonários? E que soluções propõem?
Saúde

Seis meses depois, duas “pandemias”

291
As questões de cegueira ideológica não podem constituir justificação para prejudicar a saúde de milhares de portugueses e não se recorrer a todos os serviços de saúde disponíveis.
Alentejo

Alentejo. Governo adjudica obra ainda este mês

O projeto do hospital, que vai "nascer" num terreno na periferia da cidade de Évora, envolve um investimento total superior a 180 milhões de euros. Prevê-se que esteja concluído em 2023.
Coronavírus

Testes rápidos começam para a semana

139
Marta Temido enalteceu o reforço da capacidade de testagem ao longo da pandemia e anunciou que "segunda-feira ou no início da semana" haverá condições para começar a utilizar testes rápidos nas ARS.
Serviço Nacional de Saúde

Faltam camas para internamento de todos os doentes

155
Com coragem política, podiam procurar-se soluções que passassem pelo acordo com privados, em que estes apenas fariam um “aluguer de instalações”, deslocando-se as equipas cirúrgicas para aí operarem.
Orçamento do Estado

Há 82 juntas médicas a funcionar no país

As juntas médicas de avaliação de incapacidade tinham sido suspensas a 18 de março devido à necessidade de mobilizar, concentrar ou direcionar os médicos de saúde pública para o combate à pandemia.
Pandemia

A importância da comunicação em saúde

186
Só conseguimos ultrapassar estas dificuldades, conquistando a confiança das pessoas com medidas simples, claras e não contraditórias.
Coronavírus

Marta Temido aponta falta de resposta no privado

402
A governante recusou qualquer "prurido" ideológico no recurso a outros setores, face a uma interpelação do CDS sobre a possibilidade de requisição.
Coronavírus

Penafiel. Temido garante que internados diminuíram

108
Ordem diz que a contratação de 15 profissionais para o hospital de Penafiel é "insuficiente”. Fotos e vídeos mostraram salas cheias de macas com doentes. Ministra diz que número de internados já caiu.
Coronavírus

Cancro: 1 mês de atraso aumenta 10% de risco /premium

1780
Basta um atraso de um mês para iniciar o tratamento ou entre dois tratamentos para o risco de morte aumentar entre 6 a 13% nos doentes, alertam investigadores. Quanto mais tempo passar, maior o risco.
Coronavírus

Menos um milhão e meio de consultas até fim do ano

127
O ano vai terminar com menos 12,5% de consultas e menos 21,6% das cirurgias do que em 2019, prevê o Ministério da Saúde. Consultas nos centros de saúde deverão aumentar. 2021 será ano de recuperação.
Pandemia

A transparência e a crise da Covid-19

Se foi o medo do desconhecido que nos uniu contra algo ameaçador, agora será pela exposição total e clara de tudo o que se sabe sobre o vírus que se voltará a unir a população.
Ministério da Saúde

Testes à Covid custam 2,6 milhões por dia?

Publicação no Facebook aponta para um custo superior a dois milhões, diariamente, apenas para a realização de testes à Covid-19. Os números não correspondem à realidade.
Pandemia

Atacar a liberdade para salvar o socialismo no SNS /premium

303
Parte do governo (há excepções) é refém duma ideologia radical que não aceita investimentos privados no sector da saúde. Uma ideologia que todos os governos do centro esquerda na Europa já abandonaram
Coronavírus

TdC. Plano para doentes não-Covid foi irrealista /premium

A ministra da Saúde definiu as medidas a tomar para recuperar consultas e cirurgias adiadas. O Tribunal de Contas diz que as medidas não resolvem o problema a curto prazo e fala em reestruturar o SNS.
Coronavírus

"Está complicado". Hospital de Penafiel pede ajuda

861
Num email enviado à ministra da Saúde, o presidente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa é contundente: "Preciso mesmo de ajuda". Ordem dos Médicos fala em situação dramática.
Pandemia

O jogo de palavras do Primeiro-Ministro

227
Por muitos ventiladores que haja, por muitas camas, por muitas unidades que se criem, se não houver recursos humanos, concretamente enfermeiros, de nada valerá.
Serviço Nacional de Saúde

Estado de inconsequência

No meio do caos em que a pandemia mergulhou o SNS, o apoio parlamentar de partidos de esquerda e a teimosia da Ministra da Saúde levaram a que a capacidade do Sistema tivesse sido colocada à margem.
Coronavírus

Porque não te calas, Marta Temido? /premium

3787
Quando os números da pandemia não param de subir é altura de deixar de fingir que “fomos exemplares”, que “fizemos o nosso melhor” ou que “o SNS está preparado”. É tempo de deixar de viver na mentira.
Saúde Pública

Máscara na via pública: estamos a cumprir?

112
Foram tantas as decisões controversas nos últimos tempos, que os cidadãos já não sabem em quem acreditar e, acima de tudo, perceber o que está certo ou errado.
Coronavírus

Afinal, quanto é que o SNS aguenta? /premium

190
Especialistas admitem que o SNS esteja mais bem preparado que em março, mas lembram que o número de casos está a crescer como nunca. "Não há SNS nenhum que aguente uma velocidade destas."
Fact Check

240 casos por 100 mil habitantes em 14 dias?

Diretora-geral da Saúde anunciou um nível de propagação da Covid-19 nos últimos 14 dias. Horas depois, a ministra da Saúde apontou a um número bastante superior: 323 novos casos. Quem tem razão?
Coronavírus

Os 22 gráficos que traçam o retrato do SNS /premium

136
Há 20 mil camas nos hospitais públicos, mas só mil em UCI. Há 2 mil camas afetas à Covid. Há mais recursos humanos, mas menos médicos especialistas. A capacidade de resposta do SNS em 22 gráficos.
Pandemia

Bom senso e combate ao negacionismo

Uma coisa é certa, esta pandemia não vai ser debelada apenas com medidas de caráter preventivo. Não vale a pena persistir no erro de que, sem tratamento nem vacina, “daremos a volta por cima”.
Coronavírus

Ministra antevê dias complicados e pressão no SNS /premium

123
Marta Temido reconheceu que se vive “um momento muito difícil da evolução da pandemia em Portugal e na Europa” e, por isso, marcou já uma nova reunião para a próxima semana com especialistas.
Ministério da Saúde

Ministério atento a Comunidades Terapêuticas

Na quinta-feira, um diretor de uma comunidade terapêutica disse que estes organismos que pertencem ao setor social estão a passar dificuldades financeiras e correm o risco de fechar.
Gripe

Veja no mapa onde pode levar a vacina da gripe

132
Se tem 65 anos ou mais tem direito a uma vacina da gripe sazonal gratuita e pode tomá-la no centro de saúde ou farmácia. A vacina estará disponível em 2.352 farmácias. 13 municípios já a esgotaram.
Governo

Sim, senhora Ministra, estamos a empurrá-la /premium

426
Ninguém responsabiliza os senhores governantes? Só pelo voto podem ser notificados? Os portugueses vivem hoje entre o desamparo de não saberem como pensar e o desconcerto de não saberem como agir.
Fact Check

Portugal não tem organismo de combate à pandemia?

Catarina Martins defendeu a criação de uma nova entidade, independente e de ação continuada, que apoie o Governo na definição de uma estratégia de combate à pandemia.
Coronavírus

253 ventiladores ainda não chegaram aos hospitais

Já foram distribuídos por hospitais 713 dos ventiladores prometidos, mas há ainda 253 que não podem ser usados, noticia o CM. Estão ainda a ser testados. Só depois vão entrar no stock dos hospitais.
Coronavírus

Temido não vive realidade de quem está no terreno /premium

2570
Diretora de Infecciologia do Amadora-Sintra acusa Marta Temido de estar fora da realidade que se vive nas unidades de saúde e avisa: se números se mantiverem, em duas semanas "entraremos em colapso".
Coronavírus

Podemos chegar aos 3.000 casos "dentro de dias" /premium

480
As estimativas apontam para mais de três mil casos nos próximos dias. Marta Temido justifica, assim, a decisão do Governo de impor medidas mais restritivas e apela aos cidadãos para as cumprirem.
Coronavírus

Mais de 800 pessoas internadas, 647 recuperaram

Números de internamentos próximos dos registados em maio. Em três dias a zona norte tem mais casos que do na pior semana de abril. Número de recuperados é o maior desde 24 de maio.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde abre concurso para técnicos

O Ministério da Saúde abriu concurso para promoção de 826 profissionais para a categoria de técnico superior das áreas de diagnóstico e terapêutica especialista e de 80 para especialista principal.
Ministério da Saúde

Governo vai "acelerar" rastreios a cancros

275
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, assegurou que o Governo está "a acelerar e a fazer a reprogramação de todos esses rastreios em todas as regiões do país".
Emissão Especial

"A vida é muito mais do que fechar ou confinar"

347
780 novos casos e mais três mortes. "Estamos na terceira fase de crescimento de novos casos". Ouça aqui a conferência de imprensa das autoridades de saúde sobre a situação atual da Covid-19 no país.
Comentário

"Saída de Jamila Madeira não foi a bem"

A jornalista Rita Tavares explica que as substituições nesta remodelação do Governo foram a pedido, excepto a de Jamila Madeira, que "não tinha o dedo no ar". Ao Observador diz estar "surpreendida".
Coronavírus

"Nova fase". Jovens adultos são os mais infetados

563
Lacerda Sales e Graça Freitas falam numa "nova fase" e num "novo padrão" da pandemia, com a média de idades a baixar entre os infetados. Mais idosos poupados, adultos em idade ativa mais atingidos.
Coronavírus

Escolas só serão encerradas em casos excecionais

152
Ministra e diretora-geral da Saúde voltam a sublinhar a importância de restringir os contactos sociais ao máximo, numa altura em que as escolas reabrem e os casos estão a aumentar.
Suicídio

Governo lança campanha para reduzir suicídios

A Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio pretende "reduzir a taxa de suicídio em Portugal" e "juntar toda a sociedade nesta missão". Diariamente três pessoas se suicidam em Portugal.
Coronavírus

Ministras ouvidas na AR sobre surtos em lares

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a ministra da Saúde, Marta Temido, vão ser ouvidas no parlamento sobre os surtos de Covid-19 registados em lares.
Coronavírus

Ministra admite "maior transmissão da doença"

1132
Marta Temido afirmou que, tendo em conta os dados dos últimos oito dias, é possível constatar que há "uma maior transmissão da doença". Ministra revelou que o Rt voltou a ultrapassar a barreira do 1.
Apps

Costa já descarregou app, Temido ainda não /premium

290
Ao contrário de Marta Temido, o primeiro-ministro já descarregou a aplicação móvel portuguesa de rastreio à Covid-19 e compromete-se a usá-la. Costa destaca a sua importância no controlo da pandemia.
Pandemia

Felizmente, há crianças!

1776
Caras Sra. Ministra e Sra. Directora Geral da Saúde, todos reconhecemos o turbilhão de exigências a que, desde há muito tempo, têm estado submetidas. Mas, por favor, repensem aquilo que afirmaram.
Saúde

Saúde. Estado pagou 507 milhões a privados

Entre 2018 e 2019, o Estado gastou mais 7% nas convenções do Serviço Nacional de Saúde com privados. O número consta de um relatório do Ministério da Saúde, consultado pelo Correio da Manhã.
Coronavírus

Desde maio que não havia tantos casos a Norte

130
Região Norte está com média de novo casos esta semana superior a qualquer uma das outras semanas de agosto. Lisboa volta a subir como ainda não tinha subido este mês. Ministra frisa "fragilidades".
Coronavírus

8,4 milhões para duplicar testes à Covid

255
Secretário de Estado anuncia investimento de 8,4 milhões de euros para duplicar capacidade de testes do SNS. Objetivo é melhorar diagnóstico em relação aos vários vírus. Testes com "critério" é o lema.
CDS-PP

CDS: acesso à saúde cada vez mais comprometido

O CDS-PP questionou o Governo relativamente aos tempos de espera para cirurgias em hospitais públicos e defendeu que o acesso atempado aos cuidados de saúde está "cada vez mais comprometido".
Coronavírus

Covid-19. Testámos a app portuguesa de rastreio /premium

Instalámos a versão de teste para Android da Stayaway Covid, a app de rastreio portuguesa validada pelo Governo. Veja como funciona, com a explicação de um dos criadores, e as dúvidas que surgiram.
A página está a demorar muito tempo.