Dark Mode 49,5 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Ministério da Saúde

Coronavírus

DGS: "testes estão a chegar onde são necessários"

Portugal fez 110 mil testes desde 1 de março. Pressão sobre cuidados intensivos é "preocupação" que está a ser aliviada com mais mil ventiladores. Máscaras para todos ainda não, diz Graça Freitas.
Ordem dos Enfermeiros

"Assim respondem menos aos apelos", diz bastonária

554
Ana Rita Cavaco, bastonária dos Enfermeiros, destaca à Rádio Observador esforços do Ministério da Saúde mas aponta ainda problemas por resolver. Há 352 profissionais infetados no país e 1.750 em casa.
Coronavírus

Marta Temido. Cresce pressão sobre os hospitais

582
Ministra diz que é preciso libertar camas com utentes que não precisam de tratamento hospitalar. Centenas de ventiladores comprados ainda não chegaram ao país. Há 1332 profissionais de saúde infetados
Coronavírus

Cientistas estão a estudar regresso à vida normal

639
Ministra revelou que índice R0 baixou, o que é essencial para ultrapassar o surto. Não há "luz exata" ao fundo do túnel nesta "maratona". DGS diz que regresso está a ser estudado por grupo técnico.
Coronavírus

Ministra: é tempo de "equilibrar medo e coragem"

721
Marta Temido sublinha que "esta luta não é uma corrida de 100 metros, é uma longa maratona" e pede "coragem". Ainda não há data para o regresso à "vida mais ou menos normal", diz Graça Freitas.
Coronavírus

DGS. Máscaras, lares e a polémica com o Porto

DGS recusa atraso na política para lares, esclarece polémica com o Porto e diz que uso de máscaras "só com recomendação internacional". António Sales reconhece "dificuldades no agendamento de testes".
Coronavírus

Sindicatos médicos pedem reunião com Marta Temido

A Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos pediram uma "reunião urgente" com a ministra da Saúde. Em causa está o "rápido crescimento da incidência".
Coronavírus

Lacerda Sales: Isolar o Porto "não faz sentido"

Secretário de Estado da Saúde esclareceu que “não houve qualquer indicação da autoridade de saúde” sobre uma cerca sanitária no Porto. Diz que Graça Freitas falava ontem “de forma generalizada".
Coronavírus

Marta Temido louva 542 médicos

1150
A ministra da Saúde agradeceu publicamente aos vários profissionais de saúde, responsáveis pela Linha de Apoio ao Médico, pelo trabalho prestado no início da pandemia em Portugal.
Coronavírus

Isolar o Porto? Essencial da conferência da DGS

Lacerda Sales volta a lembrar que "ficar em casa é salvar vidas" e diz que estratégia é "testar, isolar, proteger e tratar". Diretora-geral da Saúde frisa que quem aguarda testes deve ficar isolado.
Coronavírus

"Vai durar meses, não podemos confiar na sorte"

689
Criança que morreu podia ter outras patologias, diz Graça Freitas. "Até haver vacina, isto vai durar meses", avisa. Ministra lembra exemplos de crianças na gruta da Tailândia e pede "resistência".
Coronavírus

Trump. Testes de 5 minutos para "derrotar vírus" - como aconteceu

1146
Com os infetados a crescer e uma previsão de 100 mil a 200 mil mortos, Donald Trump anunciou testes rápidos, de 5 minutos, para "derrotar vírus" até junho e prolongou quarentena até final de abril.
Coronavírus

Pico no fim de maio com "número elevado de casos"

308
Nesta Páscoa, "não vamos poder estar juntos, mas isso é essencial para que possamos voltar a estar juntos", afirmou Marta Temido, adiantando que foram feitos cerca de 40 mil testes de 1 a 26 de maio.
Coronavírus

DGS fala em "planalto": pico longo e em maio

315
Graça Freitas confirma que pico do surto será longo e em maio porque estratégia passou por atrasar a corrida aos hospitais e o consequente colapso do sistema. Taxa de mortalidade está nos 1,8%.
Coronavírus

DGS aponta pico para maio, "em planalto"

Graça Freitas afirma que pico não será instantâneo, "andaremos ali algum tempo". Lacerda Sales sublinha urgência no apoio "aos mais vulneráveis", como vítimas de violência doméstica e idosos.
Coronavírus

DGS: "Qualquer suspeito vai ter acesso a testes"

191
Diretora-geral da Saúde sublinha que mais doentes com COVID-19 vão ser tratados em casa. Lacerda Sales apela a "utilização criteriosa dos serviços" e diz que chegaram 5 mil dos 80 mil testes previstos
Coronavírus

"Portugal entra em nova fase de mitigação" às 24h

465
Já há "transmissão comunitária" no país, sublinha Graça Freitas. Novo plano de ação entra em vigor às 24h e pode haver "turbulência". "Não há qualquer objetivo de mentir" sobre dados, adianta ainda.
Coronavírus

DGS. Testar todos pode dar "falsa segurança"

506
Secretário de Estado da Saúde sublinha que "não há racionamento, há racionalidade" e garante que não faltam testes. Subdiretor da DGS diz que "testes não dão garantia" em assintomáticos.
Coronavírus

Falta de máscaras e novas regras para quem chega

Não há máscaras para toda a população, mas não é o mais importante, insiste aGraça Freitas. Garante que há capacidade para "9 mil testes" diários e diz que quem entra em Portugal ficará em quarentena.
Coronavírus

O que muda e o que devia mudar no combate ao vírus

433
Todos os hospitais vão receber doentes, infetados ligeiros vão ficar em casa e as consultas não urgentes serão canceladas. As medidas e os apelos de Governo e DGS para tentar evitar rutura do SNS.
Coronavírus

"Como os outros, tememos não estar preparados"

1531
Ministra da Saúde lembrou na AR o que já foi feito e garante reforçar tudo o que for possível. A Linha Saúde 24, por exemplo, já está apta a atender 2 mil chamadas em simultâneo.
Coronavírus

Conselho de Saúde Pública revê medidas esta sexta

488
Ministra da Saúde convocou nova reunião para esta sexta-feira. Constantino Sakellarides diz que situação está a ser "acompanhada ao minuto" e decisões de quarta serão revistas.
Coronavírus

6 pontos para perceber o ataque ao coronavírus

795
Escola e universidades fechadas. Visitas a lares, hospitais e prisões temporariamente suspensas e o "cluster" do Norte. A conferência de imprensa com medidas para conter o coronavírus em 6 pontos.
Serviço Nacional de Saúde

Problemas no Saúde24. Ex-presidente culpa cortes

1999
Henrique Martins, em entrevista à Rádio Observador, aponta o dedo aos cortes orçamentais e diz que fez vários avisos ao Governo. SNS24 estava comprometido mesmo sem crise de coronavírus.
Saúde

Governo afasta responsável pela Linha SNS24

3403
"A meio da batalha", há um general substituído: o presidente da entidade responsável pela Linha SNS24 foi afastado pelo Governo em plena crise de coronavírus. Ao Observador, aponta cortes orçamentais.
Saúde

Almada. "Estamos a fazer tudo" para abrir urgência

207
Ministra da Saúde falou na contratação de uma "empresa única" de prestação de serviços para garantir o funcionamento noturno da urgência pediátrica do hospital Garcia de Orta durante o fim de semana.
Nutrição

Ordem dos nutricionistas pede literacia alimentar

330
A bastonária da Ordem dos Nutricionistas defendeu a urgência de o Estado aumentar a literacia alimentar da população e adotar um sistema de rotulagem único para escolhas "mais saudáveis".
Coronavírus

Hospital de S. João já faz testes ao Covid-19

182
O caso suspeito de coronavirus de um doente vindo de Milão já foi analisado internamente nos laboratórios do Hospital de São João. É intenção da DGS dar autonomia a mais hospitais.
Saúde

2,9 milhões para Hospital da Figueira da Foz

O gabinete de Marta Temido informou este domingo que o investimento de 2,9 milhões de euros para a remodelação do bloco operatório central do hospital, no distrito de Coimbra, vai avançar.
Eutanásia

"SNS está preparado para responder", diz ministra

9980
Ministra Marta Temido fala pela primeira vez sobre eutanásia, aprovada quinta-feira, que considera "questão de humanidade". Garante que SNS tem meios, mas que Ministério aguarda enquadramento legal.
Médicos

Médicos já passaram 213 mil receitas sem papel

Só em janeiro deste ano mais de 5.000 médicos utilizaram a aplicação de Prescrição Eletrónica Médica, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde

Marta Temido vai ser ouvida sobre PPP em Cascais

A Ministra da Saúde vai ser ouvida sobre lançamento de uma nova Parceria Público Privada para Cascais. Decisão partiu de requerimentos apresentados pelo BE e pelo PCP na Comissão de Saúde.
Urgências

S. João informa via SMS sobre doentes na urgência

17505
O Hospital de São João começou a informar os acompanhantes da evolução dos doentes na urgência. A medida “em prol da humanização” é inovadora no setor público de saúde.
Pediatria

Garcia de Orta. Ministério contrata 5 pediatras

"Concurso que foi aberto para mais 5 vagas ficou deserto", segundo a Comissão de Utentes da Saúde de Almada. Dependendo do ritmo, poderá "haver a hipótese" de reabrir a urgência pediátrica.
Ministério da Saúde

Agressões a médicos e enfermeiros com prioridade

348
A violência contra profissionais de saúde vai ser considerada um crime de investigação prioritária através da próxima proposta de lei de política criminal. O plano vai estar sob consulta pública.
Coronavírus

Saúde. Ordens devem divulgar quantos saem do país

A ministra da Saúde alegou que apenas conhece os pedidos de profissionais para trabalhar fora do país, exortando as ordens profissionais da saúde a divulgar números de quem vai efetivamente para fora.
Ministério da Saúde

Governo garante hospitalização domiciliária

A Ministra da Saúde garantiu que todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde vão disponibilizar serviços de hospitalização domiciliária. A medida vai ser aplicada "no máximo em 2021".
Vírus

Que vírus é este que está a deixar o mundo alerta? /premium

396
Na China já houve 41 casos e uma morte. A OMS alertou para o vírus depois de ter sido detetado um caso na Tailândia. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde diz que não há motivo para alarme.
Saúde

OE. "Não acreditamos num modelo de supermercado"

276
Ministra da Saúde disse que o Governo não acredita "num modelo de supermercado" para vales de consultas e cirurgias. "Este vai ser um ano particularmente exigente para todos os que trabalham no SNS."
Ministério da Saúde

Governo estima acabar 2020 com défice zero no SNS

324
Nota explicativa do Orçamento do Estado (OE) para a saúde que é debatido esta segunda-feira e refere previsão do governo. Para tal o ministério conta com o aumento de receitas e com poupanças.
Loures

Hospital de Loures destaca vantagens da PPP

267
A dias de o governo anunciar se o Hospital Beatriz Ângelo se mantém como PPP ou volta para gestão pública, o grupo Luz Saúde dedicou toda a revista da unidade de Loures às vantagens da atual gestão.
Saúde

"Não é realista reabrir a urgência em março" /premium

387
A ministra da Saúde tinha apontado março para reabrir a urgência pediátrica durante a noite, mas o presidente do Garcia de Orta não acredita que os cinco pediatras necessários se candidatem ao lugar.
Ministério da Saúde

Governo prolonga redução dos preços da hemodiálise

O Ministério da Saúde vai prolongar a redução de 3% nos preços da hemodiálise convencional realizada a doentes do SNS prevista em 2017 "por mais um ano, seguindo um critério de estabilidade".
Violência

Médicos. Ministros reúnem para analisar agressões

119
A ministra da Saúde, Marta Temido, e o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, vão reunir-se na terça-feira para analisar os casos de agressões a médicos nas unidades de saúde.
Serviço Nacional de Saúde

A saúde não é pública nem privada   /premium

Existem pela Europa fora diversas variedades de coabitação entre público e privado que funcionam tão bem ou melhor do que o nosso bi-sistema em crise de despique sem fim. Mas isso ninguém quer debater
Orçamento do Estado

Para que servem os 1.540 milhões para a Saúde? /premium

O Governo anunciou um reforço de 800 milhões de euros para a Saúde em 2020. Será suficiente para acabar com a suborçamentação? E os 8.400 novos profissionais chegam para as necessidades do setor?
Medicamentos

Falhas do SNS não são únicas na UE, diz ministra

1129
A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento".
Ministério da Saúde

Saúde. Ministra quer melhorar acesso à formação

166
Falhas em auditoria externa levam ministra da Saúde a constituir um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS.
Ministério da Saúde

O Governo da Saúde

Seja como for, para quem quiser carreira na política a saúde não é grande tirocínio. É mesmo só para levar tiros. O futuro não augura nada de bom. A saúde, a nossa e a do governo tende a deteriorar-se
Psiquiatria

Ministra diz que não há falta de médicos

3643
Marta Temido visitou o norte do país esta sexta-feira, onde afirmou não existir falta de médicos em Coimbra e no Algarve, sendo a saúde mental uma "prioridade" no próximo Orçamento do Estado.
Saúde

Mortalidade de grávidas. Marta Temido chamada à AR

130
A Comissão Parlamentar de Saúde aprovou esta quarta-feira um requerimento do BE e outro do PSD, que pedem a audição de Graça Freitas e Marta Temido sobre o aumento da mortalidade infantil e materna.
ADSE

ADSE sai do Ministério da Saúde 

480
A tutela do subsistema de saúde dos funcionário públicos, atualmente dependente da Saúde e das Finanças, passou para o Ministério de Modernização do Estado e da Administração Pública.
Saúde

Vinte novas USF serão criadas este ano

Marta Temido anunciou a criação de vinte novas unidades de saúde familiar ainda este ano e a transformação de outras vinte USF de A para B, que é o modelo com maior autonomia e com mais incentivos.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde assume lapso de Costa na AR

4697
Costa contestou erradamente Cecília Meireles, que criticou o tempo de espera para a primeira consulta de cardiologia de 1.482 dias no hospital de Padre Américo. O Ministério da Saúde assumiu o erro.
Serviço Nacional de Saúde

Governo: Melhoria da resposta do SNS é prioridade

1708
Marta Temido considerou que a melhoria da resposta do Serviço Nacional de Saúde em termos de qualidade e humanização é uma prioridade nesta legislatura.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde chamada ao parlamento

112
O PSD quer ouvir a ministra sobre o relatório de Acesso a Cuidados de Saúde, referindo que o relatório contém "alguns dados preocupantes e que revelam uma crescente degradação do acesso a cuidados".
Manifestações

Ministra da Saúde: fecho de urgência é temporário

390
Cerca de 200 utentes estão concentrados à porta do Hospital Garcia de Orta, exigindo que a urgência pediátrica volte a estar aberta de noite. Ministra da Saúde assegura que situação é temporária.
Ministério da Saúde

Oeiras vai investir 5 milhões em hospital

O protocolo assinado esta segunda-feira irá permitir recuperar e ampliar o centro de referência de cardiopatias congénitas, transplante cardíaco e transplante renal do Hospital de Santa Cruz.
Assembleia Da República

Bebé sem rosto. Bastonário e ministra na AR

Comissão parlamentar de Saúde aprovou por unanimidade requerimento do PAN que pedia para ouvir a ministra da Saúde, o bastonário da Ordem dos Médicos e a presidente da Entidade Reguladora da Saúde.
Saúde

Bebé sem rosto. PAN quer ouvir ministra da Saúde

116
O grupo parlamentar do PAN quer chamar Marta Temido para audição, na Assembleia da República, sobre o caso do bebé que nasceu com malformações graves.
Enfermeiros

Governo novo (?) ou remodelado, ministros velhos

Desejo que a Srª. Ministra da Saúde possa (re)entrar, agora, com o “pé direito” no seu Ministério, e que o período de campanha eleitoral e eleições lhe tenham dado um pouco de humildade.
Braga

Trabalhadores do Hospital de Braga em protesto

Os assistentes operacionais do Hospital de Braga exigem ser incluídos no acordo que prevê as carreiras e que foi aplicado a todos os hospitais do SNS, para acabar com "desigualdades e discriminação".
Médicos

Ministra quer esclarecimentos sobre obstetra

O Ministério da Saúde vai solicitar à Ordem dos Médicos esclarecimentos sobre os processos que envolvem o médico obstetra que não detetou malformações graves num bebé que nasceu sem rosto.
Serviço Nacional de Saúde

Governo quer implementar um enfermeiro de família

1523
Marta Temido anunciou que o Governo pretende atribuir nos próximos quatro anos uma equipa de saúde familiar a todos os portugueses, que inclua um enfermeiro de saúde familiar.
Ordem dos Enfermeiros

Sindicância. Tribunal recusa providência cautelar 

123
O Tribunal Administrativo não deu razão à Ordem dos Enfermeiros na providência cautelar interposta contra a sindicância do Ministério da Saúde. Bastonária diz que decisão "não tem efeito nenhum".
Sindicatos

Sindicato vai queixar-se sobre atuação da PSP

Líder sindical considerou abuso a “forma desproporcionada” como os elementos da PSP forçaram os cerca de 30 trabalhadores que faziam um protesto no átrio do Ministério da Saúde, em Lisboa.
Protestos

30 trabalhadores "invadem" Ministério da Saúde

Cerca de 30 trabalhadores invadiram a entrada do Ministério da Saúde num protesto sem aviso prévio, que pretende exigir respostas à ministra Marta Temido sobre questões laborais.
Saúde

SNS. Envelhecimento, absentismo e horas extra /premium

169
Uma população médica envelhecida, 13,1 milhões de horas extra, 3,9 milhões de dias de ausência no trabalho e 105 milhões de euros em tarefeiros. É o retrato da saúde em 2018 feito pelo Governo.
Ministério da Saúde

Medicamentos. Infarmed reúne com associações

A ministra da Saúde afirmou reunir-se com as associações de doentes para perceber melhor quais são os constrangimentos ao nível da falta de medicamentos e identificar as formas de os ultrapassar.
Serviço Nacional de Saúde

Governo "empenhado" em resolver falta de remédios

578
A governante respondeu à denúncia de 70 associações de doentes, que enviaram uma carta ao Infarmed a alertar para a "realidade assustadora" de pessoas que não encontram medicamentos nas farmácias.
Serviço Nacional de Saúde

Temido quer pacientes em casa no país inteiro

1388
Marta Temido quer alargar ao país inteiro a possibilidade de um paciente com doença aguda recupere em casa. Pede melhores compensações para os profissionais da saúde. E diz que SNS é "âncora" do país.
Saúde

Ensino privado de Medicina. Será mesmo necessário?

422
Extrapolar que a falta de profissionais no SNS é consequência da insuficiente formação de médicos pelas oito escolas médicas existentes é um sofisma.
Hospitais

Hospitais: 3 meses para plano de humanização 

686
Entre as medidas do plano constam a criação de estruturas orgânicas próprias e autónomas destinadas ao projeto de humanização dos cuidados de saúde. "Saibamos todos inconformarmo-nos", apelou Temido.
PSD

PSD exige desbloqueio de verbas do INEM

468
O partido mostra "grande preocupação" perante a situação e garante que vai pedir respostas aos ministérios das Finanças e da Saúde. PSD diz que se trata de dinheiro do orçamento do próprio INEM,
Ministério da Saúde

Ministra quer reorganizar maternidades do país

327
Segundo Marta Temido, o Governo pretende ter uma "intervenção mais objetiva na reorganização da oferta e redistribuição dos recursos humanos das zonas mais críticas".
Ordem dos Enfermeiros

Ana Rita Cavaco: "Inspetores são desonestos"

614
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros acusa os inspetores do Ministério da Saúde de mentirem e garante que não se senta à mesa com a Ministra da Saúde "porque ela não quer".
Saúde

Lei de Bases da Saúde é "vitória para os cidadãos"

"É uma vitória para os portugueses e para a saúde dos portugueses", afirma Marta Temido. Para a ministra, trata-se de uma Lei "que tem condições para permitir um desenho melhor do sistema de saúde".
Saúde

SNS só gastou 25% das comparticipações termais

168
A Associação das Termas de Portugal, que representa cerca de 40 balneários do país, alertou que, até agosto, o Serviço Nacional de Saúde ainda só gastou 25% dos fundos disponíveis.
Ordem dos Enfermeiros

Urgência de Beja tem um enfermeiro para 20 doentes

4509
A Ordem entende que as novas contratações de enfermeiros são insuficientes e dá como exemplo o que se passa em Beja: há um enfermeiro nas urgências para 20 doentes em estado crítico.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde avalia formação médica do SNS

Ordem dos Médicos tinha dito que a tutela não tinha avançado com este procedimento, mas o Ministério da Saúde afirma que iniciou a auditoria no dia 19 de julho. Auditoria sucede duas resoluções da AR.
Saúde

Ministra: é preciso apoiar médicos no interior

232
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que é preciso insistir nos incentivos para fixar médicos no Interior do país, designadamente ao nível financeiro e outros.
Ministério da Saúde

SNS. Listas de espera são "grandes desafios"

A ministra da Saúde disse que as listas de espera e os tempos de espera de acesso aos cuidados de saúde são os "grandes desafios" dos próximos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Serviço Nacional de Saúde

O poder da responsabilidade e a defesa da Saúde

201
O País precisa de um serviço público de Saúde, funcionante, exemplar, de referência e, simultaneamente, não poderá dispensar um sector privado competitivo e que se imponha pela qualidade e eficiência.
Serviço Nacional de Saúde

Transformar SNS "é o grande desafio" do futuro

209
Marta Temido referiu que a "espera", o "investimento em infraestruturas", e a "desmotivação dos profissionais” são os problemas que o SNS tem de enfrentar a "curto e médio prazo”.
Ministério da Saúde

Maternidades. "Escalas de julho estão garantidas"

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) tinha admitido avançar com um sistema rotativo de urgências obstétricas. A ministra disse que as escalas de julho estão garantidas.
Ministério da Saúde

Ministra analisa proposta para tarefeiros na MAC

A Maternidade Alfredo da Costa pode prestar "serviços mínimos" no verão por falta de anestesistas. A ministra está a analisar propostas de prestadores de serviços para colmatar esta ausência.
Ministério da Saúde

MAC. Ministra quer quadro fixo de anestesistas

Marta Temido quer resolver as falhas que se verificam na Maternidade Alfredo da Costa, que nesta segunda-feira teve várias cirurgias canceladas por falta de anestesistas.
Serviço Nacional de Saúde

Problemas na pediatria do Algarve serão resolvidos

"A nossa expectativa é de que a partir do final de julho consigamos responder à escala sem dificuldades", admitiu a ministra da Saúde. Marta Temido desvaloriza um cenário demasiado pessimista.
Sindicatos

Sindicatos médicos pedem intervenção de Costa

1288
Os sindicatos dizem que "já não era aceitável" continuar a negociar com o Ministério da Saúde. "Vamos renovar o apelo à intervenção do primeiro-ministro".
Ministério da Saúde

Governo: menos 10 mil doentes em lista de espera

Marta Temido citou dados de maio indicando que diminuiu em dez mil o número de utentes em espera há mais de um ano. A ministra disse ainda que há agora mais utentes a utilizarem o SNS.
Ministério da Saúde

Bastonário prevê grande adesão à greve dos médicos

O bastonário da ordem dos Médicos diz que os "médicos começam a não acreditar na ministra", bem como na sua capacidade para alterar o "estado de coisas" no Serviço Nacional de Saúde.
Ministério da Saúde

Maternidades. Ministra chamada ao parlamento

A audição de Marta Temido foi aprovada esta quarta-feira por unanimidade pela comissão parlamentar de Saúde. Bastonário da Ordem dos Médicos também vai ser ouvido.
Ministério da Saúde

MS garante que nenhuma maternidade vai fechar

Marta Temido referiu que para "melhor responder" aquilo que é a atividade normal no período de férias, o Ministério da Saúde vai introduzir alterações na zona de Lisboa e Vale do Tejo.
Ministério da Saúde

Governo: 3 dos 4 hospitais terão sempre urgências

O ministério da Saúde admite: uma de quatro principais unidades hospitalares da Grande Lisboa poderá não ter urgências para grávidas a funcionar "sempre" no verão. Fala em "gestão de recursos".
Saúde

Temido não quer lei de bases a "qualquer preço"

187
A ministra voltou a dizer que a melhor lei de bases da Saúde foi a proposta pelo Governo. Disse que a lei deve "responder melhor aos portugueses" e afirmou desconhecer detalhes das negociações PS-PSD.
Ministério da Saúde

Marta Temido discute oncologia de Tondela 

Sindicatos dizem que serviço de oncologia em Tondela está em rutura. O presidente da CM de Tondela exige ao Governo uma "resposta urgente". Reunião realiza-se no Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde "tem má vontade" com Viseu

263
O presidente do CDS Viseu disse que a atual situação da oncologia em Viseu, que os médicos dizem estar em rutura, não acontece por falta de dinheiro, mas sim por má vontade da ministra da Saúde.
Ministério da Saúde

Marta Temido mostra-se indisponível para médicos 

630
Marta Temido disse, esta sexta-feira, que o Governo não tem condições de satisfazer algumas pretensões dos médicos. Greves estão convocadas para 2 e 3 de julho.
Médicos

Médicos mantêm greve marcada para julho

Os sindicatos falam em intransigência de Marta Temido. Foi marcada uma nova reunião para 9 de julho. Médicos exigem revisão dos salários, das carreiras e da legislação laboral.
Ministério da Saúde

Sindicatos médicos reúnem-se com tutela

Marta Temido mostrou-se disponível para reavaliar alguns modelos remuneratórios, afirmando que “o trabalho na saúde é um trabalho particularmente exigente”.
Ministério da Saúde

Marta Temido cética com salários pedidos 

338
A ministra refere que um sindicato propôs uma tabela salarial que "começa nos 4.284 euros". Temido está disponível para negociar, mas lembra que o SNS terá dificuldades em pagar estes valores.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde vai explicar-se ao Parlamento

A ministra da Saúde foi chamada ao parlamento para dar explicações sobre o caso do Hospital de Vila Franca de Xira. Em causa está o internamento de utentes em refeitórios e casas de banho.
Enfermeiros

Enfermeiro corre 350 km para pressionar Governo

1338
Duarte Barbosa planeia recolher assinaturas entre Porto e Lisboa, com uma ameaça no bolso: ou o executivo aceita as exigências do setor ou os enfermeiros que o apoiarem apresentam a demissão.
Hospitais

V. F. Xira. Caso é "inaceitável", diz ministra

A ministra da Saúde foi desafiada no parlamento a acabar com a PPP de V. F. de Xira. Marta Temido diz que a situação terá de ser avaliada e esclarecida antes de serem tomadas decisões.
Serviço Nacional de Saúde

SNS com mais 11 mil profissionais que em 2015

1167
A ministra da saúde, Maria Temido, sublinhou que o Serviço Nacional de Saúde tem hoje "a maior força de trabalho de sempre". São cerca de 10.800 profissionais a mais que em dezembro de 2015.
Bombeiros

Marta Soares. Ministério da Saúde é "caloteiro"

Na cerimónia do Dia Nacional do Bombeiro, o dirigente insistiu que "as pessoas que devem e não pagam, e não ouvem as pessoas a quem devem, só há um nome que se lhes pode chamar: caloteiros".
Ministério da Saúde

Falta de especialidade médica em urgência

Perito da OMS entende que a criação de uma especialidade de medicina de urgência iria "melhorar a qualidade do serviço prestado" mas que também é necessário descentralizar os serviços de urgência.
Saúde

Inovação em Saúde: oito tendências e um caminho

Em Portugal já existem terapêuticas alvo de contratos baseados no valor. Mas a difícil e demorada contratação pública e a dependência do Ministério das Finanças têm limitado a autonomia para inovar.
Ministério da Saúde

Temido quer resolver listas de espera em 2019

401
"É a nossa maior prioridade", afirmou Marta Temido. A ministra garante que com o esforço de todos os serviços e "foco no resultado" será possível resolver o problema até final de do ano.
Ministério da Saúde

Tempos de espera. Ministério ataca problema

O organismo quer resolver as situações de pacientes que estão com um tempo de espera médio superior a um ano. As novas medidas adoptadas pelos hospitais incidem sobre sete especialidades.
Saúde

Marta Temido. As 7 polémicas em 7 meses de Governo /premium

112
Marta Temido tomou posse como ministra da Saúde há exatamente sete meses, após a remodelação governamental em que saiu Adalberto Campos Fernandes. Em pouco tempo agitou o setor e colecionou polémicas.
Saúde

Marta Temido: "Irritada? Ouço a Internacional"

4696
Independente, está "numa linha mais à esquerda" do governo — diz que não se ofende com o rótulo "esquerdista" e que o hino da CGTP a acalma, em entrevista ao JN. Mas na lei de bases, visa BE e PCP.
Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiros tentam impugnar sindicância à Ordem

A Ordem vai apresentar uma ação de impugnação do ato que a sindicância ordenou e também vai recorrer da decisão do tribunal que rejeita o pedido cautelar interposto contra a ministra da Saúde.
Enfermeiros

Marta Temido suspende providência da OE

2609
A resolução permite a continuação da sindicância e a suspensão da providência cautelar. Elementos da Ordem impediram esta quarta-feira os inspetores de continuarem a sindicância.
Médicos

Ministra: reivindicações dos médicos são difíceis

Nova tabela salarial e redução de horas nos serviços de urgência "são aspetos reclamados pelos sindicatos, mas dos quais teremos muita dificuldade em nos aproximar", disse Marta Temido.
Moçambique

Moçambique vai vacinar mais de 83 mil crianças

O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou uma campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo, vai abranger 83.553 crianças e será feita em centros de saúde, escolas, mercados e igrejas.
Ordem dos Enfermeiros

Sindicância. Tribunal aceita providência da Ordem

O Tribunal admite "liminarmente a providência cautelar requerida contra o Ministério da Saúde". Segundo o advogado da Ordem dos Enfermeiros, a sindicância de Marta Temido tem várias ilegalidades.
Enfermeiros

Hoje escrevo para si, srª. enfª Ana Rita Cavaco

245
Também eu me sinto atingido por esta falta de respeito, esta prepotência, esta falta de decoro e sentido de Estado que a Srª. Ministra da Saúde, que está mais uma vez a insultar todos os Enfermeiros.
Ministério da Saúde

Ajudem (-n)os

295
A ministra não pode ser deixada à solta e precisa de quem lhe guie passos e palavras e lhe explique o que são os “tempos úteis”, “clinicamente aceitáveis”, “garantidos” e, sobretudo, "satisfatórios".
Farmácias

Farmácias recebem 19 milhões para vender genéricos

O Estado português pagou 19,4 milhões de euros às farmácias portuguesas para vender genéricos, valor que representa apenas um terço da despesa das farmácias com estes medicamentos.
Enfermeiros

Bastonária alerta para mortes em listas de espera 

333
Ana Rita Cavaco relembrou que 2.600 doentes morreram à espera de cirurgia em 2017. Marta Temido defende não há relação entre a morte dos doentes e o motivo da sua presença em lista de espera.
Ministério da Saúde

Enfermeiros pedem saída da ministra da Saúde

260
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirmou que a ministra "não tem condições para cumprir o seu mandato até às eleições legislativas". Pede a Marcelo para atuar perante "atitude persecutória".
Marcelo Rebelo de Sousa

Vem aí veto? Para Marcelo, é "absurdo" proibir PPP

712
Se maioria de esquerda insistir numa formulação da nova lei de bases da saúde que feche a porta às parcerias público-privado, o destino dessa proposta será um chumbo em Belém, avança o Expresso.
Ministério da Saúde

"A greve não é direito de médicos e enfermeiros"

4759
Francisco George, antigo diretor-geral da saúde, defende a extinção da ADSE e considera que os médicos e os enfermeiros não devem ter direito à greve.
Natalidade

Ministra da Saúde quer aumentar a natalidade

159
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse que a reposição geracional é um dos maiores desafios que Portugal enfrenta e que envolve a aposta que tem sido feita na melhoria das condições de vida.
Hospitais

Hospitais. Falhas de segurança com recém-nascidos

228
A auditoria avaliou serviços de internamento de crianças e adultos e detetou falhas em todos eles. Ainda há hospitais com falhas na videovigilância, pulseiras eletrónicas e fecho automático de portas.
Ordem dos Médicos

Médicos. Bastonário ameaça responsabilizar tutela

O bastonário da Ordem dos Médicos ameaça responsabilizar o Ministério da Saúde pela "insegurança clínica" alegadamente verificada em muitas unidades. Miguel Guimarães falha em "capital humano".
Saúde

Lanches do pré-escolar vão ter fruta e legumes

361
A fruta e legumes nos lanches dos alunos do 1.º ciclo vai ser alargada ao pré-escolar, diz a responsável pelo programa da Direção-Geral da Saúde (DGS), que reconhece falta de sucesso da iniciativa.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde não garante médicos de família 

739
A Ministra da Saúde, Marta Temido, disse na Assembleia da República que não se pode comprometer com a atribuição de um médico de família para todos os portugueses até ao final do mandato.
Ordem dos Enfermeiros

Setúbal. Cirurgias sem enfermeiros motivam queixa 

184
Em causa estão 2 cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital de Setúbal, sem a presença de enfermeiros. A Ordem dos Enfermeiros queixa-se de "negligência grosseira". O caso aconteceu em dia de greve.
Saúde

Ministra averigua denúncias sobre colonoscopias

Marta Temido vai pedir à Entidade Reguladora da Saúde uma averiguação às denúncias de que os hospitais públicos estão a dar prioridade às colonoscopias preventivas.
Ministério da Saúde

Governo chama Ordem dos Médicos para reunião

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que "não há qualquer sentimento de menor consideração por nenhum dos profissionais de saúde" e pediu uma reunião com a Ordem dos Médicos.
Serviço Nacional de Saúde

Governo diz que não obriga médicos a ficar no SNS

Numa carta enviada ao Sindicato Independente dos Médicos, a tutela esclarece que não tem intenção de obrigar os clínicos que se formem no SNS a ficar no setor público por um período mínimo de tempo.
Ordem dos Médicos

Médicos. Ordem acusa Governo de "desprezo inédito"

453
Em causa estão um "conjunto de atitudes e declarações ocorridos nos últimos meses" do Governo, que, segundo a Ordem, ultrapassaram "o limite do aceitável", "revelando uma total falta de respeito".
Política

Ana Rita Cavaco: depois de convidada, ignorada

266
António Costa continua o seu périplo de inaugurações país fora. Esta quarta-feira, em Abrantes, contou com a presença da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que foi praticamente ignorada.
Saúde

Norte liberta hospitais de doentes não urgentes

304
Os doentes que possuam pulseira verde e azul vão ser orientados para centros de saúde onde serão atendidos no próprio dia. A medida da ARS Norte pretende aliviar a acumulação de utentes nas urgências.
Ministério da Saúde

Enfermeiros. Ministra espera que greve não ocorra

536
A ministra da Saúde sublinhou que o Governo "tem uma vontade séria de negociar" com os enfermeiros, mas reitera que "não pode fazer aquilo que está para além das suas possibilidades".
Hospitais

Governo acusado de desprezar hospital de Leiria

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos pediu à ministra da Saúde para se "começar a preocupar" com o Centro Hospitalar de Leiria e revelou que num ano saíram 12 internistas.
PGR

PGR remete queixa de boicote contra Ministério

A ASPE queixou-se da conduta do Ministério da Saúde com o objetivo de violar a lei e a decisão do tribunal arbitral em relação à greve dos enfermeiros que decorreu entre janeiro e final de fevereiro.
Ministério da Saúde

Enfermeiros. Negociações serão retomadas até março

Negociações entre o Governo e os sindicatos dos enfermeiros serão retomadas até ao princípio de março. A organização do tempo de trabalho e a avaliação de desempenho serão questões-base a abordar.
Ministério da Saúde

Enfermeiros. Normalidade voltou aos dez hospitais

O Ministério da Saúde indica que em todos os dez hospitais foi retomada a atividade normal nos blocos operatórios. Greve mantém-se, uma vez que pelo menos um dos sindicatos não a suspendeu.
ADSE

ADSE. Minista diz que "não há condescendência"

264
Em causa está a intenção anunciada por alguns grupos privados de denunciarem as convenções com a ADSE, após o instituto público ter exigido o pagamento de 38 milhões de euros por excesso de faturação.
Angola

Ministro critica "negociatas" do anterior governo

Em resposta à posição transmitida pela empresária Isabel dos Santos, o ministro da Comunicação Social angolano defende que "a área da Saúde está melhor" do que na altura do anterior governo.
ADSE

Saúde. ADSE reúne-se esta terça-feira com ministra

O Conselho Geral e de Supervisão da ADSE apelou ao diálogo urgente entre os prestadores privados e o instituto público. ADSE exige o pagamento de 38 milhões aos privados por excesso de faturação.
Saúde

ADSE ou Ai do Zé?

389
Sejamos claros. O fim da ADSE, um dos seguros mais importantes na saúde dos Portugueses, determinará um acelerar vertiginoso do colapso assistencial do SNS, com tempos de espera infindáveis.
ADSE

As guerras da saúde fazem sentido? /premium

346
Na cínica “ideologia do SNS” não temos qualquer preocupação com a saúde pública, mas um projecto de domínio da sociedade pelo poder político e ainda um cálculo eleitoral partidário.
Ministério da Saúde

A ministra incendiária /premium

3346
O PS enganou-se no campo de batalha, pois querer tratar como “supletivo” 42% do nosso sistema de saúde não é apenas uma loucura ideológica, é uma facada no coração da classe média. Em ano de eleições.
ADSE

A guerra da ADSE será paga em Outubro

1167
O actual conflito entre a ADSE e “meia dúzia” de operadores privados vai-se transformar num conflito entre a ADSE milhares e milhares de beneficiários, com óbvias consequências eleitorais.
Greve

Governo garante clima calmo nos blocos operatórios

136
A ministra da Saúde disse que "apenas passados alguns dias da entrada em incumprimento" dos enfermeiros em greve o Governo avançou para a medida de requisição civil.
Bombeiros

Bombeiros. Aumenta a dívida do Ministério da Saúde

229
A Liga dos Bombeiros Portugueses refere que a dívida ultrapassa os 35 milhões de euros e que as "Associações e corpos de bombeiros estão à beira da rutura devido aos atrasos nos pagamentos".
Ministério da Saúde

Governo suspende concurso para nova PPP em Braga

202
A ministra da Saúde disse que o Governo vai assegurar a reversão da gestão do hospital de Braga para a esfera pública e adiantou que os trabalhos para lançar um novo concurso estão mesmo suspensos.
Enfermeiros

Enfermeiros. Ministério suspende relação com Ordem

1355
Secretário de Estado Adjunto da Saúde suspendeu relações institucionais com a Ordem dos Enfermeiros na sequência das declarações da bastonária sobre a greve. Ordem fala em "má vontade" do Governo.
Governo

Greve dos Enfermeiros. Governo pediu novo parecer

Em causa está a greve dos enfermeiros nos blocos operatórios de 7 centros hospitalares, que se prolonga até dia 7 de fevereiro. Há serviços mínimos decretados, mas são considerados "insuficientes".
Adalberto Campos Fernandes

"Gostava ter feito muito mais investimento"

168
Adalberto Campos Fernandes revela que já tinha pedido a António Costa para sair antes de ser substituído e lamenta não ter tido mais dinheiro para investir no Serviço Nacional de Saúde.
Greve

30% das cirurgias canceladas já foram realizadas

O Centro Hospitalar de Coimbra é a unidade mais avançada na reposição de cirurgias, com 37,3% já realizadas. Em sentido contrário está o São João, no Porto: é o mais atrasado com apenas 22,5% feitas.
Ministério da Saúde

Auxiliares de ação médica anunciam greve

Os profissionais consideram que as suas funções não estão a ser valorizadas e afirmam que o "descontentamento é enorme" . Os trabalhadores vão ainda realizar um abaixo-assinado para repor a carreira.
Saúde

Ministra diz que Lei de Bases pode ser melhorada

A ministra da Saúde, Marta Temido, a Lei de Bases da Saúde é passível de "muitas sensibilidades" mas a proteção dos cidadãos "exige intervenções que contemplem respostas para o futuro".
Mortalidade

Mortalidade infantil. Ordem quer apurar causas

230
A Ordem dos Médicos considera que o aumento da mortalidade infantil "merece uma rápida análise" por parte do Ministério da Saúde, já que pode aumentar o clima de desconfiança dos utentes.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde contra providência cautelar

Ministério deduziu oposição à providência cautelar da Associação Nacional de Cuidados Continuados. Em causa o pagamento de mais de um milhão de euros
Hospital de Santa Maria

Diretores receiam afastamento de presidente

Diretores do Centro Hospitalar Lisboa Norte enviaram carta à ministra da Saúde a mostrar preocupação e estranheza pela não recondução de Carlos Martins no cargo de presidente.
Ministério da Saúde

Farmácias hospitalares: contratações para breve

Ministra da Saúde diz estar a fazer-se um esforço para contratar mais profissionais e que novas contratações podem acontecer nos próximos dias, situação esta que importa ser ultrapassada rapidamente.
Cuidados Continuados

Governo afasta riscos nos cuidados continuados

Marta Temido diz que os cuidados continuados são uma "aposta" e que "exigem um grande desenvolvimento e forte investimento" apesar da dívida de 6,4 milhões de euros à respetiva associação.
A página está a demorar muito tempo.