Ministério da Saúde

Ministério da Saúde

MS garante que nenhuma maternidade vai fechar

Marta Temido referiu que para "melhor responder" aquilo que é a atividade normal no período de férias, o Ministério da Saúde vai introduzir alterações na zona de Lisboa e Vale do Tejo.
Ministério da Saúde

Governo: 3 dos 4 hospitais terão sempre urgências

O ministério da Saúde admite: uma de quatro principais unidades hospitalares da Grande Lisboa poderá não ter urgências para grávidas a funcionar "sempre" no verão. Fala em "gestão de recursos".
Saúde

Temido não quer lei de bases a "qualquer preço"

187
A ministra voltou a dizer que a melhor lei de bases da Saúde foi a proposta pelo Governo. Disse que a lei deve "responder melhor aos portugueses" e afirmou desconhecer detalhes das negociações PS-PSD.
Ministério da Saúde

Marta Temido discute oncologia de Tondela 

Sindicatos dizem que serviço de oncologia em Tondela está em rutura. O presidente da CM de Tondela exige ao Governo uma "resposta urgente". Reunião realiza-se no Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde "tem má vontade" com Viseu

263
O presidente do CDS Viseu disse que a atual situação da oncologia em Viseu, que os médicos dizem estar em rutura, não acontece por falta de dinheiro, mas sim por má vontade da ministra da Saúde.
Ministério da Saúde

Marta Temido mostra-se indisponível para médicos 

630
Marta Temido disse, esta sexta-feira, que o Governo não tem condições de satisfazer algumas pretensões dos médicos. Greves estão convocadas para 2 e 3 de julho.
Médicos

Médicos mantêm greve marcada para julho

Os sindicatos falam em intransigência de Marta Temido. Foi marcada uma nova reunião para 9 de julho. Médicos exigem revisão dos salários, das carreiras e da legislação laboral.
Ministério da Saúde

Sindicatos médicos reúnem-se com tutela

Marta Temido mostrou-se disponível para reavaliar alguns modelos remuneratórios, afirmando que “o trabalho na saúde é um trabalho particularmente exigente”.
Ministério da Saúde

Marta Temido cética com salários pedidos 

338
A ministra refere que um sindicato propôs uma tabela salarial que "começa nos 4.284 euros". Temido está disponível para negociar, mas lembra que o SNS terá dificuldades em pagar estes valores.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde vai explicar-se ao Parlamento

A ministra da Saúde foi chamada ao parlamento para dar explicações sobre o caso do Hospital de Vila Franca de Xira. Em causa está o internamento de utentes em refeitórios e casas de banho.
Enfermeiros

Enfermeiro corre 350 km para pressionar Governo

1.338
Duarte Barbosa planeia recolher assinaturas entre Porto e Lisboa, com uma ameaça no bolso: ou o executivo aceita as exigências do setor ou os enfermeiros que o apoiarem apresentam a demissão.
Hospitais

V. F. Xira. Caso é "inaceitável", diz ministra

A ministra da Saúde foi desafiada no parlamento a acabar com a PPP de V. F. de Xira. Marta Temido diz que a situação terá de ser avaliada e esclarecida antes de serem tomadas decisões.
Serviço Nacional de Saúde

SNS com mais 11 mil profissionais que em 2015

1.167
A ministra da saúde, Maria Temido, sublinhou que o Serviço Nacional de Saúde tem hoje "a maior força de trabalho de sempre". São cerca de 10.800 profissionais a mais que em dezembro de 2015.
Bombeiros

Marta Soares. Ministério da Saúde é "caloteiro"

Na cerimónia do Dia Nacional do Bombeiro, o dirigente insistiu que "as pessoas que devem e não pagam, e não ouvem as pessoas a quem devem, só há um nome que se lhes pode chamar: caloteiros".
Ministério da Saúde

Falta de especialidade médica em urgência

Perito da OMS entende que a criação de uma especialidade de medicina de urgência iria "melhorar a qualidade do serviço prestado" mas que também é necessário descentralizar os serviços de urgência.
Saúde

Inovação em Saúde: oito tendências e um caminho

Em Portugal já existem terapêuticas alvo de contratos baseados no valor. Mas a difícil e demorada contratação pública e a dependência do Ministério das Finanças têm limitado a autonomia para inovar.
Ministério da Saúde

Temido quer resolver listas de espera em 2019

401
"É a nossa maior prioridade", afirmou Marta Temido. A ministra garante que com o esforço de todos os serviços e "foco no resultado" será possível resolver o problema até final de do ano.
Ministério da Saúde

Tempos de espera. Ministério ataca problema

O organismo quer resolver as situações de pacientes que estão com um tempo de espera médio superior a um ano. As novas medidas adoptadas pelos hospitais incidem sobre sete especialidades.
Saúde

Marta Temido. As 7 polémicas em 7 meses de Governo /premium

112
Marta Temido tomou posse como ministra da Saúde há exatamente sete meses, após a remodelação governamental em que saiu Adalberto Campos Fernandes. Em pouco tempo agitou o setor e colecionou polémicas.
Saúde

Marta Temido: "Irritada? Ouço a Internacional"

4.696
Independente, está "numa linha mais à esquerda" do governo — diz que não se ofende com o rótulo "esquerdista" e que o hino da CGTP a acalma, em entrevista ao JN. Mas na lei de bases, visa BE e PCP.
Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiros tentam impugnar sindicância à Ordem

A Ordem vai apresentar uma ação de impugnação do ato que a sindicância ordenou e também vai recorrer da decisão do tribunal que rejeita o pedido cautelar interposto contra a ministra da Saúde.
Enfermeiros

Marta Temido suspende providência da OE

2.609
A resolução permite a continuação da sindicância e a suspensão da providência cautelar. Elementos da Ordem impediram esta quarta-feira os inspetores de continuarem a sindicância.
Médicos

Ministra: reivindicações dos médicos são difíceis

Nova tabela salarial e redução de horas nos serviços de urgência "são aspetos reclamados pelos sindicatos, mas dos quais teremos muita dificuldade em nos aproximar", disse Marta Temido.
Moçambique

Moçambique vai vacinar mais de 83 mil crianças

O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou uma campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo, vai abranger 83.553 crianças e será feita em centros de saúde, escolas, mercados e igrejas.
Ordem dos Enfermeiros

Sindicância. Tribunal aceita providência da Ordem

O Tribunal admite "liminarmente a providência cautelar requerida contra o Ministério da Saúde". Segundo o advogado da Ordem dos Enfermeiros, a sindicância de Marta Temido tem várias ilegalidades.
Enfermeiros

Hoje escrevo para si, srª. enfª Ana Rita Cavaco

245
Também eu me sinto atingido por esta falta de respeito, esta prepotência, esta falta de decoro e sentido de Estado que a Srª. Ministra da Saúde, que está mais uma vez a insultar todos os Enfermeiros.
Ministério da Saúde

Ajudem (-n)os

295
A ministra não pode ser deixada à solta e precisa de quem lhe guie passos e palavras e lhe explique o que são os “tempos úteis”, “clinicamente aceitáveis”, “garantidos” e, sobretudo, "satisfatórios".
Farmácias

Farmácias recebem 19 milhões para vender genéricos

O Estado português pagou 19,4 milhões de euros às farmácias portuguesas para vender genéricos, valor que representa apenas um terço da despesa das farmácias com estes medicamentos.
Enfermeiros

Bastonária alerta para mortes em listas de espera 

333
Ana Rita Cavaco relembrou que 2.600 doentes morreram à espera de cirurgia em 2017. Marta Temido defende não há relação entre a morte dos doentes e o motivo da sua presença em lista de espera.
Ministério da Saúde

Enfermeiros pedem saída da ministra da Saúde

260
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirmou que a ministra "não tem condições para cumprir o seu mandato até às eleições legislativas". Pede a Marcelo para atuar perante "atitude persecutória".
Marcelo Rebelo de Sousa

Vem aí veto? Para Marcelo, é "absurdo" proibir PPP

712
Se maioria de esquerda insistir numa formulação da nova lei de bases da saúde que feche a porta às parcerias público-privado, o destino dessa proposta será um chumbo em Belém, avança o Expresso.
Ministério da Saúde

"A greve não é direito de médicos e enfermeiros"

4.759
Francisco George, antigo diretor-geral da saúde, defende a extinção da ADSE e considera que os médicos e os enfermeiros não devem ter direito à greve.
Natalidade

Ministra da Saúde quer aumentar a natalidade

159
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse que a reposição geracional é um dos maiores desafios que Portugal enfrenta e que envolve a aposta que tem sido feita na melhoria das condições de vida.
Hospitais

Hospitais. Falhas de segurança com recém-nascidos

228
A auditoria avaliou serviços de internamento de crianças e adultos e detetou falhas em todos eles. Ainda há hospitais com falhas na videovigilância, pulseiras eletrónicas e fecho automático de portas.
Ordem dos Médicos

Médicos. Bastonário ameaça responsabilizar tutela

O bastonário da Ordem dos Médicos ameaça responsabilizar o Ministério da Saúde pela "insegurança clínica" alegadamente verificada em muitas unidades. Miguel Guimarães falha em "capital humano".
Saúde

Lanches do pré-escolar vão ter fruta e legumes

361
A fruta e legumes nos lanches dos alunos do 1.º ciclo vai ser alargada ao pré-escolar, diz a responsável pelo programa da Direção-Geral da Saúde (DGS), que reconhece falta de sucesso da iniciativa.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde não garante médicos de família 

739
A Ministra da Saúde, Marta Temido, disse na Assembleia da República que não se pode comprometer com a atribuição de um médico de família para todos os portugueses até ao final do mandato.
Ordem dos Enfermeiros

Setúbal. Cirurgias sem enfermeiros motivam queixa 

184
Em causa estão 2 cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital de Setúbal, sem a presença de enfermeiros. A Ordem dos Enfermeiros queixa-se de "negligência grosseira". O caso aconteceu em dia de greve.
Saúde

Ministra averigua denúncias sobre colonoscopias

Marta Temido vai pedir à Entidade Reguladora da Saúde uma averiguação às denúncias de que os hospitais públicos estão a dar prioridade às colonoscopias preventivas.
Ministério da Saúde

Governo chama Ordem dos Médicos para reunião

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que "não há qualquer sentimento de menor consideração por nenhum dos profissionais de saúde" e pediu uma reunião com a Ordem dos Médicos.
Serviço Nacional de Saúde

Governo diz que não obriga médicos a ficar no SNS

Numa carta enviada ao Sindicato Independente dos Médicos, a tutela esclarece que não tem intenção de obrigar os clínicos que se formem no SNS a ficar no setor público por um período mínimo de tempo.
Ordem dos Médicos

Médicos. Ordem acusa Governo de "desprezo inédito"

453
Em causa estão um "conjunto de atitudes e declarações ocorridos nos últimos meses" do Governo, que, segundo a Ordem, ultrapassaram "o limite do aceitável", "revelando uma total falta de respeito".
Política

Ana Rita Cavaco: depois de convidada, ignorada

266
António Costa continua o seu périplo de inaugurações país fora. Esta quarta-feira, em Abrantes, contou com a presença da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que foi praticamente ignorada.
Saúde

Norte liberta hospitais de doentes não urgentes

304
Os doentes que possuam pulseira verde e azul vão ser orientados para centros de saúde onde serão atendidos no próprio dia. A medida da ARS Norte pretende aliviar a acumulação de utentes nas urgências.
Ministério da Saúde

Enfermeiros. Ministra espera que greve não ocorra

536
A ministra da Saúde sublinhou que o Governo "tem uma vontade séria de negociar" com os enfermeiros, mas reitera que "não pode fazer aquilo que está para além das suas possibilidades".
Hospitais

Governo acusado de desprezar hospital de Leiria

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos pediu à ministra da Saúde para se "começar a preocupar" com o Centro Hospitalar de Leiria e revelou que num ano saíram 12 internistas.
PGR

PGR remete queixa de boicote contra Ministério

A ASPE queixou-se da conduta do Ministério da Saúde com o objetivo de violar a lei e a decisão do tribunal arbitral em relação à greve dos enfermeiros que decorreu entre janeiro e final de fevereiro.
Ministério da Saúde

Enfermeiros. Negociações serão retomadas até março

Negociações entre o Governo e os sindicatos dos enfermeiros serão retomadas até ao princípio de março. A organização do tempo de trabalho e a avaliação de desempenho serão questões-base a abordar.
Ministério da Saúde

Enfermeiros. Normalidade voltou aos dez hospitais

O Ministério da Saúde indica que em todos os dez hospitais foi retomada a atividade normal nos blocos operatórios. Greve mantém-se, uma vez que pelo menos um dos sindicatos não a suspendeu.
ADSE

ADSE. Minista diz que "não há condescendência"

264
Em causa está a intenção anunciada por alguns grupos privados de denunciarem as convenções com a ADSE, após o instituto público ter exigido o pagamento de 38 milhões de euros por excesso de faturação.
Angola

Ministro critica "negociatas" do anterior governo

Em resposta à posição transmitida pela empresária Isabel dos Santos, o ministro da Comunicação Social angolano defende que "a área da Saúde está melhor" do que na altura do anterior governo.
ADSE

Saúde. ADSE reúne-se esta terça-feira com ministra

O Conselho Geral e de Supervisão da ADSE apelou ao diálogo urgente entre os prestadores privados e o instituto público. ADSE exige o pagamento de 38 milhões aos privados por excesso de faturação.
Saúde

ADSE ou Ai do Zé?

389
Sejamos claros. O fim da ADSE, um dos seguros mais importantes na saúde dos Portugueses, determinará um acelerar vertiginoso do colapso assistencial do SNS, com tempos de espera infindáveis.
ADSE

As guerras da saúde fazem sentido? /premium

346
Na cínica “ideologia do SNS” não temos qualquer preocupação com a saúde pública, mas um projecto de domínio da sociedade pelo poder político e ainda um cálculo eleitoral partidário.
Ministério da Saúde

A ministra incendiária /premium

3.346
O PS enganou-se no campo de batalha, pois querer tratar como “supletivo” 42% do nosso sistema de saúde não é apenas uma loucura ideológica, é uma facada no coração da classe média. Em ano de eleições.
ADSE

A guerra da ADSE será paga em Outubro

1.167
O actual conflito entre a ADSE e “meia dúzia” de operadores privados vai-se transformar num conflito entre a ADSE milhares e milhares de beneficiários, com óbvias consequências eleitorais.
Greve

Governo garante clima calmo nos blocos operatórios

136
A ministra da Saúde disse que "apenas passados alguns dias da entrada em incumprimento" dos enfermeiros em greve o Governo avançou para a medida de requisição civil.
Bombeiros

Bombeiros. Aumenta a dívida do Ministério da Saúde

229
A Liga dos Bombeiros Portugueses refere que a dívida ultrapassa os 35 milhões de euros e que as "Associações e corpos de bombeiros estão à beira da rutura devido aos atrasos nos pagamentos".
Ministério da Saúde

Governo suspende concurso para nova PPP em Braga

202
A ministra da Saúde disse que o Governo vai assegurar a reversão da gestão do hospital de Braga para a esfera pública e adiantou que os trabalhos para lançar um novo concurso estão mesmo suspensos.
Enfermeiros

Enfermeiros. Ministério suspende relação com Ordem

1.355
Secretário de Estado Adjunto da Saúde suspendeu relações institucionais com a Ordem dos Enfermeiros na sequência das declarações da bastonária sobre a greve. Ordem fala em "má vontade" do Governo.
Governo

Greve dos Enfermeiros. Governo pediu novo parecer

Em causa está a greve dos enfermeiros nos blocos operatórios de 7 centros hospitalares, que se prolonga até dia 7 de fevereiro. Há serviços mínimos decretados, mas são considerados "insuficientes".
Adalberto Campos Fernandes

"Gostava ter feito muito mais investimento"

168
Adalberto Campos Fernandes revela que já tinha pedido a António Costa para sair antes de ser substituído e lamenta não ter tido mais dinheiro para investir no Serviço Nacional de Saúde.
Greve

30% das cirurgias canceladas já foram realizadas

O Centro Hospitalar de Coimbra é a unidade mais avançada na reposição de cirurgias, com 37,3% já realizadas. Em sentido contrário está o São João, no Porto: é o mais atrasado com apenas 22,5% feitas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)