Dark Mode 94,4 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Ministério da Saúde

Ministério da Saúde

Ministério paga seguro a funcionários sem ADSE

685
Como os contratos individuais de trabalho não têm acesso à ADSE, uma entidade do Ministério da Saúde está a pagar a estes funcionários um seguro de saúde privado. Ministério vai "avaliar" situação.
Coronavírus

Marta Temido: não há "descontrolo" em Lisboa

236
Chamou-lhe "um planalto persistente" que não se desfaz há dois meses. Em entrevista à RTP, a ministra falou do receio de um inverno com Covid-19 e gripe e assumiu falhas: "Não estávamos preparados".
Coronavírus

Ministério assume dificuldade a rastrear infetados /premium

802
"Há muitas alterações de residência, toda a atualização documental", lembra o ministério da Saúde. Amadora-Sintra perto de esgotar capacidade máxima. IPO com 21 doentes infetados.
Coronavírus

Marta Temido recusa "crítica fácil" e "má-língua"

581
Em cerimónia sobre o SNS, a ministra da Saúde disse que o foco é quebrar as cadeias de transmissão. Cá fora recusou comentar as críticas de Medina, que culpou as "más chefias" por aumento em Lisboa.
Coronavírus

O PCP, a UEFA e as orelhas da ministra

177
Entre a final da Liga dos Campeões e o Avante há 12 dias de distância, mas se sobre o futebol a ministra diz que está tudo bem, sobre o evento comunista diz que é "precoce" falar nesta altura.
Coronavírus

Portugal com menos testes desde o desconfinamento

4788
A queda do número de testes pode representar 24% em relação ao início da reabertura da economia. Não só estamos a fazer menos testes, como temos mais positivos por cada 100 testes realizados.
Saúde

Governo quer recuperar 230 mil consultas adiadas

203
Governo quer recuperar todas as consultas adiadas devido à Covid-19 e aumentar camas nos cuidados intensivos. Até maio houve menos 16,8% de consultas e menos 28,8% de cirurgias do que em 2019.
Coronavírus

"Quanto maior for o número de visitantes melhor" /premium

20179
Quanto mais visitantes por causa da Champions melhor, mas há que respeitar regras. IPO de Lisboa é seguro, apesar de foco de infeção, diz DGS. Profissionais de lares têm "responsabilidade acrescida".
Coronavírus

Sintra volta a ser o concelho com mais novos casos /premium

1099
Os números descem nos cinco concelhos problemáticos da região de Lisboa. Lagos e Alcobaça são os surtos já justificados. Barreiro e Moita vêem o número de novos casos crescer e ainda sem explicação.
Coronavírus

Portugal terá cartões eletrónicos para viajantes /premium

226
A ferramenta vai permitir rastrear viajantes de todas as proveniências. Graça Freitas confirma "pequeno surto" em Espinho, enquanto 83% dos profissionais de saúde infetados já recuperam.
Saúde

Demora burocrática faz IPO de Lisboa perder médico /premium

1456
Diretor de serviço do IPO de Lisboa bateu com a porta após 11 meses à espera de autorização para trabalhar depois dos 70 anos. Era considerado "imprescindível". Governo e IPO não explicam a demora.
Coronavírus

Cinco mortes com Covid, o número menor desde março

177
Morreram cinco pessoas com Covid-19 nas 24h até à meia-noite deste domingo. Número de infetados aumentou 1%, com três em cada quatro novas confirmações na área de Lisboa e Vale do Tejo.
Coronavírus

Governo garante: "Não há ventiladores perdidos"

268
Secretário de Estado da Saúde garante que ventiladores encomendados à China estão a chegar em voos sucessivos até sábado, altura em que Portugal terá 61% da encomenda feita.
Coronavírus

"Situação na AML não justifica cerca sanitária"

236
A ministra da Saúde considera que não existem na Área Metropolitana de Lisboa situações epidemiológicas de Covid-19 que justifiquem a adoção de medidas como cercas sanitárias.
Ministério da Saúde

Testes. Instituto Ricardo Jorge não avaliou kits /premium

Depois de o Infarmed ter questionado kits já utilizados, a ministra da Saúde disse que os testes cumprem a metodologia do INSA. O Instituto garante que kits e zaragatoas não são da sua competência.
Coronavírus

Maior aumento de novos casos desde 8 de maio /premium

1707
Portugal registou 350 novos casos com a região de Lisboa e Vale do Tejo a concentrar 92% desse valor. Loures continua a ser o concelho com mais casos. Internados com maior subida desde 7 de maio.
Coronavírus

Lisboa: casos dispersos e situações familiares /premium

Lisboa e Vale do Tejo é o foco da pandemia. No Bairro da Jamaica, quatro dos 16 casos positivos já estão recuperados. Graça Freitas fala em "casos dispersos" e "situações familiares".
Coronavírus

Lisboa tem "situação complexa" com novos focos

1748
Números da Covid-19 estão a estabilizar/descer em todo o país menos em Lisboa Vale do Tejo. É uma "situação complexa", assume Graças Freitas, que relata mais três novos focos na Margem Sul.
Coronavírus

Consórcio parou produção de kits proibidos 

159
A produção e distribuição dos kits para testes à Covid-19 foram suspensas após a recusa de parecer positivo do Infarmed. Presidente do ABC garante que são seguros e eficazes e prepara resposta.
Coronavírus

Azambuja: 114 casos positivos, 109 só na Sonae /premium

393
Portugal regista agora um R de 1,01, número médio de casos a que cada infetado dá origem. DGS alerta para o risco do relaxamento dos cuidados, sobretudo entre amigos e familiares.
Coronavírus

Surtos em Lisboa e nova contagem de recuperados /premium

712
O relaxamento do cumprimento das medidas por parte de trabalhadores pode estar na origem dos surtos na região de Lisboa. A partir de domingo, 9.652 novos recuperados entram para as contas da DGS.
Coronavírus

Mais de 30 mil infetados. Recuperados disparam /premium

Das 12 pessoas que morreram esta quinta-feira, só duas tinham 80 anos ou mais — e cinco tinham menos de 70 anos. Internamentos continuam a cair. Das 288 novas infeções, 79% foram detetadas em Lisboa.
Coronavírus

Um em cada 10 infetados são profissionais de saúde

112
Governo está a estudar mudar a estratégia de testagem de profissionais de saúde. Graça Freitas diz que se Covid-19 se portar como outros coronavírus, haverá "alívio no verão". Mas não há certezas.
Coronavírus

DGS: 12% dos lares com casos de Covid-19

No arranque da 2ª fase de desconfinamento, António Lacerda Sales revelou que mais de 300 lares no continente têm casos de infeções: 2.000 utentes e quase 1.000 funcionários testaram positivo.
Coronavírus

Faz "falta" à ministra lidar com profissionais

517
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou que faz "falta" à ministra da Saúde, Marta Temido, "lidar com o comum médico, enfermeiro, assistente técnico ou operacional".
DGS

Vírus desaparecerá? "Normalmente entra para ficar" /premium

388
Questionada sobre crença de que o vírus desapareça sem vacina ou medicamento, DGS desconfia: "Normalmente entra para ficar". Máscaras sem certificação "não foram distribuídas nem pagas".
Coronavírus

Lisboa com 70,8% dos novos casos esta semana /premium

138
Portugal tem 28.583 infetados com Covid-19 e continua a crescer abaixo de 1%. Houve mais seis mortos, o que não acontecia desde 22 de março. Recuperados sobem para 3.328, mais 779 só em quatro dias.
Coronavírus

"Todos os profissionais" em risco foram testados

202
Governo garante que todos os profissionais de saúde em contacto com infetados foram testados. Criança com sintomas parecidos a doença de Kawasaki já teve alta. RT está em 0,97 e com variações pequenas
Coronavírus

Portugal com menos 125 internados em três dias /premium

Portugal tem 28.319 infetados com Covid-19 (mais 0,7%). Houve mais nove mortos (total de 1.184) e mais 16 recuperados (total de 3.198). Lisboa e Vale do Tejo continua como principal foco no país.
Coronavírus

Máscaras: Portugal compra 75 milhões mais baratas

3008
Portugal não tem recorrido aos concursos públicos organizados pela Comissão Europeia porque consegue negociar melhores preços e em prazos mais curtos. Em dois meses comprou 75 milhões de máscaras.
Coronavírus

Ministra da Saúda envia mensagem aos enfermeiros

138
Marta Temido expressou o seu "agradecimento em nome do Governo, da República, dos portugueses, aos enfermeiros que formam o sistema de saúde".
Coronavírus

76% dos novos casos em Lisboa e Vale do Tejo /premium

108
Portugal tem 27.913 infetados com Covid-19 (mais 0,8%). Mortos passam para 1.163 (mais 19). Recuperados sobem 464 – maior aumento num dia. Casos internados com a maior descida desde 18 de março.
Coronavírus

Menos mortos, o mesmo R. Reunião de peritos na 5.ª /premium

Porque todos os dias contam e importa ter "dados mais rigorosos", a reunião quinzenal no Infarmed ficou para quinta-feira, dia 14. Efeitos do desconfinamento deverão começar a surgir na quarta.
Coronavírus

Boletim. Os "estranhos" 19 novos casos importados /premium

Portugal tem 27.268 infetados com Covid-19 (mais 2,1%, terceiro dia a subir). Houve mais nove mortos (total de 1.114) – o que não acontecia desde 23 de março – e mais 164 recuperados (total de 2.422).
Coronavírus

Casos internados sobem pelo terceiro dia seguido /premium

867
Portugal tem 26.715 infetados com Covid-19 (mais 533, o que não acontecia desde 25 de abril). Houve mais 16 mortos (total de 1.105) e mais 182 recuperados (total de 2.258). Internados voltam a subir.
Coronavírus

Lisboa e Vale do Tejo teve 83,3% dos novos casos /premium

249
Portugal tem 26.182 infetados com Covid-19 (mais 1,9%). Houve mais 15 mortos (total de 1.089). Recuperados com recorde num dia, mais 333. Lisboa e Vale do Tejo com 594 dos 900 novos casos esta semana.
Coronavírus

Ministério da Saúde vai publicar ajustes diretos

O relatório com os "procedimentos elaborados por ajuste direto" para combater a pandemia será divulgado pelo Ministério, no site dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Coronavírus

"Os tempos que aí vêm não vão ser mais fáceis" 

349
Na inauguração de uma nova ala de cuidados intensivos em Matosinhos, a ministra da Saúde antecipou um futuro “difícil”, justificou contratos por ajuste direto e elogiou a “pronúncia do Norte”.
Coronavírus

Jantares em família? "Sim, mas com cuidados extra" /premium

434
O decreto sobre a utilização de máscaras ou viseiras pode ser revisto e os privados que quiserem reatar as convenções com o SNS serão "úteis". Já vai poder jantar com a família mas com cuidados extra.
Coronavírus

Portugal não tinha tão poucas mortes há 40 dias

156
Portugal tem 25.702 infetados com Covid-19 (mais 0,7%). Houve mais 11 mortos (total de 1.074), incluindo a vítima mais nova (homem entre 20 e 29 anos). Dados de Lisboa e Vale do Tejo superam Norte.
Resposta Pronta

Misericórdias. "Saúde deve mais de 6 milhões"

838
Manuel Lemos confirma ao Observador o que revelou numa reunião com Rui Rio: o ministério liderado por Marta Temido deve mais de 6 milhões de euros a quase duas dezenas de misericórdias. 
Coronavírus

Marta Temido disse que pico era no final de maio?

O site Notícias Diárias publicou declarações de Marta Temido de março como se fossem atuais, transmitindo a ideia de que as medidas de reabertura fizeram com o pico fosse adiado para final de maio.
Coronavírus

Mais 0,4% infetados. É a menor subida de sempre

De acordo com o boletim diário da DGS, houve um aumento de 92 casos – 0,4% – a nível nacional, Lisboa e Vale do Tejo sem novos casos, mas dados dos concelhos não batem certo.
Coronavírus

Peregrinação do 13 de Maio é "possibilidade"

6839
Ministra da Saúde contrariou a diretiva do Governo (que prevê cerimónias religiosas só no final de maio) ao admitir a "possibilidade" de haver peregrinação em Fátima, tal como houve evento da CGTP.
Coronavírus

Portugal teve menor aumento de mortos do mês

Portugal tem 25.045 infetados com Covid-19 (mais 2,2%). Número de mortos teve menor subida do mês de 973 para 989 – e Lisboa e Vale do Tejo ultrapassa Centro. Há mais 49 recuperados (total de 1.519).
Coronavírus

DGS prepara norma para creches

198
Numa altura em que Portugal se aproxima do fim do estado de emergência, Graça Freitas anuncia que está a ser preparada uma norma para as creches. Grande preocupação é, agora, com as máscaras.
Coronavírus

Marta Temido diz que SNS sozinho será insuficiente

3101
A ministra da Saúde não "crê" que o SNS seja suficiente no período pós-surto. Mesmo com zero casos da doença. Hipótese podem ser privados. E diz que mortes por Covid e não Covid podem ser revistas.
Coronavírus

Governo: taxa de 54% nas UCI é "um bom indicador"

110
O secretário de Estado da Saúde disse que nas Unidades de Cuidados Intensivos há 289 camas vagas e 334 ocupadas. Dado deixa "espaço de algum conforto" para retomar atividade não-Covid nos hospitais.
Coronavírus

Número médio de contágios "subiu um bocadinho"

425
Neste momento cada infetado com o novo coronavírus em Portugal contagia em média 1,04 pessoas. É uma pequena subida de um dos valores que têm de baixar, reconheceram Marta Temido e Graça Freitas.
Coronavírus

Lisboa volta a ter maior subida de novos casos

586
Portugal tem 23.392 infetados com Covid-19 (mais 2,6%). Número de mortos sobe para 880 (mais 26). Há mais 667 recuperados em cinco dias. Lisboa voltou a ser concelho com maior subida de novos casos.
Coronavírus

Casos em UCI com registo mais baixo do mês

Portugal tem 22.797 infetados com Covid-19 (mais 2%). Registam-se mais 34 mortos, num total de 854. Recuperados sobem para 1.228 (mais 2,2%). Casos internados e em UCI mantêm tendência decrescente.
Coronavírus

Segundo dia com menos novos casos e mais mortos

Portugal tem 22.353 infetados com Covid-19 (mais 1,7%). Número de mortos aumenta para 820 (mais 35), taxa de letalidade é de 3,67%. Há mais 59 recuperados, num total de 1.201 (mais 591 desde terça).
Coronavírus

Boletim. 58,5% dos novos casos abaixo dos 50 anos

375
Portugal tem 21.982 infetados com Covid-19 (mais 2,8%). Recuperados sobem para 1.143 (mais 532 em 48 horas) e registam-se mais 23 mortos, todos acima dos 70 anos. 58,5% dos novos casos abaixo dos 50.
Coronavírus

Portugal já tem mais recuperados do que vítimas

1346
Portugal tem 21.379 infetados com Covid-19 (mais 2,5%). Número de mortos aumenta para 762 (com taxa de mortalidade de 3,56%). Casos recuperados sobem 50,3% para 917 e superam óbitos pela primeira vez.
Coronavírus

Faixa dos 20 aos 29 anos com maior subida de casos

336
Portugal tem 20.863 infetados com Covid-19 (mais 3,3%). Número de mortes é de 735, a menor subida desde 6 de abril. Recuperados mantêm-se nos 610. Casos suspeitos e não confirmados voltam a subir.
Coronavírus

Temido. Regras serão cumpridas no 25 de Abril

1116
Ministra garantiu que as regras vão ser cumpridas nas comemorações do 25 de Abril na AR e que o "esforço coletivo" não vai ser deitado a perder. Pediu ainda “rigoroso cumprimento” do confinamento.
Coronavírus

Hospitais terão 5 mil testes rápidos

158
Nas últimas 24 horas registaram-se apenas 181 novos casos positivos. Quando o Marcelo já fala em "luz ao final do túnel", DGS é cuidadosa: "Vamos olhar com a cautela com que temos sempre olhado".
Coronavírus

Portugal tem menor subida desde início da pandemia

193
Portugal tem 19.022 casos de Covid-19, apenas mais 181 do que na véspera – aumento de 1%, o menor desde o início da pandemia. Número de mortes sobe de 629 para 657 e já existem 519 casos recuperados.
Coronavírus

Recuperados mais do que duplicam em cinco dias

102
Portugal tem 18.841 infetados com Covid-19, mais 4,1%. Mortes sobem para 629. Número de casos recuperados passa de 233 para 493 apenas em cinco dias. Taxa de mortalidade subiu 1,03% em duas semanas.
Coronavírus

Madeira não regista novos casos há cinco dias

291
Portugal tem 18.091 infetados por Covid-19, um aumento de 3,7%. Há mais 32 vítimas (total de 599). Taxa de mortalidade é de 3,31%, mais 1,04% do que no início do mês. Madeira continua sem novos casos.
Coronavírus

Portugal teve o maior aumento de casos recuperados

Portugal regista 17.448 casos positivos de Covid-19, um aumento 3%. Número de mortes sobe de 535 para 567, em especial acima dos 80 anos e no Norte. Casos recuperados com maior subida num só dia (70).
Ministério da Saúde

Máscara no dia-a-dia? Em espaços confinados, sim

380
Marta Temido admite que existam mais dois ou três mil casos do que os números oficiais. A governante diz que o regresso à normalidade deve ser racional até porque "a nossa imunidade é baixinha".
Coronavírus

Ministra. Todos podem "considerar" usar máscaras

1562
Marta Temido fala numa “janela de oportunidade” para que o mercado “as possa desenvolver” até ao início do levantamento do confinamento, quando recomendação deverá ser alargada.
Coronavírus

Casos em UCI têm registo mais baixo do mês

Portugal tem 16.934 infetados com Covid-19, num aumento de apenas 2,1%. Número de mortes subiu para 535, mais 31 do que na véspera. Casos em Cuidados Intensivos têm registo mais baixo do mês.
Coronavírus

Marta Temido: "Nada vai ser como antes"

5683
Depois de ter admitido isolar idosos até ao aparecimento de uma vacina, a ministra da Saúde afastou ideia de deixar sair, com máscara, a população com teste negativo: "Fosse assim tão simples...".
Atualidade

Portugal "preparou-se", mas "nada será como antes"

"Nada nos próximos tempos — se é que alguma vez — vai ser como antes", avisa a ministra da Saúde, que recusa atrasos na preparação para o surto. DGS frisa que não há regiões livres de poder ter focos.
Coronavírus

Covid-19. Porto pediu dados ao Ministério da Saúde

477
A autarquia refere que os números desagregados da Covid-19 são essenciais para cumprir normas e despachos do Governo e da DGS. "Até agora não nos foi comunicado qualquer dado oficialmente".
Atualidade

Ministra. "Não há proibição de partilha" de dados

234
Marta Temido diz que restrição de divulgação regional de dados é para evitar "análises fragmentadas" e “violação do segredo estatístico". SNS não vai pagar despesas de quem decida ir ao privado.
Coronavírus

Ritmo percentual de contágio mais baixo de sempre

306
Mais 35 mortes, quatro das quais de pessoas com menos de 60 anos. Mais 515 casos diagnosticados, um ritmo de propagação que baixou para 3,3%, depois dos 10% de sexta-feira. Eis os detalhes do boletim.
Coronavírus

Quase 300 reclusos saíram das prisões  - como aconteceu

367
Tribunais de Execução de Penas libertaram 289 presos para cumprir medida do estado de emergência. Juízes consideram "disparate" lei entrar em vigor num sábado. Há 515 novo casos de Covid-19 no país.
Atualidade

Governo assegura mais testes em lares de Aveiro

Sobre falta de vagas em cuidados intensivos em Aveiro, secretário de Estado diz que situação "será atendida dentro de muito pouco tempo". DGS tem nova norma para testes em lares e assegura reforços.
Atualidade

DGS: "testes estão a chegar onde são necessários"

Portugal fez 110 mil testes desde 1 de março. Pressão sobre cuidados intensivos é "preocupação" que está a ser aliviada com mais mil ventiladores. Máscaras para todos ainda não, diz Graça Freitas.
Ordem dos Enfermeiros

"Assim respondem menos aos apelos", diz bastonária

619
Ana Rita Cavaco, bastonária dos Enfermeiros, destaca à Rádio Observador esforços do Ministério da Saúde mas aponta ainda problemas por resolver. Há 352 profissionais infetados no país e 1.750 em casa.
Coronavírus

Marta Temido. Cresce pressão sobre os hospitais

604
Ministra diz que é preciso libertar camas com utentes que não precisam de tratamento hospitalar. Centenas de ventiladores comprados ainda não chegaram ao país. Há 1332 profissionais de saúde infetados
Coronavírus

Cientistas estão a estudar regresso à vida normal

673
Ministra revelou que índice R0 baixou, o que é essencial para ultrapassar o surto. Não há "luz exata" ao fundo do túnel nesta "maratona". DGS diz que regresso está a ser estudado por grupo técnico.
Atualidade

Ministra: é tempo de "equilibrar medo e coragem"

726
Marta Temido sublinha que "esta luta não é uma corrida de 100 metros, é uma longa maratona" e pede "coragem". Ainda não há data para o regresso à "vida mais ou menos normal", diz Graça Freitas.
Atualidade

DGS. Máscaras, lares e a polémica com o Porto

DGS recusa atraso na política para lares, esclarece polémica com o Porto e diz que uso de máscaras "só com recomendação internacional". António Sales reconhece "dificuldades no agendamento de testes".
Coronavírus

Sindicatos médicos pedem reunião com Marta Temido

A Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos pediram uma "reunião urgente" com a ministra da Saúde. Em causa está o "rápido crescimento da incidência".
Atualidade

Lacerda Sales: Isolar o Porto "não faz sentido"

Secretário de Estado da Saúde esclareceu que “não houve qualquer indicação da autoridade de saúde” sobre uma cerca sanitária no Porto. Diz que Graça Freitas falava ontem “de forma generalizada".
Coronavírus

Marta Temido louva 542 médicos

1150
A ministra da Saúde agradeceu publicamente aos vários profissionais de saúde, responsáveis pela Linha de Apoio ao Médico, pelo trabalho prestado no início da pandemia em Portugal.
Atualidade

Isolar o Porto? Essencial da conferência da DGS

Lacerda Sales volta a lembrar que "ficar em casa é salvar vidas" e diz que estratégia é "testar, isolar, proteger e tratar". Diretora-geral da Saúde frisa que quem aguarda testes deve ficar isolado.
Atualidade

"Vai durar meses, não podemos confiar na sorte"

689
Criança que morreu podia ter outras patologias, diz Graça Freitas. "Até haver vacina, isto vai durar meses", avisa. Ministra lembra exemplos de crianças na gruta da Tailândia e pede "resistência".
Coronavírus

Trump. Testes de 5 minutos para "derrotar vírus" - como aconteceu

1146
Com os infetados a crescer e uma previsão de 100 mil a 200 mil mortos, Donald Trump anunciou testes rápidos, de 5 minutos, para "derrotar vírus" até junho e prolongou quarentena até final de abril.
Atualidade

Pico no fim de maio com "número elevado de casos"

308
Nesta Páscoa, "não vamos poder estar juntos, mas isso é essencial para que possamos voltar a estar juntos", afirmou Marta Temido, adiantando que foram feitos cerca de 40 mil testes de 1 a 26 de maio.
Coronavírus

DGS fala em "planalto": pico longo e em maio

315
Graça Freitas confirma que pico do surto será longo e em maio porque estratégia passou por atrasar a corrida aos hospitais e o consequente colapso do sistema. Taxa de mortalidade está nos 1,8%.
Atualidade

DGS aponta pico para maio, "em planalto"

Graça Freitas afirma que pico não será instantâneo, "andaremos ali algum tempo". Lacerda Sales sublinha urgência no apoio "aos mais vulneráveis", como vítimas de violência doméstica e idosos.
Atualidade

DGS: "Qualquer suspeito vai ter acesso a testes"

191
Diretora-geral da Saúde sublinha que mais doentes com COVID-19 vão ser tratados em casa. Lacerda Sales apela a "utilização criteriosa dos serviços" e diz que chegaram 5 mil dos 80 mil testes previstos
Atualidade

"Portugal entra em nova fase de mitigação" às 24h

465
Já há "transmissão comunitária" no país, sublinha Graça Freitas. Novo plano de ação entra em vigor às 24h e pode haver "turbulência". "Não há qualquer objetivo de mentir" sobre dados, adianta ainda.
Atualidade

DGS. Testar todos pode dar "falsa segurança"

506
Secretário de Estado da Saúde sublinha que "não há racionamento, há racionalidade" e garante que não faltam testes. Subdiretor da DGS diz que "testes não dão garantia" em assintomáticos.
Atualidade

Falta de máscaras e novas regras para quem chega

Não há máscaras para toda a população, mas não é o mais importante, insiste aGraça Freitas. Garante que há capacidade para "9 mil testes" diários e diz que quem entra em Portugal ficará em quarentena.
Coronavírus

O que muda e o que devia mudar no combate ao vírus

433
Todos os hospitais vão receber doentes, infetados ligeiros vão ficar em casa e as consultas não urgentes serão canceladas. As medidas e os apelos de Governo e DGS para tentar evitar rutura do SNS.
Coronavírus

"Como os outros, tememos não estar preparados"

1531
Ministra da Saúde lembrou na AR o que já foi feito e garante reforçar tudo o que for possível. A Linha Saúde 24, por exemplo, já está apta a atender 2 mil chamadas em simultâneo.
Coronavírus

Conselho de Saúde Pública revê medidas esta sexta

488
Ministra da Saúde convocou nova reunião para esta sexta-feira. Constantino Sakellarides diz que situação está a ser "acompanhada ao minuto" e decisões de quarta serão revistas.
Coronavírus

6 pontos para perceber o ataque ao coronavírus

795
Escola e universidades fechadas. Visitas a lares, hospitais e prisões temporariamente suspensas e o "cluster" do Norte. A conferência de imprensa com medidas para conter o coronavírus em 6 pontos.
Serviço Nacional de Saúde

Problemas no Saúde24. Ex-presidente culpa cortes

1999
Henrique Martins, em entrevista à Rádio Observador, aponta o dedo aos cortes orçamentais e diz que fez vários avisos ao Governo. SNS24 estava comprometido mesmo sem crise de coronavírus.
Saúde

Governo afasta responsável pela Linha SNS24

3403
"A meio da batalha", há um general substituído: o presidente da entidade responsável pela Linha SNS24 foi afastado pelo Governo em plena crise de coronavírus. Ao Observador, aponta cortes orçamentais.
Saúde

Almada. "Estamos a fazer tudo" para abrir urgência

207
Ministra da Saúde falou na contratação de uma "empresa única" de prestação de serviços para garantir o funcionamento noturno da urgência pediátrica do hospital Garcia de Orta durante o fim de semana.
Nutrição

Ordem dos nutricionistas pede literacia alimentar

330
A bastonária da Ordem dos Nutricionistas defendeu a urgência de o Estado aumentar a literacia alimentar da população e adotar um sistema de rotulagem único para escolhas "mais saudáveis".
Coronavírus

Hospital de S. João já faz testes ao Covid-19

182
O caso suspeito de coronavirus de um doente vindo de Milão já foi analisado internamente nos laboratórios do Hospital de São João. É intenção da DGS dar autonomia a mais hospitais.
Saúde

2,9 milhões para Hospital da Figueira da Foz

O gabinete de Marta Temido informou este domingo que o investimento de 2,9 milhões de euros para a remodelação do bloco operatório central do hospital, no distrito de Coimbra, vai avançar.
Eutanásia

"SNS está preparado para responder", diz ministra

9980
Ministra Marta Temido fala pela primeira vez sobre eutanásia, aprovada quinta-feira, que considera "questão de humanidade". Garante que SNS tem meios, mas que Ministério aguarda enquadramento legal.
Médicos

Médicos já passaram 213 mil receitas sem papel

Só em janeiro deste ano mais de 5.000 médicos utilizaram a aplicação de Prescrição Eletrónica Médica, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde

Marta Temido vai ser ouvida sobre PPP em Cascais

A Ministra da Saúde vai ser ouvida sobre lançamento de uma nova Parceria Público Privada para Cascais. Decisão partiu de requerimentos apresentados pelo BE e pelo PCP na Comissão de Saúde.
Urgências

S. João informa via SMS sobre doentes na urgência

17505
O Hospital de São João começou a informar os acompanhantes da evolução dos doentes na urgência. A medida “em prol da humanização” é inovadora no setor público de saúde.
Pediatria

Garcia de Orta. Ministério contrata 5 pediatras

"Concurso que foi aberto para mais 5 vagas ficou deserto", segundo a Comissão de Utentes da Saúde de Almada. Dependendo do ritmo, poderá "haver a hipótese" de reabrir a urgência pediátrica.
Ministério da Saúde

Agressões a médicos e enfermeiros com prioridade

348
A violência contra profissionais de saúde vai ser considerada um crime de investigação prioritária através da próxima proposta de lei de política criminal. O plano vai estar sob consulta pública.
Coronavírus

Saúde. Ordens devem divulgar quantos saem do país

A ministra da Saúde alegou que apenas conhece os pedidos de profissionais para trabalhar fora do país, exortando as ordens profissionais da saúde a divulgar números de quem vai efetivamente para fora.
Ministério da Saúde

Governo garante hospitalização domiciliária

A Ministra da Saúde garantiu que todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde vão disponibilizar serviços de hospitalização domiciliária. A medida vai ser aplicada "no máximo em 2021".
Vírus

Que vírus é este que está a deixar o mundo alerta? /premium

396
Na China já houve 41 casos e uma morte. A OMS alertou para o vírus depois de ter sido detetado um caso na Tailândia. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde diz que não há motivo para alarme.
Saúde

OE. "Não acreditamos num modelo de supermercado"

276
Ministra da Saúde disse que o Governo não acredita "num modelo de supermercado" para vales de consultas e cirurgias. "Este vai ser um ano particularmente exigente para todos os que trabalham no SNS."
Ministério da Saúde

Governo estima acabar 2020 com défice zero no SNS

324
Nota explicativa do Orçamento do Estado (OE) para a saúde que é debatido esta segunda-feira e refere previsão do governo. Para tal o ministério conta com o aumento de receitas e com poupanças.
Loures

Hospital de Loures destaca vantagens da PPP

267
A dias de o governo anunciar se o Hospital Beatriz Ângelo se mantém como PPP ou volta para gestão pública, o grupo Luz Saúde dedicou toda a revista da unidade de Loures às vantagens da atual gestão.
Saúde

"Não é realista reabrir a urgência em março" /premium

387
A ministra da Saúde tinha apontado março para reabrir a urgência pediátrica durante a noite, mas o presidente do Garcia de Orta não acredita que os cinco pediatras necessários se candidatem ao lugar.
Ministério da Saúde

Governo prolonga redução dos preços da hemodiálise

O Ministério da Saúde vai prolongar a redução de 3% nos preços da hemodiálise convencional realizada a doentes do SNS prevista em 2017 "por mais um ano, seguindo um critério de estabilidade".
Violência

Médicos. Ministros reúnem para analisar agressões

119
A ministra da Saúde, Marta Temido, e o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, vão reunir-se na terça-feira para analisar os casos de agressões a médicos nas unidades de saúde.
Serviço Nacional de Saúde

A saúde não é pública nem privada   /premium

Existem pela Europa fora diversas variedades de coabitação entre público e privado que funcionam tão bem ou melhor do que o nosso bi-sistema em crise de despique sem fim. Mas isso ninguém quer debater
Orçamento do Estado

Para que servem os 1.540 milhões para a Saúde? /premium

O Governo anunciou um reforço de 800 milhões de euros para a Saúde em 2020. Será suficiente para acabar com a suborçamentação? E os 8.400 novos profissionais chegam para as necessidades do setor?
Medicamentos

Falhas do SNS não são únicas na UE, diz ministra

1129
A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento".
Ministério da Saúde

Saúde. Ministra quer melhorar acesso à formação

166
Falhas em auditoria externa levam ministra da Saúde a constituir um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS.
Ministério da Saúde

O Governo da Saúde

Seja como for, para quem quiser carreira na política a saúde não é grande tirocínio. É mesmo só para levar tiros. O futuro não augura nada de bom. A saúde, a nossa e a do governo tende a deteriorar-se
Psiquiatria

Ministra diz que não há falta de médicos

3643
Marta Temido visitou o norte do país esta sexta-feira, onde afirmou não existir falta de médicos em Coimbra e no Algarve, sendo a saúde mental uma "prioridade" no próximo Orçamento do Estado.
Saúde

Mortalidade de grávidas. Marta Temido chamada à AR

130
A Comissão Parlamentar de Saúde aprovou esta quarta-feira um requerimento do BE e outro do PSD, que pedem a audição de Graça Freitas e Marta Temido sobre o aumento da mortalidade infantil e materna.
ADSE

ADSE sai do Ministério da Saúde 

480
A tutela do subsistema de saúde dos funcionário públicos, atualmente dependente da Saúde e das Finanças, passou para o Ministério de Modernização do Estado e da Administração Pública.
Saúde

Vinte novas USF serão criadas este ano

Marta Temido anunciou a criação de vinte novas unidades de saúde familiar ainda este ano e a transformação de outras vinte USF de A para B, que é o modelo com maior autonomia e com mais incentivos.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde assume lapso de Costa na AR

4697
Costa contestou erradamente Cecília Meireles, que criticou o tempo de espera para a primeira consulta de cardiologia de 1.482 dias no hospital de Padre Américo. O Ministério da Saúde assumiu o erro.
Serviço Nacional de Saúde

Governo: Melhoria da resposta do SNS é prioridade

1708
Marta Temido considerou que a melhoria da resposta do Serviço Nacional de Saúde em termos de qualidade e humanização é uma prioridade nesta legislatura.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde chamada ao parlamento

112
O PSD quer ouvir a ministra sobre o relatório de Acesso a Cuidados de Saúde, referindo que o relatório contém "alguns dados preocupantes e que revelam uma crescente degradação do acesso a cuidados".
Manifestações

Ministra da Saúde: fecho de urgência é temporário

390
Cerca de 200 utentes estão concentrados à porta do Hospital Garcia de Orta, exigindo que a urgência pediátrica volte a estar aberta de noite. Ministra da Saúde assegura que situação é temporária.
Ministério da Saúde

Oeiras vai investir 5 milhões em hospital

O protocolo assinado esta segunda-feira irá permitir recuperar e ampliar o centro de referência de cardiopatias congénitas, transplante cardíaco e transplante renal do Hospital de Santa Cruz.
Assembleia Da República

Bebé sem rosto. Bastonário e ministra na AR

Comissão parlamentar de Saúde aprovou por unanimidade requerimento do PAN que pedia para ouvir a ministra da Saúde, o bastonário da Ordem dos Médicos e a presidente da Entidade Reguladora da Saúde.
Saúde

Bebé sem rosto. PAN quer ouvir ministra da Saúde

116
O grupo parlamentar do PAN quer chamar Marta Temido para audição, na Assembleia da República, sobre o caso do bebé que nasceu com malformações graves.
Enfermeiros

Governo novo (?) ou remodelado, ministros velhos

Desejo que a Srª. Ministra da Saúde possa (re)entrar, agora, com o “pé direito” no seu Ministério, e que o período de campanha eleitoral e eleições lhe tenham dado um pouco de humildade.
Braga

Trabalhadores do Hospital de Braga em protesto

Os assistentes operacionais do Hospital de Braga exigem ser incluídos no acordo que prevê as carreiras e que foi aplicado a todos os hospitais do SNS, para acabar com "desigualdades e discriminação".
Médicos

Ministra quer esclarecimentos sobre obstetra

O Ministério da Saúde vai solicitar à Ordem dos Médicos esclarecimentos sobre os processos que envolvem o médico obstetra que não detetou malformações graves num bebé que nasceu sem rosto.
Serviço Nacional de Saúde

Governo quer implementar um enfermeiro de família

1523
Marta Temido anunciou que o Governo pretende atribuir nos próximos quatro anos uma equipa de saúde familiar a todos os portugueses, que inclua um enfermeiro de saúde familiar.
Ordem dos Enfermeiros

Sindicância. Tribunal recusa providência cautelar 

123
O Tribunal Administrativo não deu razão à Ordem dos Enfermeiros na providência cautelar interposta contra a sindicância do Ministério da Saúde. Bastonária diz que decisão "não tem efeito nenhum".
Sindicatos

Sindicato vai queixar-se sobre atuação da PSP

Líder sindical considerou abuso a “forma desproporcionada” como os elementos da PSP forçaram os cerca de 30 trabalhadores que faziam um protesto no átrio do Ministério da Saúde, em Lisboa.
Protestos

30 trabalhadores "invadem" Ministério da Saúde

Cerca de 30 trabalhadores invadiram a entrada do Ministério da Saúde num protesto sem aviso prévio, que pretende exigir respostas à ministra Marta Temido sobre questões laborais.
Saúde

SNS. Envelhecimento, absentismo e horas extra /premium

169
Uma população médica envelhecida, 13,1 milhões de horas extra, 3,9 milhões de dias de ausência no trabalho e 105 milhões de euros em tarefeiros. É o retrato da saúde em 2018 feito pelo Governo.
Ministério da Saúde

Medicamentos. Infarmed reúne com associações

A ministra da Saúde afirmou reunir-se com as associações de doentes para perceber melhor quais são os constrangimentos ao nível da falta de medicamentos e identificar as formas de os ultrapassar.
Serviço Nacional de Saúde

Governo "empenhado" em resolver falta de remédios

578
A governante respondeu à denúncia de 70 associações de doentes, que enviaram uma carta ao Infarmed a alertar para a "realidade assustadora" de pessoas que não encontram medicamentos nas farmácias.
Serviço Nacional de Saúde

Temido quer pacientes em casa no país inteiro

1388
Marta Temido quer alargar ao país inteiro a possibilidade de um paciente com doença aguda recupere em casa. Pede melhores compensações para os profissionais da saúde. E diz que SNS é "âncora" do país.
Saúde

Ensino privado de Medicina. Será mesmo necessário?

422
Extrapolar que a falta de profissionais no SNS é consequência da insuficiente formação de médicos pelas oito escolas médicas existentes é um sofisma.
Hospitais

Hospitais: 3 meses para plano de humanização 

686
Entre as medidas do plano constam a criação de estruturas orgânicas próprias e autónomas destinadas ao projeto de humanização dos cuidados de saúde. "Saibamos todos inconformarmo-nos", apelou Temido.
PSD

PSD exige desbloqueio de verbas do INEM

468
O partido mostra "grande preocupação" perante a situação e garante que vai pedir respostas aos ministérios das Finanças e da Saúde. PSD diz que se trata de dinheiro do orçamento do próprio INEM,
Ministério da Saúde

Ministra quer reorganizar maternidades do país

327
Segundo Marta Temido, o Governo pretende ter uma "intervenção mais objetiva na reorganização da oferta e redistribuição dos recursos humanos das zonas mais críticas".
Ordem dos Enfermeiros

Ana Rita Cavaco: "Inspetores são desonestos"

614
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros acusa os inspetores do Ministério da Saúde de mentirem e garante que não se senta à mesa com a Ministra da Saúde "porque ela não quer".
Saúde

Lei de Bases da Saúde é "vitória para os cidadãos"

"É uma vitória para os portugueses e para a saúde dos portugueses", afirma Marta Temido. Para a ministra, trata-se de uma Lei "que tem condições para permitir um desenho melhor do sistema de saúde".
Saúde

SNS só gastou 25% das comparticipações termais

168
A Associação das Termas de Portugal, que representa cerca de 40 balneários do país, alertou que, até agosto, o Serviço Nacional de Saúde ainda só gastou 25% dos fundos disponíveis.
Ordem dos Enfermeiros

Urgência de Beja tem um enfermeiro para 20 doentes

4509
A Ordem entende que as novas contratações de enfermeiros são insuficientes e dá como exemplo o que se passa em Beja: há um enfermeiro nas urgências para 20 doentes em estado crítico.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde avalia formação médica do SNS

Ordem dos Médicos tinha dito que a tutela não tinha avançado com este procedimento, mas o Ministério da Saúde afirma que iniciou a auditoria no dia 19 de julho. Auditoria sucede duas resoluções da AR.
Saúde

Ministra: é preciso apoiar médicos no interior

232
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que é preciso insistir nos incentivos para fixar médicos no Interior do país, designadamente ao nível financeiro e outros.
Ministério da Saúde

SNS. Listas de espera são "grandes desafios"

A ministra da Saúde disse que as listas de espera e os tempos de espera de acesso aos cuidados de saúde são os "grandes desafios" dos próximos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Serviço Nacional de Saúde

O poder da responsabilidade e a defesa da Saúde

201
O País precisa de um serviço público de Saúde, funcionante, exemplar, de referência e, simultaneamente, não poderá dispensar um sector privado competitivo e que se imponha pela qualidade e eficiência.
Serviço Nacional de Saúde

Transformar SNS "é o grande desafio" do futuro

209
Marta Temido referiu que a "espera", o "investimento em infraestruturas", e a "desmotivação dos profissionais” são os problemas que o SNS tem de enfrentar a "curto e médio prazo”.
Ministério da Saúde

Maternidades. "Escalas de julho estão garantidas"

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) tinha admitido avançar com um sistema rotativo de urgências obstétricas. A ministra disse que as escalas de julho estão garantidas.
Ministério da Saúde

Ministra analisa proposta para tarefeiros na MAC

A Maternidade Alfredo da Costa pode prestar "serviços mínimos" no verão por falta de anestesistas. A ministra está a analisar propostas de prestadores de serviços para colmatar esta ausência.
Ministério da Saúde

MAC. Ministra quer quadro fixo de anestesistas

Marta Temido quer resolver as falhas que se verificam na Maternidade Alfredo da Costa, que nesta segunda-feira teve várias cirurgias canceladas por falta de anestesistas.
Serviço Nacional de Saúde

Problemas na pediatria do Algarve serão resolvidos

"A nossa expectativa é de que a partir do final de julho consigamos responder à escala sem dificuldades", admitiu a ministra da Saúde. Marta Temido desvaloriza um cenário demasiado pessimista.
Sindicatos

Sindicatos médicos pedem intervenção de Costa

1288
Os sindicatos dizem que "já não era aceitável" continuar a negociar com o Ministério da Saúde. "Vamos renovar o apelo à intervenção do primeiro-ministro".
A página está a demorar muito tempo.