771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde

SNS tratou em casa mais de 10 mil doentes em 2023

A hospitalização domiciliária aumentou 12,3%, face a 2022, e tem sido uma aposta do Serviço Nacional de Saúde "com resultados positivos para os doentes e para as instituições".
Saúde

Passos largos na humanização dos cuidados de saúde

A comunicação entre as entidades de saúde e os doentes também pode e deve ser melhorada. A desinformação e a falta de clareza continuam a prejudicar a boa implementação de novas medidas de saúde.
Farmácias

Farmácias remuneradas para dar medicação a utentes

A medida vai beneficiar cerca de 150 mil utentes. O Ministério da Saúde fala num "trabalho longo de preparação técnica e jurídica" e numa medida que diminui as desigualdades e assimetrias regionais.
Serviço Nacional de Saúde

Sindicatos dos enfermeiros redigem memorando comum

Cinco sindicatos de enfermeiros uniram-se e redigiram um memorando de entendimento com as reivindicações conjuntas, que pretende ser "um sinal de força" para a profissão e de negociação com o Governo.
ADSE

ADSE. Queda do Governo impede baixas alargadas

Alargamento de baixas médicas entra em vigor apenas para os trabalhadores integrados no regime geral da Segurança Social e não para os beneficiários da ADSE que descontam para a CGA.
Saúde Mental

Unidades terão equipas dedicadas à Saúde Mental

A Saúde Mental foi considerada uma prioridade de investimento do Plano de Recuperação e Resiliência na Saúde, com a alocação de 88 milhões à área. Os projetos-piloto arrancam em 15 Unidades Locais.
Enfermeiros

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses marca greve

Os enfermeiros reivindicam uma atualização da tabela salarial, remunerações justas, melhores condições de trabalho e dignificação da carreira. A greve abrange enfermeiros do setor público e social.
Ministério da Saúde

Técnicos exigem clarificação do Governo

O sindicato refere "dezenas de acórdãos favoráveis nos tribunais superiores" sobre a matéria e insiste que tem de ser o Ministério da Saúde a clarificar a situação.
Greve

Técnicos de saúde exigem "justiça e equidade"

A greve dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDT) está no segundo e último dia. Dina Carvalho, secretária-geral do sindicato, disse que se trata de uma "teimosia" do Governo.
Ministério da Saúde

Grandes Esperanças (3ª Parte)

O problema é encontrar quem esteja disposto a abdicar do conforto, família e do que fizer com sucesso e satisfação. Estão a pensar numa segunda versão de Paulo Macedo? Não creio que esteja disponível.
Serviço Nacional de Saúde

Grandes Esperanças (2ª Parte)

Avançam-se medidas que pretendem solucionar o agora provavelmente sem o fôlego necessário para conseguir remedeio, com pensos mitigadores de problemas que recorrerão no imediato ou passado pouco tempo
Serviço Nacional de Saúde

Algarve: OM critica falta de investimento

Ordem dos Médicos constata que não tem existido investimento adequado em instalações, equipamentos e, sobretudo, recursos humanos. Bastonário alerta sobre "enorme dificuldade de captação de médicos".
Ministério da Saúde

INE confirma aumento da taxa de abandono escolar

Ministério da Educação argumentou que dados da taxa do abandono escolar, que aumentou em 2023, não podiam ser comparados com os do anos da pandemia. INE nega e lembra revisão das estimativas.
Saúde

Cancro do pulmão: Portugal no "nível 0" na luta 

Rastreio do cancro do pulmão tem uma eficácia de redução de 20% da mortalidade, afirma Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Porém, Portugal deixou encerrar linha de financiamento europeia.
Ministério da Saúde

Cancro. Governo perdeu financiamento para rastreio

Presidente da associação dos Centros de Responsabilidade Integrados denunciou que Governo deixou encerrar a linha de financiamento europeia que seria aplicada no rastreio de cancro do pulmão.
Direto ao Assunto

“O SNS vai ter que mudar”

Miguel Guimarães, da AD, defende que regresso das PPP pode fazer sentido em alguns casos. E diz que é possível todos os portugueses terem médico de família até 2025. Ouça aqui.
Saúde

Internalização de análises nas ULS contestada 

Associação Nacional de Laboratórios Clínicos considera que internalização das análises nas ULS “retiram direitos dos utentes e põem em causa segurança e qualidade, o acesso e a liberdade de escolha”.
Greve

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve

Sindicato garante que serão assegurados serviços mínimos aos doentes oncológicos e doentes em situação clínica de alimentação parentérica. Além da greve de 24 horas, haverá também uma concentração.
Enfermeiros

Menos condições afasta enfermeiros estrangeiros 

Enfermeiros estrangeiros no SNS passaram de 1.054 em 2006 para 677 em 2022. Bastonário dos Enfermeiros diz que mercado é pouco atrativo pela falta condições de trabalho e pouca valorização.
Saúde

Arrancam equipas dedicadas à urgência em 5 ULS

Médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e técnicos auxiliares de saúde vão trabalhar em exclusivo nas urgências. Profissionais de saúde terão um aumento de pelo menos 60%.
Ministério da Saúde

“Provável que pico das infeções já tenha passado”

Manuel Pizarro afirmou que, apesar da situação, é preciso continuar a acompanhar a evolução das infeções respiratórias deste inverno “a par e passo” e vincou que todas as doenças lhe merecem atenção.
Ministério da Saúde

Salários sem aumento "regularizados até fevereiro"

Secretário-geral do SIM alertou que há médicos que receberam o salário sem o aumento de 15% acordado com o Governo. Gabinete de Pizarro diz que situações, a existirem, serão regularizadas em breve.
Serviço Nacional de Saúde

SIM: há médicos sem receber o devido aumento

Segundo secretário-geral do SIM, por estarem a iniciar várias ULS e ter havido alterações nos departamentos de recursos humanos, muitos médicos ainda não receberam aumento salarial previsto este mês.
Noticiário

14h. 153 milhões gastos a mais em testes à covid

Dados surgem no relatório divulgado esta quinta-feira pelo Tribunal de Contas. Há críticas ao Ministério da Saúde sobre preços de testes e notificação da população.
Serviço Nacional de Saúde

ULS de Leiria quer doente no centro do sistema 

Criação da ULS da Região de Leiria poderá melhorar o acesso à saúde e pretende simplificar a vida para os doentes. No entanto, podem contratar um médico que queira fazer apenas umas horas.
Ministério da Saúde

Pizarro afasta suspeita de contágio de sarampo

 Pizarro adianta ainda que Direção-geral da Saúde está a realizar "trabalho muito atento de identificação de todas as pessoas que tiveram contactos" para despistar eventuais sintomas.
Noticiário

14h. Pizarro vai estudar as objeções de Marcelo

Afirmações do Ministro da Saúde após a devolução da legislação sobre as barrigas de aluguer. Já o Bloco de Esquerda responsabiliza o Governo por ter demorado dois anos para o aprovar.
Ministério da Saúde

Quase 2000 médicos de família "em formação"

“Estamos a formar mais médicos de família do que eram formados antes”, afirmou o ministro da Saúde. Manuel Pizarro lembrou que só no final do ano é que vai ser possível obter “ganhos significativos”.
Saúde

Pizarro desafia Moedas a descentralizar a saúde

O ministro da Saúde desafiou a Câmara de Lisboa a assinar o auto de descentralização na saúde, mas Moedas recusa, criticando falta de financiamento, e aponta para "péssima experiência" na educação.
Saúde

Governo cria programa na área da saúde

Governo atribuiu mais de 9,4 milhões de euros para criação do programa "Saúde+Ciência", que visa fomentar a investigação em saúde nas instituições públicas prestadoras de serviços e cuidados de saúde.
Ordem dos Médicos

SNS: Médicos querem plano já para próximo inverno

Carlos Cortes anuncia que Ordem dos Médicos irá pedir ao Ministério da Saúde para começar a construir um plano para o próximo inverno e manifesta que tem de existir uma antecipação dos problemas.
INEM

Heli do INEM com limitações em Bragança e no Porto

Helicóptero não terá tamanho nem peso para aterrar em alguns locais. Em causa estarão, pelo menos, dois hospitais com heliporto em Bragança e um no Porto. Alternativa faz perder tempo no transporte.
Direto ao Assunto

Miguel Guimarães. "Não afasto lugares na AD"

Miguel Guimarães, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, mostra-se disponível, mas não está "à procura de lugares". "Vou ajudar no que a AD precisar". Deixa, ainda, duras críticas à gestão da saúde.
Alentejo

Governo quer habitação para profissionais de saúde

Proposta para a criação da Estratégia de Suporte Habitacional nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines deverá ser apresentada pela ULSLA "até ao final de junho".
Crise Política

SNS: PSD desafia Pizarro a apresentar respostas

"Estamos na expectativa que Manuel Pizarro possa explicar o que está a fazer", afirmou Miguel Santos. O PSD desafiou o ministro da Saúde a apresentar respostas acerca do Serviço Nacional de Saúde.
Hospitais

Urgência no Beatriz Ângelo com 13 horas de espera

No Beatriz Ângelo encontram-se 54 doentes urgentes com um tempo médio de espera de 13 horas e 39 minutos. E 8 pessoas aguardam com pulseira laranja com um tempo de espera de 4 horas e 27 minutos.
Serviço Nacional de Saúde

40 centros abertos ao fim de semana e após as 20h

Ministério da Saúde nota que centros de saúde "são alternativa" às urgências dos hospitais "para consultas em situações não emergentes". Estarão abertos 40 centros após as 20h e 189 ao fim de semana.
Noticiário

13h. SNS. Autarca de Penafiel pede reunião urgente

Uma reunião pedida devido às dificuldades de resposta do Hospital Padre Américo Continua, que continua a ter uma grande afluência. Ainda, greve dos trabalhadores da IP cancela 383 ligações da CP.
Noticiário

7h. Homem internado num corredor há 2 semanas

A denúncia foi feita ao Observador pela neta do utente, que sofreu um AVC no passado dia 21 de dezembro. Ainda neste jornal, Bombeiros passam a cobrar aos hospitais pelo uso de macas.
Serviço Nacional de Saúde

Utentes do litoral alentejano contra Balcões SNS24

As comissões de utentes do Litoral Alentejano criticaram "a proliferação" de Balcões SNS 24 como uma "não solução" e exigiram do Governo que garanta "uma medicina de proximidade" na região.
Noticiário

12h. Turismo em Portugal bate record em 2023

O ano de 2023 foi o melhor de sempre para o sector do turismo em Portugal. Registaram-se mais de 30 milhões de hóspedes. Ainda o ministro da saúde que lamenta o “excesso de afluência às urgências"

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos