As oito pessoas retiradas de um prédio na quinta-feira na cidade de Braga por eventual risco de desmoronamento já podem regressar às suas casas, anunciou esta segunda-feira o município.

Em comunicado, o município acrescenta que também o comércio que ali funciona “será reaberto de imediato”.

O município diz que aquelas decisões foram tomadas após avaliação da estrutura do prédio por técnicos especializados do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, juntamente com a Proteção Civil Municipal.

Os dados obtidos “afastam a possibilidade de risco de desmoronamento do edifício e garantem a total segurança de pessoas e bens”, lê-se ainda no comunicado.

Segundo o município, o Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho efetuará estudos complementares durante as próximas semanas para monitorizar a evolução da situação.

Em causa está um prédio localizado no cruzamento entre a Praça do Município e a Rua Frei Caetano Brandão, onde na quinta-feira foram detetadas, por um lojista, fissuras nas paredes e desabamento parcial do teto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde esse dia, os moradores foram realojados em hotéis, por conta da Proteção Civil.

Entretanto, a normal circulação automóvel na Rua Frei Caetano Brandão também foi já restabelecida na via mais afastada do prédio, no sentido Rua D. Afonso Henriques e Largo Paulo Osório.

A via que dá acesso ao Largo do Pópulo mantém-se sem trânsito automóvel e sem circulação pedonal, para realização de trabalhos.

Na Praça do Município, o sentido de trânsito mantém-se, devendo a entrada ser efetuada pela Rua de Santo António e a saída pelo acesso à Rua Frei Caetano Brandão.