Terminou a situação de sequestro no aeroporto de Hamburgo, anunciou a polícia alemã. O homem, de 35 anos, saiu do carro com a filha, sem oferecer resistência, diz a polícia. O homem foi detido pelos serviços de emergência e a criança parece estar ilesa.

Informações posteriormente reveladas pelas autoridades indicam que o homem já tinha fugido com a menina o ano passado, passando alguns meses na Turquia. Na altura, a criança foi trazida pela mãe novamente para a Alemanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Responsável por sequestro no aeroporto de Hamburgo já tinha fugido com a filha para a Turquia sem autorização da ex-mulher

Na conta de X do aeroporto de Hamburgo foi explicado, poucos minutos antes das 17 horas (hora de Lisboa), que as operações no aeroporto tinham sido retomadas, ainda assim com atrasos significativos.

O aeroporto de Hamburgo foi encerrado e as operações de voo suspensas a partir do momento em que o homem armado entrou a conduzir um carro no aeroporto, no sábado à noite.

O suspeito atirou o veículo contra uma porta de embarque e disparou dois tiros para o ar, depois disso, de acordo com a imprensa internacional, o carro acabou imobilizado junto a uma aeronave e lá dentro, com o suspeito de 35 anos, estará uma criança de quatro anos, supostamente sua filha. Em causa poderá estar uma situação de disputa do poder paternal, estando a menor em situação de refém.

O balanço feito pela Polícia de Hamburgo às 13h30, menos uma hora em Lisboa, indicou que a operação ainda estava em curso. “Ainda estamos em contacto com o suspeito”, foi partilhado na rede social X. Assim, mantiveram-se as medidas de trânsito, como o bloqueio de acessos ao aeroporto e os conselhos para que os passageiros  enviassem perguntas sobre os voos à respetiva companhia aérea.

Num ponto da situação feito às 11h deste domingo, as autoridades explicavam que as negociações com o suspeito continuavam, acreditando-se que este está na posse de uma arma de fogo e de explosivos: “A nossa prioridade continua a ser proteger a criança que, ao que sabemos, está bem fisicamente”.

A notícia foi inicialmente avançada pelo jornal alemão Die Welt, que explicava que tudo terá acontecido por volta das 20h deste sábado (hora local, 19h em Lisboa). Para além dos dois tiros, o homem terá ainda atirado dois cocktails Molotov para fora do carro.

Ainda no sábado, o porta-voz da polícia acrescentava que a mulher do suspeito tinha alertado as autoridades para o possível rapto de uma criança por parte do homem. O porta-voz Thomas Gerbert confirmou entretanto que está em curso um processo de negociação da polícia com o homem, em turco: “Temos bom contacto com o suspeito”, disse.

O tráfego aéreo está suspenso, o que já afetou milhares de passageiros. Na conta de X (antigo Twitter), o aeroporto de Hamburgo aconselhou esta manhã todos os passageiros e pessoas que vão recolher alguém ao aeroporto a evitar a área. “As estradas de acesso estão em grande parte bloqueadas”, foi explicado. Os transportes públicos que levam até ao aeroporto, como o S-Bahn, não vão parar na estação do aeroporto até a situação estar resolvida, diz o jornal alemão Der Spiegel. 

Até às 11 horas locais, já tinham sido cancelados 126 voos, incluindo 70 de partida e 56 de chegada ao aeroporto de Hamburgo.