O verdadeiro nome de Banksy pode ter sido revelado. O artista de rua terá saído do anonimato ao afirmar que o seu verdadeiro nome é Robbie. A resposta dada numa entrevista gravada em 2003 foi agora tornada pública, na terça-feira, num episódio extra de The Banksy Story, uma série de podcasts da BBC.

Nigel Wrench, ex-jornalista especializado em temas de arte do canal televisivo inglês, perguntou a Banksy se “Robert Banks” era o seu nome, ao que o artista respondeu: “É Robbie”.

Depois de Nigel Wrench ter partilhado com James Peak, o apresentador do podcast e fã de Banksy, a entrevista, considerando que “Robert Banks” poderia ser um trocadilho, perguntou-lhe:  “É o nome certo? É uma piada inteligente?”.

O mistério à volta da identidade de Banksy tem marcado a carreira deste artista que destacou na entrevista com o ex-jornalista as vantagens de utilizar o grafitti como forma de produção de arte como as suas primeiras ideias, tendo abordado os temas políticos no seu trabalho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Gosto de o virar um pouco do avesso… Estou interessado em descobrir quem são realmente os bons da fita”, sublinhou Banksy, na entrevista, quando foi questionado se a sua exposição de 2003 era sobre anarquismo.

Quem está escondido debaixo da máscara de Banksy? Um tribunal pode vir a responder brevemente

“Para mim, o objetivo de ouro é… demorar menos tempo a fazer a obra do que o tempo que as pessoas demoram a olhar para ela”, acrescentou o artista acerca do vandalismo e da sua abordagem à arte.

Carros da polícia graffitados, uma imagem de Winston Churchill com um corte de cabelo moicano com erva e animais de quinta pintados com os padrões da polícia metropolitana foram algumas das obras que constaram da exposição de Bansky, “Turf War”, inaugurada em Londres, no Reino Unido, depois da entrevista com Nigel Wrench.

A arte de Banksy está espalhada pelo mundo: já apareceu na Ucrânia, em paredes de edifícios bombardeados, em t-shirts de apoio a manifestantes que foram julgados por derrubarem a estátua do comerciante inglês, Edward Colston, durante os protestos em Inglaterra, em 2020, do Black Lives Matter e alertou em Paris para a crise migratória europeia em 2018.