Democracia

Macau

Macau. Pró-democratas pressionam chefe de Governo

A Associação Novo Macau vai "continuar a pressionar" Ho Iat Seng "para que este cumpra a sua promessa" de promover gradualmente a democracia no território.
Macau

Movimento em Macau organiza referendo sobre voto

A "votação sobre sufrágio universal para a eleição do chefe do executivo" será feita online, de forma secreta e vai decorrer entre 11 e 25 de agosto, dia da eleição do novo mandatário de Macau.
Donald Trump

Estados Unidos congelam ativos venezuelanos

242
Os Estados Unidos congelaram todos os ativos do Governo venezuelano. Trump fez referência à "usurpação" do poder de Maduro e abusos dos direitos humanos.
Hong Kong

Hong Kong. Já há 82 detidos em novos protestos

Greve geral e protestos em Hong Kong lançam o caos na cidade. Manifestantes vandalizam esquadras e polícia usa balas de borracha e gás lacrimogéneo. Há carros descontrolados e novo ataque das tríades.
Governo

A interpretação literal do regime socialista  /premium

959
A República Portuguesa é “um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular”, diz a CRP. Devemos interpretar literalmente, ou ler “é um regime patrimonialista, baseado no domínio do PS”?
Democracia

Painéis de Cidadãos: uma ferramenta participativa

Esta ferramenta participativa não pretende substituir as formas convencionais de representação partidária, , mas a prazo tem potencialidades para se estender muito além da forma consultiva.
Democracia

Ensaio cínico sobre uma maioria absoluta do PS /premium

1.492
Ainda não têm a maioria absoluta e já se portam como se fossem donos disto tudo. Como será se a tiverem? Mas se não a tiverem, quanto custará ao país uma "geringonça 2.0"? Ou pior, uma mexicanização?
Futuro

Capitalismo low cost e uberização dos serviços /premium

Eis uma tendência e mistura perigosas, prontas a explodir em qualquer momento e que, por isso mesmo, precisam de ser devidamente acauteladas por todas as instituições do estado de direito democrático.
Política

Alguns mitos da democracia portuguesa /premium

219
Alguns mitos desta democracia: que está tudo bem, que os portugueses são racistas e que a direita não existe porque é socialista. Contudo, como sucede com os verdadeiros mitos, estes também são falsos
Democracia

Ainda Hong Kong, Macau e a Democracia

Hong Kong e Macau reflectem a diferença entre 330 anos de construção lenta e gradual, mas consistente, de Liberdade e Democracia no Reino Unido, e apenas 44 anos nem sempre consensuais em Portugal.
China

Hong Kong, Macau e cultura democrática

209
Os portugueses que foram colocados em Macau durante a administração portuguesa trataram em primeiro lugar da sua vidinha. O que deixaram foi uma cultura de subserviência e aproveitamento oportunista.
Democracia

A segunda parte do 25 de Abril  /premium

420
Há 40 anos, a Aliança Democrática salvou a democracia em Portugal. Como vai agora evoluir o regime, sem uma direita democrática reformista como a que em 1979 fundou a AD?
Ministério Público

Ao intervalo: Democracia 1, Oligarquia 0 /premium

513
Como se viu no caso do Estatuto do Ministério Público, não precisamos de "populistas" para o Estado de direito democrático correr riscos. Bastam este PSD e este PS.
Hong Kong

Libertado ativista pró-democracia em Hong Kong

Joshua Wong, um dos rostos do movimento pró-democracia do outono de 2014, foi libertado em Hong Kong, um mês mais cedo do que o previsto.
China

Tiananmen. As memórias que o regime quer esquecer

175
Durante 6 semanas, Tiananmen foi o bastião da revolta na China. 30 anos depois, sobreviventes do massacre recordam os dias em que lutaram pela liberdade. O Governo diz que tudo decorreu como devia.
Democracia

O otimista é o novo revolucionário

Não navegar na maionese da desgraça, a qual também é cómoda, pois não nos responsabiliza a encontrar soluções. De resto este é um comportamento muito português, o “contentamento descontente” camoniano
Democracia

Políticos causam crise democrática, segundo estudo

6.303
O estudo realizado em Portugal diz que "o desemprego e a pobreza" contribuem para o aumento da desconfiança face aos políticos. A confiança é por sua vez reforçada quando os partidos "são fortes".
Serviço Nacional de Saúde

Cidadãos: supletivos, excepcionais e temporários? 

A nossa esquerda está sempre em favor da iniciativa "oficial" do Estado e contra a livre iniciativa dos cidadãos. E querem convencer os cidadãos de que a melhor defesa do bem comum é exactamente assim
Reino Unido

Recordando o velho Aliado de 1386 /premium

O sentido de Civilidade sustenta a tradição britânica de liberdade sob a lei — e reúne admiradores com diferentes, por vezes opostas, disposições políticas.
Matosinhos

PSD acusa Porto de Leixões de censura

142
Administração portuária mandou retirar cartaz de protesto do PSD contra obras no Porto de Leixões. O PSD fala em regresso do "lápis azul" mas a Comissão Nacional de Eleições autorizou a permanência.
25 de Abril

Porque não sabemos a história do 25 de Abril? /premium

1.182
É inquietante, a propósito do 25 de Abril, ver o actual regime recorrer aos mesmos métodos de propaganda da ditadura salazarista. Ninguém dá valor à liberdade -- e à verdade?
Turquia

Turquia. Realizador diz que Democracia vai chegar

Segundo Zirek, os turcos querem uma mudança face ao autoritarismo do presidente Erdogan. Para o ator e realizador, as recentes eleições mostram que "começam a ser levantadas questões".
Governo

Há novidade, sim, Dr. António Costa /premium

1.159
A endogamia do governo não é uma tradição portuguesa, mas um fenómeno novo, que sugere o isolamento de um regime e o esgotamento político do grupo que domina o país há vinte anos.
Democracia

A democracia em causa  /premium

745
Perante o actual socratismo sem Sócrates, agora apoiado pelo PCP, pelo BE e pelo PSD de Rio, cada vez precisamos menos do populismo para a democracia estar em causa.
Democracia

Quem tem medo dos cidadãos? /premium

299
Portugal é, no contexto europeu, dos países mais fechados à participação política dos cidadãos. Desde logo no sistema eleitoral é dos raros países onde não existe voto personalizado em candidatos.
Guiné-Bissau

Bissau. PUN quer mudar "cultura de subversão"

O líder do PUN quer procurar a desmilitarização da classe política e acabar com subversão das regras democráticas no país. Sem essas reformas, Idrissa Djaló diz que nunca vai haver paz e estabilidade.
Democracia

África. Mais de 2/3 são a favor da democracia

Em média, 68% dos africanos estão fortemente comprometidos com a democracia. Serra Leoa tem os índices mais altos de apoio à democracia, enquanto Essuatíni fecha a lista com os índices mais baixos.
Partidos e Movimentos

Seja bem-vinda, "Iniciativa Liberal"

133
Saudamos o Manifesto da Iniciativa Liberal, mesmo não partilhando muitas das suas propostas. Saudamos em especial a defesa do princípio da subsidiariedade, base para a "democratização da democracia".
Google

Google. Informação é essencial para a democracia

A responsável de políticas públicas da Google Portugal afirmou que "a desinformação é um desafio global" e defende que para a combater é necessária a "colaboração de todos", incluindo media, governos.
Manifestações

Cerca de 400 pessoas reúnem-se contra o fascismo

1.144
A concentração começou por volta das 18h30 e prevê-se que termine ao início da noite. Promotores lamentam que a extrema-direita esteja a ganhar mais aceitação social e presença parlamentar.
Política

Delitos de Opinião

Os políticos conhecem a interligação das suas três motivações: os interesses pessoal, partidário e nacional. É indesculpável que um dos primeiros tente afirmar-se, desrespeitando o último.
Presidente da República

Um regime que não acredita em si próprio /premium

276
Segundo o presidente da república, a oposição é fraca e o governo tão fraco como a oposição. Vamos preocupar-nos, ou só queremos ouvir o que o presidente diz a Cristina Ferreira?
Democracia

O custo da não-participação

158
Manter a liberdade e/ou a democracia é mais difícil do que a conquistar. Fará diferença, para quem não participa, viver em democracia ou em ditadura?
Democracia

Portugal em 27.º lugar nas democracias do mundo

277
A democracia em Portugal ainda não é uma democracia plena, mas não está assim tão mal classificada, segundo relatório apresentado por The Economist Intelligence Unit.
Democracia

Votos para 2019: Conversação civilizada /premium

Os meus votos para 2019 são de re-descoberta das boas tradições demo-liberais fundadas na perpétua conversação civilizada entre perspectivas rivais, a “corrente de ouro” de que falava Churchill.
Democracia

Força da democracia ganhará ao terrorismo

O presidente do Parlamento Europeu anunciou ainda que às 12h00 locais (11h00 em Lisboa) será observado um minuto de silêncio em memória das vítimas.
Violência

Ministro alemão condena violência nas democracias

Heiko Maas abordava disse numa conferência que a violência não tem lugar na democracia, manifestando a expectativa de que possa haver progressos no diálogo entre os manifestantes e o governo francês.
Espanha

Quando os muros caem, caem para os dois lados /premium

735
A questão levantada pelas eleições na Andaluzia é esta: por que razão deveríamos admitir que compete aos fãs do chavismo e do estalinismo julgar os méritos democráticos dos outros actores políticos?
Democracia

O governo é responsável de quê? /premium

2.932
Em Portugal, a maior ameaça à democracia não vem de populismos, mas do desaparecimento da responsabilidade política, tal como vimos em Pedrogão, em Tancos e em Borba.
Espanha

Deputado catalão expulso do parlamento

187
Gabriel Rufián, do partido independentista Esquerda Republicana da Catalunha, acusou o ministro de ser "o mais indigno" do regime democrático. O ministro queixa-se ainda de ter sido cuspido.
Democracia

A batalha pela linguagem /premium

461
O melhor esconderijo é onde ninguém se lembra de procurar: à vista de todos. Enquanto os olhares focarem na direita, poucos verão que o populismo habita sobretudo na esquerda à beira de tomar o poder.
Democracia

A erosão das democracias /premium

Bolsonaro é mais perigoso do que Trump, pois as instituições brasileiras são bem mais fracas que as norte-americanas e esta análise tem relevância para o caso português.
Democracia

La République sommes nous

Raul Brandão, realista e sarcástico, comentou no seu tempo que o que os nossos jacobinos queriam dizer era que «Isto agora é nosso! Nós também queremos comer! E não cabemos todos!». Palavras actuais.
Democracia

A geringonça vai inventar um Bolsonaro em Portugal /premium

3.671
A estratégia de defesa da geringonça está definida para quando um líder da direita tiver chances de chegar a primeiro-ministro: acusá-lo de ser “fascista” e gritar que a democracia vai acabar.
Eleições no Brasil

A máquina de fazer fascistas já não funciona /premium

3.189
A lição da eleição brasileira é que a direita liberal só será alternativa se recusar compromissos com essas misturas de socratismo e Bloco de Esquerda como a que o PT corporiza no Brasil.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende a importância do jornalismo

122
Marcelo Rebelo de Sousa, e o jornalista José Alberto Carvalho, da TVI, defenderam perante alunos do ensino secundário de Mação, de Lisboa e do Porto a importância do jornalismo para a democracia.
Literatura

Escritor Álvaro Filho estreia-se em Portugal

150
O escritor Álvaro Filho, semifinalista do Prémio Oceanos 2018, estreia romance que revisita a situação política no Brasil e com um conto sobre a crise migratória, vencedor dos Novos Talentos FNAC.
Eleições no Brasil

Personalidades assinam carta contra Bolsonaro

5.493
Um grupo de personalidades portuguesas, sobretudo políticas, mas também da cultura e outras áreas, assinou uma declaração conjunta contra Bolsonaro, candidato às eleições do Brasil.
Donald Trump

Ódio a quem os desmascara

1.106
Porquê esta sanha dos instalados do socialismo, dos fraturantes das margens, do jornalismo de causas contra Orban, Trump, Salvini, Bolsonaro?
Democracia

O regresso do centro vital (II) /premium

Em Praga, na terça-feira passada, foi sublinhada a importânciasimbólica do próximo ano de 2019: o 70º aniversário da fundação da NATO e o 30º aniversário da queda do Muro de Berlim.
Democracia

Quem tem medo da independência? /premium

121
Numa visão muitíssimo limitada de democracia, esta resume-se à regra da maioria, mas uma democracia liberal é muito mais do que isto. E dela fazem parte integrante os reguladores independentes.
Democracia

Fascista!

346
É verdade que não devemos dar a democracia como adquirida. Mas é bom não esquecermos que nunca houve nenhuma ditadura que não tivesse um enorme suporte popular, a começar pela nossa.
Política

O regresso do ‘centro vital’ /premium

Dois encontros euro-americanos recentes sublinham a importância de restabelecer a civilidade do debate, e da necessária concorrência, entre centro-direita e centro-esquerda nas democracias liberais.
Eleições no Brasil

O destino da democracia liberal /premium

211
As “esquerdas radicais” não são verdadeiramente alternativa às “direitas populistas”, e vice-versa. A única coisa que sabem é chamar-se fascistas e comunistas uns aos outros.
Winston Churchill

Rivalidade e Civilidade /premium

Os regimes democráticos, sendo obra comum de partidos rivais, assentam simultaneamente na rivalidade e na civilidade.
Rui Rio

A conspiração oligárquica /premium

407
Em outros países europeus, dizem-nos que a democracia está ameaçada por “movimentos populistas”; aqui, está ameaçada por uma conspiração oligárquica.
Sociedade

Portugal em 10.º lugar no ranking das democracias

165
Portugal melhorou nos indicadores democráticos e de direitos e liberdades, revela estudo que analisa 201 países. A mudança de governo de 2015 fez variar alguns dados, mas pouco.
Web Summit

O que separa a Web Summit do BE? /premium

141
Liberalismo e qualidade da democracia é o que separa a Web Summit do Bloco de Esquerda. No BE uns não são democratas liberais, outros serão, mas acham que a democracia é vulnerável.
Europa

União Europeia e democracia: que desafios?

118
A questão é a de saber como é que é possível responder simultaneamente ao requisito da legitimidade democrática e à necessidade de eficácia das decisões que afectam diversas comunidades políticas.
Democracia

Conservador, liberal e, obviamente, de direita /premium

328
Usando uma comparação vinda do futebol. A direita está no banco e apenas joga quando o PS se magoa e tem que sair. Eis a dimensão dos fracassos históricos das lideranças do PSD e do CDS desde 1974.
PSD

Rui Rio saúda investigação da PJ ao PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou "muitíssimo bem" que o Ministério Público e a PJ investiguem as suspeitas de corrupção no partido, defendendo que "é a saúde da democracia que está em causa".
Global Shapers

Internet: a mais poderosa ferramenta de censura

Não é o lado mais sombrio da indústria que quero trazer à baila. É sobre o poder que uma plataforma tem de decidir a ética e a moral dos seus utilizadores. É sobre os novos donos da palavra.
Democracia

Mike Pence quer restaurar democracia na Venezuela

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse ao Presidente do Brasil, Michel Temer, que "é hora de pressionar" e "agir com mais firmeza" para "restaurar a democracia " na Venezuela.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)