268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Democracia

Oficina da Liberdade

A censura democrática

A eleição democrática deveria ser vista como instrumento a que só se deve recorrer nos casos em que os indivíduos não têm a possibilidade de fazer escolhas individuais.
Política

Se Medina respeita a democracia, deve demitir-se /premium

813
Não vale a pena Medina refugiar-se atrás da presunção de inocência. A questão jurídica ficará para os tribunais. Mas a questão política não desaparece e é a mais importante.
Democracia

De mansinho chega-se ao fruto desejado

453
Pouco a pouco, a apatia domina a sociedade portuguesa, as mentalidades e as ideias.
Democracia

A “Nova Carta do Atlântico” e a Cimeira do G7 /premium

A Nova Carta do Atlântico e a Cimeira do G7 assinalam o muito feliz regresso da América à liderança convivial da aliança multilateral das democracias. Este regresso  deve ser celebrado enfaticamente.
Liberdades

Lisboa já esteve mais longe de Moscovo /premium

842
A “democracia” é o PS, e quem não aceita a hegemonia do PS é porque tem “problemas com a democracia”. O medo e a intolerância são as últimas armas do poder socialista.
Política

Ecos de (uma) democracia

Há algo que causa mais dano à democracia e que vigorou no discurso político nacional nos últimos 15 meses e que, presumivelmente, continuará a vingar depois de passar a pandemia: a mentira e o medo.
Democracia

Uns direitos do Corona

A luta contra o Corona não passa de uma manobra reaccionária do ser humano, na sua habitual tentativa de controlar e pacificar o meio ambiente, para sua própria prosperidade. Que ousadia!
Política

Seis revoluções da era moderna /premium

Discute-se hoje a dicotomia entre esquerda e direita. Mas sempre houve várias esquerdas e várias direitas. Elas só puderam concorrer entre si nos regimes pluralistas, liberais e não-revolucionários.
Liberdade de Expressão

A oligarquia não quer que lhe gritem /premium

416
É na sintonia entre as oligarquias, preocupadas em eliminar desafios ao seu poder, e a extrema-esquerda, empenhada em "cancelar", que está hoje a maior ameaça à liberdade no Ocidente.
Cidadania

Soberano ou súbdito

Mudar de mentalidade é difícil quando os sistemas de ensino, de justiça e de administração do Estado estão dominados por forças políticas que consideram a população como sua súbdita.
Democracia

A tentação totalitária do socialismo português

387
Portugal precisa, tão cedo quanto possível, de livrar-se desta governação e erguer um sistema de freios e contrapesos que impeçam que um político volte a ter tanto poder como Costa ou Sócrates tiveram
Política

A Renormalização da Democracia

100
Não há qualquer diferença em termos de transmissão de opinião entre votar num partido ou numa empresa. Em vez de vivermos num regime de partido único, vivemos num regime de partidos.
Guiné-Bissau

Guineenses contra visita de Marcelo 

294
"Marcelo Rebelo de Sousa é um homem de direito e muito religioso, sabe a situação que estamos a passar na Guiné-Bissau. Se vai lá é porque está de acordo com golpistas", diz uma manifestante.
Oficina da Liberdade

Mãos Sujas

738
Os cientistas julgam-se isentos de prestar contas à sociedade. Para um cientista sem formação humana, não há homens, há apenas cobaias, sujeitas a um método desprovido da modéstia e incerteza.
Liberdade de Expressão

PE quer leis para proteger jornalistas e ativistas

"A Europa tem de estar ao lado daqueles que procuram a verdade, e os nossos valores devem ser protegidos pelas nossas leis", disse a eurodeputada Roberta Metsola.
Democracia

A democracia precisa de si

É fundamental desmistificar as falsas promessas do autoritarismo e do populismo. A democracia liberal garante-nos direitos e liberdades, que transcendem a vontade do coletivo ou da maioria popular.
Democracia

Democracy needs you

It is fundamental that we demystify the false promises of authoritarianism and populism. Liberal democracy assures us that the collective cannot tell us what to do, what to say and what not to say.
Sociedade

Política do efémero, efémero da política 

A democracia não tem garantia de perenidade. Precisamos de valores de longa duração e não adormecer sobre ilusões. O efémero cansa, desgasta, corrói o laço social.
Democracia

Socialismo ou liberdade /premium

855
Só por Portugal não ser a Espanha ou Lisboa não ser Madrid, não quer dizer que em Portugal ou em Lisboa socialismo e liberdade sejam compatíveis. Não são, nunca foram. Nem em Madrid, nem em Lisboa.
União Europeia

Portugal é um "parceiro muito especial" da Índia

Santosh Jha considera que a reunião de líderes UE–Índia, que decorre neste sábado, servirá para demonstrar ao mundo que “as duas maiores democracias” estão prontas para “dançar juntas”.
Coronavírus

Liberdades foram excessivamente restringidas

113
Mais de metade das pessoas que vivem em democracias acredita que as suas liberdades individuais foram excessivamente restringidas na luta contra a pandemia, revela uma sondagem em 53 países.
Democracia

Os moderados /premium

A verdade é que este ar do tempo, tão imoderado, me interpela. Convivo mal com o automático extermínio de qualquer sintoma de equilíbrio, qualquer veio de moderação ou vislumbre de partilha de ideias.
União Europeia

A Europa do amanhã

No próximo dia 9 de maio terá início a Conferência Sobre o Futuro da Europa. É o cumprimento do desígnio de dar voz a todos sobre um projeto que é de todos e para todos.
Sociedade

A democracia não é também para todos/as?

Em Lisboa desfilou a habitual massa de gente pela Avenida da Liberdade, celebrando o menos mau dos regimes com cravos vermelhos ao peito. A 150 quilómetros da capital, fica o «interior» do país.
Democracia

Os cravos brancos do 25 de Abril /premium

Portugal precisa urgentemente de uma esquerda europeísta, civilizada, moderna e moderada. Precisa que o Livre, ou um seu homólogo, cresça e tome o lugar de velharias da história como o PCP e o BE.
Política

Sócrates: entre prescrito e proscrito

A subida e queda de José Sócrates levanta a questão sobre a forma como, na conjuntura atual, escolhemos as lideranças.
Extremismo

O discurso do Presidente e a esquerda caviar /premium

Sim, podemos repetir os mesmos erros do passado. Razões mais do que suficientes para dar atenção ao que nos disse o Presidente da República, que é bem conhecido por saber ler os sinais do presente.
25 de Abril

É difícil desfiliar a IL do desfile  /premium

197
Digamos que é o equivalente ao obstetra insistir em organizar a festa de aniversário do bebé que fez nascer. E a exigir ser ele a apagar as velas.
Global Shapers

O futuro da democracia está nos jovens

É da “reconciliação” dos mais jovens com as instituições democráticas e as autoridades políticas que dependerá, em muito, o presente e o futuro da democracia tal como a conhecemos.
25 de Abril

Os novos extremistas /premium

585
Dizem-se defensores da liberdade mas querem cortar a liberdade alheia. São os novos extremistas que alimentam o populismo dizendo que o combatem, que se afirmam guardas da democracia quando a ameaçam.
Democracia

25 de Abril: Liberdade sob a lei, simplesmente /premium

A democracia não é o regime perfeito.  Como dizia Churchill, é apenas o regime menos mau. Apenas garante a liberdade sob a lei. As culturas tribais não alcançam a vantagem e civilidade da liberdade.
Democracia

O regresso das ditaduras?

O que é específico da última década é o deslizamento progressivo, a ocidente, de democracias liberais para democracias iliberais, onde precisamente o direito serve a política. Com pandemia, ainda mais
Democracia

25 de Abril – Ainda há esperança

141
Ponho-me a pensar se valeu a pena o esforço de Salgueiro Maia e de tantos outros para termos um país que em muitos aspetos não melhorou: corrupção, compadrios, falta de valores. 
25 de Abril

No outro tempo é que era bom…

452
Sempre que pergunto à minha mãe se se lembra de alguma coisa, ela diz que só havia uma televisão e como era no café da aldeia raramente via.
Sondagens

Sondagem. Só 10% consideram democracia "plena"

537
47 anos após o 25 de Abril, sondagem revela que 83% dos portugueses consideram que a democracia em que vivem é defeituosa. A pandemia não é chamada para estas contas: 68% dizem que está tudo igual.
Democracia

Os despotismos democráticos e o fim do dinheiro /premium

117
Entregamo-nos ao Estado, aos economistas, à Justiça, aos Bancos Centrais, às plataformas electrónicas, como se fossem “pessoas de bem” ou “algoritmos de bem”. E nem sempre são.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

A democracia também começa nas empresas?

Além de votantes, e corresponsáveis pelas soluções políticas que nos governam, como podemos nós contribuir para melhorar a qualidade da democracia nas sociedades onde vivemos?
União Europeia

UE é quem "que mais longe leva a democracia"

115
"A UE é, sem dúvida, a organização que mais longe leva a democracia. É a única organização transnacional que tem, por exemplo, um Parlamento diretamente eleito pelos cidadãos", afirmou Durão Barroso.
Política

O 25 de Abril /premium

Quando as convicções se multiplicam é muito mau sinal. Nenhuma cabeça normal tem espaço legítimo para muitas. A partir da terceira, o mais provável é estar-se a mentir.
Democracia

Celebrando a democracia no Colégio da Europa (II) /premium

Recordando Mário Soares, bem como o Duque de Edimburgo, e o conceito de democracia constitucional contra os seus inimigos: os revolucionários da esquerda e/ou da direita.
Justiça

Justiça e independência

O atual contexto é preocupante. Os movimentos extremistas, nomeadamente de Direita, tiram partido das incongruências da Justiça portuguesa, como mais um sinal da falência do regime democrático.
Sociedade

O dever, antes que seja tarde

O nosso futuro depende de nós, Portugueses, pessoas comuns, preocupados em construir um país melhor. Não depende das actuais elites, nem das lideranças políticas estabelecidas.
Forças Armadas

Formação democrática básica em Defesa

Anunciada a reforma da Defesa, é oportuno aproveitar para introduzir na formação dos militares um módulo político-jurídico, que explique aquilo que estão a assumir quando juram defender a Constituição
Brasil

Todos contra a democracia

A disputa entre o lulopetismo e o bolsonarismo pelo poder revela que o retrocesso democrático no país se liga a uma sequência de governos sem apreço pelas liberdades.
José Sócrates

A figura fundamental do regime “democrático"

217
Sócrates inaugurou a mão que tudo controla na comunicação social. Deu o exemplo e abriu a Caixa de Pandora da politização dos média. Algo fundamental para conseguir controlar as rédeas do poder.
Democracia

Celebrando a democracia no Colégio da Europa (I) /premium

Recordando Mário Soares, Karl Popper e o Duque de Edimburgo — bem como o voluntário sentido liberal de dever, também outrora designado por ‘gentlemanship’.
Caso José Sócrates

E o socratismo, alguma vez será julgado? /premium

1078
Para além de José Sócrates e dos crimes de que é acusado, seria necessário julgar o socratismo, um projecto de poder que pôs e continua a pôr em causa a democracia e a liberdade em Portugal.
Oficina da Liberdade

Desobediência

587
As leis devem ser justas e não podem, em caso algum, corromper o espaço privado ou violar a lei divina. Em face da disputa entre o particular e o público, o cidadão justo elege o particular.
Hong Kong

China acusada de destruir democracia em Hong Kong

"O Governo Central deitou as mãos ao regime eleitoral de Hong Kong e 'aperfeiçoou-o', com o pretexto de garantir que 'Hong Kong seja governado por patriotas'", afirmou deputado macaense.
Maçonaria

“Ser Maçon é uma honra, não é Maçon quem quer”

920
A pretexto de uma necessidade de transparência que, amiúde, se transforma num voyeurismo doentio, pretendem criar-se regras que o mais elementar respeito pela liberdade de consciência não tolera.
Maçonaria

A irmandade dos senhores do Paço

114
Em Portugal, a transparência é inconstitucional. Tudo aquilo que um cidadão devia conhecer é segredo de Estado. O povo português está obrigado a confiar cegamente nos seus governantes.
Democracia

Marcelo e Costa ou “a questão democrática”

Espanta, como ainda não se discutiu a questão dos governos minoritários, que, aliás, nada têm de democráticos, pois representam apenas uma minoria dos eleitores e são causa do nosso crescente atraso.
Mundo

A China é alternativa à democracia liberal? /premium

As ameaças ideológicas, como a História, não se repetem. Mas reaparecem com desafios diferentes, mais subtis, mas não necessariamente menos perigosos.
PCP

PCP quer dar uma Constituição a alunos 

2853
O PCP quer oferecer Constituição aos alunos a partir dos 12 anos, do 3.º ciclo do ensino básico ao secundário, numa altura em que "surgem forças políticas que põem em causa os valores da democracia".
Democracia

O regresso da causa democrática euro-atlântica (2) /premium

Recordando as nobres causas do multilateralismo democrático euro-atlântico e do sentimento patriótico nacional.
Maçonaria

A institucionalização do voyeurismo

Uma democracia saudável deve respirar transparência, mas transparência exigida pela vox populi e não pela vontade do legislador popularucho de colocar os governantes a viver em casas de vidro.
Explicador

"Não é normal viver sempre em estado de exceção"

112
O constitucionalista Paulo Otero lembra que as renovações do estado de emergência têm custos acrescidos. PS sublinha as vantagens da discussão na AR. PCP defende um combate à covid-19.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo convoca jovens para lutar pela democracia 

408
O Presidente da República conta com os jovens na luta pela democracia "numa sociedade mais egoísta" devido à pandemia de Covid-19, jovens esses que enfrentam vários desafios: "Tudo ao mesmo tempo".
Parlamento

Ich bin ein Opus Dei /premium

240
Ao radicalizar, tornando obrigatória a inútil declaração da já estúpida proposta do PAN, o Dr. Rui Rio demonstra que das guerras com o Futebol Clube do Porto para a liderança do PSD nada aprendeu.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. "Democracia em causa", diz PAIGC

Simões Pereira denuncia "várias situações de uso completamente arbitrário da força" e revela "alguma frustração" pelo PAIGC não estar no governo apesar de ter vencido as eleições.
Democracia

Portugal em 18º lugar no ranking de democracias

135
Portugal encontra-se no décimo oitavo lugar no ranking de democracias mundiais, mas já chegou a ocupar lugares superiores. O país falha na componente da participação política dos cidadãos.
Comunismo

O regresso da causa democrática e euro-atlântica /premium

75 Anos depois do discurso de Churchill contra a “Cortina de Ferro”; 80 anos depois da “Carta do Atlântico” anunciada por Churchill e Roosevelt; 83 anos depois do discurso de Churchill em Paris.
Democracia

Um milhão e meio de Portugueses incómodos

O Estado, que em Portugal se mete em todos os aspectos da nossa vida, é omisso nesta sua função fundamental: zelar pela qualidade da democracia.
Política

Amanhãs que cantam

Se Moedas ganha, Rio sabe que tem prazo mais alargado, mas sabe que fica a prazo. Se Moedas perde, Moedas ganha de seguida o partido e saberá ser grato e unir o PSD.
Liberdade de Expressão

Os fascistas-leninistas

1513
Não deixa de ser curioso que as pessoas que defendem o direito à liberdade de expressão do rapper, sejam as mesmas que queiram silenciar os que se manifestam contra o regime constitucional português.
Myanmar

Birmânia – A miragem de uma democracia. E nós?

188
Quando impera a tão necessária discussão sobre os erros e excessiva glorificação do nosso passado, não podemos esquecer a necessária discussão sobre a identidade que queremos preservar para o futuro.
Justiça

As esquerdas ameaçam a democracia e as liberdades /premium

1369
Hoje, há um governo em Portugal que não respeita a independência do poder judicial, e coloca os seus interesses políticos e partidários antes do estado de direito e da competência dos juízes.
Racismo

Petição para pararem de propor petições parvinhas /premium

477
Há 100 anos, quando uma pessoa se sentia ofendida por outra, lavava a honra com sangue. Agora, os ofendidinhos lavam a honra com ranho.
Pandemia

Lições jurídicas do combate à pandemia

186
A ausência de enquadramento jurídico sólido, somada à tentação pela informalidade e pelo improviso, ameaça o Estado de Direito e prejudica o combate organizado e eficaz à pandemia.
Política

Lapso a céu aberto

238
Deixemos de glorificar ideologias que já demonstraram inequivocamente a sua perversidade e ineptidão. Sigamos os países liberais que há muito provaram a sua capacidade reformista.
Espanha

Manifesto pede "destituição imediata" de Iglesias /premium

273
196 figuras políticas de vários partidos pedem a demissão do vice-presidente do governo espanhol. "A democracia espanhola não pode permitir a presença de um incendiário no Conselho de Ministros."
Democracia

Saint-Just, Popper e um extintor entram num bar

121
Sem pôr em causa a legitimidade de visões interpretativas mais ou menos restritivas do quadro normativo actual, tenho as maiores dúvidas que a pulsão extintora de partidos seja especialmente eficaz.
Democracia

Salvini e Ventura /premium

A cultura política europeia é predominantemente de integração, de inclusão. Mais tarde ou mais cedo, muitos dos partidos radicais acabam por ser integrados no sistema político. Veja-se Salvini.
Política

CDS /premium

114
Nunca achei que o CDS fizesse tanta falta ao país como neste momento. O partido que se tornou conhecido por ser um partido de quadros não deve acabar sem honra nem glória.
Democracia

Cuidado com as revoluções! /premium

Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. Daqui nascem as revoluções. Sabemos onde começam, mas ninguém sabe onde terminam. Por isso, os democratas não gostam de revoluções.
Eleições

Propostas para melhorar o voto antecipado

O Ministro da Administração Interna, embora tenha esperado duas horas para votar, declarou que "o voto antecipado correu bem". Senhor Ministro: o voto antecipado não correu bem.
Portugal 2020

Estudo The Economist: Portugal menos democrático

4438
O relatório de 2020 esta terça-feira divulgado pela The Economist Intelligence Unit, com o título "Na saúde e na doença?" coloca Portugal e França no mesmo patamar.
Partidos e Movimentos

E se falássemos da reconfiguração da esquerda? /premium

353
À medida que o populismo nacionalista sai do PSD e do CDS, o  populismo radical entra no PS. Poderemos ter assim um PSD e um CDS mais “centristas”, como é costume dizer, e um PS mais “extremista”.
Presidenciais 2021

O dia da democracia /premium

Nos EUA e em Portugal, a direita e a esquerda democráticas estão a re-descobrir a causa comum da democracia civilizada contra a guerra tribal — e não-civilizada, “uncivil” — entre facções rivais.
Viktor Orbán

A República de Budapeste

224
Vários partidos da oposição, da direita conservadora à esquerda socialista, decidiram formar uma coligação única. Seria como ter André Ventura e Mariana Mortágua na mesma coligação. Alguém imagina?
Oficina da Liberdade

Liberdade para responsabilizar

134
Por cá, vivemos livres numa democracia, mas vemos atropelos a direitos fundamentais consagrados na Constituição sem grande contestação e caminhamos voluntariamente aprisionados.
Tecnologia

Reconstruir a democracia após Trump

Sabemos que o mundo digital tanto cria oportunidades como comporta enormes riscos para as democracias. Chegou agora o momento de pôr ordem na dimensão digital da democracia.
Presidenciais 2021

Que Presidência para as novas gerações

153
O Presidente da República não se pode conformar com o constante adiamento das realizações pessoais e profissionais dos jovens.
Democracia

Em defesa do “regime” e do “sistema” demo-liberais /premium

A democracia não é um regime revolucionário — da esquerda nem da direita. É o regime da regra imparcial, que por isso permite a civilizada concorrência e alternância entre propostas rivais.
Liberdade de Expressão

Sou um racista em desconstrução

1752
Se todos ficarmos reféns da cultura woke, o cinema passará a ser apenas um agente político antirracista, feminista ou pro-LGBT. Deixar-se-á de contar histórias que não obedeçam a esta agenda.
Democracia

A nossa democracia já é uma democracia iliberal?

280
Passo a passo, criando Komissariados para nos controlarem no exercício correcto das nossas liberdades, da liberdade de expressão à de pensamento, vamos caminhando da democracia liberal para a iliberal
Presidenciais 2021

No Titanic, a confinar, com a orquestra a tocar /premium

482
De nenhum lado nos chegam boas notícias, mas em nenhum lado se nota inquietação ou preocupação. O Presidente “presidenta”, nós confinamos, um dia destes votamos. Resta um problema: o elefante na sala.
Democracia

Respirar fundo e abrir os olhos /premium

O que resta da liberdade individual quando só falarmos pelo WhatsApp, deixarmos de ir à empresa, comprarmos o que queremos através um click e reduzirmos a informação às notificações do telemóvel?
Democracia

Escorregando para o terceiro mundo /premium

O tribalismo cresce no Ocidente porque as vozes do centro não denunciam os extremos tribais das suas próprias famílias políticas. Isso costumava distinguir as repúblicas das bananas do terceiro mundo.
Política

A democracia está sob ataque?

A democracia tem estado sob ataque há décadas e uma das consequências está aí: o florescimento de partidos oportunistas, extremistas e divisionistas que nada acrescentarão de valor ao regime.
Política

Não existem democracias definitivas /premium

181
A sede de poder parece fazer esquecer tudo. Não sentem o cheiro da corrupção, não veem o que se passa à sua volta e não ouvem os cidadãos. Portugal não teve já o edifício do Parlamento cercado?
Democracia

Uma reflexão da emergência

O papel do Estado tem aumentado nas sociedades modernas. É importante estar consciente, para que o equilíbrio que pensamos ter encontrado, não desvaneça lentamente na sombra destes tempos.
Democracia

Nem só de desafios eleitorais vive 2021

Moderar o discurso e orientá-lo para procura de soluções realistas para o desenvolvimento do território e para os problemas do dia a dia das pessoas, é o grande desafio político do novo ano.
Democracia

Que legitimidade? /premium

156
Será que, como alternativa à chamada democracia iliberal, se prepara um liberalismo não-democrático com o regresso de vanguardas especialmente ungidas para interpretar e representar a vontade popular?
Democracia

A importância de se chamar Independente

153
Um dos melhores exemplos, se não o melhor, em Portugal, da participação independente na política vem do atual Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
Presidenciais 2021

O Professor, o Liberal e o Calceteiro /premium

198
“Então este está a equivaler o Ventura à Marisa Matias e à Ana Gomes?” Para que não haja dúvidas, quero deixar bem claro: sim, estou.
Presidenciais 2021

Populismo e futebol. Afinal, o que é o sistema?

Na política, como no futebol, todos os que estão em campo são imprescindíveis para alcançarmos bons resultados. Melhorar os resultados, new sempre implica mudar o sistema.
Media

387 jornalistas presos em todo o mundo este ano

A Repórteres Sem Fronteiras revela que 42 jornalistas "estão privadas de liberdade", quatro das quais na Bielorrússia, país marcado pelas pressões políticas do regime de Alexandre Lukashenko.
Manifestações

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia

Os manifestantes pediam a saída do presidente Lukashenko. A opositora e ativista Svetlana Tikhanovskaya posicionou-se: "O povo da Bielorrússia quer viver num país democrático e livre", escreveu.
Democracia

Os filhos de Zappa

Afinal, parte dessas novas gerações, que carregavam em si tantos sonhos, têm pouco interesse em liberdade, democracia e respeito pela diferença.
Mário Soares

Fundação Mário Soares apresenta plano estratégico

O plano estratégico estará assente em três eixos fundamentais de atividade: a questão do Portugal contemporâneo, a continuidade da matriz de reflexão estratégica e uma maior atenção ao humanismo.
Coronavírus

Relatório. Democracias usaram medidas ilegais

Segundo o relatório da IDEA, dois aspetos mais afetados pelas medidas contra a pandemia foram a liberdade de expressão e a integridade dos media. 43% das democracias prejudicaram valores essenciais.
Pandemia

Ensaio sobre os cegos

141
Sim, o pessoal que usa tachos na cabeça para impedir os E.T.s de ler os pensamentos, está a ganhar poder. A cegueira começou a alastrar e o absurdo é visto como um caminho válido.
Venezuela

Venezuela. Eleições foram "farsa", diz ministro

"Com uma participação muito baixa, [o povo] mostrou que as eleições legislativas não representam a sua vontade", disse ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo.
Venezuela

Venezuela. PCP contra "deslegitimação" de eleições

974
O PCP fala em ingerência e reafirma solidariedade com a Venezuela bolivariana. Nicolas Maduro tinha 67,6% dos votos, com 82% dos boletins contados, mas a comunidade internacional rejeita resultados.
Política

Passado, presente e futuro da política portuguesa

Tal como nas crises internacionais do passado, a pandemia, para além de vestir o país de luto, voltou a destapar os diversos problemas estruturais que continuam por resolver.
Assembleia Da República

A crise de representação /premium

156
Cá fora, face a tal espetáculo de incoerências e sonsices, penso que já ninguém dá real importância. É isto o regime. Tudo e o seu contrário. Nenhum posicionamento e, por isso, qualquer posicionamento
Oficina da Liberdade

Liberdade para ofender

379
Para que não haja instituição de dogmas que atentem contra os princípios culturais e valores europeus é que a liberdade de expressão se revela mais do que um direito fundamental
Universidade de Lisboa

Bug democrático no Técnico, investigadores em mute

Há bugs que insistem em permanecer, a furar a vivência democrática das instituições, que vestidas de inovação e boas maneiras disfarçam um certo cheiro a mofo e práticas ancestrais.
Pandemia

Onde para o nosso medo

102
Será que as crises climática e de refugiados já estariam ultrapassadas se tivessem tido o mesmo marketing que a Covid-19?
União Europeia

UE discute plano de recuperação económico

Na última segunda-feira, a Hungria, apoiada pela Polónia, concretizou a ameaça de bloquear todo o processo de relançamento da economia europeia.
Política

A nova fronteira da direita liberal /premium

Como em 1979, temos dois lados: os defensores da democracia liberal e os que são contra. O Chega não está do lado do PSD, CDS e IL. Está junto ao BE, ao PCP e a parte do PS.
Política

Réplica a um amigo

Custa explicar o óbvio, mas aqui vai: dizer não à extrema-direita não é dizer sim à extrema-esquerda. Virar costas a reles arrivistas, mal formados e sem pingo de carácter, não é “fofura” ou cobardia.
Democracia

Recordando Churchill e Tocqueville /premium

Um olhar retrospectivo sobre dois conceitos de democracia, a partir de dois aristocratas que defenderam a democracia liberal como “regime da regra” que presta contas aos eleitores.
Espanha

A radicalização do Partido Socialista Espanhol

114
O PSOE de Pedro Sanchéz, ao sentar-se à mesa com Arnaldo Otegi, reconheceu uma legitimidade institucional a um partido que nasce das cinzas do terrorismo armado, da violência e do crime.
Direto ao Assunto

"Iliberais contaminam a democracia liberal"

Globalização e política interna em análise com Adolfo Mesquita Nunes, autor do livro "A Grande Escolha" e signatário da carta aberta em defesa das democracias liberais.
Oficina da Liberdade

Ratos

1895
Os negacionistas do processo de repressão em curso contrapõem com a diminuta dimensão de cada medida. Esquecem que numa defesa do direito à saúde, nada justifica a censura, a intimidação e manipulação
Democracia

O regresso do “centro vital”? /premium

De súbito, nas duas últimas semanas, três conferências internacionais sucessivas recordaram vigorosamente a importância crucial do “centro vital” para a sobrevivência das democracias liberais.
Democracia

(Con)finados

894
A legalidade dos diplomas aprovados não merece discussão, pelo menos? Já estamos num patamar de civilização em que os governos fazem tudo o que querem "para nosso bem", sem uma dúvida, uma hesitação?
Política

Uma sociedade (pouco) democrática

127
O atual alheamento político da sociedade é o resultado de um sistema hermético, seja no âmbito dos partidos, seja nas nomeações para cargos públicos.
Oficina da Liberdade

O Admirável Mundo Novo em 2020

191
A administração tributária tem poderes totalitários sobre os contribuintes, como, por exemplo, a inversão do ónus da prova em matéria fiscal. Estes poderes têm de ser abolidos num Estado de Direito.
Democracia

Os bufos /premium

313
Enquanto o país criticava a obrigatoriedade da app, proliferaram denúncias anónimas contra vizinhos ou colegas. Eis a lógica dominante: a minha vida ninguém controla, mesmo que eu controle a de outros
Política

Ficção orçamental /premium

A esquerda vê a democracia como um mercado livre do voto. Como para os socialistas e comunistas o que é livre é selvagem, a democracia tornou-se numa luta de selvagens.
Proteção de Dados

Elas vêm aí...

A presente ameaça à privacidade dos cidadãos é bem real, pelo que a eventual decisão política de tornar obrigatório o uso desta aplicação constituiria um precedente perigosíssimo.
Pandemia

Menos Estado e mais cidadania

Não podemos aceitar e conformarmo-nos, à espera que toda e qualquer solução dependa exclusivamente do poder político.
Democracia

Proteção de dados para políticos desatentos

144
Queremos criar uma sociedade em que crianças e jovens entendem como normal, que um Governo determine o que estas têm ou não instalado no seu telemóvel?
Política

O rei e o sapador /premium

138
Da crise sanitária ao colapso hospitalar, da instabilidade política à insanidade partidária, da liderança inerte à bizarria institucional, o país caminha, passo a passo, para um buraco.
Proteção de Dados

Do “dever cívico” à obrigatoriedade

1159
A restrição destas liberdades, absolutamente individuais, com uma potencial penalização, é inaceitável e nunca um Primeiro-Ministro de uma democracia deveria ter equacionado esta obrigatoriedade.
Democracia

Para quê observadores internacionais nas eleições? /premium

A Quirguízia é considerada um “Estado falhado” e, por isso, deveria merecer mais atenção da comunidade internacional em momentos de crise como o actual.
Democracia

Boas notícias e boas maneiras (II) /premium

Os Churchillianos não gostam de revoluções nem de contra-revoluções. Gostam de governos parlamentares limitados pela lei que deixam os cidadãos usufruir os seus modos de vida descentralizados.
Democracia

Três épocas, três países /premium

525
Não foi por acaso que, como Cavaco Silva escreve no seu livro, a convergência de 1985-1995 “não voltou a repetir-se”. O projecto do poder socialista é incompatível com isso.
Democracia

Polícia de Segurança Poética /premium

Não consigo deixar de sentir grande admiração pelos agentes que detiveram o homem dos cartazes. Admiro a perícia com que conseguiram, em muito pouco tempo, interpretar linguagem poética com precisão.
Democracia

As redes sociais

376
Como é possível que uma mão cheia de web-designers de Silicon Valley tenha tanto poder sobre biliões de pessoas? Na sua essência, este é um ataque global à própria democracia.
Democracia

Social Media Today

How is it possible that a hand full of designers in Silicon Valley have so much power over billions of people? This in essence is a global assault on democracy.
Democracia

A grande mentira do regime  /premium

2387
As democracias são e foram sempre destruídas de dentro, pelos que, no poder, as viciam e empobrecem. Tenham por isso medo de quem manda, não de André Ventura.
Economia

O conhecimento inútil /premium

130
Só um país cheio de conhecimento inútil e sem qualquer relevância prática, aceita de bom grado um plano como o de António Costa Silva, ou os ditames de Francisco Louçã e de André Ventura.
Verão

O fim da época /premium

E o peso “deste” fim de época? Os optimistas dirão que se trata de um intervalo num percurso de normalidade conhecida, os pessimistas, como eu, chamam-lhe fim de época: sem medo das palavras.
Educação

Cidadania e Desenvolvimento: a nova moral? /premium

606
Uma nova disciplina de Cidadania e Desenvolvimento deveria estudar, do ponto de vista histórico-filosófico, os regimes políticos mais relevantes.
Coronavírus

Teoria política da quarentena /premium

555
Apesar dos danos que infligiu à sociedade, a quarentena reforçou estes regimes: ampliou os poderes do Estado, e agravou a dependência das populações, agora ainda mais controladas e mais destituídas.
Oficina da Liberdade

Sobre a torção do pepino

Na discussão sobre as disciplinas de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento ou Religião e Moral, muitas vezes os princípios só interessam às partes em confronto quando lhes convém.
Extremismo

A sociedade portuguesa e os seus inimigos

O problema é a existência de uma agenda puramente ideológica dos extremos da direita e da esquerda. É perverso, quando transformamos qualquer assunto numa matriz ideológica de polos opostos.
Democracia

O suicídio ocidental /premium

Talvez o coma da Liberdade se deva a um sintoma mais singelo e não menos mortal: a crise das democracias é, antes de mais, uma crise dos democratas.
Bielorrússia

Mais de 100.000 manifestam-se contra Lukashenko

Mais de 100.000 pessoas participaram numa manifestação da oposição ao presidente Alexander Lukashenko, no poder há 26 anos, cuja reeleição, a 9 de agosto, é contestada como fraudulenta.
Democracia

Os media em Portugal e os novos partidos /premium

175
Os canais de televisão e os jornais estão enxameados de políticos, ex-políticos e aspirantes a políticos. Isto não é normal, não pode ser normal, num país civilizado.
Democracia

Extremando sobre um ninho de cucos

A larga maioria democrática que compõe a direita portuguesa deverá contribuir para o debate, gostando dela própria. Deverá nutrir os seus valores, afastando-se dos miasmas de outros tempos.
Administração Pública

“Empatar” menos e fiscalizar mais

247
Muito papel, mesmo que eletrónico, não significa um país mais seguro para as pessoas, mais amigo do ambiente e mais organizado.
Liberdades

O meu país, a Bielorússia, visto de Portugal

1679
Nunca tal manifestação pública teve lugar na Bielorússia, muito menos de cariz político. Os bielorussos ganharam coragem e acreditam que este é o momento da mudança e da libertação.
Democracia

O Atlântico, 79 anos depois /premium

Os líderes políticos deveriam preocupar-se menos com a futilidade do seu mediatismo e pensar no mundo que querem construir amanhã. O que Roosevelt e Churchill nos deixaram durou quase um século.
Estado

Um totalitarismo novo

266
Cada vez mais gente quer maior protecção, escapar dos constrangimentos, refugiar-se da vida, deixando de ver o perigo para a liberdade, o excesso de "bondade" de um Estado a quem pedimos tudo.
Democracia

Uma máscara nunca vem só...

O mundo está a mudar e as atuais máscaras não podem tapar-nos também os olhos. Na sequência desta crise, precisaremos de máscaras bem diferentes para manter a democracia e a liberdade.
Política

O cerco à Liberdade e à Democracia

1130
A República funciona sobre um terreno movediço, perigoso, onde os seus principais atores se movem num trajeto de distanciamento face ao cidadão comum e às suas reais necessidades.
Democracia

A Caridade como critério político

146
Os movimentos de defesa da vida e família correm o risco de, ao apoiar movimentos populistas, hipotecarem essas causas a políticos e partidos com uma agenda mais vasta. Os fins não justificam os meios
Democracia

Requiem

167
O último baluarte da democracia fiscalizada, responsável, orientadora e popular, caiu. O Governo, que deveria ser executor, é agora planeador, decisor, legislador, omnipotente e irresponsável.
Parlamento

Debatem leve, levemente, já quase nem se ouve… /premium

258
O que fizeram foi o Bloco de Cimento Central, que vai servir de par de sapatos para levar a Democracia Parlamentar ao fundo, como nos filmes de mafiosos.
Democracia

Rui Rio e a crise do paradigma liberal

Não deixa de ser curioso que uma das figuras que melhor represente o momento de crise do regime democrático e liberal se encontre na presidência do PSD. Rui Rio revela-se, assim, filho do seu tempo.
Democracia

As democracias também morrem sentadas  /premium

993
Por enquanto, altera-se a periodicidade dos debates. Mas poderemos nós estar seguros de que, um dia, os nossos oligarcas não chegarão à conclusão de que “isto”, afinal, nem já debates justifica?
Parlamento

Democracia bimestral

Acabar com os debates quinzenais, momento de fiscalização por excelência, é enterrar um machado difícil de retirar na democracia representativa, no poder da Assembleia da República.
Democracia

As noites de Budapeste são noites de "roll over" /premium

AC deixou subentendido que este não é o momento de dar lições de democracia, porque há valores mais importantes em jogo. Nomeadamente, uma necessidade muito grande de aceder a fundos europeus.
Política

Rasgamos?

351
Dizer que a democracia se constrói todos os dias não é uma banalidade: é a constatação lapidar de que, se como outros, não o fizermos todos os dias, ela se desgasta e dissipa.
Liberdade de Expressão

Da opinião livre (lembram-se?)

191
O não-episódio da Nova SBE é uma demonstração de que, no fundamental, escolas dotadas de gente inteligente até podem colocar individualmente hipóteses que violam os valores últimos da universidade.
A página está a demorar muito tempo.