457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Democracia

Democracia

Aborto. Religião. Democracia.

A Lei tem de tolerar aquilo que à ética não é suportável, e mesmo aquilo que à ética se opõe para a manutenção da sua neutralidade religiosa. Para que o Estado não se torne uma força coerciva.
Democracia

Se a cabeça não tem juízo, a democracia é que paga

A política e a luta por direitos civis estão cada vez mais alicerçadas em emoções e, por isso, cada vez mais intolerantes, viscerais e alheias ao diálogo ou aos consensos. Nos EUA ou em Portugal.
Democracia

Histórias Exemplares

Debaixo dos nossos olhos, o mundo reconfigura-se. Mas nem por isso sabemos se acordaremos numa democracia ou numa autocracia.
França

La geringonce?

Por muito que o futuro das democracias ocidentais pareça declinar entre a guerra na Europa e os Estados Unidos à beira da guerra civil, há solução: reforçar a democracia e os mecanismos que a garantem
Democracia

Portugal Ioiô

O status quo não parece passível de ser estruturalmente reformado, de preso e encurralado na sua inércia, no seu torpor. Necessitamos de sistemas paralelos onde caiba a audácia, a mudança e a ambição.
Democracia

O projecto liberal numa encruzilhada

Este livro de Fukuyama é uma bem articulada defesa do projecto liberal. E deixa um aviso realista: o liberalismo é preciso porque as nossas democracias liberais nunca foram tão culturalmente diversas.
Noticiário

22h. "É o funcionamento normal da democracia"

"É o funcionamento normal da democracia", são as palavras do Presidente da República, que desvaloriza este chumbo. O nome do juiz foi chumbado por apenas um voto, não reuniu dois terços da votação.
Política

Assembleias de cidadãos podem salvar democracia? 2

A reflexão política deliberativa deve ser um compromisso entre vários mundos e ser representativa da sociedade atual e não de uma sociedade futura e imaginada sob pena da alienação política se agravar
Extremismo

Contra-Ataque

É uma boa ideia fazer parte do grupo daqueles que já perceberam que a democracia está a ser atacada, que a alt-right e o woke são anti-democráticos, que contra-atacar ambos é a única resposta adequada
Democracia

Liberalismo e os seus descontentes

Sobre um excelente livro de Fukuyama e os sérios desafios à democracia liberal, livro onde se sustenta que os ataques da direita e da esquerda iliberais contra a disposição liberal têm um fundo comum.
Contra-Corrente

Timor 20 anos depois: cínicos nem sempre têm razão

Timor-Leste comemora 20 anos de independência e nós celebramos mais um exemplo de como por vezes o impossível é possível, e que mesmo no mais pobre dos países se consegue ir construindo uma democracia
Democracia

A conspiração da Grande Substituição

A Grande Substituição é o título de um livro de Renaud Camus, de 2012, onde se defende que a Europa branca sofre uma colonização inversa que a extinguirá conforme a conhecemos.
Organização Mundial de Saúde

Saúde sem liberdade ou liberdade doentia?

A visita técnica da OMS para discutir procedimentos internacionais configura um enorme autoritarismo. A saúde e a democracia não podem ser concessionadas ou suspendidas sob hipótese alguma.
Democracia

Assembleias de cidadãos podem salvar a democracia?

As assembleias de cidadãos devem ser organizadas seguindo um princípio real e honesto de pluralismo. Se estiverem pré-orientadas para certas decisões o mecanismo deliberativo não cumprirá a sua função
Democracia

A democracia no ventilador

Uma “comissão técnica”, nomeada pelo dr. Costa, já cozinhou uma “lei de protecção”, que dará ao parlamento, ou seja, ao dr. Costa, rédea solta para decretar calamidades e encarcerar dissidentes.
Resposta Pronta

IL: "Maioria do PS é de bloqueio à democracia"

IL pede audição a António Costa por causa do caso que envolve russos na Câmara de Setúbal. Rodrigo Saraiva, líder parlamentar, diz que há questões por responder e pede que se apurem responsabilidades.
Democracia

O Parlamento e a democracia-cristã

Os estadistas cristãos afirmam-se pela sua capacidade de integrar todos os grupos sociais, bem como pela promoção de consensos que promovam o bem comum.
Desigualdade

Como consertar um Elevador Social avariado?

Somos um país com histórico conhecido de privilégios e preferências pouco discretas, nas quais existem círculos sociais mais favorecidos que outros, algo que, em plena democracia, seria impensável
Contra-Corrente

Será que um dia conseguimos mudar a lei eleitoral?

Custa a acreditar mas houve um tempo, há muito tempo, em que António Costa queria mudar as lei eleitorais. Agora que se tornou alérgico a reformas terão de ser outros a lutar por uma melhor democracia
Democracia

A aparência democrática

A Liberdade nasce com cada pessoa; tem nela os seus alicerces e as suas restrições morais. A Democracia é a escolha livre de quem governa o estado. A Democracia só possível nos estados liberais.
PCP

O PCP, a Ucrânia e os 50 anos do 25 de Abril

A exclusão do PCP da Assembleia da República, como resultado das próximas eleições legislativas, seria um excelente modo de comemorar os 50 anos do 25 de Abril.
Explicador

Twitter. O impacto da compra de Elon Musk

O investigador Gustavo Cardoso destaca o papel do Twitter como "campo de futebol onde a democracia se joga". A professora Rita Felgueiras admite mudanças de diretivas sobre a liberdade de expressão.
Democracia

O golpe de Estado do 25 de Abril

Num país caracterizado pelo mais baixo nível educativo da Europa, o «défice democrático» de que sofremos tem sido uma das sequelas do conluio constitucional entre os dois partidos de governo, PS e PSD
Noticiário

8h. 25 de Abril. Comemorações sem restrições 

O 48.º aniversário do 25 de Abril vai ser assinalado hoje de manhã na Assembleia da República. Desta vez, sem número limitado de presentes e sem uso obrigatório de máscara.
Noticiário

10h. Comemorar 25 de Novembro é "revisionismo"

O revolucionário português diz que há outras datas no processo da democracia que deveriam ser assinaladas. Ainda, Kiev e Moscovo acordaram abertura de 11 corredores humanitários durante o dia de hoje.
Explicador

Elevar o 25 de novembro ao 25 de abril é "absurdo"

O deputado do PSD Nuno Carvalho diz que "foi o 25 de novembro que consolidou a democracia como via única". O militante do PCP Domingos Abrantes destaca a importância de "respeitar os valores de abril"
Noticiário

00h. Kiev. "Capital da democracia e da liberdade"

No discurso diário, presidente ucraniano lembra que hoje falou no Conselho de Segurança da ONU. Volodymyr Zelensky diz que se o mundo não agir, as armas vão ser única instituição a restar.
Guerra na Ucrânia

Welcome back America

The war will not be over after Ukraine. This has become a larger war, a war where democracies must combat autocracies, where rule of law must hold its own against brute force.
Guerra na Ucrânia

Welcome back América!

A guerra continuará para lá do fim da guerra na Ucrânia. Será de uma guerra de maiores proporções onde as democracias combaterão as autocracias e o estado de direito terá de se defender da força bruta
Cidadania

A democracia não é um dado adquirido

O melhor antídoto para a perda de qualidade democrática é uma sociedade civil forte, que mantém sistemas de balanços e controlo do poder político e garante a representatividade de toda a população.
Democracia

25 de Abril de 2074

Não vejo outra utilidade nas comemorações que se iniciam agora do que estas: por um lado, promover a análise fria do passado; por outro lado, lançar as bases de um novo grande consenso nacional.
25 de Abril

Democracia: a superioridade da imperfeição

Como disse Winston Churchill, “a democracia é o pior regime— com excepção de todos os outros”
Democracia

Ponto de ordem

O iliberalismo surge assim do pressuposto de que os mecanismos da democracia liberal são um entrave, ou inibidores, para certos fins sociais e políticos considerados urgentes.
Estados Unidos da América

Ataque ao Capitólio. Suspeito está na Bielorrússia

O norte-americano de 49 anos indiciado em dezembro do ano passado de 14 crimes terá entrado na Bielorrússia em agosto. Evan Neumann considera estar a ser vítima de "perseguição política" nos EUA.
Arábia Saudita

MSB: que o nosso olhar se inquiete

Enquanto no Ocidente é usual que se diabolizem reiteradamente líderes democráticos transitórios, os líderes como Mohamed Bin Salman mantêm-se quase incólumes ao escrutínio da opinião pública.
Política

Como sobreviver ao fim da Civilização

Continuamos a ser um povo ignorante e inculto, submisso à nova máxima que "o Estado providenciará" – a nova marca portuguesa é de sermos bons alunos dos povos do norte da Europa, de mão estendida.
Guerra na Ucrânia

A Europa e o fim das ilusões

Sair do «paraíso» implica deixar de ver a vida por um ecrã e aceitá-la na sua condição afectada pelo tempo, pelo mal e pela morte. Significará também que vivemos num mundo onde nem todos somos amigos.
Guerra na Ucrânia

A democracia liberal e os seus inimigos

Churchill, quando defendeu a democracia contra a aliança nazi-comunista, não defendeu a direita ou a esquerda. Falou em nome do pluralismo civilizado entre ambas: Nunca nos renderemos!
Partido Chega

O Chega não é o problema

A Democracia está bastante fragilizada mas não por causa de um partido com três anos, que elegeu um grupo parlamentar pela primeira vez. O Chega é um sintoma do descontentamento, mas a doença é outra.
Gabinete de Guerra

"Ucranianos dão a vida pelos nossos valores"

Major-General Arnaut Moreira explica que a Rússia "não quer perder tempo". Para isso "cercou cidades e procurou avançar na frente leste de Kiev". Destaca a "resistência extraordinária dos ucranianos".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.