Democracia

Democracia

Força da democracia ganhará ao terrorismo

O presidente do Parlamento Europeu anunciou ainda que às 12h00 locais (11h00 em Lisboa) será observado um minuto de silêncio em memória das vítimas.
Violência

Ministro alemão condena violência nas democracias

Heiko Maas abordava disse numa conferência que a violência não tem lugar na democracia, manifestando a expectativa de que possa haver progressos no diálogo entre os manifestantes e o governo francês.
Espanha

Quando os muros caem, caem para os dois lados /premium

735
A questão levantada pelas eleições na Andaluzia é esta: por que razão deveríamos admitir que compete aos fãs do chavismo e do estalinismo julgar os méritos democráticos dos outros actores políticos?
Democracia

O governo é responsável de quê? /premium

2.932
Em Portugal, a maior ameaça à democracia não vem de populismos, mas do desaparecimento da responsabilidade política, tal como vimos em Pedrogão, em Tancos e em Borba.
Espanha

Deputado catalão expulso do parlamento

187
Gabriel Rufián, do partido independentista Esquerda Republicana da Catalunha, acusou o ministro de ser "o mais indigno" do regime democrático. O ministro queixa-se ainda de ter sido cuspido.
Democracia

A batalha pela linguagem /premium

461
O melhor esconderijo é onde ninguém se lembra de procurar: à vista de todos. Enquanto os olhares focarem na direita, poucos verão que o populismo habita sobretudo na esquerda à beira de tomar o poder.
Democracia

A erosão das democracias /premium

Bolsonaro é mais perigoso do que Trump, pois as instituições brasileiras são bem mais fracas que as norte-americanas e esta análise tem relevância para o caso português.
Democracia

La République sommes nous

Raul Brandão, realista e sarcástico, comentou no seu tempo que o que os nossos jacobinos queriam dizer era que «Isto agora é nosso! Nós também queremos comer! E não cabemos todos!». Palavras actuais.
Democracia

A geringonça vai inventar um Bolsonaro em Portugal /premium

3.671
A estratégia de defesa da geringonça está definida para quando um líder da direita tiver chances de chegar a primeiro-ministro: acusá-lo de ser “fascista” e gritar que a democracia vai acabar.
Eleições no Brasil

A máquina de fazer fascistas já não funciona /premium

3.189
A lição da eleição brasileira é que a direita liberal só será alternativa se recusar compromissos com essas misturas de socratismo e Bloco de Esquerda como a que o PT corporiza no Brasil.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende a importância do jornalismo

122
Marcelo Rebelo de Sousa, e o jornalista José Alberto Carvalho, da TVI, defenderam perante alunos do ensino secundário de Mação, de Lisboa e do Porto a importância do jornalismo para a democracia.
Literatura

Escritor Álvaro Filho estreia-se em Portugal

150
O escritor Álvaro Filho, semifinalista do Prémio Oceanos 2018, estreia romance que revisita a situação política no Brasil e com um conto sobre a crise migratória, vencedor dos Novos Talentos FNAC.
Eleições no Brasil

Personalidades assinam carta contra Bolsonaro

5.493
Um grupo de personalidades portuguesas, sobretudo políticas, mas também da cultura e outras áreas, assinou uma declaração conjunta contra Bolsonaro, candidato às eleições do Brasil.
Donald Trump

Ódio a quem os desmascara

1.106
Porquê esta sanha dos instalados do socialismo, dos fraturantes das margens, do jornalismo de causas contra Orban, Trump, Salvini, Bolsonaro?
Democracia

O regresso do centro vital (II) /premium

Em Praga, na terça-feira passada, foi sublinhada a importânciasimbólica do próximo ano de 2019: o 70º aniversário da fundação da NATO e o 30º aniversário da queda do Muro de Berlim.
Democracia

Quem tem medo da independência? /premium

121
Numa visão muitíssimo limitada de democracia, esta resume-se à regra da maioria, mas uma democracia liberal é muito mais do que isto. E dela fazem parte integrante os reguladores independentes.
Democracia

Fascista!

346
É verdade que não devemos dar a democracia como adquirida. Mas é bom não esquecermos que nunca houve nenhuma ditadura que não tivesse um enorme suporte popular, a começar pela nossa.
Política

O regresso do ‘centro vital’ /premium

Dois encontros euro-americanos recentes sublinham a importância de restabelecer a civilidade do debate, e da necessária concorrência, entre centro-direita e centro-esquerda nas democracias liberais.
Eleições no Brasil

O destino da democracia liberal /premium

211
As “esquerdas radicais” não são verdadeiramente alternativa às “direitas populistas”, e vice-versa. A única coisa que sabem é chamar-se fascistas e comunistas uns aos outros.
Winston Churchill

Rivalidade e Civilidade /premium

Os regimes democráticos, sendo obra comum de partidos rivais, assentam simultaneamente na rivalidade e na civilidade.
Rui Rio

A conspiração oligárquica /premium

407
Em outros países europeus, dizem-nos que a democracia está ameaçada por “movimentos populistas”; aqui, está ameaçada por uma conspiração oligárquica.
Sociedade

Portugal em 10.º lugar no ranking das democracias

165
Portugal melhorou nos indicadores democráticos e de direitos e liberdades, revela estudo que analisa 201 países. A mudança de governo de 2015 fez variar alguns dados, mas pouco.
Web Summit

O que separa a Web Summit do BE? /premium

141
Liberalismo e qualidade da democracia é o que separa a Web Summit do Bloco de Esquerda. No BE uns não são democratas liberais, outros serão, mas acham que a democracia é vulnerável.
Europa

União Europeia e democracia: que desafios?

118
A questão é a de saber como é que é possível responder simultaneamente ao requisito da legitimidade democrática e à necessidade de eficácia das decisões que afectam diversas comunidades políticas.
Democracia

Conservador, liberal e, obviamente, de direita /premium

328
Usando uma comparação vinda do futebol. A direita está no banco e apenas joga quando o PS se magoa e tem que sair. Eis a dimensão dos fracassos históricos das lideranças do PSD e do CDS desde 1974.
PSD

Rui Rio saúda investigação da PJ ao PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou "muitíssimo bem" que o Ministério Público e a PJ investiguem as suspeitas de corrupção no partido, defendendo que "é a saúde da democracia que está em causa".
Global Shapers

Internet: a mais poderosa ferramenta de censura

Não é o lado mais sombrio da indústria que quero trazer à baila. É sobre o poder que uma plataforma tem de decidir a ética e a moral dos seus utilizadores. É sobre os novos donos da palavra.
Democracia

Mike Pence quer restaurar democracia na Venezuela

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse ao Presidente do Brasil, Michel Temer, que "é hora de pressionar" e "agir com mais firmeza" para "restaurar a democracia " na Venezuela.
Rui Rio

A política por linhas tortas /premium

O actual presidente do PSD não consegue imaginar outra vida para o partido senão no poder, e não vê outra maneira de chegar ao poder senão neutralizando o PSD como alternativa ao PS.
Inteligência Artificial

Reconhecimento Facial: Democracia 4.0 = 0?

Um sistema centralizado de Reconhecimento Facial reduziria o Poder Judicial aos flagrantes delitos, o Legislativo à transposição de procedimentos e daria ao Executivo o controle de toda a contestação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo preocupado com "democracias iliberais"

O chefe de Estado considera que a falta de liberdades e de pluralismo "é ainda pior em democracias bem conhecidas" do que em sociedade tradicionalmente subdesenvolvidas e não democráticas.
Estado

Teoria geral dos lapsos /premium

236
Se há erva daninha na nossa democracia não é tanto a tolerância para estes pecadilhos menores dos ministros, mas a aceitação apática de que o Estado pode cair em cima dos cidadãos e dos contribuintes.
Moçambique

Revisão da constituição é "passo gigantesco" 

Filipe Nyusi acrescentou que aprovação por unanimidade da proposta de revisão da Constituição, na quarta e quinta-feira, pode ser vista como o começo do processo de pacificação definitiva do país.
Ocidente

Eleições e Democracia /premium

Se achámos que as democracias eram resilientes – tão resilientes que as demos por garantidas – quaisquer instituições que as substituam (tendencialmente mais autoritárias) serão resilientes também.
Corrupção

Não chega ter vergonha /premium

1.727
Não há casos semelhantes ao de Sócrates. Os dirigentes socialistas precisam de provar que é possível confiar no PS outra vez. Era isso que deviam estar a discutir. Ter vergonha não chega.
Revolução

25 de Abril: dois conceitos de democracia

Os revolucionários relutantes anglo-americanos de 1688/1776 morreram na cama; os revolucionários ardentes franceses de 1789 mataram-se uns aos outros. As duas opções confrontaram-se após 25 de Abril.
Democracia

Freedom House denuncia ameaças à democracia 

ONG alerta para ameaças à liberdade de imprensa em países como EUA, França, Polónia e Hungria, agravadas pelas ações do que considera ser "o Governo autoritário da Rússia".
Democracia

Não é cool ser contra o 25

450
Na música parece ser impossível ser de Direita e gostar de Sérgio Godinho. Pois eu gosto. Parece impossível gostar da “Vida de Bryan” e ser católico. Pois eu sou e esse filme é um dos da minha vida.
Efeméride

Maio de 68: 50 anos depois

Contra os anseios revolucionários de Maio de 68, a França permaneceu “burguesa”, isto é, livre e democrática. Pôde assim absorver ideias de Maio de 68, que teriam sido esmagadas pelos comunistas.
António Costa

Costa diz que bloco central empobrece a democracia

241
António Costa defende que a ideia de um bloco central, que junte os dois maiores partidos empobrece a democracia, já que os cidadãos deixam de poder escolher entre continuidade ou mudança.
Venezuela

Democracia deteriorou-se na Venezuela

Relatório anual publicado esta sexta-feira pelo Departamento de Estado dos EUA destaca que desde há mais de uma década que o poder político se concentrou num único partido.
Democracia

Human Rights Watch elogia Portugal 

275
Organização diz que Portugal ultrapassou a crise económica sem "rejeitar as bases da democracia". Responsável jurídico disse que os portugueses devem sentir-se orgulhosos.
Brasil

"Lava Jato pode tornar a democracia melhor"

Jornalista Vladimir Netto está em Portugal para promover o seu livro, "Lava Jato" e diz que "a (operação) Lava Jato pode tornar a democracia brasileira melhor".
Lula da Silva

Ninguém pode fazer tanto mal ao Brasil como Lula

1.738
Por piores que sejam os actuais governantes, nenhum pode fazer tanto mal ao Brasil como Lula. Basta que consiga divorciar uma parte da população da legalidade e da democracia.
Assembleia Da República

Democracia? Está bem...

439
Professores e outros funcionários públicos mais os políticos profissionais, que têm um interesse direto e concreto em que o Estado gaste mais dinheiro em salários, ocupam 61% dos lugares do parlamento
Facebook

O Facebook ajudou Trump? Então já não presta

940
O escândalo à volta do Facebook não tem a ver com as redes sociais e o seu poder, mas com o facto de ter ajudado Trump. Enquanto ajudava apenas Obama ou os Trabalhistas ingleses, estava tudo bem.
Imigração

Já não chega chamarem-lhes fascistas

571
O eleitorado do “populismo” não é a medida de um anseio de marchar com camisas negras. É o sinal do fracasso dos regimes europeístas, não apenas em resolver os problemas, mas até em falar deles.
Procriação Medicamente Assistida

Uma discordância que não é razoável?

131
A mensagem divulgada pela Presidência da República [sobre 'maternidade de substituição'] deixava já adivinhar alguns dos problemas que estão pendentes de decisão do Tribunal Constitucional.
Constituição da República Portuguesa

Sistema político 4.0? Só com uma Constituição 4.0

108
O Presidente da República alertou para a necessidade dum sistema político 4.0 que anteveja as batalhas do nosso quotidiano. Um sistema político 4.0 requer, entre outras coisas, uma Constituição 4.0
Democracia

Celebrando a queda do Muro de Berlim

Estarão as democracias ocidentais em perigo? Por que motivo crescem os partidos populistas e declinam os partidos centrais?
Democracia

O segredo dos Parlamentos democráticos

Nas democracias parlamentares, os sentimentos dos eleitores têm de ser tidos em conta — mesmo, e talvez sobretudo, se e quando discordamos deles.
Corrupção

O último refúgio dos arguidos?

478
Poderá o nosso regime funcionar sem cumplicidades, sem favores, sem arranjos, sem ganhos ilegais? Ou é aquilo a que chamamos "corrupção" a única maneira de o regime existir?
Óbito

Morreu o autor Gene Sharp aos 90 anos

205
Morreu aos 90 anos o autor Gene Sharp, cuja leitura adaptada da sua obra, sobre a promoção da democracia, levou à condenação de 17 ativistas angolanos por rebelião, nomeadamente Luaty Beirão.
Democracia

Portugal a par do Botsuana no Índice de Democracia

Numa lista de 167 países, Portugal é o 26º no que diz respeito à qualidade da democracia. Fraca participação e pouca cultura política colocam o país ao nível da Costa Rica, Chile ou Botsuana.
Nações Unidas

São Tomé e Príncipe é democracia modelo na região

François Louncény Fall, representante das Nações Unidas, disse que "temos São Tomé como uma democracia modelo na região" e que deseja que o país continue "a sua marcha na democracia".
União Europeia

Listas transnacionais para o Parlamento europeu?

122
Os europeístas genuínos devem urgentemente pôr cobro à identificação da causa europeia com a hostilidade contra o sentimento nacional e contra a soberania dos Parlamentos nacionais.
Cabo Verde

Presidente quer "ambição" na democracia

O Presidente da República cabo-verdiano defendeu "ambição sem limites" em matérias de liberdade e democracia, reagindo à classificação de Cabo Verde como "país livre" com melhor pontuação em África.
Democracia

Angola entre países a observar em 2018

Angola é um dos países a manter sob observação, devido à eleição do novo presidente, João Lourenço, que desmantelou a estrutura de poder exercido pela família de Eduardo dos Santos.
PSD

The incredible shrinking party

448
O PSD ameaça deixar de concorrer com o PS, para passar a ser um rival do PCP e do BE, como um pequeno lóbi parlamentar da governação socialista. Mas a vida não será mais fácil entre os pequeninos.
Joana Marques Vidal

O momento Watergate da democracia portuguesa

1.248
Ao tentar cobrir com uma ficção jurídica a decisão de não renovar o mandato da Procuradora Geral da República, o governo reconheceu a inconveniência do afastamento de Joana Marques Vidal.
Democracia

O massacre das classes médias

1.403
Em Portugal, a sociedade está a ser esvaziada a favor do Estado. O horizonte da classe média é hoje o de uma dependência precária e modesta do poder político. É a democracia que está em causa.
Ocidente

Dois livros, dois destinos

313
Dois livros recentes revelam dois destinos possíveis para o Ocidente: o tédio e a submissão, por um lado; a honra e a resistência, por outro. A escolha cabe a cada um de nós.
Financiamento dos Partidos

Os partidos não precisam de nós

1.696
Os partidos são a prova de que em Portugal quem tem o Estado, tem tudo: financiados com dinheiro público, não precisam da nossa militância, nem do nosso afecto nem sequer do nosso respeito.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)