Democracia
Democracia

O destino do mundo e a democracia liberal

Na democracia liberal não há inimigos, há adversários e divergências criadoras. Nela o convívio e a emulação democráticas fazem progredir o mundo, geram a paz e ainda melhoram a vida dos seres humanos
Hong Kong

Exército chinês pode intervir se situação piorar

Carrie Lam admitiu que militares chineses podem vir a intervir em Hong Kong se a violência dos protestos piorar. O governo Chinês espera que ex-colónia britânica resolva o problema por conta própria.
Redes Sociais

Cidadania, redes sociais e e-democracia

134
Que papel têm as redes sociais no desenvolvimento da cidadania, no envolvimento dos jovens na política e na e-democracia?
Hong Kong

Hong Kong. Como um jovem de 18 anos foi baleado

Foi a vítima mais grave dos protestos desta terça-feira em Hong Kong. Um estudante de 18 anos foi alvejado por um agente. Vimos ao detalhe as imagens pouco claras do momento do incidente.
Hong Kong

Hong Kong quis estragar a festa da China

As imagens mostram Hong Kong virada do avesso. Protestos pró-democracia marcaram o 70º aniversário da República Chinesa. Um jovem foi baleado pela polícia e há mais de 50 feridos.
Hong Kong

Hong Kong. Ativistas pedem por pressão dos EUA

Jovens líderes do movimento pró-democracia de Hong Kong pediram aos EUA para pressionarem Pequim, alegando possível imposição da China dos seus "valores comunistas" noutras partes do mundo.
Relações Internacionais

A crítica é a alma das democracias liberais

150
Por ora, as notícias da transição de poder entre os EUA e a China são manifestamente exageradas, mas os europeus fariam bem em recordar-se das ligações estreitas entre as suas sociedades e a americana
Eleições

Cinco maiorias absolutas em 45 anos de democracia

Em ano de eleições, relembramos as 5 maiorias absolutas, em 45 anos de democracia: duas pela AD, em 1979 e 1980, duas do PSD, em 1987 e 1991, e uma do PS, em 2005.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia proíbe manifestação de domingo

Polícia de Hong Kong proibiu a manifestação convocada para domingo pela Frente Cívica de Direitos Humanos (FCDH), que tem liderado os grandes protestos pró-democracia na antiga colónia britânica.
Democracia

Filho de Bolsonaro questiona democracia

O vereador Carlos Bolsonaro disse que "por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos... e se isso acontecer". E chamou "canalhas" aos jornalistas.
Venezuela

Venezuela condena manifestações em Hong Kong

Venezuela classificou protestos como "acontecimentos abertamente promovidos por interesses estrangeiros, com o objetivo de lesar a ordem interna, a segurança pública e a integridade territorial".
Hong Kong

Hong Kong. Aeroporto pede que poupem passageiros

O aeroporto pediu aos manifestantes que poupem os milhares de passageiros nas manifestações previstas para o fim de semana, lembrando que há uma ordem judicial que proíbe protestos na zona envolvente.
Hong Kong

Hong Kong. Petição quer relatório enviado à ONU

Movimento quer que relatório seja alvo de uma atualização, no qual conste já a situação que se vive em Hong Kong há três meses, marcados por mais de um milhar de detenções e violentos confrontos.
Hong Kong

Hong Kong. Protestos com barricadas no aeroporto

Milhares de manifestantes pró-democracia bloquearam estradas que levam ao aeroporto de Hong Kong. Os confrontos têm escalado desde sábado.
Macau

Macau. Consultores sobre sufrágio ameaçados

A Associação Novo Macau denunciou esta segunda-feira ataques informáticos à consulta pública sobre sufrágio universal e ameaças à equipa que promoveu a iniciativa.
Macau

Macau. Pró-democratas pressionam chefe de Governo

A Associação Novo Macau vai "continuar a pressionar" Ho Iat Seng "para que este cumpra a sua promessa" de promover gradualmente a democracia no território.
Macau

Movimento em Macau organiza referendo sobre voto

A "votação sobre sufrágio universal para a eleição do chefe do executivo" será feita online, de forma secreta e vai decorrer entre 11 e 25 de agosto, dia da eleição do novo mandatário de Macau.
Donald Trump

Estados Unidos congelam ativos venezuelanos

242
Os Estados Unidos congelaram todos os ativos do Governo venezuelano. Trump fez referência à "usurpação" do poder de Maduro e abusos dos direitos humanos.
Hong Kong

Hong Kong. Já há 82 detidos em novos protestos

Greve geral e protestos em Hong Kong lançam o caos na cidade. Manifestantes vandalizam esquadras e polícia usa balas de borracha e gás lacrimogéneo. Há carros descontrolados e novo ataque das tríades.
Governo

A interpretação literal do regime socialista  /premium

959
A República Portuguesa é “um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular”, diz a CRP. Devemos interpretar literalmente, ou ler “é um regime patrimonialista, baseado no domínio do PS”?
Democracia

Painéis de Cidadãos: uma ferramenta participativa

Esta ferramenta participativa não pretende substituir as formas convencionais de representação partidária, , mas a prazo tem potencialidades para se estender muito além da forma consultiva.
Democracia

Ensaio cínico sobre uma maioria absoluta do PS /premium

1492
Ainda não têm a maioria absoluta e já se portam como se fossem donos disto tudo. Como será se a tiverem? Mas se não a tiverem, quanto custará ao país uma "geringonça 2.0"? Ou pior, uma mexicanização?
Futuro

Capitalismo low cost e uberização dos serviços /premium

Eis uma tendência e mistura perigosas, prontas a explodir em qualquer momento e que, por isso mesmo, precisam de ser devidamente acauteladas por todas as instituições do estado de direito democrático.
Política

Alguns mitos da democracia portuguesa /premium

219
Alguns mitos desta democracia: que está tudo bem, que os portugueses são racistas e que a direita não existe porque é socialista. Contudo, como sucede com os verdadeiros mitos, estes também são falsos
Democracia

Ainda Hong Kong, Macau e a Democracia

Hong Kong e Macau reflectem a diferença entre 330 anos de construção lenta e gradual, mas consistente, de Liberdade e Democracia no Reino Unido, e apenas 44 anos nem sempre consensuais em Portugal.
China

Hong Kong, Macau e cultura democrática

209
Os portugueses que foram colocados em Macau durante a administração portuguesa trataram em primeiro lugar da sua vidinha. O que deixaram foi uma cultura de subserviência e aproveitamento oportunista.
Democracia

A segunda parte do 25 de Abril  /premium

420
Há 40 anos, a Aliança Democrática salvou a democracia em Portugal. Como vai agora evoluir o regime, sem uma direita democrática reformista como a que em 1979 fundou a AD?
Ministério Público

Ao intervalo: Democracia 1, Oligarquia 0 /premium

513
Como se viu no caso do Estatuto do Ministério Público, não precisamos de "populistas" para o Estado de direito democrático correr riscos. Bastam este PSD e este PS.
Hong Kong

Libertado ativista pró-democracia em Hong Kong

Joshua Wong, um dos rostos do movimento pró-democracia do outono de 2014, foi libertado em Hong Kong, um mês mais cedo do que o previsto.
China

Tiananmen. As memórias que o regime quer esquecer

175
Durante 6 semanas, Tiananmen foi o bastião da revolta na China. 30 anos depois, sobreviventes do massacre recordam os dias em que lutaram pela liberdade. O Governo diz que tudo decorreu como devia.
Democracia

O otimista é o novo revolucionário

Não navegar na maionese da desgraça, a qual também é cómoda, pois não nos responsabiliza a encontrar soluções. De resto este é um comportamento muito português, o “contentamento descontente” camoniano
Democracia

Políticos causam crise democrática, segundo estudo

6303
O estudo realizado em Portugal diz que "o desemprego e a pobreza" contribuem para o aumento da desconfiança face aos políticos. A confiança é por sua vez reforçada quando os partidos "são fortes".
Serviço Nacional de Saúde

Cidadãos: supletivos, excepcionais e temporários? 

A nossa esquerda está sempre em favor da iniciativa "oficial" do Estado e contra a livre iniciativa dos cidadãos. E querem convencer os cidadãos de que a melhor defesa do bem comum é exactamente assim
Reino Unido

Recordando o velho Aliado de 1386 /premium

O sentido de Civilidade sustenta a tradição britânica de liberdade sob a lei — e reúne admiradores com diferentes, por vezes opostas, disposições políticas.
Matosinhos

PSD acusa Porto de Leixões de censura

142
Administração portuária mandou retirar cartaz de protesto do PSD contra obras no Porto de Leixões. O PSD fala em regresso do "lápis azul" mas a Comissão Nacional de Eleições autorizou a permanência.
25 de Abril

Porque não sabemos a história do 25 de Abril? /premium

1182
É inquietante, a propósito do 25 de Abril, ver o actual regime recorrer aos mesmos métodos de propaganda da ditadura salazarista. Ninguém dá valor à liberdade -- e à verdade?
Turquia

Turquia. Realizador diz que Democracia vai chegar

Segundo Zirek, os turcos querem uma mudança face ao autoritarismo do presidente Erdogan. Para o ator e realizador, as recentes eleições mostram que "começam a ser levantadas questões".
Governo

Há novidade, sim, Dr. António Costa /premium

1159
A endogamia do governo não é uma tradição portuguesa, mas um fenómeno novo, que sugere o isolamento de um regime e o esgotamento político do grupo que domina o país há vinte anos.
Democracia

A democracia em causa  /premium

745
Perante o actual socratismo sem Sócrates, agora apoiado pelo PCP, pelo BE e pelo PSD de Rio, cada vez precisamos menos do populismo para a democracia estar em causa.
Democracia

Quem tem medo dos cidadãos? /premium

299
Portugal é, no contexto europeu, dos países mais fechados à participação política dos cidadãos. Desde logo no sistema eleitoral é dos raros países onde não existe voto personalizado em candidatos.
Guiné-Bissau

Bissau. PUN quer mudar "cultura de subversão"

O líder do PUN quer procurar a desmilitarização da classe política e acabar com subversão das regras democráticas no país. Sem essas reformas, Idrissa Djaló diz que nunca vai haver paz e estabilidade.
Democracia

África. Mais de 2/3 são a favor da democracia

Em média, 68% dos africanos estão fortemente comprometidos com a democracia. Serra Leoa tem os índices mais altos de apoio à democracia, enquanto Essuatíni fecha a lista com os índices mais baixos.
Partidos e Movimentos

Seja bem-vinda, "Iniciativa Liberal"

133
Saudamos o Manifesto da Iniciativa Liberal, mesmo não partilhando muitas das suas propostas. Saudamos em especial a defesa do princípio da subsidiariedade, base para a "democratização da democracia".
Google

Google. Informação é essencial para a democracia

A responsável de políticas públicas da Google Portugal afirmou que "a desinformação é um desafio global" e defende que para a combater é necessária a "colaboração de todos", incluindo media, governos.
Manifestações

Cerca de 400 pessoas reúnem-se contra o fascismo

1144
A concentração começou por volta das 18h30 e prevê-se que termine ao início da noite. Promotores lamentam que a extrema-direita esteja a ganhar mais aceitação social e presença parlamentar.
Política

Delitos de Opinião

Os políticos conhecem a interligação das suas três motivações: os interesses pessoal, partidário e nacional. É indesculpável que um dos primeiros tente afirmar-se, desrespeitando o último.
Presidente da República

Um regime que não acredita em si próprio /premium

276
Segundo o presidente da república, a oposição é fraca e o governo tão fraco como a oposição. Vamos preocupar-nos, ou só queremos ouvir o que o presidente diz a Cristina Ferreira?
Democracia

O custo da não-participação

158
Manter a liberdade e/ou a democracia é mais difícil do que a conquistar. Fará diferença, para quem não participa, viver em democracia ou em ditadura?
Democracia

Portugal em 27.º lugar nas democracias do mundo

277
A democracia em Portugal ainda não é uma democracia plena, mas não está assim tão mal classificada, segundo relatório apresentado por The Economist Intelligence Unit.
Democracia

Votos para 2019: Conversação civilizada /premium

Os meus votos para 2019 são de re-descoberta das boas tradições demo-liberais fundadas na perpétua conversação civilizada entre perspectivas rivais, a “corrente de ouro” de que falava Churchill.
Democracia

Força da democracia ganhará ao terrorismo

O presidente do Parlamento Europeu anunciou ainda que às 12h00 locais (11h00 em Lisboa) será observado um minuto de silêncio em memória das vítimas.
Violência

Ministro alemão condena violência nas democracias

Heiko Maas abordava disse numa conferência que a violência não tem lugar na democracia, manifestando a expectativa de que possa haver progressos no diálogo entre os manifestantes e o governo francês.
Espanha

Quando os muros caem, caem para os dois lados /premium

735
A questão levantada pelas eleições na Andaluzia é esta: por que razão deveríamos admitir que compete aos fãs do chavismo e do estalinismo julgar os méritos democráticos dos outros actores políticos?
Democracia

O governo é responsável de quê? /premium

2932
Em Portugal, a maior ameaça à democracia não vem de populismos, mas do desaparecimento da responsabilidade política, tal como vimos em Pedrogão, em Tancos e em Borba.
Espanha

Deputado catalão expulso do parlamento

187
Gabriel Rufián, do partido independentista Esquerda Republicana da Catalunha, acusou o ministro de ser "o mais indigno" do regime democrático. O ministro queixa-se ainda de ter sido cuspido.
Democracia

A batalha pela linguagem /premium

461
O melhor esconderijo é onde ninguém se lembra de procurar: à vista de todos. Enquanto os olhares focarem na direita, poucos verão que o populismo habita sobretudo na esquerda à beira de tomar o poder.
Democracia

A erosão das democracias /premium

Bolsonaro é mais perigoso do que Trump, pois as instituições brasileiras são bem mais fracas que as norte-americanas e esta análise tem relevância para o caso português.
Democracia

La République sommes nous

Raul Brandão, realista e sarcástico, comentou no seu tempo que o que os nossos jacobinos queriam dizer era que «Isto agora é nosso! Nós também queremos comer! E não cabemos todos!». Palavras actuais.
Democracia

A geringonça vai inventar um Bolsonaro em Portugal /premium

3671
A estratégia de defesa da geringonça está definida para quando um líder da direita tiver chances de chegar a primeiro-ministro: acusá-lo de ser “fascista” e gritar que a democracia vai acabar.
Eleições no Brasil

A máquina de fazer fascistas já não funciona /premium

3189
A lição da eleição brasileira é que a direita liberal só será alternativa se recusar compromissos com essas misturas de socratismo e Bloco de Esquerda como a que o PT corporiza no Brasil.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende a importância do jornalismo

122
Marcelo Rebelo de Sousa, e o jornalista José Alberto Carvalho, da TVI, defenderam perante alunos do ensino secundário de Mação, de Lisboa e do Porto a importância do jornalismo para a democracia.
Literatura

Escritor Álvaro Filho estreia-se em Portugal

150
O escritor Álvaro Filho, semifinalista do Prémio Oceanos 2018, estreia romance que revisita a situação política no Brasil e com um conto sobre a crise migratória, vencedor dos Novos Talentos FNAC.
Eleições no Brasil

Personalidades assinam carta contra Bolsonaro

5493
Um grupo de personalidades portuguesas, sobretudo políticas, mas também da cultura e outras áreas, assinou uma declaração conjunta contra Bolsonaro, candidato às eleições do Brasil.
Donald Trump

Ódio a quem os desmascara

1106
Porquê esta sanha dos instalados do socialismo, dos fraturantes das margens, do jornalismo de causas contra Orban, Trump, Salvini, Bolsonaro?
Democracia

O regresso do centro vital (II) /premium

Em Praga, na terça-feira passada, foi sublinhada a importânciasimbólica do próximo ano de 2019: o 70º aniversário da fundação da NATO e o 30º aniversário da queda do Muro de Berlim.
Democracia

Quem tem medo da independência? /premium

121
Numa visão muitíssimo limitada de democracia, esta resume-se à regra da maioria, mas uma democracia liberal é muito mais do que isto. E dela fazem parte integrante os reguladores independentes.
Democracia

Fascista!

346
É verdade que não devemos dar a democracia como adquirida. Mas é bom não esquecermos que nunca houve nenhuma ditadura que não tivesse um enorme suporte popular, a começar pela nossa.
Política

O regresso do ‘centro vital’ /premium

Dois encontros euro-americanos recentes sublinham a importância de restabelecer a civilidade do debate, e da necessária concorrência, entre centro-direita e centro-esquerda nas democracias liberais.
Eleições no Brasil

O destino da democracia liberal /premium

211
As “esquerdas radicais” não são verdadeiramente alternativa às “direitas populistas”, e vice-versa. A única coisa que sabem é chamar-se fascistas e comunistas uns aos outros.
Winston Churchill

Rivalidade e Civilidade /premium

Os regimes democráticos, sendo obra comum de partidos rivais, assentam simultaneamente na rivalidade e na civilidade.
Rui Rio

A conspiração oligárquica /premium

407
Em outros países europeus, dizem-nos que a democracia está ameaçada por “movimentos populistas”; aqui, está ameaçada por uma conspiração oligárquica.
Sociedade

Portugal em 10.º lugar no ranking das democracias

165
Portugal melhorou nos indicadores democráticos e de direitos e liberdades, revela estudo que analisa 201 países. A mudança de governo de 2015 fez variar alguns dados, mas pouco.
Web Summit

O que separa a Web Summit do BE? /premium

141
Liberalismo e qualidade da democracia é o que separa a Web Summit do Bloco de Esquerda. No BE uns não são democratas liberais, outros serão, mas acham que a democracia é vulnerável.
Europa

União Europeia e democracia: que desafios?

118
A questão é a de saber como é que é possível responder simultaneamente ao requisito da legitimidade democrática e à necessidade de eficácia das decisões que afectam diversas comunidades políticas.
Democracia

Conservador, liberal e, obviamente, de direita /premium

328
Usando uma comparação vinda do futebol. A direita está no banco e apenas joga quando o PS se magoa e tem que sair. Eis a dimensão dos fracassos históricos das lideranças do PSD e do CDS desde 1974.
PSD

Rui Rio saúda investigação da PJ ao PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou "muitíssimo bem" que o Ministério Público e a PJ investiguem as suspeitas de corrupção no partido, defendendo que "é a saúde da democracia que está em causa".
Global Shapers

Internet: a mais poderosa ferramenta de censura

Não é o lado mais sombrio da indústria que quero trazer à baila. É sobre o poder que uma plataforma tem de decidir a ética e a moral dos seus utilizadores. É sobre os novos donos da palavra.
Democracia

Mike Pence quer restaurar democracia na Venezuela

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse ao Presidente do Brasil, Michel Temer, que "é hora de pressionar" e "agir com mais firmeza" para "restaurar a democracia " na Venezuela.
Rui Rio

A política por linhas tortas /premium

O actual presidente do PSD não consegue imaginar outra vida para o partido senão no poder, e não vê outra maneira de chegar ao poder senão neutralizando o PSD como alternativa ao PS.
Inteligência Artificial

Reconhecimento Facial: Democracia 4.0 = 0?

Um sistema centralizado de Reconhecimento Facial reduziria o Poder Judicial aos flagrantes delitos, o Legislativo à transposição de procedimentos e daria ao Executivo o controle de toda a contestação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo preocupado com "democracias iliberais"

O chefe de Estado considera que a falta de liberdades e de pluralismo "é ainda pior em democracias bem conhecidas" do que em sociedade tradicionalmente subdesenvolvidas e não democráticas.
Estado

Teoria geral dos lapsos /premium

236
Se há erva daninha na nossa democracia não é tanto a tolerância para estes pecadilhos menores dos ministros, mas a aceitação apática de que o Estado pode cair em cima dos cidadãos e dos contribuintes.
Moçambique

Revisão da constituição é "passo gigantesco" 

Filipe Nyusi acrescentou que aprovação por unanimidade da proposta de revisão da Constituição, na quarta e quinta-feira, pode ser vista como o começo do processo de pacificação definitiva do país.
Ocidente

Eleições e Democracia /premium

Se achámos que as democracias eram resilientes – tão resilientes que as demos por garantidas – quaisquer instituições que as substituam (tendencialmente mais autoritárias) serão resilientes também.
Corrupção

Não chega ter vergonha /premium

1727
Não há casos semelhantes ao de Sócrates. Os dirigentes socialistas precisam de provar que é possível confiar no PS outra vez. Era isso que deviam estar a discutir. Ter vergonha não chega.
Revolução

25 de Abril: dois conceitos de democracia /premium

Os revolucionários relutantes anglo-americanos de 1688/1776 morreram na cama; os revolucionários ardentes franceses de 1789 mataram-se uns aos outros. As duas opções confrontaram-se após 25 de Abril.
Democracia

Freedom House denuncia ameaças à democracia 

ONG alerta para ameaças à liberdade de imprensa em países como EUA, França, Polónia e Hungria, agravadas pelas ações do que considera ser "o Governo autoritário da Rússia".
Democracia

Não é cool ser contra o 25

450
Na música parece ser impossível ser de Direita e gostar de Sérgio Godinho. Pois eu gosto. Parece impossível gostar da “Vida de Bryan” e ser católico. Pois eu sou e esse filme é um dos da minha vida.
Efeméride

Maio de 68: 50 anos depois

Contra os anseios revolucionários de Maio de 68, a França permaneceu “burguesa”, isto é, livre e democrática. Pôde assim absorver ideias de Maio de 68, que teriam sido esmagadas pelos comunistas.
António Costa

Costa diz que bloco central empobrece a democracia

241
António Costa defende que a ideia de um bloco central, que junte os dois maiores partidos empobrece a democracia, já que os cidadãos deixam de poder escolher entre continuidade ou mudança.
Venezuela

Democracia deteriorou-se na Venezuela

Relatório anual publicado esta sexta-feira pelo Departamento de Estado dos EUA destaca que desde há mais de uma década que o poder político se concentrou num único partido.
Democracia

Human Rights Watch elogia Portugal 

275
Organização diz que Portugal ultrapassou a crise económica sem "rejeitar as bases da democracia". Responsável jurídico disse que os portugueses devem sentir-se orgulhosos.
Brasil

"Lava Jato pode tornar a democracia melhor"

Jornalista Vladimir Netto está em Portugal para promover o seu livro, "Lava Jato" e diz que "a (operação) Lava Jato pode tornar a democracia brasileira melhor".
Lula da Silva

Ninguém pode fazer tanto mal ao Brasil como Lula

1738
Por piores que sejam os actuais governantes, nenhum pode fazer tanto mal ao Brasil como Lula. Basta que consiga divorciar uma parte da população da legalidade e da democracia.
Assembleia Da República

Democracia? Está bem...

439
Professores e outros funcionários públicos mais os políticos profissionais, que têm um interesse direto e concreto em que o Estado gaste mais dinheiro em salários, ocupam 61% dos lugares do parlamento
Facebook

O Facebook ajudou Trump? Então já não presta

940
O escândalo à volta do Facebook não tem a ver com as redes sociais e o seu poder, mas com o facto de ter ajudado Trump. Enquanto ajudava apenas Obama ou os Trabalhistas ingleses, estava tudo bem.
Imigração

Já não chega chamarem-lhes fascistas

571
O eleitorado do “populismo” não é a medida de um anseio de marchar com camisas negras. É o sinal do fracasso dos regimes europeístas, não apenas em resolver os problemas, mas até em falar deles.
Procriação Medicamente Assistida

Uma discordância que não é razoável?

131
A mensagem divulgada pela Presidência da República [sobre 'maternidade de substituição'] deixava já adivinhar alguns dos problemas que estão pendentes de decisão do Tribunal Constitucional.
Constituição da República Portuguesa

Sistema político 4.0? Só com uma Constituição 4.0

108
O Presidente da República alertou para a necessidade dum sistema político 4.0 que anteveja as batalhas do nosso quotidiano. Um sistema político 4.0 requer, entre outras coisas, uma Constituição 4.0
Democracia

Celebrando a queda do Muro de Berlim

Estarão as democracias ocidentais em perigo? Por que motivo crescem os partidos populistas e declinam os partidos centrais?
Democracia

O segredo dos Parlamentos democráticos

Nas democracias parlamentares, os sentimentos dos eleitores têm de ser tidos em conta — mesmo, e talvez sobretudo, se e quando discordamos deles.
Corrupção

O último refúgio dos arguidos?

478
Poderá o nosso regime funcionar sem cumplicidades, sem favores, sem arranjos, sem ganhos ilegais? Ou é aquilo a que chamamos "corrupção" a única maneira de o regime existir?
Óbito

Morreu o autor Gene Sharp aos 90 anos

205
Morreu aos 90 anos o autor Gene Sharp, cuja leitura adaptada da sua obra, sobre a promoção da democracia, levou à condenação de 17 ativistas angolanos por rebelião, nomeadamente Luaty Beirão.
Democracia

Portugal a par do Botsuana no Índice de Democracia

Numa lista de 167 países, Portugal é o 26º no que diz respeito à qualidade da democracia. Fraca participação e pouca cultura política colocam o país ao nível da Costa Rica, Chile ou Botsuana.
Nações Unidas

São Tomé e Príncipe é democracia modelo na região

François Louncény Fall, representante das Nações Unidas, disse que "temos São Tomé como uma democracia modelo na região" e que deseja que o país continue "a sua marcha na democracia".
União Europeia

Listas transnacionais para o Parlamento europeu?

122
Os europeístas genuínos devem urgentemente pôr cobro à identificação da causa europeia com a hostilidade contra o sentimento nacional e contra a soberania dos Parlamentos nacionais.
Cabo Verde

Presidente quer "ambição" na democracia

O Presidente da República cabo-verdiano defendeu "ambição sem limites" em matérias de liberdade e democracia, reagindo à classificação de Cabo Verde como "país livre" com melhor pontuação em África.
Democracia

Angola entre países a observar em 2018

Angola é um dos países a manter sob observação, devido à eleição do novo presidente, João Lourenço, que desmantelou a estrutura de poder exercido pela família de Eduardo dos Santos.
PSD

The incredible shrinking party

448
O PSD ameaça deixar de concorrer com o PS, para passar a ser um rival do PCP e do BE, como um pequeno lóbi parlamentar da governação socialista. Mas a vida não será mais fácil entre os pequeninos.
Joana Marques Vidal

O momento Watergate da democracia portuguesa

1248
Ao tentar cobrir com uma ficção jurídica a decisão de não renovar o mandato da Procuradora Geral da República, o governo reconheceu a inconveniência do afastamento de Joana Marques Vidal.
Democracia

O massacre das classes médias

1403
Em Portugal, a sociedade está a ser esvaziada a favor do Estado. O horizonte da classe média é hoje o de uma dependência precária e modesta do poder político. É a democracia que está em causa.
Ocidente

Dois livros, dois destinos

313
Dois livros recentes revelam dois destinos possíveis para o Ocidente: o tédio e a submissão, por um lado; a honra e a resistência, por outro. A escolha cabe a cada um de nós.
Financiamento dos Partidos

Os partidos não precisam de nós

1696
Os partidos são a prova de que em Portugal quem tem o Estado, tem tudo: financiados com dinheiro público, não precisam da nossa militância, nem do nosso afecto nem sequer do nosso respeito.
Catalunha

Se fosse um referendo, o separatismo teria perdido

526
Se a eleição de ontem tivesse sido um referendo, os separatistas teriam perdido (51,75% contra 48,26%). A maioria dos habitantes da Catalunha não deseja a independência.
Global Shapers

Ou os partidos se abrem ou ficam a falar sozinhos

501
A introdução de eleições primárias para candidatos a primeiro-ministro é um modelo com virtudes: os candidatos passam a falar para fora, em vez de se focarem apenas em questões internas.
Guiné-Bissau

Dez feridos em protesto democrático em Bissau

Pelo menos 10 feridos deram entrada no hospital Simão Mendes, em Bissau, depois de o protesto do coletivo dos partidos políticos da Guiné-Bissau ter sido dispersado pela polícia com gás lacrimogéneo.
Caso José Sócrates

Sócrates só pode ser julgado pela história?

2183
Tivemos um primeiro ministro cujas despesas pessoais eram pagas secretamente por um dos empresários com mais contratos com o Estado. Quando é que os políticos nos vão dizer o que pensam disto?
Democracia

Carta de Praga

Estão aqui pessoas com diferentes disposições políticas: conservadores, democrata-cristãos, liberais, sociais-democratas e socialistas democráticos; no caso dos EUA, republicanos e democratas. Porquê?
Política

Macau repudia relatório dos EUA que pede eleições

O Governo de Macau repudiou o último relatório sobre a China do Congresso dos Estados Unidos, no qual se pede eleições por sufrágio universal na região administrativa especial chinesa.
Catalunha

A Catalunha e a fragilidade das democracias

1196
O golpe separatista na Catalunha mostrou como uns episódios de “violência policial”, ampliados com imagens falsas, bastam para fazer parecer pouco importante a destruição da lei e da democracia.
Cabo Verde

Jorge Miranda elogiou democracia em Cabo Verde

O constitucionalista Jorge Miranda elogiou o "exemplo magnífico" de democracia em Cabo Verde, apontando como falha da Constituição cabo-verdiana a não concretização dos direitos sociais.
Democracia

O retrocesso da razão

532
Identificar “xenofobia” em Passos Coelho ou “fascismo” em Henrique Raposo serve o mesmo propósito que os “factos alternativos” de Trump – sobrepor a emoção às evidências e intoxicar o debate público.
Politicamente Correto

A história do politicamente correto

Dos dilemas democráticos às questões fraturantes que surgem numa viagem de transportes públicos, o que a maioria considera certo pode ser errado. É uma história antiga e Carlos Maria Bobone recorda-a.
Singapura

Singapura. Presidente eleita sem um só voto

Halimah Yacob tem 63 anos, é malaia, é a primeira mulher a ser presidente de Singapura mas ninguém teve de votar nela. O descontentamento é grande e as redes sociais lembraram-se de Donald Trump.
Estados Unidos da América

Jimmy Carter: EUA parecem uma oligarquia

113
O antigo presidente norte-americano fez duras críticas à política externa do país e deixou conselhos a Donald Trump. Jimmy Carter não acredita no sucesso da paz entre a Palestina e Israel.
Terrorismo

Se Mandela fosse do PSD, o BE chamava-lhe racista

4495
A novidade nos últimos tempos foi a adopção pela esquerda democrática do método comunista de difamar os adversários, primeiro com o apodo de “neo-liberais”, agora com o labéu de “racistas”.
Venezuela

Nem só o PCP foi cúmplice na tragédia da Venezuela

2682
Nestes dias em que só o PCP e Boaventura Sousa Santos dão o peito às balas pela deriva autoritária na Venezuela é bom lembrar a adesão entusiasmada do Bloco e de Sócrates ao regime do "amigo" Chávez.
Cabo Verde

Cabo Verde com balanço "positivo" do ano político

O partido no poder em Cabo Verde fez, esta sexta-feira um balanço, "extremamente positivo" do ano político. O balanço foi feito à imprensa pelo secretário-geral do Movimento para a Democracia.
Venezuela

A Venezuela em estado de sítio

A proibição de manifestações públicas antes das eleições constituintes do último domingo na Venezuela são um ponto extremado da limitação de todos os direitos civis e políticos.
Venezuela

Venezuela. Oposição pede novos protestos

266
Governo diz que votaram mais de oito milhões de pessoas, mas a oposição fala em fraude e pede novos protestos. A Assembleia Constituinte foi eleita mas, no processo, terão morrido 14 pessoas.
Venezuela

Venezuela: entre a polarização e o vazio de poder

O barril de pólvora venezuelano pode explodir. E como é visto por quase todos – de um lado ao outro do espectro político – como um jogo de tudo ou nada, a cada dia joga-se o destino de um povo.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande: quem tem medo da "politização"?

1838
Porque é que Salazar impediu que as cheias de 1967 fossem discutidas livremente? Porque previu que uma oposição “indigna”, como agora a do PSD e CDS, "aproveitaria" a tragédia para atacar o governo.
Democracia

A democracia vista por baixo

534
Elegemos representantes cujos primeiros compromissos não são com os cidadãos, mas com os caciques dos partidos. Vista de baixo, a democracia não é a participação de todos, mas a organização de alguns.
Liberalismo

Filhos do 25 de Abril: radicalmente livres

208
Abertos, livres e com iniciativa, ponderados e moderados, espera-se que deverão emergir da geração política sub-40 aqueles que, sendo de centro, o são militantemente. Os que são radicalmente de centro
PSD

PSD. Grupo avança com proposta para primárias

587
Proposta de revisão de estatutos e escolha de líder em eleições primárias vai ser lançada em outubro pelo Fórum Democracia e Sociedade, grupo de sociais-democratas que apoia a candidatura de Rui Rio.
Espanha

Rei Felipe exclui pai de comemorações oficiais

Juan Carlos I foi o grande ausente das comemorações dos 40 anos em democracia de Espanha. O pai de Felipe VI fez história ao ser rei durante as primeiras eleições democráticas espanholas.
Política

Desterritorialização e extra-territorialidade

Nesta batalha já longa entre o mercado global e a democracia doméstica, a desterritorialização e a extra-territorialidade convertem-se nos principais adversários do velho Estado-nação vestefaliano.
União Europeia

Democracia e soberanismos

Sem nunca ter sido chamado a ratificar a adesão europeia, o eleitorado português também não interiorizou o objectivo principal da adesão à CEE: ser garantia democrática contra as pulsões autoritárias.
Democracia

Inglaterra e França: a abstenção tem vantagens?

As eleições em Inglaterra e em França sugerem que a abstenção é tão importante como a participação para um governo democrático ser possível.Em França, o poder de Macron vem da abstenção.
Angola

Angolano recebe "prémio democracia" nos EUA

O ativista angolano Rafael Marques de Morais é homenageado na quarta-feira, em Washington, pela sua luta contra a corrupção numa cerimónia do National Endowment for Democracy.
Geopolítica

O Apelo de Praga: em nome da Renovação Democrática

O Apelo condena a tendência para anunciar o “fim do Ocidente”. Flutuações políticas passageiras no interior das velhas democracias não alteram a aliança fundamental dos democratas e das democracias.
Presidente Marcelo

Marcelo aponta Portugal como exemplo de democracia

O Presidente da República defendeu esta quarta-feira que os portugueses são um exemplo de um povo que cultiva a tolerância e a paz, recusando fenómenos de xenofobia ou de populismos extremistas.
Democracia

Fogo cruzado sobre a caça ao voto

Sem me arrogar quaisquer competências em politologia, julguei pertinente avançar algumas razões em defesa da escolha aleatória da representação democrática que não têm sido devidamente consideradas.
Democracia

A tradição democrática sob fogo cruzado

Em boa parte, as recentes críticas académicas e políticas à democracia são expressão de um fenómeno comum: a perda de memória sobre a tradição ocidental da liberdade sob a lei.
Protestos

Imprensa francesa protesta contra Macron

Quinze órgãos de comunicação social franceses criticaram Emmanuel Macron por considerarem que a escolha dos jornalistas para acompanhar as deslocações oficiais "prejudica a democracia".
Mundo

Populismo(s) e a incompletude democrática

150
É urgente aprender a lidar com a frustração da imperfeição democrática, sem esquecer que as alternativas só trouxeram desigualdade, falta de liberdade, ditadura da maioria, nihilismo constitucional.
Democracia

Putin e os “Putinianos”

O problema fundamental é que visão russa da ordem internacional tem cada vez mais adeptos. Cada vez há mais “putinianos” no mundo ocidental.
Eleições

Democracia, que valor te damos?

162
As elevadíssimas taxas de abstenção e as políticas eleitoralistas devem ser encaradas por todos como uma preocupação premente para as quais urge encontrar uma solução.
Macau

Macau. Deputado avisa que democracia está em risco

Um deputado de Macau defendeu, na Assembleia Legislativa, que a democracia europeia "está a sofrer grandes frustrações" devido à "participação excessiva e cega por parte da população".
Democracia

Entre Santana e Sócrates: duas culturas políticas

873
O contraste entre o modo como Jorge Sampaio tratou Santana Lopes e Cavaco Silva tratou José Sócrates dá-nos a diferença entre uma cultura de confronto e uma cultura de compromisso.
Taiwan

Taiwan pede à China que respeite a sua democracia

Gabinete de Taiwan para os Assuntos da China Continental apelou a Pequim para que respeite a democracia de Taiwan, reconheça a sua existência e não exija condições políticas prévias.
Liberdade de Expressão

Quem tem medo da Democracia?

Em Portugal tem de se poder falar em Salazar e em Cunhal sem medo e sem restrições. Existiram, foram atores da nossa vida política e moldaram o pensamento de muitas gerações.
Banco de Portugal

Fenomenologia do descabelamento

447
O que os ataques descabelados a Teodora Cardoso e a Carlos Costa mostram é que em Portugal os actores políticos não sabem lidar com os checks and balances próprios de uma democracia adulta.
Democracia

Na terra do la la

184
Brexit, Trump, Wilders, Le Pen, o fim do euro, do comércio global, da imprensa livre, são todas, embora distintas, faces da moeda cujo principal valor consiste na criação de um mundo novo autoritário.
Democracia

Brasil preocupado com ameaças à Venezuela

O Brasil foi um dos países que transmitiu ao parlamento venezuelano as suas preocupações em relação às "ameaças à democracia" na Venezuela, indica um comunicado divulgado pela Assembleia Nacional.
Timor-Leste

Timor-Leste lidera Índice da Democracia

A pontuação de Timor-Leste no ranking mantém-se inalterada há quatro anos, com 7,24 valores numa escala de 10 e num grupo em que metade dos países abrangidos registou quedas nos resultados.
Donald Trump

Os inimigos dos nossos inimigos

367
Ou Trump ou o radicalismo, eis os termos a que os partidários de um e outro gostariam de reduzir a política. A pressão sobre a direita para que se submeta a esse tratado de Tordesilhas vai ser enorme.
Democracia

Mentir é verdade

253
Nestas condições é a democracia que está em causa. A novilíngua, que chama “pós-verdade” ao que se é mesmo mentira, não passa de outro nome para o velho discurso populista, alimento da tirania.
Angola

Angola está "longe ser uma democracia autêntica"

O presidente da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA), Isaías Samakuva, afimou que ao fim de quase 15 anos de paz em Angola, o país "está longe" de ser uma "democracia autêntica".
Livros

Votar está a dar cabo da democracia. Sim, leu bem

3890
Em "Against Elections" ("Contra as Eleições"), o belga David van Reybrouck lança uma proposta, no mínimo, desafiante. Acabar com as eleições pode salvar a democracia. A alternativa? É bem antiga.
A página está a demorar muito tempo.