Originalmente à venda por 42 euros (embora, nesta sexta-feira de Black Friday, o valor tenha descido para 26 euros), os brincos Mary estão agora esgotados na loja online da Hey Harper. Desenhados pelo português Pedro Ventura Nunes, brilharam (literalmente) nas orelhas de Elizabeth Debicki, a Diana Spencer de The Crown, ao longo do terceiro episódio da 6.ª temporada da série, cujos primeiros quatro episódios chegaram à Netflix a 16 de novembro.
“Já estava a acompanhar a série e ia começar nesse dia o episódio 3, que é quando os brincos aparecem”, começa por recordar o designer de 25 anos em entrevista ao Observador. “Acordei com uma mensagem de uma amiga a partilhar as fotos dos brincos na atriz, o que me chamou a atenção para ir ver.”
Foi, é seguro dizê-lo, uma surpresa. Ligou “logo” à mãe para partilhar a novidade e precisou, confessa, de um dia inteiro para digerir a imagem de Elizabeth Debicki com uma das suas criações penduradas nas orelhas. “Obviamente, deixou-me imensamente feliz e orgulhoso, até porque adoro a série, adoro o papel da princesa Diana”, continua, acrescentando ser fã da atriz.
Na conta de Instagram, Pedro Ventura Nunes partilhou a novidade com os seguidores. “Elizabeth Debicki como Princesa Diana a usar os brincos Mary — um par que desenhei durante a minha passagem criativa pela Hey Harper“, anunciou. Como todos os modelos da marca portuguesa, foram produzidos em aço inoxidável, para garantir a resistência da cor ao contacto com a água, com um ultra revestimento de ouro.
“Comecei a trabalhar como freelancer na Hey Harper quando estava na faculdade”, revela ao Observador. Esteve com a marca portuguesa — fundada em 2018 por Catarina Oliveira — durante dois anos, acumulando as funções de diretor-criativo, criação de joias, campanhas fotográficas e design de packaging. Saiu em abril de 2022 para “agarrar outros projetos e ganhar valências noutras posições”.
“A lindíssima princesa Diana representada por Elizabeth Debicki com os nossos brincos Mary (agora esgotados) na nova temporada de The Crown”, pode ler-se num post da Hey Harper na conta oficial de Instagram, um vídeo que compila alguns dos momentos em que a Diana de Debicki é vista a usar os brincos e até a colocá-los nas orelhas.
Sobre o processo criativo que guiou as linhas dos brincos Mary, com referências Art Deco, Pedro Ventura Nunes revela uma curiosidade que se destaca: “No meu tempo enquanto diretor-criativo na Hey Harper, desenhei apenas dois pares de brincos com uma mola de fecho com corações — e há uma parte na série onde o coração está caído e é percetível.” Dúvidas não restaram de que aquele design tinha, de facto, a sua assinatura.