790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Paulo Ramos

Convidado

Artigos publicados

Literatura

Eros, Hesíodo e o princípio do caos

O dever de tirar algo de bom de todos aqueles pensamentos que por vezes assaltam o nosso espírito, quando estamos perdidos, desorientados, esquecidos do objetivo e do destino, depende apenas de nós.
Política

Wittgenstein na Feira Popular

Este não é, miseravelmente, o tempo dos cidadãos, mas dos prestidigitadores da linguagem. Em tempos de retórica total, a real tragédia é os prestidigitadores condenarem ao exílio os cidadãos do mundo.
Cultura

Beckett, aletheia e a vingança do tempo

Se a verdade (aletheia) significa a negação do esquecimento, quem sabe o que emerge da memória? E o que se decanta em cada clepsidra vazada? Para que novas terras nos convoca a memória da alegria?
Literatura

Cristina Campo, bizarrias e silêncio dos inocentes

Cristina Campo, uma das maiores poetisas italianas do século XX, escreveu algo de cortante precisão: «O meu pai é um dos últimos a saber o nome das coisas, e, portanto, a possuir ainda uma realidade».
Assembleia Da República

As armas, o barão e a sorte grande

Preocupado com a satisfação do caudilho sanjoanense, o pobre Francisco esqueceu que o valor de um jogo não é inerente ao jogo em si, mas depende do valor daquilo que se arrisca.
Mitos

Íon, Abril e um cravo de duas pontas

A busca pelo conhecimento verdadeiro e absoluto da nossa composição genética e das características que fazem de nós sempre, repetida e inalienavelmente nós mesmos, pode não estar uma resposta única.
Novo Governo

Montenegro, Penteu e o fascínio das colinas

Etimologicamente a identidade soa a algo de tranquilizador. Esperemos que politicamente também – esperemos que Montenegro perceba que há certas colinas que não vale a pena espiar.
Democracia

Antígona não tem de morrer

No ano em que a nossa democracia celebra 50 anos, a singular precariedade de um boletim de voto recorda-nos que é absolutamente imprescindível preservar o quotidiano, esse anátema de que a tragédia ri
António Costa

Costa, Wilde e a importância de se chamar António

Oscar Wilde, o classicista, sabia que a outra face de “Earnest” era “Oedipus Rex”. Sem a galharda erudição do jovem irlandês, temo que final Costa terá preparado para a sua “opera buffa”.
Legislativas 2024

Mrs. Dalloway e a florista da Avenida de Roma

O drama de Mortágua e Rui Tavares reside na reivindicação permanente do papel de pitonisas das minudências triviais da existência dos espoliados, sem abdicarem de enormes cabeças de marechal de campo.
Mariana Mortágua

Cannoli, a avó Mortágua e a braguilha de Clemenza

Convocando a avó para o reino vil dos bicos de papagaio, da correspondência com senhorios e do preço das nêsperas, Mortágua expulsou-a da verdade e retirou-lhe o chão que nos consentiria a piedade.
Política

Rimbaud, debates e o burro de Sancho Pança

Quem assistir aos debates concluirá pela monumental derrota de Rimbaud diante do moderno homo politicus luso: para esta criatura engomadamente aveludada até os arremedos de rebeldia lhe são amestrados
Política

Os espartanos e os nossos charcos

Os nossos franganotes fogem de charcos, sobretudo se largos, preferem terreno seco (universidades de Verão, juventudes partidárias) onde suas bolinhas de estrume podem ser roladas para crestar ao sol.
Eleições

Pedro Nuno e o manjar dos Feaces

Como dizia um heterodoxo engenheiro naval muito cá de casa, "estar calado é a melhor maneira de ter razão". Deve ser por isso que Pedro Nuno fala, digamos, tão bem.
Literatura

“Pois de mim […] um lobo”

A criação – de um poema, de um quadro, de uma refeição ou de um filho – empurra-nos contra aquele território em que as palavras mais concretas são porventura as mais sábias.
PS

Verlaine, Xerxes e Aristóteles no Congresso do PS

Sem Aristóteles, o encontro da FIL talvez para pouco mais tenha servido que para a desova daqueles pequenos girinos cuja prestação rivaliza com o intrigante desenlace de “A Vida Secreta da Hemorroida”
PS

César, Beethoven e Star Trek

A Voyager 1 entrou no espaço interestelar em 2012. César, esse rhetor leporino, lá vai dando a sua ocasional voltinha nocturna pelo Rato onde se vai aliviando dos males de flato e desfaçatez...
Ano Novo

Górgias e as tranças de T.S. Eliot

António Costa invadiu-nos a Consoada anunciando um novo tempo e convocando, impante, os fastos de que se alimenta a sua desfaçatez.
Pedro Nuno Santos

Vivaldi, eleições e a D. Cândida

Aquele discurso – bronco, miserável, canhestro e bisonho – é o mais fiel retrato da forma mentis pueril de alguém que, aos 40, continua a escrever convictamente “o meu sonho é ter um país decente”.
PS

Hecatombes, calendários e eleições

Entusiasmado com Essequibo Maduro sonha com o referendo que anexará esta exótica faixa lusa para que os padrões venezuelanos de abjecção, miséria e analfabetismo alcancem devida representação europeia

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora