A orgânica do evento já é diferente do habitual: o Capítulo Perfeito, competição profissional de surf que decorre em Portugal, procura o dia ideal de inverno para a prática do surf. Em resumo, existe um período de espera que pode durar meses — espera-se pelas condições perfeitas, o mar perfeito e a meteorologia perfeita para surfar ondas tubulares, os chamados tubos. Espera-se pelo Capítulo Perfeito.
A primeira edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong aconteceu em 2012 nos Supertubos de Peniche, com Tiago Pires a sagrar-se o primeiro vencedor, mas a interrupção de dois anos motivada pela pandemia faz com que o evento assinale em 2024 a redonda 10.ª edição. Esta quinta-feira, no Hotel Evolution Cascais-Estoril e com vista privilegiada para o mar, a organização deu o kickoff inicial para uma 10.ª edição que pretende ser “a melhor de sempre”.
Numa conferência de imprensa onde estiveram presentes Rui Costa, o organizador e fundador, os surfistas Tiago Pires, Kika Veselko e Nic von Rupp e também representantes da Câmara Municipal de Cascais e da União das Freguesias de Carcavelos e Parede, o Capítulo Perfeito de 2024 confirmou a permanência na Praia de Carcavelos, que se tornou a casa do evento nos últimos anos. De recordar que a competição especializada arrancou então em Peniche, nos Supertubos, e também já passou pela Praia do Norte, na Nazaré.
O período de espera vai decorrer de 9 de janeiro a 9 de março, ou seja, qualquer um desses dias durante os próximos dois meses poderá receber o Capítulo Perfeito. Esta quarta-feira, porém, já arrancou a votação online que vai decidir que surfistas portugueses vão integrar a competição: João Guedes, João Maria Mendonça, Joaquim Chaves, Luís Perloiro, Miguel Blanco, Pedro Boonman e Kika Veselko estão sujeitos a votação, com essa particularidade de a surfista de 20 anos nascida na Califórnia poder tornar-se a primeira mulher a participar no evento. Dos sete, só os três mais votados irão entrar no mar.
Adicionalmente, existe um lote de surfistas mais jovens, a chamada next generation, que também está sujeita a votação — sendo que, entre Jaime Veselko (o irmão mais novo de Kika), Martim Fortes, Matias Canhoto, Salvador Vala, Sassa Catarino e Simão Prazeres, só mesmo o mais votado irá participar na competição. Com a presença já garantida e o rótulo de ex-campeões estão Anthony Walsh, Bruno Santos, Tiago Pires, William Aliotti, Aritz Aranburu e também Nic von Rupp, que venceu a edição do ano passado e outras duas em 2013 e 2014, sendo o único tricampeão.
Como convidados internacionais, o Capítulo Perfeito de 2024 conta com Balaram Stack, Dylan Graves, Michael February, Nathan Florence (o irmão mais novo de John John Florence) e ainda Rob Machado, veterano de 50 anos que lutou por títulos com Kelly Slater. A tudo isto adiciona-se um wildcard que será apurado num evento que vai decorrer durante o período de espera, num total de 16 surfistas que vão competir nas ondas grandes e tubulares da Praia de Carcavelos. Outra das novidades passa pelo naming da competição: a partir de agora, o Capítulo Perfeito é só mesmo Capítulo Perfeito, até internacionalmente, e deixa de ser Perfect Chapter nos mercados estrangeiros.
Depois de um ano em que se sagrou bicampeã nacional e campeã mundial júnior, Kika Veselko pode agora tornar-se a primeira mulher a participar no Capítulo Perfeito se for uma das três surfistas mais votadas. Ao Observador, contou que “há muitos anos” que assiste ao campeonato e que até costumava ir até à praia para ver de mais de perto a competição onde agora pode entrar. “Acho que o surf feminino tem evoluído bastante, tanto em Portugal como internacionalmente. Os tubos são algo cada vez mais normalizado no surf feminino. Acho que tenho de treinar cada vez mais nos tubos para chegar ao Championship Tour [CT] e ter uma boa performance nessas etapas”, começou por dizer.
“O surf está cada vez mais completo, seja em manobras, em tubos, em aéreos. É nisso que me vou focar este ano, conseguir variar um bocadinho mais as minhas manobras nas ondas e chegar ao CT com esse tipo de variedade”, acrescentou a atleta, que ainda tem o sonho de conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris.
“Há um mês fui treinar a Porto Rico para isso, porque agora em fevereiro vou ter lá a minha última chance de apuramento para os Jogos Olímpicos. É um objetivo e um sonho, sem dúvida, e ambiciono muito fazer parte dos Jogos Olímpicos”, atirou. Mais à frente, não escondeu que entrar no Capítulo Perfeito é “uma grande oportunidade”. “Surfar na Praia de Carcavelos, onde cresci e onde aprendi a surfar. Estar dentro de água com alguns dos melhores tube riders do mundo e alguns dos melhores portugueses. É uma boa oportunidade para evoluir e não me preocupar muito com resto”, concluiu.
Francisca Veselko “superfeliz” com título mundial júnior de surf