“A seguinte declaração foi divulgada hoje por Jadon Sancho como resposta às perguntas sobre os seus futuros planos de carreira: Estou de volta“.
Michael Jadon. pic.twitter.com/Jp1xXUG4wX
— Borussia Dortmund (@BlackYellow) January 11, 2024
O perfil em inglês do Borussia Dortmund no X, antigo Twitter, anunciou o regresso de Jadon Sancho ao clube alemão da mesma forma que Michael Jordan quando voltou à NBA depois de um ano sabático no basebol. O jogador inglês volta à Bundesliga por empréstimo (sem opção de compra) do Manchester United até ao final da temporada depois de ter sido vendido aos red devils em 2021 a troco de 85 milhões de euros.
“Quando entrei no balneário, foi como se tivesse voltado a casa. Conheço o clube por dentro e por fora, sempre estive muito próximo dos adeptos aqui e nunca perdi o contacto com os dirigentes. Mal posso esperar para ver os meus companheiros novamente, entrar em campo, jogar futebol com um sorriso no rosto, fazer assistências, marcar golos e ajudar o clube a qualificar-se para a Liga dos Campeões [da próxima época]”, perspetivou Jadon Sancho na apresentação.
Special. pic.twitter.com/FitW16QUl4
— Borussia Dortmund (@BlackYellow) January 11, 2024
Foi em Dortmund que o extremo despontou, tendo feito a estreia aos 18 anos na equipa alemã. O que lhe estava vaticinado era que, no dia em que saísse do clube, tivesse o impacto que Erling Haaland e Jude Bellingham, que também se desenvolveram no Borussia, mostraram quando deixaram a Alemanha. A diferença foi que Sancho escolheu o Manchester United e os red devils não são, atualmente, o clube mais estável para transformar o talento numa certeza absoluta.
Dos tempos que o Borussia Dortmund tinha Bellingham, Sancho e Haaland voando. pic.twitter.com/WGbTinLGm4
— Sala12 (@OficialSala12) January 10, 2024
A relação entre Jadon Sancho e o treinador da equipa de Old Trafford, Erik ten Hag, rompeu-se no início da temporada. O técnico neerlandês não gostou do desempenho do atacante durante a preparação do encontro com o Arsenal, da quarta jornada da Premier League, e deixou-o de fora da ficha de jogo. “Não o convocámos por causa de seu desempenho nos treinos. No Manchester United, é preciso atingir um certo nível todos os dias”.
Big team performance! Happy to get on the scoresheet, but the focus switches to the big week ahead. ???? pic.twitter.com/vxOChwkSDP
— Jadon Sancho (@Sanchooo10) February 19, 2023
Sancho respondeu às declarações de Erik ten Hag com uma mensagem nas redes sociais. “Não vou permitir que as pessoas digam coisas que são completamente falsas, comportei-me muito bem nos treinos esta semana. Acredito que há outros motivos para este assunto que não vou abordar, sou bode expiatório há muito tempo, o que não é justo. Tudo o que quero fazer é jogar futebol com um sorriso no rosto e contribuir para a minha equipa”, escreveu o jogador.
O post acabou por ser eliminado e Erik ten Hag ficou à espera de um pedido de desculpas que nunca chegou. Entretanto, o jogador foi afastado do grupo, acabando por chegar ao mercado de inverno apenas com três jogos realizados e em busca de uma solução para dar seguimento à carreira. Encontrou esse conforto em Dortmund, clube com o qual tem 137 jogos, 50 golos e 64 assistências.
Sancho’s back, tell a friend ???? pic.twitter.com/g1LAgkMi3Y
— Borussia Dortmund (@BlackYellow) January 11, 2024
No entanto, há trabalho a fazer. O Borussia vem de um mês de dezembro onde não ganhou qualquer jogo e encontra-se em quinto lugar na Bundesliga. Porém, a equipa de Dortmund conseguiu o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões (o Manchester United foi eliminado na fase de grupos) e disputa um lugar na eliminatória seguinte com o PSV Eindhoven. “Espero que lhe corra tudo bem. Desejo-lhe a maior das sortes”, disse Erik ten Hag depois da mudança de Sancho.