O ator norte-americano Arnold Schwarzenegger, nascido na Áustria, foi detido na quarta-feira no aeroporto de Munique por não ter declarado na alfândega, ao entrar na Alemanha, um relógio de luxo que pretendia leiloar num evento solidário em defesa do clima.

O assessor de imprensa do ator, que foi governador da Califórnia e tem 76 anos, afirmou, de acordo com a CNN, que Schwarzenegger “não declarou um produto. Um produto que foi importado de países terceiros com o objetivo de ficar na UE”. “Este processo aplica-se a toda a gente”, acrescentou o porta-voz, Thomas Meister.

As autoridades alemãs mantiveram o ator retido durante cerca de três horas, logo que este aterrou na Alemanha num voo proveniente de Los Angeles, pouco depois do meio-dia. Ao passar pela zona alfandegária do aeroporto, os funcionários chamaram Schwarzenegger para uma revista aleatória – e foi aí que o relógio foi detetado.

Ao The Telegraph, a polícia alemã confirmou que abriu um processo penal contra o ator, por não ter preenchido um formulário de declaração do objeto. Em sua defesa, o ator diz que não lhe foi entregue um formulário para que pudesse preencher. Além disso, Schwarzenegger garante ter respondido “honestamente a todas as perguntas dos funcionários da alfândega”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jornal alemão Bild refere que as questões colocadas ao ator foram sobretudo do foro pessoal, como quanto dinheiro possuía no banco, o nome da sua companheira ou o número de filhos que tem.

O relógio que está no centro da polémica é da marca de luxo suíça Audemars Piguet e está avaliado em cerca de 23 mil euros. Schwarzenegger terá encomendado o fabrico do acessório à marca relojoeira suíça. O objetivo era leiloar o objeto num jantar de angariação de fundos em prol das alterações climáticas — a Iniciativa Climática Schwarzenegger —, promovido pelo ex-político, que acontece esta quinta-feira na estação de ski de Kitzbühel, na Áustria.

Schwarzenegger terá sido obrigado a pagar multa em numerário

Qualquer artigo que chegue à União Europeia com um valor superior a 300 euros tem de ser declarado na alfândega e deve ser pago um imposto proporcional ao valor do artigo. Por não o ter feito, Schwarzenegger teve de pagar uma multa de 35 mil euros, segundo o jornal Bild.

Ao ser obrigado a pagar a multa, Schwarzenegger tentou usar o seu cartão de crédito, mas as autoridades terão determinado que o pagamento devia ser efetuado em numerário. Por isso, segundo o Bild, o ex-governador da Califórnia foi escoltado por um funcionário até uma caixa automática, que tinha um limite de levantamento demasiado baixo.

Segundo uma fonte citada pela CNN, o ator “cooperou em todas as fases, apesar de ter sido uma extorsão incompetente, uma total comédia de erros que daria um filme policial muito engraçado”.