Depois de ter feito correr muita tinta, a Apple passa uma borracha no chamado projecto Titan, destinado a pôr na estrada um veículo eléctrico e autónomo com o emblema da maçã. Segundo avança a agência Bloomberg, parece que o iCar não vai chegar a ver a luz do dia, por mais tempo e dinheiro que a tecnológica tenha alocado ao desenvolvimento do seu próprio carro.



PUB — Se fosse de carro não estaria a ler esta frase. Descubra aqui o automóvel certo para o seu estilo de vida


A ordem para parar tudo chegou de cima, com o director de Operações da Apple, Jeff Williams, e o vice-presidente do projecto, Kevin Lynch, a comunicarem à equipa que estava encarregue do desenvolvimento do iCar que este não teria seguimento. É um ponto final em todos os trabalhos que estavam a decorrer, depois de uma década de esforços e do investimento envidado. Para se ter uma ideia, o “grupo” de trabalho dedicado ao iCar já empregava para cima de 2000 pessoas… Porém, com esta decisão, a Apple não abre mão destes recursos humanos, optando por transferi-los para outras áreas, ao invés de despedir.

Ainda de acordo com a referida agência, os trabalhadores terão sido surpreendidos na passada terça-feira com esta comunicação interna da empresa, aparentemente agora mais interessada em explorar o potencial da inteligência artificial generativa.

Recorde-se que o iCar foi sendo “arejado” de forma quase sempre não oficial, abrindo alas à especulação. Sabia-se que o objectivo era conceber um carro eléctrico e autónomo, depois chegou-se inclusivamente a aventar a possibilidade de a Apple pretender apenas vender a sua tecnologia de condução autónoma, sendo que vários episódios desta novela foram dedicados às negociações falhadas com uma série de construtores, tendo em vista a produção do modelo. Após mais recuos do que avanços, parece que é desta que a Apple não volta atrás e prefere deitar a toalha ao chão a continuar a investir tempo e dinheiro num produto que era suposto ser lançado em 2026 e que, mais recentemente, foi adiado para 2028. Ou seja, estaria pronto ao fim de 14 anos, desde o arranque do projecto Titan. O iCar acaba inacabado, depois de ter consumido uns milhares de milhões de dólares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR