Os preços no consumidor subiram 2,3% em março, face ao período homólogo, confirmou nesta quarta-feira o INE. Os dados mostram que houve uma nova aceleração do ritmo de subida dos preços, já que a inflação homóloga em fevereiro tinha sido de 2,1%.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) também revela que o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) teve uma aceleração ainda maior. Os preços no consumidor, medidos sem esses itens mais voláteis, subiram 2,5% em termos homólogos em março, mais rapidamente que os 2,1% de fevereiro.

Os preços dos alimentos não-transformados tiveram, acrescenta o INE, a primeira descida em dois anos. Esse índice diminuiu para -0,5% (contra 0,8% no mês anterior), em parte devido ao “efeito de base associado ao aumento de preços registado em março de 2023”, quando houve uma variação mensal de 1,5%.

Já o índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), que serve para a comparação europeia, teve uma variação homóloga de 2,6%, valor superior em 0,3 pontos percentuais ao registado no mês anterior e superior em 0,2 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR