Consumo

País

Créditos ao consumo aumentam 16,4% em fevereiro

O montante de novos créditos ao consumo aumentou 16,4% em fevereiro em termos homólogos, com um total de 573 milhões de euros a serem emprestados.
Energia

Produção elétrica renovável ultrapassa necessidade

O mês de março destacou-se não só pelo aumento da produção renovável, mas também por uma subida de perto de 10% do consumo elétrico face ao mesmo período do ano anterior.
Energia

Consumo de energia elétrica sobe 9,7% em março

O consumo de energia elétrica em Portugal subiu 9,7% em março, face a igual período do ano anterior, para 4.650 Gigawatt hora. Em relação ao consumo de gás natural registou-se uma redução de 19%
Instituto Nacional Estatística

Clima económica e confiança aumentam em março

O indicador de clima económico subiu dos 1,9 pontos em fevereiro para os 2,1 enquanto o indicador de confiança dos consumidores aumentou dos 1,3 pontos de para os 2,0 pontos.
Instituto Nacional Estatística

Poupança das famílias recupera para 5,4% em 2017

A taxa de poupança das famílias aumentou 5,4%. O aumento do rendimento disponível das famílias é explicado pelo aumento das remunerações e prestações sociais recebidas.
Consumo

Especialista guineense recomenda consumo de caju

O uso do caju como fonte de vitamina C foi um dos apelos feitos por Mário Mendonça, especialista guineense ligado ao setor, que lamentou a falta de consumo daquele produto.
Greve

Supermercados. Trabalhadores em greve na Páscoa

292
Os trabalhadores dos supermercados reivindicam "aumento de salários" e direito ao domingo de Páscoa como feriado nacional. A greve tem início às 00h00 e termina às 24h00 de dia 1 de abril.
DECO

Deco questiona Facebook sobre dados de portugueses

No seguimento das notícias sobre os dados pessoais que o Facebook utilizou, a Deco enviou uma carta onde pede esclarecimentos à empresa sobre os dados dos portugueses e de mais quatro países.
Crédito

Crédito aos consumidores aumenta 20% em janeiro

120
Os bancos concederam 563,357 milhões de euros de crédito aos consumidores em janeiro deste ano, mais 20,4% do que no mesmo mês de 2017.
Telecomunicações

Deco quer recuperar 60 milhões em tribunal 

A Deco quer recuperar o dinheiro cobrado ilegalmente aos clientes das operadoras Altice/Meo, NOS e NOWO, que, em 2016, aumentaram os preços dos serviços sem os avisar.
DECO

Jumbo é a cadeia com os preços mais baixos

242
Um estudo da DECO Proteste mostra que o Jumbo é a cadeia que pratica preços mais baixos em Portugal continental. Na Madeira lidera o Pingo Doce e nos Açores o Continente Modelo.
Bens de Consumo

Brinquedos na lista dos produtos mais perigosos

Os brinquedos foram os produtos com o maior número de notificações (29%) no sistema de alerta rápido para os produtos perigosos, em 2017, segundo um relatório divulgado pela Comissão Europeia.
Reportagem

Banca está mesmo a dar mais crédito? Fomos testar

Torneira voltou a abrir, mas bancos garantem que há cautela. Mesmo assim, dão créditos pessoais para ajudar com a entrada e satisfazer os clientes. Reportagem do que (realmente) se passa aos balcões.
ASAE

ASAE atrasa-se na análise das reclamações

Existe um atraso da ASAE na análise das queixas escritas nos livros de reclamações. O inspetor-geral da ASAE indicou que o problema está a ser resolvido com um reforço da equipa.
Consumidores

Reclamações dos consumidores aumentaram em 2017

Os consumidores escreveram 373.331 vezes no Livro de Reclamações em 2017. O valor regista um aumento de 15% face ao ano de 2016.
Comissão Europeia

Garantias de dois anos podem passar a um

288
A proposta da Comissão Europeia põe em causa os dois anos de garantia. A iniciativa prevê que seja o consumidor, um ano após a compra, a provar que o defeito no produto que comprou é de origem.
REN

Consumo de energia elétrica aumentou 

Devido ao frio que se fez sentir, no mês de fevereiro o consumo de energia elétrica aumentou 5,4% face ao mesmo mês do ano anterior. Segundo a REN, a evolução foi de 1,6%.
Economia

Atividade económica e consumo privado diminuem

A atividade económica e o consumo privado diminuíram em janeiro, de acordo com os indicadores coincidentes divulgados esta sexta-feira pelo banco de Portugal.
CGD apoia o talento

A neurociência ao serviço do consumidor

“Enquanto criativo não posso criar coisas para as pessoas sem saber como funcionam”, foi com esta premissa que o Francisco voltou a estudar, desta vez uma pós graduação em Neurociência.
Consumo

Consumo de cerveja em Portugal cresceu 8% em 2017

114
O consumo de cerveja em Portugal cresceu 8% no ano passado, face a 2016, e as exportações subiram 12,6%, revelam os Cervejeiros de Portugal.
Mercados Financeiros

Governo aprova regras dos mercados financeiros

O Conselho de Ministros aprovou as novas regras dos mercados financeiros para proteger os consumidores. A proposta de lei transpõe diretivas e regulamentos da União Europeia.
DECO

Deco. Telecomunicações lideram queixas

Mais de 400 mil consumidores recorreram à Deco em 2017. Telecomunicações são o setor mais reclamado, com 42.339 queixas, a maioria por oferta de serviços não solicitados e subida ilegal de preços.
DECO

400 mil consumidores recorreram à DECO em 2017

Mais de 400 mil consumidores recorreram à DECO em 2017. As telecomunicações voltaram a ser o setor onde incidiu a maioria das reclamações.
Consumo

Consumo nacional de sardinha caiu 63% em 5 anos

O consumo nacional de sardinha caiu 63% desde 2012 e 40% nos últimos três anos. Contudo, as exportações têm vindo a aumentar, e Portugal ganha mais agora vendendo menos do que há cinco anos.
DECO

Deco. Quatro queixas por dia sobre comércio online

Ao longo de 2017, foram 1.642 as reclamações sobre compras feita pela internet recebidas pela Deco, numa média de quatro queixas por dia. No Portal da Queixa o número é bem mais dilatado: 8.538.
Economia

Atividade económica e consumo privado diminuem

Em dezembro de 2017, a atividade económica diminuiu ligeiramente pelo terceiro mês consecutivo, após a trajetória ascendente observada entre o terceiro trimestre de 2016 e de 2017.
Vendas

Venda de carros em Portugal sobe 7,1% em 2017

A venda de carros em Portugal subiu 7,1% em 2017 e superou o crescimento na União Europeia. No lado oposto, as maiores quedas nas vendas de carros são no Reino Unido, na Dinamarca e na Finlândia.
Crédito

Crédito ao consumo atinge máximo de cinco anos

Os novos créditos ao consumo atingiram no passado mês de novembro o valor máximo em cinco anos. Foram emprestados quase 655 milhões de euros. Crédito automóvel é o mais alto desde 2012.
Preços

Preços dos alimentos subiram em 2017

Os preços dos alimentos aumentaram 8,2% em 2017 no mundo inteiro. Os produtos lácteos foram os que mais subiram.
China

Inflação fixou-se em 1,6% em 2017

O Índice de Preços ao Consumidor subiu 1,6% na China no ano passado. Os preços dos produtos e dos serviços de saúde subiram 6,6% em dezembro face ao mesmo mês de 2016.
DECO

EDP. Renda do contador pode custar até mais 35% 

910
EDP Comercial informou que aumentos no preço da luz não vão ultrapassar 2,5% em 2018. Já os custos diários associados aos contadores têm outras contas: podem aumentar até 35%, avisa a Deco.
Estados Unidos da América

EUA. Confiança dos consumidores desce em dezembro

A média dos analistas consultados pela agência de informação financeira Bloomberg esperava que este indicador se situasse nos 128 pontos no último mês deste ano.
Consumo

Energia. Mulher recebe fatura de 284 mil milhões

552
Cliente que recebeu a fatura exorbitante chegou a pensar que alguma coisa tinha corrido mal com as iluminações de Natal que tinha montado em casa.
Preços

Prepare a carteira. 10 coisas mais caras em 2018

533
Banco de Portugal, Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Ministério das Finanças esperam uma inflação perto de 1,5% em 2018. Saiba o que mais irá pesar no seu orçamento no próximo ano.
Água

Um mecanismo sem preço

360
Em vez de sugerir que preços mais flexíveis atuem como desincentivo ao desperdício quando a água rareia, um grupo de juristas pretende que passemos a denunciar os abusos no consumo dos nossos vizinhos
Angola

Luanda. Quilo de bacalhau atinge 30 euros

119
O bacalhau continua a marcar presença nas mesas angolanas no Natal, mas o preço, em que um quilograma chega a custar mais de 30 euros, está a afastar muitos clientes.
Alimentação

Consumo de bacalhau recua 3,4% até outubro

Os portugueses consumiram 33.596 toneladas de bacalhau até outubro, menos 3,4% do que em 2016, mas prevê-se que em dezembro sejam consumidos um milhão de quilogramas.
Crédito

Crédito automóvel sobe quase 30%

Os novos créditos ao consumo automóvel cresceram 29,1%, num total de 255 milhões de euros. O crédito pessoal aumentou 15% e o dos cartões de crédito 11,9%.
Apple

O novo iMac de 5.600 euros, no mínimo

242
O computador mais potente de sempre da Apple, com um valor mínimo de 5.600 euros, já está à venda. Com todos os acessórios e extras, pode ficar a mais de 16 mil euros.
Álcool

Os copos de vinho estão sete vezes maiores

367
Um estudo mostra que os copos de vinho que utilizamos hoje são sete vezes maiores do que eram antigamente. Será que este facto influencia o aumento do consumo de álcool ao longo dos anos?
Natal

Em defesa do consumismo

126
Recomendo que ameacem os moralistas de algibeira de ficarem sem presentes de Natal se continuarem a maçar. Pelo menos enquanto não criarem as ovelhas cuja lã processarão para tricotar toda a sua roupa
Consumidores

O cliente é parvo e nunca tem razão

4.349
Existe um sem número de empresas que nos fazem pagar valores inconcebíveis por bens e serviços, usurpam-nos o dinheiro, põem-nos de castigo ou desprezam-nos mesmo quando foram elas que se portaram mal
Consumo

Cada português comeu 2 quilos de chocolate em 2017

1.377
O consumo per capita de chocolate em Portugal era de 1,5 quilograma (kg)/ano há cinco anos e deverá rondar os dois quilos no final deste ano, de acordo com associação do sector.
Consumo

El Corte Inglés retira chocolates de calendário

158
Deco anunciou que o chocolate do calendário de Natal do El Corte Inglés deve ser evitado por alegadamente conter substâncias potencialmente perigosas.
Parlamento

Contraordenação contra desperdício de água

Um advogado e um jurista do Porto vão entregar no parlamento um conjunto de propostas contra o desperdício de água, tanto no setor da agricultura como também no que diz respeito ao consumo doméstico.
ANACOM

Anacom já não regula linhas de valor acrescentado

A Anacom deixou de regular os preços praticados pelas operadoras às entidades nas linhas de valor acrescentado. Ainda assim, continua a controlar os preços cobrados aos consumidores.
País

Loures vai apelar a consumos responsáveis de água

O município de Loures vai reduzir a rega nos espaços verdes e apelar aos consumidores que tenham consumos de água "responsáveis", anunciou a autarquia.
Pesca

WWF quer mudar hábitos de consumo de peixe

A meta da organização ambiental World Wide Fund for Nature (WWF) é "que seis milhões de pessoas mudem o seu comportamento na compra e consumo de pescado", nos próximos dois anos.
Energia

Utilização doméstica de energia desceu em 15 anos

A quantidade líquida de energia utilizada em Portugal desceu 11,1% entre 2000 e 2015, enquanto o consumo final de produtos energéticos pelas famílias diminuiu 14,9%, informou o INE.
Economia

Créditos ao consumidor. Montante aumenta 5,9%

O montante de novos créditos aos consumidores aumentou 5,9% em setembro, em termos homólogos, para 549,690 milhões de euros, caindo 2,7% em termos mensais.
Eletricidade

Regresso a tarifa regulada será possível em 2018

As famílias podem, a partir de janeiro e até 2020, regressar ao mercado regulado de eletricidade e manter o fornecedor em mercado livre, mas com a tarifa definida anualmente pelo regulador.
Economia

Empréstimos ao consumo sobem 5,3% em setembro

Os empréstimos ao consumo concedidos às famílias pelos bancos aumentaram 5,3% em setembro face ao mesmo período do ano passado, um ritmo de crescimento dos mais elevados desde 2009.
Cabo Verde

Cabo Verde. Confiança dos consumidores em queda

A confiança das famílias cabo-verdianas continuou a cair no terceiro trimestre de 2007, confirmando a tendência decrescente que se verifica desde o trimestre anterior, segundo dados divulgados.
DECO

DECO quer rever situação das comissões bancárias

A DECO criou uma petição para exigir o fim das comissões bancárias nos casos em que não há serviço prestado, como a manutenção das contas à ordem e o pagamento dos créditos habitação.
Seguros

Segurados portugueses são passivos, descreve DECO

Os portugueses revelam ser pouco informados sobre os seguros que contratam, a grande maioria mantém-se fiel à sua seguradora durante largos anos e poucos leem com detalhe o contrato assinado.
DECO

DECO quer retirar do mercado creme anticelulite

O ingrediente encontrado é um desregulador endócrino. A DECO aconselhou aos consumidores que não utilizem o produto e já pediu a retirada do mercado.
Consumo

Consumo de leite em Portugal teve quebra de 17%

633
O consumo de leite em Portugal teve uma quebra de 17% desde 2016 devido a "mitos e inverdades", divulgou a federação que representa os produtores.
Alimentação

40% dos consumidores não compreendem rótulos

Cerca de 40% dos consumidores portugueses não compreendem a informação nutricional básica contida nos rótulos dos alimentos, segundo um estudo encomendado pela Direção-geral da Saúde.
Consumo

App vai identificar produtos químicos perigosos

216
Os portugueses vão poder ter acesso a informação, através do telemóvel, sobre a presença de substâncias químicas perigosas nos produtos, ao abrigo de um programa europeu.
Cinema

Setembro foi o pior mês dos cinemas portugueses

Setembro foi o pior mês do ano em termos de número de espetadores e de receita de bilheteira nas salas portuguesas de cinema.
Instituto Nacional Estatística

INE. Confiança dos consumidores volta a cair

Este é o segundo mês consecutivo em que dados do INE dizem que a confiança dos consumidores portugueses está a cair. Já o clima económico chegou a números estáveis, depois de ter descido em agosto.
Consumidores

Um semáforo para ajudar a classificar os alimentos

DECO lança campanha com sistema de "semáforo" para ajudar consumidores a interpretarem rótulos de embalagens. Associação do Consumidor destaca que 6 em cada 10 portugueses têm excesso de peso.
Eletricidade

Regressa a tarifa regulada. Vale a pena?

Quem aderiu ao mercado livre de eletricidade poderá, em breve, mudar para a tarifa regulada. Não pense nisso: nunca é a opção mais barata. Em vez disso, descubra o fornecedor mais económico para si.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)