271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Consumo

Consumidores

Associações querem alterar lei do consumidor

As quatro associações querem, segundo a Deco, alterar a Lei de Defesa do Consumidor para garantir uma melhor conceção dos produtos, que atenda ao impacte no ambiente com vista à transição ecológica.
Energia Solar

Poupança na luz chega às tarifas no próximo ano

A poupança permitida por um despacho assinado pelo Governo sobre o regime remuneratório dos centros eletroprodutores eólicos começará a fazer-se sentir na conta da eletricidade já no próximo ano.
Coronavírus

Turismo. Restrição a Lisboa tem impacto no Algarve /premium

O mercado nacional representa, nesta fase, a maior fatia do turismo no Algarve e perder os lisboetas neste fim de semana vai custar dinheiro à região. Para os consumidores, dependerá de caso a caso.
Ministério do Ambiente

Renováveis não serão às custas dos consumidores

O ministro do Ambiente garantiu que a aposta do Governo nas energias renováveis não é feita à custa dos consumidores, que vão poupar dinheiro com as centrais solares.
Google

Google vai abrir a primeira loja de rua oficial

A Apple tem as Apple Store e a Google vai passar a ter as Google Store. A primeira abre em Nova Iorque na quinta-feira. Vai vender produtos como os telemóveis da empresa, os Pixel, e até chapéus.
Coronavírus

Consumo ultrapassa níveis anteriores à pandemia

Entre 16 e 30 de maio, as compras na rede Multibanco cresceram 37% face ao período homólogo de 2020 e 13% face ao de 2019. É demonstrada a resiliência do comércio digital, mesmo em desconfinamento.
Consumo

Compras. O que vai ficar mais caro (e barato) /premium

Coleção Outono/Inverno vai chegar mais cara à loja (e a China tem a sua quota-parte). Combustíveis também devem encarecer, mas OPEP pode mudar as contas. E haverá "guerra de preços" nos supermercados?
Instituto Nacional Estatística

INE: contração de 5,4% do PIB no 1º trimestre

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) a economia portuguesa registou uma queda na procura interna, tendo o PIB contraído 5,4% no primeiro trimestre face ao período homólogo do ano passado.
IVA

IVAucher chegou: um guia de utilização /premium

O IVAucher, uma das medidas mais faladas no OE2021, fica finalmente disponível esta terça-feira. Como vai funcionar, o que tem de fazer e em que prazos? 22 respostas sobre o programa.
Consumo

Não me estupidifiquem!

Marcas que fazem greenwashing, estão a apostar em marketing e não no produto. Podemos mesmo falar no greenwashing como uma fraude empresarial. Uma fraude que acontece todos os dias à nossa frente.
Coronavírus

Ivaucher dá descontos de outubro a dezembro

Programa Ivaucher arranca a 1 de junho. IVA das despesas feitas na restauração, alojamento e cultura até final de agosto, dará descontos em gastos feitos nos mesmos setores de outubro ao final do ano.
Tecnologia

Fomos à primeira loja Continente sem caixas /premium

3877
Abre na quarta-feira o primeiro Continente com sensores que veem o que tira da prateleira. No final, basta sair. Fomos ver como é que funciona e contamos como foi criado com tecnologia portuguesa.
Coronavírus

IVAucher arranca em junho para estimular consumo

2444
Os clientes que peçam faturas com número de contribuinte na restauração, alojamentos e espaços de cultura vão receber o IVA para gastar no trimestre seguinte.
Coronavírus

Berlim. A maior feira de eletrónica foi cancelada /premium

A IFA, uma das principais feiras e conferências de tecnologia do mundo, não vai voltar em setembro, como tinha sido anunciado pela organização. Atrasos na vacinação e novas variantes são os motivos.
Parlamento

Parlamento quer vendas "online" para as ilhas

O parlamento reconheceu a necessidade de pôr fim ao bloqueio geográfico e à discriminação nas vendas eletrónicas para os consumidores das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Insolvências

Governo esclarece medida sobre insolvências /premium

O executivo afirma que o que está em causa na medida do PRR é a posição do empreiteiro, e não dos compradores da casa, face à banca. Mas especialista em insolvências estranha decisão.
Ciência

Embalagens: uma evolução para um mundo melhor 

As nossas embalagens mudaram e hoje, ao olhar para trás, vemos o quanto esse passo foi importante para a nossa história.
Incêndios

Aumenta procura de serviços de limpeza florestal

"Observámos um grande aumento não só na procura, mas também na oferta deste tipo de serviços entre fevereiro e março de 2021", afirmou Alexandra Santos, responsável de marketing do OLX Portugal.
Consumo

O futuro e as tendências do setor de bebidas 

Em comparação com o setor alimentar, que tem vindo a acompanhar o perfil de um consumidor mais consciente com aquilo que ingere, podemos dizer que o mercado de bebidas estagnou.
Economia

Confiança dos consumidores recupera em abril

Os indicadores de confiança aumentaram na indústria transformadora, na construção e obras públicas, no comércio e nos serviços. Esta evolução ocorreu num abrandamento dos efeitos sobre saúde pública.
Startups

Sensei recebe investimento de 5,4 milhões de euros

129
A startup portuguesa Sensei, cuja tecnologia promete fazer compras no supermercado sem que o cliente passe pela caixa registadora para pagar, angariou 5,4 milhões de euros numa ronda.
Computadores

Escassez mundial de chips já afeta torradeiras

371
Depois das empresas de carros e de smartphones, agora são os fornecedores de torradeiras e máquinas de lavar que comunicam que não vão conseguir responder à procura. Razão? A escassez global de chips.
Coronavírus

Mercado do vinho foi perturbado mas resistiu

O consumo mundial de vinho baixou três por cento em 2020 e foi o mais baixo desde 2002, um recuo significativo mas menor do que o receado pelos profissionais do setor, perante a dimensão da crise.
DECO

Fatura de energia. Pedidos de ajuda à Deco subiram

O aumento está associado à subida do consumo de eletricidade, nomeadamente de equipamentos de aquecimento dado as famílias estarem mais em casa devido ao confinamento e às temperaturas mais baixas.
Petróleo

OPEP revê em alta previsão de consumo de petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo aponta para uma média de 96,5 milhões de barris diários. A revisão em alta é atribuída a "uma recuperação económica mais forte do que o previsto".
Resposta Pronta

O "maior problema" não são autotestes nos supers

Vice-presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Gustavo Tato Borges, reage ao pedido dos supermercados para venderem autotestes sem restrições.  
Noticiário

10h. Autotestes em todos os supers? Há "riscos"

Para Gustavo Tato Borges, é sempre "positivo" ter testes mais acessíveis, mas há problemas associados. Associação das Farmácias de Portugal diz que é uma ideia "inconcebível".
Economia

Compra de calçado aumenta 2,8% este ano

A evolução do consumo de calçado esperada para este ano será "insuficiente para atenuar o forte impacto do setor" no último ano, sendo que "só em 2023 se deverá regressar à normalidade".
Economia

Preparem a carteira, a comida vai ficar mais cara

858
Os preços dos alimentos aumentaram pelo oitavo mês consecutivo, atingindo, em Janeiro de 2021, o nível mais alto desde Julho de 2014.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Uma revolução dentro da revolução

Falta saber que comportamentos de compra se manterão, quais irão novamente ganhar projeção e quais desaparecerão após a pandemia para que as empresas possam reavaliar os seus vetores estratégicos.
Eletricidade

Consumo de eletricidade aumenta 21% em fevereiro 

Com o confinamento e a emergência do teletrabalho, o consumo de eletricidade no setor doméstico registou uma subida de 21% em fevereiro. Por outro lado, o consumo nos serviços baixou 23%.
Preços

Agricultura. Preço dos produtos pode vir a subir 

Confederação dos Agricultores de Portugal avisa que a subida dos custos de produção devido à pandemia pode refletir-se nos preços. Ainda assim, a Política Agrícola Comum foi uma "almofada de socorro".
Explicador

Fim das moratórias "não é o fim da linha"

Diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos, Catarina Cardoso, responde ao representante das micro, pequenas e médias empresas, Jorge Pisco, e a Nuno Rico, economista da Deco.
Consumo

Nova loja 'online' de queijo Serra da Estrela

O município de Celorico da Beira lançou uma loja 'online' para promoção e venda de queijo Serra da Estrela, que posteriormente será alargada a outros produtos locais.
Consumidores

Consumidores e empresas mais pessimistas 

Consumidores estão pouco confiantes quanto à evolução futura da situação económica do país. As empresas perspetivam meses complicados na procura e na retoma da atividade.
Consumo

Millennials não ponderam ser pais nem comprar casa /premium

565
Ano vai ser de "estagnação" na vida dos portugueses: em termos de emprego, compra de casa ou carro, e na decisão de ter filhos ou casar, aponta estudo. Millennials são dos mais inseguros.
Consumidores

Confiança dos consumidores recupera na zona euro

Em fevereiro, o indicador da confiança dos consumidores recuperou na zona euro e na União Europeia, fixando-se em nos -15,7 pontos e recuperando assim 0,8 pontos face a janeiro.
Coronavírus

Lucro na Nestlé cai com alterações no consumo 

As vendas da multinacional atingiram os 77.000 milhões de euros no ano passado, menos 8,9% do que o registado no ano anterior. No continente americano, a quebra chegou mesmo aos dois dígitos (10,1%).
Noticiário

7h. Vem aí cartão recarregável para comprar comida

318
Cada vez mais famílias aderem ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas mais carenciadas, mas apoio não chega para todos. Casos mais graves no Seixal e do Porto. Governo promete alternativa.
Televisão

TV: chamadas de custos acrescidos serão analisadas

Proibição dos concursos televisivos que utilizam números de telefone de custos acrescidos será analisada por uma eventual desproteção dos consumidores mais vulneráveis, após recomendação da Provedora.
Noticiário

8h. 400 mil queixas, muitas de companhias aéreas

O campeão das queixas é mesmo o setor das telecomunicações, mas pandemia fez aumentar exigência dos clientes também noutros setores. Neste jornal, ainda a vacinação contra a Covid19 e apelos de Costa.
Publicidade

Sem rótulo

A lição mais disruptiva a retirar deste ano tão difícil para tantos, é o sentido de urgência com que as agências deverão despir-se de rótulos, “gavetinhas” e paredes.
Economia

Economia travou recuperação no final do ano

Dados do INE mostram que a recuperação observada entre abril e setembro foi suspensa no final de 2020. Mas a confiança dos consumidores recuperou em dezembro.
Consumo

Consumo de mirtilos tem impacto no fígado

145
Para já sabe-se que consumir 240 gr diários destas bagas tem um efeito hepático assinalável. Pode prevenir ou atenuar diabetes e obesidade. Mas também pode causar algum desequilíbrio e ser nocivo.
Coronavírus

Prazo para devoluções suspenso no confinamento

Prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento. Garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias.
Consumo

Águas do Alto Minho regulariza consumos suspensos

A empresa de gestão das redes de água em baixa e de saneamento anunciou o início da regularização dos consumos não faturados em 2020, na sequência de erros que afetaram 15 mil consumidores.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

O Espaço e o Tempo nas vendas

O “depressa e bem” não surge por intuição, chega por muito treino consciente, até nos tornarmos “Competentes Inconscientes”.
Economia

Energia. Coimas superiores a meio milhão de euros

24 processos de contraordenação, em 2020, resultaram em coimas de 573,5 mil euros, dos quais foram cobrados 405,4 mil euros revelou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Publicidade

Que votos para o novo ano?

Avançamos sem medos, flexíveis, a “esperar o inesperado”. Estamos mais do que preparados para as incertezas dos tempos que se seguem.
Alimentação

Pão pode ficar mais caro em 2021

A Associação do Comércio e da Indústria de Panificação admite que o aumento do salário mínimo e das matérias-primas pode influenciar o preço do pão, mas que "cabe a cada empresa tomar esta decisão".
Consumo

Natal. Cinco mil toneladas de bacalhau consumidas

Portugal é responsável por 20% do consumo de bacalhau no mundo, posicionando-se assim como o mercado que mais prefere este peixe. No Natal, portugueses vão comer entre quatro a cinco mil toneladas.
Economia

Preços ao consumidor da China cai em novembro

O menor crescimento homólogo dos últimos onze anos, sobretudo devido à queda do preço da carne de porco, que chegou a registar subidas homólogas acima dos 100%, nos últimos 19 meses.
Macroeconomia

Taxas máximas do crédito ao consumo desceram

Limite máximo das taxas de juro desce em outros créditos pessoais para 13,3%. Taxa máxima nos cartões de crédito, linhas de crédito e contas correntes bancárias sobe para 15,6%.
Comércio

Livrarias pedem para se dar livros no Natal

Sob o mote "os melhores presentes estão nas livrarias", a APEL "convida os portugueses" a privilegiar neste Natal os livros e as livrarias, "muitas delas em risco de sobrevivência".
Consumo

Portugueses utilizam menos cartões de pagamento

Este recuo representa uma inversão face a setembro, mês em que as operações com cartões de pagamento superaram, pela primeira vez desde março, os números de 2019, tendo o valor subido 0,1%.
Pandemia

As pessoas têm de comer? Sim, as que podem

100
Mais de 75% dos portugueses afirmam ter diminuído os seus gastos, poupando nas compras para a casa e destacando-se a contracção nas despesas em roupa, electricidade e alimentação.
Consumo

Segunda vaga: segunda machadada na economia

248
Muitas empresas vão fechar ou reduzir as suas estruturas, muitas famílias vão ver os seus rendimentos diminuir fortemente e uma parte delas irá atravessar momentos dramáticos.
Compras

O Natal chegou mais cedo, vestido de Black Friday /premium

113
Com dezembro em suspenso, este promete ser o mês forte. As marcas antecipam os descontos e fazem planos para uma Black Friday online. Afinal, como é que vamos fazer compras de Natal em plena pandemia?
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Vendas em tempo de pandemia

112
É tempo para investir e focar na gestão da carteira atual ou na angariação de novos clientes? Ou ambos?
Coronavírus


Atividade económica inverte tendência

O indicador que o Banco de Portugal usa para antecipar a evolução da atividade económica dá o primeiro sinal de recuperação em vários meses. No consumo privado há melhorias pelo segundo mês.
EDP

EDP. MP admite indemnizações a consumidores

Autoridade de Concorrência já tinha sancionado, em 2019, a EDP Produção com uma coima de 48 milhões de euros por ter violado as regras da concorrência.
Marketing

Já ouviu falar do Phygital?

Em loja, através do e-commerce, ou numa aplicação, quem compra quer ter o que precisa em todos os canais, de forma integrada. É essa liberdade de escolha que diferencia o phygital.
Orçamento do Estado

OE2021. PIB cai 8,5% este ano e sobe 5,4% em 2021

A proposta do orçamento revê a estimativa de PIB deste ano, aproximando-a das previsões feitas por várias organizações. Para 2021, o Governo confia na recuperação do turismo para alavancar economia.
Galp

Vendas de petrolíferos da Galp caíram 30%

As vendas de produtos petrolíferos da Galp caíram 30% no terceiro trimestre do ano em relação ao período homólogo, o comunicado da empresa enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Novos desafios na compra online

192
Uma certeza podemos todos ter: abrem-se, com esta nova realidade, oportunidades colossais e quem as souber aproveitar criará novos paradigmas de resposta ao comprador/consumidor.
Competitividade

Fórum de Competitividade longe de compensar quedas

A análise conclui que a recuperação entre julho e setembro "foi tímida", ao "contrário do que era inicialmente esperado".
Consumidores

Confiança dos consumidores diminuiu

"Em setembro, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu, permanecendo num patamar relativamente próximo nos últimos três meses, após a recuperação parcial observada em maio e junho".
Consumidores

Pinhal Interior aguarda parcer sobre IVA ilegal

Empresa aguarda esclarecimentos da Autoridade Tributária após um cidadão de Góis ter denunciado que a cobrança de IVA pelos serviços de Pinhal do Interior é ilegal e prejudica Estado e consumidores.
Consumo

Quebra do consumo atira PIB para queda de 16,3%

Consumo privado caiu quase 15% devido à pandemia, contribuindo para a quebra histórica do Produto Interno Bruto em 16,3% no segundo trimestre do ano. Investimento diminuiu 10,8%.
País

Como é que vamos consumir depois do coronavírus?

283
A pandemia veio acelerar tendências de consumo já antes detetadas, mas agora amplamente adotadas por força das circunstâncias. Mas será que o confinamento nos mudou mesmo enquanto consumidores?
Consumo

Marks&Spencer vai dispensar 7.000 funcionários

O grupo Marks and Spencer vai dispensar 7.000 funcionários nos próximos três meses devido ao impacto da pandemia da covid-19. Apostará nas vendas online, dadas as mudanças nos hábitos de consumo.
Compras

Cautela ou vingança? Os portugueses e as compras /premium

Um dilema para os consumidores e um desafio para as marcas. A explosão do online é inegável, mas estarão os portugueses, mesmo após o confinamento, preparados para retomar o ritmo pré-pandemia?
Consumo

Estudo: mercado de grande consumo cresce quase 12%

Estudo concluiu que no 1º semestre de 2020, as idas aos supermercados diminuíram mas foram compensadas pelo aumento do volume e valor de cada compra. Vendas online aumentaram 50%.
Instituto Nacional Estatística

Indicador de confiança dos consumidores diminui 

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em julho, após ter recuperado parcialmente nos dois meses anteriores da maior redução face ao mês anterior registada em abril.
Zona Euro

Consumo das famílias com maior queda em 20 anos

O consumo das famílias por habitante caiu 3% na zona euro no primeiro trimestre devido às medidas de contenção de combate à Covid-19, enquanto o rendimento disponível e a poupança aumentaram.
Noticiário

10h. UE pede investigação aos vouchers da TAP

“Recebemos uma notificação da Organização Europeia de Consumidores e a TAP foi uma das oito companhias envolvidas na discussão", refere Didier Reynders. É fácil perceber se companhia cumpre a lei".
Itália

Itália. Confiança do consumidor retrai-se

O índice de confiança do consumidor em Itália caiu ligeiramente em julho para 100 pontos, contra 100,7 pontos em junho, e o das empresas subiu para 76,7 pontos, contra 66,2 pontos.
Consumidores

Reclamações no setor energético sobe para 5.437 

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu 5.437 reclamações no segundo trimestre deste ano, mais 288 do que no mesmo período do ano passado, foi esta segunda-feira divulgado.
Coronavírus

Confiança dos consumidores na Alemanha sobe

Gfk prevê que o indicador da confiança dos consumidores na Alemanha aumente 9 pontos, de 18,6 negativos em junho para 9,6 negativos em julho. Mantém-se, ainda assim, no 3.º nível mais baixo de sempre.
Eurostat

Portugal. Consumo individual de 86% da média da UE

Portugal apresenta um consumo individual efetivo de 86%, estando no 15.º lugar de uma tabela liderada pelo Luxemburgo (135% da média), Alemanha (123%) e Áustria (118%).
Coronavírus

Crédito ao consumo cai 64% em abril 

O montante dos novos créditos ao consumo diminuiu 64% em abril, para 203,066 milhões de euros, face ao mesmo mês do ano anterior, e 63,2% face ao mês anterior.
Coronavírus

Dezenas de ONG criticam inação dos EUA

As organizações criticam que "pouca ou nenhuma assistência humanitária dos EUA tenha chegado aqueles mais afetados na linha da frente" em várias regiões, entre as quais elencam a Ásia e África.
Coronavírus

Lisboa e Vale do Tejo com a maior queda do consumo

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região com a maior queda do consumo desde que foi registado o primeiro caso de Covid-19 no país. No Alentejo, o consumo ultrapassou os números pré-Covid-19.
Smartphones

Vendas de smartphones caíram 20% em Portugal /premium

A pandemia afetou as vendas dos smartphones em Portugal. O novo iPhone SE amorteceu a queda da Apple e as vendas desta marca podem ultrapassar as da Huawei em 2020. Samsung continua líder no mercado.
Coronavírus

Pandemia impulsionou bens de grande consumo

O setor dos bens de grande consumo em Portugal cresceu 31% no período inicial de armazenamento, 9% na quarentena e 17% após o desconfinamento.
Instituto Nacional Estatística

Confiança dos consumidores recupera em maio

Em maio, os indicadores de confiança aumentaram "de forma moderada" na construção e obras públicas e no comércio e diminuíram novamente na indústria transformadora e nos serviços.
Coronavírus

Consumidores alemães recuperam confiança

As expectativas económicas e de rendimentos, bem como a vontade de fazer compras, cresceram moderadamente. A GfK prevê para junho um aumento de 4,2 pontos no indicador de confiança do consumidor.
Coronavírus

169 milhões em vendas de bens de grande consumo

As vendas de bens de grande consumo totalizaram 169 milhões de euros entre 20 e 26 de abril, mais 8% face ao período homólogo. As vendas online mantêm-se com crescimentos "muito elevados".
Coronavírus

BE propõe medidas para preços justos dos alimentos

O BE quer trazer justiça ao mercado, "tornando sustentável do ponto de vista económico a atividade dos agricultores e pescadores e acabar com o abuso de entidades promotoras da grande distribuição".
Viagens

Em defesa do consumidor

As Agências de Viagens nunca recusaram o direito dos seus clientes a receberem os valores que lhes foram confiados – seja em dinheiro, seja em espécie, via a realização da viagem de férias noutra data
Consumo

O novo ‘eu’: mais estático, digital, e infeliz

A nossa dinâmica familiar, a organização de tarefas ou o consumo ainda não configuram a consolidação de um qualquer ‘novo eu’. Os próximos tempos adivinham-se muito cinzentos, menos animadores.
Coronavírus

Menos banhos. A beleza pessoal em tempos de Covid

353
Agora fechadas em casa devido à pandemia, as pessoas estão a usar menos desodorizante, produtos de beleza e produtos para lavar e pentear o cabelo. Consumo de produtos de limpeza da casa aumentou.
Resposta Pronta

Mercadona. Tintas para o cabelo e fermento em alta

Do açambarcamento para encher dispensas, os clientes da Mercadona passaram para a compra de tintas para o cabelo, produtos para as unhas ou fermento para o pão e bolos. Mas acabou o corte do presunto.
Coronavírus

Venda de computadores portáteis dispara

O trabalho remoto levou a uma maior procura de computadores portáteis no mercado. Empresas referem que pode haver ruturas a partir da próxima semana.
Consumidores

Alerta sobre publicidade com perigos para a saúde

A DGC alerta os consumidores para que, em caso de dúvida, se informem sobre "eventuais condicionantes, restrições e efeitos associados" a produtos ou alimentos.
Coronavírus

China tenta estimular consumo com "vouchers"

Numa tentativa de regresso à normalidade, as autoridades locais chinesas estão a incentivar idas às compras com cupões. Beijing apoia iniciativas, mas prefere financiar banca e empresas públicas.
Consumo

Rendimento e consumo das famílias sobem em 2019

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, as famílias europeias tiveram mais rendimentos e consumiram mais durante o ano passado. O rendimento real das famílias cresceu 0,7%.
Crédito

Crédito ao consumo sobe 7,3% no 3.º trimestre

"No terceiro trimestre de 2019 os associados da ASFAC concederam 1.682 milhões de euros em crédito ao consumo", o que representa uma subida de 7,3% face ao período homólogo.
Natal

Pequena violência com luzinhas de Natal /premium

709
Um presente significa muito mais e resumir-se o Natal ao consumismo é inibirem-nos com “meias-verdades” e levarem-nos a sentirmo-nos culpados por trocarmos provas de amor sob a forma de presentes.
Consumidores

Queixa-crime da Capital do Natal contra promotores

Depois da onda de críticas, a Capital do Natal em Algés acusa os promotores turísticos que publicitaram o evento, sobretudo em Espanha: "Adulteraram a oferta do parque induzindo em erro".
Consumidores

Onda de críticas espanholas à Capital do Natal

193
Nas redes sociais fala-se em filas longas, preços altos, animais em más condições. União de Consumidores da Extremadura recebeu mais de 100 queixas de espanhóis. Em Portugal, Deco não recebeu nenhuma.
Consumidores

"No futuro vai sentir o Alasca ao provar o casaco" /premium

Lojas em Portugal "parecem tradicionais" e "muito à base de pagamentos em dinheiro". Michelle Evans investiga tendências de consumo até 2040 e explicou a executivos portugueses como se podem preparar.
Consumidores

Confiança dos consumidores aumenta em novembro

A confiança dos consumidores melhorou 0,3 pontos em novembro, retomando o movimento ascendente observado desde abril, e "o indicador de clima económico estabilizou em novembro".
Solidariedade

Movimento contra Black Friday chega a Portugal

Chama-se GivingTuesday e tem como objetivo "que no dia 3, isto seja uma loucura de dar, porque dar é mudar". O movimento conta com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates.
Black Friday

Portugueses ponderam comprar no "Black Friday"

"Black Friday" "está cada vez mais enraizada em Portugal e é hoje um dos grandes momentos de consumo dos portugueses", refere a Google Portugal. 63% dos portugueses pondera fazer compras nesse dia.
DECO

Deco alerta para testes genéticos da internet

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor aconselha as pessoas a procurar ajuda de um médico para que possam "compreender o significado e as implicações dos resultados”.
Banco de Portugal

Atividade económica diminui em setembro

A atividade económica diminuiu para 2,1%, segundo o os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal. Já o indicador do consumo privado manteve-se nos 2,4%.
Consumo

Lidl recolhe máquinas de café por risco de choque 

280
O Lidl está a recolher máquinas de café Silvercrest vendidas em Portugal devido a potencial risco de choque elétrico. Em causa estão as máquinas vendidas entre os dias 17 de junho e 14 de julho.
Comércio

Sonae quer abrir 60 novas lojas Bom Dia até 2021

Empresa liderada por Cláudia Avezedo prevê investir até 280 milhões de euros em novas lojas e gastar outros 345 milhões nos espaços que já detém.
Consumo

Consumo a mudar: compra online é mais "racional"

O consumidor "é mais exigente", o que propicia o consumo online. "O digital permite um ato de compra racional", em detrimento da "compra por impulso", aponta o diretor-executivo da GS1 Portugal.
Consumidores

Aumentam queixas sobre aparelhos auditivos

A venda de aparelhos auditivos através de anúncios, por telefone ou em casa motivou um número crescente de queixas à associação de defesa do consumidor Deco.
Consumo

Confiança dos consumidores sobe em setembro 

"O indicador de confiança dos consumidores aumentou nos últimos seis meses, contrariando o movimento descendente observado desde junho de 2018”, indica esta sexta-feira o INE.
Consumidores

Consumidores. Mais confiança é sinal de esperança

Últimos dados do INE, divulgados em 29 de agosto, mostraram que a confiança dos consumidores subiu pelo quinto mês consecutivo em agosto. Especialistas dizem que portugueses estão com mais esperança.
Leis

Arbitragem em litígios de consumo até 5 mil euros

Em consumos de baixo valor (até cinco mil euros), os consumidores têm o direito de resolverem litígios nos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, através da mediação ou de julgamento arbitral.
Companhias Aéreas

Agências de viagens pedem proteção de consumidores

Agências de viagens e turismo defenderam a necessidade de proteção dos consumidores face às falências das transportadoras aéreas, que em dois anos somam 36, reclamando mais "ambição" por parte da UE.
Consumidores

Confiança dos consumidores continua a subir

A confiança dos consumidores manteve em agosto a subida iniciada em abril, após ter diminuído nos cinco meses anteriores, e o clima económico estabilizou em 2,3 pontos.
Ambiente

Venda da madeira de Leiria já rendeu 13,6 milhões

346
Foram colocados à venda 3.800 hectares de material lenhoso ardido no incêndio de 2017, rendendo 13,6 milhões de euros. Estradas afetadas estão a ser intervencionadas desde julho.
China

China. Vendas de automóveis voltam a cair em julho

As vendas de veículos ligeiros diminuíram 3,9%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, para 1,5 milhão de unidades. Taxa cresce em relação à venda de híbridos e elétricos, que desceram para 4,7%.
Alimentação

Portugueses diminuíram consumo de açúcar

Os dados observados significam uma redução de 23% no consumo de açúcar, passando de um total de 53 mil toneladas de açúcar em 2017 para 41 mil toneladas em 2018, uma redução de 12 mil toneladas.
Férias

Férias. Portugueses vão gastar entre 538€ e 1.903€

140
Em média, os gastos dos portugueses nestas férias de verão deverão ficar pelos 1.350 euros. Mas o valor depende muito do destino escolhido. Um terço dos inquiridos vão chegar a gastar 2 mil euros.
Vendas

1º semestre foi o melhor de sempre para a Seat

A marca espanhola, que pertence ao Grupo Volkswagen, entregou 314.300 veículos, o que representa um aumento de 8,4% face a igual período de 2018. São os melhores números de vendas da sua história.
Consumo

Arbitragem em litígios de consumo de baixo valor

Os litígios de consumo de reduzido valor económico serão encaminhados para a arbitragem ou mediação, quando o consumidor quiser, em vez dos tribunais judiciais, mais caros e morosos.
Indicadores de Consumo

Confiança dos consumidores aumentou em Portugal

A confiança dos consumidores manteve em junho a subida iniciada em abril, após ter diminuído nos cinco meses anteriores. O clima económico aumentou de 2,3 pontos em maio para 2,4 pontos em junho.
Indicadores de Consumo

Valor dos novos créditos ao consumo cai 8,7%

O montante total dos novos créditos ao consumo concedidos em abril diminuiu 8,7%, face ao mesmo mês de 2018, para 563,683 milhões de euros. O número de novos contratos baixou 3,4%.
Poluição

DECO com espaço para denunciar excesso de plástico

853
No Dia Mundial do Ambiente, que se assinala esta quarta-feira, a DECO passa a ter disponível um endereço de e-mail para receber imagens e denúncias de uso desnecessário de plástico.
Energia

Consumo. Electricidade recua e gás natural aumenta

O consumo de electricidade registou um decréscimo de 3% enquanto o gás natural amentou 17,3% no mês de abril. A REN apontou "condições hidrológicas muito desfavoráveis" como causa destes números.
Observador Lab

Um passeio na História de Portugal 

411
Não há marca como esta, que cruza a sua história com a de todos nós. Acompanhe esta viagem no tempo e faça um brinde ao passado, ao presente e ao futuro!
Álcool

Aumenta o consumo de álcool entre as mulheres

240
Além das mulheres, também entre os jovens e na faixa etária acima dos 45 anos cresce o consumo de álcool, disse o subdiretor do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.
Consumidores

DECO chumba cadeira de bebé da Chicco

662
A associação de defesa do consumidor testou e reprovou o novo modelo para cadeiras de bebé da Chicco, que custa 259,90 euros. A marca já se comprometeu a corrigir o problema de segurança.
Direitos de Autor

Deco contra nova diretiva de direitos de autor

A associação afirma que a nova lei "é um risco", que cria "incertezas jurídicas (...) preocupantes" que "podem alterar a forma como utilizamos a Internet e nos relacionamos online".
Banco de Portugal

Atividade económica aumenta e consumo diminui

A atividade económica aumentou em fevereiro pelo terceiro mês consecutivo para 2,1% e o indicador para o consumo privado caiu 1,7%, revelou esta sexta-feira o Banco de Portugal.
Consumo

Consumidores valorizam críticas nas redes sociais

O estudo do Governo 80% dos consumidores afirmam que os comentários e as críticas nas redes sociais pesam na hora de comprar um produto. As empresas admitem também que usam as redes para se promover.
Angola

Angola. Consumidores processam operadora Zap

142
A Associação Angolana dos Direitos do Consumidor reprova o reajuste dos serviços por parte da operadora detida por Isabel dos Santos defendendo um aumento de "15% e não mais".
Instituto Nacional Estatística

INE. Taxa de inflação fixa-se em 0,9% em fevereiro

O Índice de Preços do Consumidor acelerou 0,4 pontos percentuais face à variação de 0,5% registada em janeiro. Estes números coincidem com as estimativas divulgas anteriormente
Espanha

Gaia. Mercadona abre supermercado a 2 de julho

O presidente da empresa anunciou ainda que abrirá mais nove supermercados ainda este ano, na "região do Porto, Aveiro e Braga". Juan Roig manifestou a intenção de expandir o negócio em Portugal.
Consumo

Macau quer proteger consumidores de novos modelos

Proposta de lei visa a proteção dos direitos e interesses do consumidor, em resposta ao desenvolvimento do território e às novas tendências sociais e económicas, prevendo regulamentação de contratos.
Consumidores

Confiança dos consumidores mantém queda

A confiança dos consumidores volta a cair em fevereiro, refletindo perspetivas negativas face à evolução económica do país. O clima económico aumentou, após ter diminuído nos três meses anteriores.
Economia

Atividade económica aumenta e consumo diminui

O indicador coincidente mensal para a atividade económica aumentou de 1,7% em dezembro para 1,8% em janeiro, já o indicador para o consumo privado caiu para 1,8%, face aos 1,9% do mês anterior.
País

Huawei é eleita Escolha do Consumidor pelo 2.º ano

Os smartphones da marca chinesa criada em 1987 foram reconhecidos pela segunda vez com um dos prémios mais relevantes em Portugal. E nós contamos-lhe porquê.
ADSE

ADSE precisa 80 mil novos beneficiários

246
O estudo identifica que o envelhecimento e o maior consumo são os "principais riscos da ADSE", é necessário alargar o universo dos beneficiários, bem como criar regras para moderar o consumo.
Calçado

Adidas quer imprimir ténis nas lojas em 10 anos

297
Quase um ano depois de abrir uma "speedfactory" que produz ténis em menos de metade do tempo, a Adidas diz querer imprimir sapatilhas diretamente nas lojas. Pode ser realidade em apenas 10 anos.
Energia

Consumo de energia aumenta em 2017 na UE

As maiores subidas no consumo de energia final registaram-se na Eslováquia, em Malta e na Polónia. Contrariamente, na Bélgica, no Reino Unido, em Itália e na Eslovénia o consumo recuou.
Consumo

Campanha ensina a ler validade dos produtos

A APED pretende pretende ajudar o consumidor a interpretar e distinguir as indicações de datas de validade/durabilidade, ajudando-o a rentabilizar o consumo dos alimentos e evitar o seu desperdício.
Marcelo Rebelo de Sousa

Promulgado diploma sobre litígios de consumo

O Presidente da República promulgou o diploma da Assembleia da República que altera o funcionamento das entidades de resolução extrajudicial de litígios de consumo.
Inflação

Índice de preços no consumidor sobe 0,4% 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente situou-se em 0,7%, quando em dezembro tinha sido de 0,6%.
União Europeia

Rendimento e consumo aumenta na zona euro e UE

No espaço da moeda única, o rendimento real das famílias por habitante aumentou 0,3% no terceiro trimestre de 2018. Na UE, cresceu 0,8% entre julho e setembro do ano passado.
Consumidores

Lamento, mas não suporto o verbo lamentar /premium

677
Não sei quem forma as pessoas dos call center, mas quem o faz devia começar por treinar os colaboradores a serem mais humanos e menos máquinas de repetição. Por questões de eficiência e saúde mental.
Banca

Novo crédito ao consumo recua 4% em novembro

Apesar dos alertas sobre o risco de sobreendividamento das famílias, os bancos concederam empréstimos ao consumo no valor de 382 milhões de euros em novembro, menos 4% do que em outubro.
Consumo

Consumidor menos confiante pode gelar a economia? /premium

Desde os recordes de maio que o índice de confiança do consumidor do INE está em rota descendente. Será este um indicador de que as pessoas não acreditam que a economia tenha muito mais a melhorar?
Consumidores

Confiança dos consumidores diminui em dezembro

O indicador de confiança dos consumidores e o clima económico diminuíram em dezembro pelo segundo mês consecutivo, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.
Eletricidade

Energia. Endesa baixa preços em média 6,3% em 2019

A Endesa, que opera no mercado liberalizado da eletricidade em Portugal há mais de 20 anos, vai descer os preços, em média, 6,3% em 2019. A empresa serve cerca de 300 mil clientes.
DECO

Energia. Galp e Goldenergy com mais queixas

As maiores razões de queixa dos portugueses são relativas a irregularidades de faturação, falta de informação e informação incorreta. Contudo, grande parte dos inquiridos permanece fiel às empresas.
Crédito

Crédito para consumo aumenta 2,5% em outubro

Em número, em outubro, foram firmados 41.799 contratos de crédito pessoal, 18.327 contratos de crédito para aquisição automóvel e 75.734 de cartões.
Consumo

Poder de compra está pior que antes da crise

7517
O poder de compra em Portugal fixou-se em 76,6% da média da União Europeia em 2017, abaixo do ano anterior (77,2%), ocupando o 16.º. lugar entre os países da zona euro.
Consumo

Consumo individual nacional abaixa da média da UE

Segundo o gabinete de estatística da União Europeia (UE), Portugal está no grupo de 13 Estados-membros com um consumo efetivo individual (CEI) situado entre a média da UE e 30% abaixo desta.
Finanças

'Fatura sem papel' pode sofrer atrasos

134
O parecer negativo da Proteção de Dados a algumas das regras no novo regime de 'fatura sem papel' pode levar a atrasos na aplicação da lei. Finanças já estão a preparar essa reformulação.
Bens de Consumo

Vendas a retalho. Portugal com 2.ª subida mensal

As vendas a retalho aumentaram, em outubro, na zona euro e na União Europeia (UE), quer face a setembro quer em termos homólogos, com Portugal a registar a segundo subida mensal (2,3%).
Instituto Nacional Estatística

Inflação homóloga desacelera para 0,9% em novembro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 0,9% em novembro, face ao período homólogo de 2017, desacelerando face à variação de 1% em outubro, revela a estimativa rápida do INE.
Consumidores

Confiança dos consumidores cai em novembro

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em novembro, retomando o movimento descendente iniciado em junho, e o indicador de clima económico recuou, após ter estabilizado no mês anterior.
Banca

Crédito ao consumo sobe 0,6% em setembro

O valor registado em setembro de 2018 é o mais baixo desde setembro de 2017, mês em que os empréstimos aos consumidores ascenderam a 552,6 milhões de euros.
A página está a demorar muito tempo.