Olá

Olá, aqui vão erros.

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Consumo

Floresta

Consumo pode destruir 2.700 hectares por ano

Associações recordam que mais de 90% da desflorestação global é causada pela expansão agrícola. Em cinco anos perdeu-se em cada ano uma área florestal maior do que Portugal.
Consumidores

Um milhão de reclamações no livro eletrónico

De acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral do Consumidor, o LRE recebeu até ao momento 1.091.866 reclamações sendo que o serviço de telecomunicações é o mais visado.
Consumo

Manifesto a favor do alargamento da venda a granel

A venda a granel em lojas com mais de 1.000 m2 e o alargamento deste método de comercialização à grande maioria dos produtos já em 2025 são medidas defendidas pela DECO e outras entidades.
Évora

ASAE apreende nove toneladas de carne imprópria

Os produtos eram reembalados com recurso a rótulos falsificados produzidos por um software. No total, a Unidade de Évora apreendeu 20 toneladas de carne, das quais nove estavam degradadas.
Oceanos

Consumidores estão mais preocupados com os oceanos

Entre os portugueses, 55% admitiu estar a mudar a dieta para reduzir o impacto ambiental de seus hábitos de consumo, sendo "o início de um longo caminho que tem de ser percorrido".
União Europeia

 A União Europeia é um projecto liberal

A União é um projecto profundamente liberal, que permite tirar o máximo proveito da liberdade individual de empreender e trabalhar, em livre concorrência.
DECO

Produto para cabelo parece-se com saqueta de fruta

Acusando-as de serem "imitações perigosas", a DECO alerta para o facto de as embalagens de produtos capilares "Hair Booster", da Fructis, serem muito semelhantes às saquetas de frutas.
Espanha

Espanha multa companhias low-cost em 150 milhões 

Espanha aplicou multa de 150 milhões a quatro companhias, incluindo a Ryanar e a Easyjet, por infringir direitos ao cobrar bagagens de mão na cabine e pela escolha de lugares para dependentes.
Noticiário

1h. Atalanta conquista a Liga Europa

Os italianos derrotaram, em Dublin, o Bayer Leverkusen por 3-0, graças a um hat-trick de Lookman. E ainda, o Governo vai aliviar as restrições impostas ao consumo de água no Algarve.
Instituto Nacional Estatística

INE confirma desaceleração da inflação

A taxa de inflação atingiu os 2,2% em abril, mas desacelerou o que é a tendência contrária à registada em março, confirma o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Ambiente

Mais consumo não se traduz em mais bem-estar

"Happy Planet Index" coloca Portugal em 11.º lugar, com boa pontuação quanto à expectativa de vida e de bem-estar, mas má quanto à pegada carbónica.
Consumidores

Marcas registadas por um dia a dia melhor

Os consumidores têm um poder significativo, influenciando diretamente as estratégias das empresas, pois ao fazerem escolhas conscientes movem as empresas para a adoção das melhores práticas.
Tarifa Social

Tarifa social. Ministra analisa proposta da ERSE

Ministra do Ambiente e Energia analisar "com atenção", com a ERSE próximos passos na tarifa social de eletricidade, visando apoiar consumidores vulneráveis sem "afetar demasiado" os restantes.
Consumo

Crédito ao consumo nos 21 mil milhões em fevereiro

Dados do Banco de Portugal mostram que em 2023 os bancos tinham emprestado 7.654 milhões de euros em crédito ao consumo, o valor mais alto desde o início da série, em 2012.
Mercados Financeiros

Preço do cacau disparou (mas Páscoa está a salvo)

Cotação quadruplicou, ao longo do último ano, para valores inéditos. Custos elevados ainda não parecem estar a chegar ao preço do chocolate. Empresas dizem que estão a absorver custo – por agora.
Páscoa

Produtores de cordeiro apreensivos com escoamento

A celebração da Páscoa, mais cedo que nos outros anos, está a afetar a comercialização de cordeiro terrincho. A "falta de poder de compra" e seu valor "mais alto" também é um fator preocupante.
Resposta Pronta

Crédito ao consumo. "Dados que não surpreendem"

Natália Nunes, da DECO, alerta para os juros de crédito "serem extremamente elevados" e acredita que solução passa por "cada um olhar para o seu orçamento e tentar reduzir as despesas".
DECO

Deco quer maior proteção aos consumidores  

A associação Deco anunciou, no Dia Mundial do Consumidor, que é necessário prestar atenção à "resolução de problemas que prejudicam os direitos e interesses dos consumidores em setores prioritários".
Banco de Portugal

Bem-estar em Portugal abaixo da média da UE

Consumo e tempo de lazer são menores do que na média da UE e a desigualdade é maior; já a esperança média de vida fica acima. Portugal tem convergido no bem-estar, mas ainda está abaixo da média.
Animais

Portugueses querem bem-estar de animais de criação

Portugueses consideram não estarem informados, ou estarem mal informados, sobre legislação existente sobre bem-estar animal e querem novas leis para garantir o bem-estar dos animais de criação.
Serviços públicos

Provedora critica atendimento em serviços públicos

A Provedora de Justiça defendeu a proibição das linhas de valor acrescentado, bem como a necessidade de garantir a natureza facultativa das soluções digitais no atendimento aos cidadãos.
Consumo

8.800 conflitos de consumo resolvidos por mediação

Um terço dos processos dizem respeito a conflitos de consumo relacionados com comunicações eletrónicas, serviços postais, eletricidade, gás, águas e resíduos e transportes.
DECO

Deco apoiou 8 milhões de consumidores em 50 anos

As principais áreas de reclamações foram a das telecomunicações, a compra e venda de bens de consumo, serviços financeiros, a energia e água. A Deco recuperou nos últimos 5 anos 30 milhões de euros.
Consumo

Irregularidades em publicidade de influenciadores

As mensagens irregulares não identificavam a relação comercial entre influenciador e 76 empresas ou marcas publicitadas, tendo a Direção-Geral do Consumidor instaurado processos de contraordenação.
ASAE

Carnaval. ASAE apreende 42 mil euros em artigos

ASAE apreendeu 4.300 artigos em operação de fiscalização de norte a sul do país com o objetivo de "verificar a conformidade dos requisitos legais dos artigos comercializados nesta época de Carnaval".
Energia

REN: renováveis abastecem 81% da eletricidade

Condições foram particularmente favoráveis para a produção de energia hidroelétrica, mas verificou-se o contrário para a energia eólica e fotovoltaica. Consumo cresceu 1,6% face ao período homólogo.
Comércio Online

Vendas em plataformas comunicadas até esta 4.ª

Plataformas reportam ganhos e vendas ao fisco de utilizadores que tenham realizado ao longo do ano anterior vendas de 30 ou mais produtos e excedido os 2.000 euros. Omissões são puníveis com coima.
Economia

Consumo das famílias dá presente à economia

O consumo voltou a puxar pela economia na reta final do ano, mas incerteza do pós-eleições pode agora baralhar as contas. Exportações de bens continuaram a cair, embora menos.
Preços

Plataforma Kabaz compara preços nos supermercados 

Nova plataforma Kabaz permitirá identificar o supermercado onde uma lista de compras fica mais barata e otimizar a poupança dos consumidores. Preços dos produtos são atualizados várias vezes ao dia.
ASAE

ASAE apreende 50 mil litros de óleo alimentar

Foram apreendidos 49.932 litros e rótulos que induziam o consumidor em erro “quanto às características do produto, por falta de menções obrigatórias e incumprimento das práticas de informação”.
Fraude

Caso Afinsa. Deco recupera 13 milhões para lesados

Passados 17 anos do caso Afinsa, esquema de venda de selos, entre final dos anos 90 e 2006, após batalha judicial, Deco conseguiu cerca de 13 milhões que serão reembolsados a todos os lesados.
Economia

Confiança dos consumidores recua na zona euro

Em janeiro, na área da moeda única, o índice de confiança dos consumidores diminuiu um ponto percentual. Já no total da União Europeia, recuou 0,2 pontos percentuais, segundo a Comissão Europeia.
BCE

Lagarde: "Consumo já não é uma força tão poderosa"

A presidente do Banco Central Europeu disse em Davos que o consumo já não impulsiona tanto o crescimento como "no passado" e que "os ventos favoráveis de que beneficiámos estão a desaparecer".
Ambiente

Algarve. Cortes de água "incomportáveis"

Agricultores algarvios consideram os cortes para a agricultura não relacionáveis com os anunciados para os outros setores, sendo que o setor urbano é o principal responsável pelo desperdício de água.
Noticiário

13h. Número de adultos fumadores diminuiu

Estudo da Organização Mundial de Saúde mostra que, desde 2000, cerca de 150 países reduziram o consumo de tabaco. Mortes relacionadas com tabagismo deve permanecer elevado nos próximos anos.
Tabaco

Consumo de tabaco tem recuado nos últimos anos

Novo relatório da OMS revela que pelo menos 37 milhões de adolescentes no mundo são consumidores de tabaco. E que fumar mata cerca de 1,3 milhões de não fumadores expostos ao fumo passivo.
Banco de Portugal

Crédito ao consumo sobe 10,5% para 673 milhões

Em novembro do ano passado, o montante total de novos contratos de crédito aos consumidores fixou-se em 673,4 milhões de euros, uma subida de 10,5%, comparativamente a novembro de 2022.
Energia Renovável

Energia renovável abasteceu 61% do consumo

É o valor mais alto registado na produção de energias renováveis, diz a REN. A eólica abasteceu 25% do consumo, a hidroelétrica 23%, a fotovoltaica 7% e a biomassa 6%. Hidroelétrica cresceu 70%.
Instituto Nacional Estatística

Inflação de 4,3% em 2023. Desce a 1,4% em dezembro

A taxa de inflação em dezembro desacelerou para 1,4%, indicou o INE, com uma descida de 0,6% no preço dos produtos alimentares. A taxa de inflação anual ficou nos 4,3%, de acordo com esta estimativa.
Fact Check

Inflação desce, mas preços estão mais altos?

É errado apontar que inflação mais baixa resulta em preços mais baixos. Com uma taxa de inflação mais baixa, os preços continuam a subir, mas de forma mais lenta.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada