Dark Mode 94,8 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Consumo

Coronavírus

Confiança dos consumidores na Alemanha sobe

Gfk prevê que o indicador da confiança dos consumidores na Alemanha aumente 9 pontos, de 18,6 negativos em junho para 9,6 negativos em julho. Mantém-se, ainda assim, no 3.º nível mais baixo de sempre.
Eurostat

Portugal. Consumo individual de 86% da média da UE

Portugal apresenta um consumo individual efetivo de 86%, estando no 15.º lugar de uma tabela liderada pelo Luxemburgo (135% da média), Alemanha (123%) e Áustria (118%).
Coronavírus

Crédito ao consumo cai 64% em abril 

O montante dos novos créditos ao consumo diminuiu 64% em abril, para 203,066 milhões de euros, face ao mesmo mês do ano anterior, e 63,2% face ao mês anterior.
Coronavírus

Dezenas de ONG criticam inação dos EUA

As organizações criticam que "pouca ou nenhuma assistência humanitária dos EUA tenha chegado aqueles mais afetados na linha da frente" em várias regiões, entre as quais elencam a Ásia e África.
Coronavírus

Lisboa e Vale do Tejo com a maior queda do consumo

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região com a maior queda do consumo desde que foi registado o primeiro caso de Covid-19 no país. No Alentejo, o consumo ultrapassou os números pré-Covid-19.
Smartphones

Vendas de smartphones caíram 20% em Portugal /premium

A pandemia afetou as vendas dos smartphones em Portugal. O novo iPhone SE amorteceu a queda da Apple e as vendas desta marca podem ultrapassar as da Huawei em 2020. Samsung continua líder no mercado.
Coronavírus

Pandemia impulsionou bens de grande consumo

O setor dos bens de grande consumo em Portugal cresceu 31% no período inicial de armazenamento, 9% na quarentena e 17% após o desconfinamento.
Instituto Nacional Estatística

Confiança dos consumidores recupera em maio

Em maio, os indicadores de confiança aumentaram "de forma moderada" na construção e obras públicas e no comércio e diminuíram novamente na indústria transformadora e nos serviços.
Coronavírus

Consumidores alemães recuperam confiança

As expectativas económicas e de rendimentos, bem como a vontade de fazer compras, cresceram moderadamente. A GfK prevê para junho um aumento de 4,2 pontos no indicador de confiança do consumidor.
Coronavírus

169 milhões em vendas de bens de grande consumo

As vendas de bens de grande consumo totalizaram 169 milhões de euros entre 20 e 26 de abril, mais 8% face ao período homólogo. As vendas online mantêm-se com crescimentos "muito elevados".
Coronavírus

BE propõe medidas para preços justos dos alimentos

O BE quer trazer justiça ao mercado, "tornando sustentável do ponto de vista económico a atividade dos agricultores e pescadores e acabar com o abuso de entidades promotoras da grande distribuição".
Viagens

Em defesa do consumidor

As Agências de Viagens nunca recusaram o direito dos seus clientes a receberem os valores que lhes foram confiados – seja em dinheiro, seja em espécie, via a realização da viagem de férias noutra data
Consumo

O novo ‘eu’: mais estático, digital, e infeliz

A nossa dinâmica familiar, a organização de tarefas ou o consumo ainda não configuram a consolidação de um qualquer ‘novo eu’. Os próximos tempos adivinham-se muito cinzentos, menos animadores.
Coronavírus

Menos banhos. A beleza pessoal em tempos de Covid

353
Agora fechadas em casa devido à pandemia, as pessoas estão a usar menos desodorizante, produtos de beleza e produtos para lavar e pentear o cabelo. Consumo de produtos de limpeza da casa aumentou.
Resposta Pronta

Mercadona. Tintas para o cabelo e fermento em alta

Do açambarcamento para encher dispensas, os clientes da Mercadona passaram para a compra de tintas para o cabelo, produtos para as unhas ou fermento para o pão e bolos. Mas acabou o corte do presunto.
Coronavírus

Venda de computadores portáteis dispara

O trabalho remoto levou a uma maior procura de computadores portáteis no mercado. Empresas referem que pode haver ruturas a partir da próxima semana.
Consumidores

Alerta sobre publicidade com perigos para a saúde

A DGC alerta os consumidores para que, em caso de dúvida, se informem sobre "eventuais condicionantes, restrições e efeitos associados" a produtos ou alimentos.
Coronavírus

China tenta estimular consumo com "vouchers"

Numa tentativa de regresso à normalidade, as autoridades locais chinesas estão a incentivar idas às compras com cupões. Beijing apoia iniciativas, mas prefere financiar banca e empresas públicas.
Consumo

Rendimento e consumo das famílias sobem em 2019

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, as famílias europeias tiveram mais rendimentos e consumiram mais durante o ano passado. O rendimento real das famílias cresceu 0,7%.
Crédito

Crédito ao consumo sobe 7,3% no 3.º trimestre

"No terceiro trimestre de 2019 os associados da ASFAC concederam 1.682 milhões de euros em crédito ao consumo", o que representa uma subida de 7,3% face ao período homólogo.
Natal

Pequena violência com luzinhas de Natal /premium

709
Um presente significa muito mais e resumir-se o Natal ao consumismo é inibirem-nos com “meias-verdades” e levarem-nos a sentirmo-nos culpados por trocarmos provas de amor sob a forma de presentes.
Consumidores

Queixa-crime da Capital do Natal contra promotores

Depois da onda de críticas, a Capital do Natal em Algés acusa os promotores turísticos que publicitaram o evento, sobretudo em Espanha: "Adulteraram a oferta do parque induzindo em erro".
Consumidores

Onda de críticas espanholas à Capital do Natal

193
Nas redes sociais fala-se em filas longas, preços altos, animais em más condições. União de Consumidores da Extremadura recebeu mais de 100 queixas de espanhóis. Em Portugal, Deco não recebeu nenhuma.
Consumidores

"No futuro vai sentir o Alasca ao provar o casaco" /premium

Lojas em Portugal "parecem tradicionais" e "muito à base de pagamentos em dinheiro". Michelle Evans investiga tendências de consumo até 2040 e explicou a executivos portugueses como se podem preparar.
Consumidores

Confiança dos consumidores aumenta em novembro

A confiança dos consumidores melhorou 0,3 pontos em novembro, retomando o movimento ascendente observado desde abril, e "o indicador de clima económico estabilizou em novembro".
Solidariedade

Movimento contra Black Friday chega a Portugal

Chama-se GivingTuesday e tem como objetivo "que no dia 3, isto seja uma loucura de dar, porque dar é mudar". O movimento conta com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates.
Black Friday

Portugueses ponderam comprar no "Black Friday"

"Black Friday" "está cada vez mais enraizada em Portugal e é hoje um dos grandes momentos de consumo dos portugueses", refere a Google Portugal. 63% dos portugueses pondera fazer compras nesse dia.
DECO

Deco alerta para testes genéticos da internet

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor aconselha as pessoas a procurar ajuda de um médico para que possam "compreender o significado e as implicações dos resultados”.
Banco de Portugal

Atividade económica diminui em setembro

A atividade económica diminuiu para 2,1%, segundo o os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal. Já o indicador do consumo privado manteve-se nos 2,4%.
Consumo

Lidl recolhe máquinas de café por risco de choque 

280
O Lidl está a recolher máquinas de café Silvercrest vendidas em Portugal devido a potencial risco de choque elétrico. Em causa estão as máquinas vendidas entre os dias 17 de junho e 14 de julho.
Comércio

Sonae quer abrir 60 novas lojas Bom Dia até 2021

Empresa liderada por Cláudia Avezedo prevê investir até 280 milhões de euros em novas lojas e gastar outros 345 milhões nos espaços que já detém.
Consumo

Consumo a mudar: compra online é mais "racional"

O consumidor "é mais exigente", o que propicia o consumo online. "O digital permite um ato de compra racional", em detrimento da "compra por impulso", aponta o diretor-executivo da GS1 Portugal.
Consumidores

Aumentam queixas sobre aparelhos auditivos

A venda de aparelhos auditivos através de anúncios, por telefone ou em casa motivou um número crescente de queixas à associação de defesa do consumidor Deco.
Consumo

Confiança dos consumidores sobe em setembro 

"O indicador de confiança dos consumidores aumentou nos últimos seis meses, contrariando o movimento descendente observado desde junho de 2018”, indica esta sexta-feira o INE.
Consumidores

Consumidores. Mais confiança é sinal de esperança

Últimos dados do INE, divulgados em 29 de agosto, mostraram que a confiança dos consumidores subiu pelo quinto mês consecutivo em agosto. Especialistas dizem que portugueses estão com mais esperança.
Leis

Arbitragem em litígios de consumo até 5 mil euros

Em consumos de baixo valor (até cinco mil euros), os consumidores têm o direito de resolverem litígios nos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, através da mediação ou de julgamento arbitral.
Companhias Aéreas

Agências de viagens pedem proteção de consumidores

Agências de viagens e turismo defenderam a necessidade de proteção dos consumidores face às falências das transportadoras aéreas, que em dois anos somam 36, reclamando mais "ambição" por parte da UE.
Consumidores

Confiança dos consumidores continua a subir

A confiança dos consumidores manteve em agosto a subida iniciada em abril, após ter diminuído nos cinco meses anteriores, e o clima económico estabilizou em 2,3 pontos.
Ambiente

Venda da madeira de Leiria já rendeu 13,6 milhões

346
Foram colocados à venda 3.800 hectares de material lenhoso ardido no incêndio de 2017, rendendo 13,6 milhões de euros. Estradas afetadas estão a ser intervencionadas desde julho.
China

China. Vendas de automóveis voltam a cair em julho

As vendas de veículos ligeiros diminuíram 3,9%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, para 1,5 milhão de unidades. Taxa cresce em relação à venda de híbridos e elétricos, que desceram para 4,7%.
Alimentação

Portugueses diminuíram consumo de açúcar

Os dados observados significam uma redução de 23% no consumo de açúcar, passando de um total de 53 mil toneladas de açúcar em 2017 para 41 mil toneladas em 2018, uma redução de 12 mil toneladas.
Férias

Férias. Portugueses vão gastar entre 538€ e 1.903€

140
Em média, os gastos dos portugueses nestas férias de verão deverão ficar pelos 1.350 euros. Mas o valor depende muito do destino escolhido. Um terço dos inquiridos vão chegar a gastar 2 mil euros.
Vendas

1º semestre foi o melhor de sempre para a Seat

A marca espanhola, que pertence ao Grupo Volkswagen, entregou 314.300 veículos, o que representa um aumento de 8,4% face a igual período de 2018. São os melhores números de vendas da sua história.
Consumo

Arbitragem em litígios de consumo de baixo valor

Os litígios de consumo de reduzido valor económico serão encaminhados para a arbitragem ou mediação, quando o consumidor quiser, em vez dos tribunais judiciais, mais caros e morosos.
Indicadores de Consumo

Confiança dos consumidores aumentou em Portugal

A confiança dos consumidores manteve em junho a subida iniciada em abril, após ter diminuído nos cinco meses anteriores. O clima económico aumentou de 2,3 pontos em maio para 2,4 pontos em junho.
Indicadores de Consumo

Valor dos novos créditos ao consumo cai 8,7%

O montante total dos novos créditos ao consumo concedidos em abril diminuiu 8,7%, face ao mesmo mês de 2018, para 563,683 milhões de euros. O número de novos contratos baixou 3,4%.
Poluição

DECO com espaço para denunciar excesso de plástico

853
No Dia Mundial do Ambiente, que se assinala esta quarta-feira, a DECO passa a ter disponível um endereço de e-mail para receber imagens e denúncias de uso desnecessário de plástico.
Energia

Consumo. Electricidade recua e gás natural aumenta

O consumo de electricidade registou um decréscimo de 3% enquanto o gás natural amentou 17,3% no mês de abril. A REN apontou "condições hidrológicas muito desfavoráveis" como causa destes números.
Observador Lab

Um passeio na História de Portugal 

411
Não há marca como esta, que cruza a sua história com a de todos nós. Acompanhe esta viagem no tempo e faça um brinde ao passado, ao presente e ao futuro!
Álcool

Aumenta o consumo de álcool entre as mulheres

240
Além das mulheres, também entre os jovens e na faixa etária acima dos 45 anos cresce o consumo de álcool, disse o subdiretor do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.
Consumidores

DECO chumba cadeira de bebé da Chicco

662
A associação de defesa do consumidor testou e reprovou o novo modelo para cadeiras de bebé da Chicco, que custa 259,90 euros. A marca já se comprometeu a corrigir o problema de segurança.
Direitos de Autor

Deco contra nova diretiva de direitos de autor

A associação afirma que a nova lei "é um risco", que cria "incertezas jurídicas (...) preocupantes" que "podem alterar a forma como utilizamos a Internet e nos relacionamos online".
Banco de Portugal

Atividade económica aumenta e consumo diminui

A atividade económica aumentou em fevereiro pelo terceiro mês consecutivo para 2,1% e o indicador para o consumo privado caiu 1,7%, revelou esta sexta-feira o Banco de Portugal.
Consumo

Consumidores valorizam críticas nas redes sociais

O estudo do Governo 80% dos consumidores afirmam que os comentários e as críticas nas redes sociais pesam na hora de comprar um produto. As empresas admitem também que usam as redes para se promover.
Angola

Angola. Consumidores processam operadora Zap

142
A Associação Angolana dos Direitos do Consumidor reprova o reajuste dos serviços por parte da operadora detida por Isabel dos Santos defendendo um aumento de "15% e não mais".
Instituto Nacional Estatística

INE. Taxa de inflação fixa-se em 0,9% em fevereiro

O Índice de Preços do Consumidor acelerou 0,4 pontos percentuais face à variação de 0,5% registada em janeiro. Estes números coincidem com as estimativas divulgas anteriormente
Espanha

Gaia. Mercadona abre supermercado a 2 de julho

O presidente da empresa anunciou ainda que abrirá mais nove supermercados ainda este ano, na "região do Porto, Aveiro e Braga". Juan Roig manifestou a intenção de expandir o negócio em Portugal.
Consumo

Macau quer proteger consumidores de novos modelos

Proposta de lei visa a proteção dos direitos e interesses do consumidor, em resposta ao desenvolvimento do território e às novas tendências sociais e económicas, prevendo regulamentação de contratos.
Consumidores

Confiança dos consumidores mantém queda

A confiança dos consumidores volta a cair em fevereiro, refletindo perspetivas negativas face à evolução económica do país. O clima económico aumentou, após ter diminuído nos três meses anteriores.
Economia

Atividade económica aumenta e consumo diminui

O indicador coincidente mensal para a atividade económica aumentou de 1,7% em dezembro para 1,8% em janeiro, já o indicador para o consumo privado caiu para 1,8%, face aos 1,9% do mês anterior.
País

Huawei é eleita Escolha do Consumidor pelo 2.º ano

Os smartphones da marca chinesa criada em 1987 foram reconhecidos pela segunda vez com um dos prémios mais relevantes em Portugal. E nós contamos-lhe porquê.
ADSE

ADSE precisa 80 mil novos beneficiários

246
O estudo identifica que o envelhecimento e o maior consumo são os "principais riscos da ADSE", é necessário alargar o universo dos beneficiários, bem como criar regras para moderar o consumo.
Calçado

Adidas quer imprimir ténis nas lojas em 10 anos

297
Quase um ano depois de abrir uma "speedfactory" que produz ténis em menos de metade do tempo, a Adidas diz querer imprimir sapatilhas diretamente nas lojas. Pode ser realidade em apenas 10 anos.
Energia

Consumo de energia aumenta em 2017 na UE

As maiores subidas no consumo de energia final registaram-se na Eslováquia, em Malta e na Polónia. Contrariamente, na Bélgica, no Reino Unido, em Itália e na Eslovénia o consumo recuou.
Consumo

Campanha ensina a ler validade dos produtos

A APED pretende pretende ajudar o consumidor a interpretar e distinguir as indicações de datas de validade/durabilidade, ajudando-o a rentabilizar o consumo dos alimentos e evitar o seu desperdício.
Marcelo Rebelo de Sousa

Promulgado diploma sobre litígios de consumo

O Presidente da República promulgou o diploma da Assembleia da República que altera o funcionamento das entidades de resolução extrajudicial de litígios de consumo.
Inflação

Índice de preços no consumidor sobe 0,4% 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente situou-se em 0,7%, quando em dezembro tinha sido de 0,6%.
União Europeia

Rendimento e consumo aumenta na zona euro e UE

No espaço da moeda única, o rendimento real das famílias por habitante aumentou 0,3% no terceiro trimestre de 2018. Na UE, cresceu 0,8% entre julho e setembro do ano passado.
Consumidores

Lamento, mas não suporto o verbo lamentar /premium

677
Não sei quem forma as pessoas dos call center, mas quem o faz devia começar por treinar os colaboradores a serem mais humanos e menos máquinas de repetição. Por questões de eficiência e saúde mental.
Banca

Novo crédito ao consumo recua 4% em novembro

Apesar dos alertas sobre o risco de sobreendividamento das famílias, os bancos concederam empréstimos ao consumo no valor de 382 milhões de euros em novembro, menos 4% do que em outubro.
Consumo

Consumidor menos confiante pode gelar a economia? /premium

Desde os recordes de maio que o índice de confiança do consumidor do INE está em rota descendente. Será este um indicador de que as pessoas não acreditam que a economia tenha muito mais a melhorar?
Consumidores

Confiança dos consumidores diminui em dezembro

O indicador de confiança dos consumidores e o clima económico diminuíram em dezembro pelo segundo mês consecutivo, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.
Eletricidade

Energia. Endesa baixa preços em média 6,3% em 2019

A Endesa, que opera no mercado liberalizado da eletricidade em Portugal há mais de 20 anos, vai descer os preços, em média, 6,3% em 2019. A empresa serve cerca de 300 mil clientes.
DECO

Energia. Galp e Goldenergy com mais queixas

As maiores razões de queixa dos portugueses são relativas a irregularidades de faturação, falta de informação e informação incorreta. Contudo, grande parte dos inquiridos permanece fiel às empresas.
Crédito

Crédito para consumo aumenta 2,5% em outubro

Em número, em outubro, foram firmados 41.799 contratos de crédito pessoal, 18.327 contratos de crédito para aquisição automóvel e 75.734 de cartões.
Consumo

Poder de compra está pior que antes da crise

7517
O poder de compra em Portugal fixou-se em 76,6% da média da União Europeia em 2017, abaixo do ano anterior (77,2%), ocupando o 16.º. lugar entre os países da zona euro.
Consumo

Consumo individual nacional abaixa da média da UE

Segundo o gabinete de estatística da União Europeia (UE), Portugal está no grupo de 13 Estados-membros com um consumo efetivo individual (CEI) situado entre a média da UE e 30% abaixo desta.
Finanças

'Fatura sem papel' pode sofrer atrasos

134
O parecer negativo da Proteção de Dados a algumas das regras no novo regime de 'fatura sem papel' pode levar a atrasos na aplicação da lei. Finanças já estão a preparar essa reformulação.
Bens de Consumo

Vendas a retalho. Portugal com 2.ª subida mensal

As vendas a retalho aumentaram, em outubro, na zona euro e na União Europeia (UE), quer face a setembro quer em termos homólogos, com Portugal a registar a segundo subida mensal (2,3%).
Instituto Nacional Estatística

Inflação homóloga desacelera para 0,9% em novembro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 0,9% em novembro, face ao período homólogo de 2017, desacelerando face à variação de 1% em outubro, revela a estimativa rápida do INE.
Consumidores

Confiança dos consumidores cai em novembro

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em novembro, retomando o movimento descendente iniciado em junho, e o indicador de clima económico recuou, após ter estabilizado no mês anterior.
Banca

Crédito ao consumo sobe 0,6% em setembro

O valor registado em setembro de 2018 é o mais baixo desde setembro de 2017, mês em que os empréstimos aos consumidores ascenderam a 552,6 milhões de euros.
Economia

Economia abranda no terceiro trimestre

A economia portuguesa cresceu 0,3% no terceiro trimestre, depois dos 0,6% do segundo trimestre. Em termos homólogos, economia cresceu 2,1%, o ritmo mais lento desde a primeira metade de 2016.
Consumo

Natal. Portugueses gastam metade do que em 2008

Os portugueses planeiam gastar uma média de 314 euros por agregado familiar com compras de Natal, menos 7,1% dos gastos estimados em 2017 e quase metade do registado em 2008, segundo a Deloitte.
Inflação

INE. Inflação desacelerou para 1% em outubro

Face ao mês de setembro, destacam-se as diminuições das taxas nos restaurantes e hotéis, bem como no lazer, recreação e cultura. Em sentido contrário, subiu a taxa do álcool.
Ryanair

Ryanair. Cobrança por check in antecipado é ilegal

A eventual cobrança pela Ryanair de 4 euros aos passageiros com voos marcados para hoje e quinta-feira que tiveram de fazer 'check in' antecipado "é ilegal", alerta a Deco.
Inovação

A energia dos millennials

A geração millennial é exigente e quer conveniência, simplicidade e rapidez. Mas estarão as empresas preparadas para responder e conquistar esta geração de consumidores? Talvez ainda falte algo.
Banco Central

Atividade económica e consumo voltam a diminuir

Segundo o Banco de Portugal (BdP), em setembro, o indicador coincidente mensal para a atividade económica manteve a trajetória descendente iniciada em outubro de 2017.
Comércio Externo

Indústria pecuária portuguesa duplica exportações

Suinicultores têm "praticamente fechado" um acordo com a China, que lhes permite começar a crescer, três anos após a maior crise, anunciou a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura.
Orçamento do Estado

O que já sabemos do OE: como vai mexer na sua vida /premium

130
A oposição chama-lhe eleitoralista, o Governo jura que o Orçamento cumpre todas as metas. Conheça as 40 medidas que já são certas na proposta que Centeno entrega esta 2ª feira.
Crédito

Crédito a famílias está em máximos de oito anos

142
O risco de repetir a crise de 2008 está a preocupar os reguladores que encontram sinais de alerta nos níveis de crédito concedidos nos primeiros oito meses do ano: há oito anos que não eram tão altos.
Economia

Confiança dos consumidores diminui há quatro meses

A confiança dos consumidores está a diminuir há quatro meses consecutivos, com as famílias mais pessimistas sobre as perspetivas de evolução do desemprego e da situação financeira do agregado familiar
Consumo

iPhone. Em Portugal não há filas, mas há curiosos

iPhone novos são sinónimo de filas. Em Portugal, mesmo com compras logo na primeira hora, o online reduz o fenómeno. Já houve quem reagisse "como se o mundo fosse acabar", mas não é como lá fora.
Consumo

Worten investe 7 milhões em Marketplace

A Worten investiu sete milhões de euros no novo negócio digital Marketplace, que vai permitir à empresa entrar em novas categorias de retalho, anunciou esta quarta-feira a empresa do grupo Sonae.
Consumo

Produção renovável abstece 54% do consumo elétrico

De acordo com os dados da REN, entre janeiro e agosto, a produção renovável abasteceu 54% do consumo, repartida pela hidroelétrica com 25%, eólica com 23%, biomassa com 5% e fotovoltaica com 1,6%.
Empresas

Mercadona vai abrir até 10 lojas em 2019

A cadeia espanhola de supermercados reformulou o seu plano inicial de expansão em Portugal e prevê agora abrir "oito a dez lojas" nos distritos do Porto, Braga e Aveiro durante o 2.º semestre de 2019.
Tecnologia

IFA. Tecnologia pode ser "indistinguível da magia"

O Observador está em Berlim, na IFA, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. De computadores portáteis a frigoríficos, no segundo dia ainda houve muito para ver. Veja a fotogaleria.
Economia

Economia cresceu 0,5% no segundo trimestre

O INE confirmou esta sexta-feira que a economia portuguesa terá crescido 0,5% no segundo trimestre, apenas mais uma décima que entre janeiro e março. Face há um ano, economia cresceu 2,3%.
Tecnologia

IFA. Huawei faz parceria com a Amazon (e Alexa)

O Observador está em Berlim, na IFA, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. De robôs e smartphones a máquinas de lavar roupa. Há de tudo. Deixamos aqui as novidades do primeiro dia.
Tecnologia

O que esperar do maior evento tecnológico europeu

É em Berlim que as empresas de eletrónica de consumo vão apresentar as novidades para o próximo ano: computadores, smartphones, eletrodomésticos, televisões e até robôs. Há de tudo.
Instituto Nacional Estatística

Confiança do consumidor baixou nos meses de verão

Depois de no segundo trimestre ter atingido o valor mais elevado de que há registo, o indicador de clima dos consumidores caiu entre junho e agosto, com todas as componentes a descerem.
Consumo

Créditos ao consumo automóvel e pessoal sobem 20%

O montante dos novos créditos ao consumo pessoal cresceu 20,9% para 267 milhões de euros e o valor dos novos empréstimos para compra de automóvel subiu 20,3% para 280 milhões de euros.
Crédito

Créditos ao consumo pessoal sobem 20%

De acordo com os dados sobre a evolução dos novos créditos aos consumidores, o montante dos novos créditos ao consumo pessoal cresceu 20,9% para 267 milhões de euros.
Japão

Economia do Japão cresce 1,9% no segundo trimestre

A economia do Japão cresceu 1,9% no segundo trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pelo consumo das famílias e investimento privado.
Instituto Nacional Estatística

Consumidores menos confiantes, mas empresas mais

Pelo segundo mês consecutivo, o índice de confiança do consumidor baixou (afastando-se dos recordes de maio). Mas os indicadores do INE para a confiança das empresas melhoraram.
Ryanair

Ryanair. Compensações podem ultrapassar 33 milhões

Há já 120 mil passageiros que afetados pela greve da Ryanair na Europa e as compensações a pagar pela companhia podem ultrapassar os 33 milhões de euros. O reembolso chega aos 600 euros por pessoa.
Drogas

Boom Festival "lamenta ser associado" a drogas

10467
Quem passar pelo Festival de Idanha-a-Nova vai poder recorrer a um serviço para saber a pureza das substâncias que está a consumir. Organização lamenta que notícias associem o evento a drogas.
Açores

Açores. Idade mínima para beber álcool aumenta

A idade mínima permitida para o consumo de bebidas alcoólicas nos Açores vai aumentar de 16 para 18 anos, de acordo com um diploma agora aprovado na Assembleia Legislativa Regional.
DECO

Sites essenciais sem livro de reclamações digital

Mais de metade dos 392 'sites' de prestadores de serviços de água, eletricidade, gás e comunicações analisados pela Deco não facultava ao consumidor o livro de reclamações eletrónico.
Crédito

Novo crédito ao consumo mantém crescimento em maio

O novo crédito ao consumo manteve o ritmo de crescimento em maio, registando uma subida homóloga de 16,3% para 667,19 milhões de euros, impulsionado por um aumento do crédito pessoal e automóvel.
Crédito

Crédito a particulares dispara 22% em maio

As empresas de crédito especializado da ASFAC concederam 873 milhões de euros em crédito em maio, valor impulsionado por um aumento de 22% do crédito a particulares – sobretudo para a compra de carro.
DECO

DECO. Frigideira de cobre é feita de alumínio

3815
A associação de defesa do consumidor testou a famosa Master Copper e descobriu que a frigideira de cobre é, afinal, feita de alumínio. A DECO vai agora ajudar os que foram lesados pelo chef Sánchez.
Consumidores

Confiança dos consumidores recua em maio

Em junho, o indicador que mede a confiança dos consumidores recuou 0,7 pontos na zona euro e 1,2 pontos na União Europeia (UE), segundo dados divulgados pela Comissão Europeia.
Macau

Ar condicionado. Macau contra uso de gravatas

114
Foi lançada esta terça-feira em Macau uma campanha para reduzir o consumo de ar condicionado. As pessoas são aconselhadas a não levar casacos e gravatas para o trabalho.
Consumidores

Galinhas felizes e tabaco americano /premium

222
Não tenha problemas em comprar o produto mais barato. A maioria das vezes, está apenas a não ceder a técnicas de marketing que têm como único fito garantir que o vendedor se apropria do seu excedente.
Consumo

Volume de vendas do retalho sobe 3,8% em 2017

Em 2017, o setor do retalho registou um desempenho positivo, com um crescimento global de 3,8% face a 2016, tendo mesmo superado o patamar de 20 mil milhões de euros de volume de vendas.
País

Créditos ao consumo aumentam 16,4% em fevereiro

O montante de novos créditos ao consumo aumentou 16,4% em fevereiro em termos homólogos, com um total de 573 milhões de euros a serem emprestados.
Energia

Produção elétrica renovável ultrapassa necessidade

O mês de março destacou-se não só pelo aumento da produção renovável, mas também por uma subida de perto de 10% do consumo elétrico face ao mesmo período do ano anterior.
Energia

Consumo de energia elétrica sobe 9,7% em março

O consumo de energia elétrica em Portugal subiu 9,7% em março, face a igual período do ano anterior, para 4.650 Gigawatt hora. Em relação ao consumo de gás natural registou-se uma redução de 19%
Instituto Nacional Estatística

Clima económica e confiança aumentam em março

O indicador de clima económico subiu dos 1,9 pontos em fevereiro para os 2,1 enquanto o indicador de confiança dos consumidores aumentou dos 1,3 pontos de para os 2,0 pontos.
Instituto Nacional Estatística

Poupança das famílias recupera para 5,4% em 2017

A taxa de poupança das famílias aumentou 5,4%. O aumento do rendimento disponível das famílias é explicado pelo aumento das remunerações e prestações sociais recebidas.
Consumo

Especialista guineense recomenda consumo de caju

O uso do caju como fonte de vitamina C foi um dos apelos feitos por Mário Mendonça, especialista guineense ligado ao setor, que lamentou a falta de consumo daquele produto.
Greve

Supermercados. Trabalhadores em greve na Páscoa

292
Os trabalhadores dos supermercados reivindicam "aumento de salários" e direito ao domingo de Páscoa como feriado nacional. A greve tem início às 00h00 e termina às 24h00 de dia 1 de abril.
DECO

Deco questiona Facebook sobre dados de portugueses

No seguimento das notícias sobre os dados pessoais que o Facebook utilizou, a Deco enviou uma carta onde pede esclarecimentos à empresa sobre os dados dos portugueses e de mais quatro países.
Crédito

Crédito aos consumidores aumenta 20% em janeiro

120
Os bancos concederam 563,357 milhões de euros de crédito aos consumidores em janeiro deste ano, mais 20,4% do que no mesmo mês de 2017.
Telecomunicações

Deco quer recuperar 60 milhões em tribunal 

A Deco quer recuperar o dinheiro cobrado ilegalmente aos clientes das operadoras Altice/Meo, NOS e NOWO, que, em 2016, aumentaram os preços dos serviços sem os avisar.
DECO

Jumbo é a cadeia com os preços mais baixos

242
Um estudo da DECO Proteste mostra que o Jumbo é a cadeia que pratica preços mais baixos em Portugal continental. Na Madeira lidera o Pingo Doce e nos Açores o Continente Modelo.
Bens de Consumo

Brinquedos na lista dos produtos mais perigosos

Os brinquedos foram os produtos com o maior número de notificações (29%) no sistema de alerta rápido para os produtos perigosos, em 2017, segundo um relatório divulgado pela Comissão Europeia.
Reportagem

Banca está mesmo a dar mais crédito? Fomos testar

Torneira voltou a abrir, mas bancos garantem que há cautela. Mesmo assim, dão créditos pessoais para ajudar com a entrada e satisfazer os clientes. Reportagem do que (realmente) se passa aos balcões.
ASAE

ASAE atrasa-se na análise das reclamações

Existe um atraso da ASAE na análise das queixas escritas nos livros de reclamações. O inspetor-geral da ASAE indicou que o problema está a ser resolvido com um reforço da equipa.
Consumidores

Reclamações dos consumidores aumentaram em 2017

Os consumidores escreveram 373.331 vezes no Livro de Reclamações em 2017. O valor regista um aumento de 15% face ao ano de 2016.
Comissão Europeia

Garantias de dois anos podem passar a um

288
A proposta da Comissão Europeia põe em causa os dois anos de garantia. A iniciativa prevê que seja o consumidor, um ano após a compra, a provar que o defeito no produto que comprou é de origem.
REN

Consumo de energia elétrica aumentou 

Devido ao frio que se fez sentir, no mês de fevereiro o consumo de energia elétrica aumentou 5,4% face ao mesmo mês do ano anterior. Segundo a REN, a evolução foi de 1,6%.
Economia

Atividade económica e consumo privado diminuem

A atividade económica e o consumo privado diminuíram em janeiro, de acordo com os indicadores coincidentes divulgados esta sexta-feira pelo banco de Portugal.
Observador Lab

A neurociência ao serviço do consumidor

“Enquanto criativo não posso criar coisas para as pessoas sem saber como funcionam”, foi com esta premissa que o Francisco voltou a estudar, desta vez uma pós graduação em Neurociência.
Consumo

Consumo de cerveja em Portugal cresceu 8% em 2017

114
O consumo de cerveja em Portugal cresceu 8% no ano passado, face a 2016, e as exportações subiram 12,6%, revelam os Cervejeiros de Portugal.
Mercados Financeiros

Governo aprova regras dos mercados financeiros

O Conselho de Ministros aprovou as novas regras dos mercados financeiros para proteger os consumidores. A proposta de lei transpõe diretivas e regulamentos da União Europeia.
DECO

Deco. Telecomunicações lideram queixas

Mais de 400 mil consumidores recorreram à Deco em 2017. Telecomunicações são o setor mais reclamado, com 42.339 queixas, a maioria por oferta de serviços não solicitados e subida ilegal de preços.
DECO

400 mil consumidores recorreram à DECO em 2017

Mais de 400 mil consumidores recorreram à DECO em 2017. As telecomunicações voltaram a ser o setor onde incidiu a maioria das reclamações.
Consumo

Consumo nacional de sardinha caiu 63% em 5 anos

O consumo nacional de sardinha caiu 63% desde 2012 e 40% nos últimos três anos. Contudo, as exportações têm vindo a aumentar, e Portugal ganha mais agora vendendo menos do que há cinco anos.
DECO

Deco. Quatro queixas por dia sobre comércio online

Ao longo de 2017, foram 1.642 as reclamações sobre compras feita pela internet recebidas pela Deco, numa média de quatro queixas por dia. No Portal da Queixa o número é bem mais dilatado: 8.538.
Economia

Atividade económica e consumo privado diminuem

Em dezembro de 2017, a atividade económica diminuiu ligeiramente pelo terceiro mês consecutivo, após a trajetória ascendente observada entre o terceiro trimestre de 2016 e de 2017.
Vendas

Venda de carros em Portugal sobe 7,1% em 2017

A venda de carros em Portugal subiu 7,1% em 2017 e superou o crescimento na União Europeia. No lado oposto, as maiores quedas nas vendas de carros são no Reino Unido, na Dinamarca e na Finlândia.
Crédito

Crédito ao consumo atinge máximo de cinco anos

Os novos créditos ao consumo atingiram no passado mês de novembro o valor máximo em cinco anos. Foram emprestados quase 655 milhões de euros. Crédito automóvel é o mais alto desde 2012.
Preços

Preços dos alimentos subiram em 2017

Os preços dos alimentos aumentaram 8,2% em 2017 no mundo inteiro. Os produtos lácteos foram os que mais subiram.
China

Inflação fixou-se em 1,6% em 2017

O Índice de Preços ao Consumidor subiu 1,6% na China no ano passado. Os preços dos produtos e dos serviços de saúde subiram 6,6% em dezembro face ao mesmo mês de 2016.
DECO

EDP. Renda do contador pode custar até mais 35% 

910
EDP Comercial informou que aumentos no preço da luz não vão ultrapassar 2,5% em 2018. Já os custos diários associados aos contadores têm outras contas: podem aumentar até 35%, avisa a Deco.
Estados Unidos da América

EUA. Confiança dos consumidores desce em dezembro

A média dos analistas consultados pela agência de informação financeira Bloomberg esperava que este indicador se situasse nos 128 pontos no último mês deste ano.
Consumo

Energia. Mulher recebe fatura de 284 mil milhões

552
Cliente que recebeu a fatura exorbitante chegou a pensar que alguma coisa tinha corrido mal com as iluminações de Natal que tinha montado em casa.
Preços

Prepare a carteira. 10 coisas mais caras em 2018

533
Banco de Portugal, Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Ministério das Finanças esperam uma inflação perto de 1,5% em 2018. Saiba o que mais irá pesar no seu orçamento no próximo ano.
Água

Um mecanismo sem preço

360
Em vez de sugerir que preços mais flexíveis atuem como desincentivo ao desperdício quando a água rareia, um grupo de juristas pretende que passemos a denunciar os abusos no consumo dos nossos vizinhos
Angola

Luanda. Quilo de bacalhau atinge 30 euros

119
O bacalhau continua a marcar presença nas mesas angolanas no Natal, mas o preço, em que um quilograma chega a custar mais de 30 euros, está a afastar muitos clientes.
Alimentação

Consumo de bacalhau recua 3,4% até outubro

Os portugueses consumiram 33.596 toneladas de bacalhau até outubro, menos 3,4% do que em 2016, mas prevê-se que em dezembro sejam consumidos um milhão de quilogramas.
Crédito

Crédito automóvel sobe quase 30%

Os novos créditos ao consumo automóvel cresceram 29,1%, num total de 255 milhões de euros. O crédito pessoal aumentou 15% e o dos cartões de crédito 11,9%.
Apple

O novo iMac de 5.600 euros, no mínimo

242
O computador mais potente de sempre da Apple, com um valor mínimo de 5.600 euros, já está à venda. Com todos os acessórios e extras, pode ficar a mais de 16 mil euros.
Álcool

Os copos de vinho estão sete vezes maiores

367
Um estudo mostra que os copos de vinho que utilizamos hoje são sete vezes maiores do que eram antigamente. Será que este facto influencia o aumento do consumo de álcool ao longo dos anos?
Natal

Em defesa do consumismo

126
Recomendo que ameacem os moralistas de algibeira de ficarem sem presentes de Natal se continuarem a maçar. Pelo menos enquanto não criarem as ovelhas cuja lã processarão para tricotar toda a sua roupa
Consumidores

O cliente é parvo e nunca tem razão

4349
Existe um sem número de empresas que nos fazem pagar valores inconcebíveis por bens e serviços, usurpam-nos o dinheiro, põem-nos de castigo ou desprezam-nos mesmo quando foram elas que se portaram mal
Consumo

Cada português comeu 2 quilos de chocolate em 2017

1377
O consumo per capita de chocolate em Portugal era de 1,5 quilograma (kg)/ano há cinco anos e deverá rondar os dois quilos no final deste ano, de acordo com associação do sector.
Consumo

El Corte Inglés retira chocolates de calendário

158
Deco anunciou que o chocolate do calendário de Natal do El Corte Inglés deve ser evitado por alegadamente conter substâncias potencialmente perigosas.
A página está a demorar muito tempo.