Consumo

Energia

Consumo. Electricidade recua e gás natural aumenta

O consumo de electricidade registou um decréscimo de 3% enquanto o gás natural amentou 17,3% no mês de abril. A REN apontou "condições hidrológicas muito desfavoráveis" como causa destes números.
Cultura

Um passeio na História de Portugal 

411
Não há marca como esta, que cruza a sua história com a de todos nós. Acompanhe esta viagem no tempo e faça um brinde ao passado, ao presente e ao futuro!
Álcool

Aumenta o consumo de álcool entre as mulheres

240
Além das mulheres, também entre os jovens e na faixa etária acima dos 45 anos cresce o consumo de álcool, disse o subdiretor do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.
Consumidores

DECO chumba cadeira de bebé da Chicco

662
A associação de defesa do consumidor testou e reprovou o novo modelo para cadeiras de bebé da Chicco, que custa 259,90 euros. A marca já se comprometeu a corrigir o problema de segurança.
Direitos de Autor

Deco contra nova diretiva de direitos de autor

A associação afirma que a nova lei "é um risco", que cria "incertezas jurídicas (...) preocupantes" que "podem alterar a forma como utilizamos a Internet e nos relacionamos online".
Banco de Portugal

Atividade económica aumenta e consumo diminui

A atividade económica aumentou em fevereiro pelo terceiro mês consecutivo para 2,1% e o indicador para o consumo privado caiu 1,7%, revelou esta sexta-feira o Banco de Portugal.
Consumo

Consumidores valorizam críticas nas redes sociais

O estudo do Governo 80% dos consumidores afirmam que os comentários e as críticas nas redes sociais pesam na hora de comprar um produto. As empresas admitem também que usam as redes para se promover.
Angola

Angola. Consumidores processam operadora Zap

142
A Associação Angolana dos Direitos do Consumidor reprova o reajuste dos serviços por parte da operadora detida por Isabel dos Santos defendendo um aumento de "15% e não mais".
Instituto Nacional Estatística

INE. Taxa de inflação fixa-se em 0,9% em fevereiro

O Índice de Preços do Consumidor acelerou 0,4 pontos percentuais face à variação de 0,5% registada em janeiro. Estes números coincidem com as estimativas divulgas anteriormente
Espanha

Gaia. Mercadona abre supermercado a 2 de julho

O presidente da empresa anunciou ainda que abrirá mais nove supermercados ainda este ano, na "região do Porto, Aveiro e Braga". Juan Roig manifestou a intenção de expandir o negócio em Portugal.
Consumo

Macau quer proteger consumidores de novos modelos

Proposta de lei visa a proteção dos direitos e interesses do consumidor, em resposta ao desenvolvimento do território e às novas tendências sociais e económicas, prevendo regulamentação de contratos.
Consumidores

Confiança dos consumidores mantém queda

A confiança dos consumidores volta a cair em fevereiro, refletindo perspetivas negativas face à evolução económica do país. O clima económico aumentou, após ter diminuído nos três meses anteriores.
Economia

Atividade económica aumenta e consumo diminui

O indicador coincidente mensal para a atividade económica aumentou de 1,7% em dezembro para 1,8% em janeiro, já o indicador para o consumo privado caiu para 1,8%, face aos 1,9% do mês anterior.
País

Huawei é eleita Escolha do Consumidor pelo 2.º ano

Os smartphones da marca chinesa criada em 1987 foram reconhecidos pela segunda vez com um dos prémios mais relevantes em Portugal. E nós contamos-lhe porquê.
ADSE

ADSE precisa 80 mil novos beneficiários

246
O estudo identifica que o envelhecimento e o maior consumo são os "principais riscos da ADSE", é necessário alargar o universo dos beneficiários, bem como criar regras para moderar o consumo.
Calçado

Adidas quer imprimir ténis nas lojas em 10 anos

297
Quase um ano depois de abrir uma "speedfactory" que produz ténis em menos de metade do tempo, a Adidas diz querer imprimir sapatilhas diretamente nas lojas. Pode ser realidade em apenas 10 anos.
Energia

Consumo de energia aumenta em 2017 na UE

As maiores subidas no consumo de energia final registaram-se na Eslováquia, em Malta e na Polónia. Contrariamente, na Bélgica, no Reino Unido, em Itália e na Eslovénia o consumo recuou.
Consumo

Campanha ensina a ler validade dos produtos

A APED pretende pretende ajudar o consumidor a interpretar e distinguir as indicações de datas de validade/durabilidade, ajudando-o a rentabilizar o consumo dos alimentos e evitar o seu desperdício.
Marcelo Rebelo de Sousa

Promulgado diploma sobre litígios de consumo

O Presidente da República promulgou o diploma da Assembleia da República que altera o funcionamento das entidades de resolução extrajudicial de litígios de consumo.
Inflação

Índice de preços no consumidor sobe 0,4% 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente situou-se em 0,7%, quando em dezembro tinha sido de 0,6%.
União Europeia

Rendimento e consumo aumenta na zona euro e UE

No espaço da moeda única, o rendimento real das famílias por habitante aumentou 0,3% no terceiro trimestre de 2018. Na UE, cresceu 0,8% entre julho e setembro do ano passado.
Consumidores

Lamento, mas não suporto o verbo lamentar /premium

677
Não sei quem forma as pessoas dos call center, mas quem o faz devia começar por treinar os colaboradores a serem mais humanos e menos máquinas de repetição. Por questões de eficiência e saúde mental.
Banca

Novo crédito ao consumo recua 4% em novembro

Apesar dos alertas sobre o risco de sobreendividamento das famílias, os bancos concederam empréstimos ao consumo no valor de 382 milhões de euros em novembro, menos 4% do que em outubro.
Consumo

Consumidor menos confiante pode gelar a economia? /premium

Desde os recordes de maio que o índice de confiança do consumidor do INE está em rota descendente. Será este um indicador de que as pessoas não acreditam que a economia tenha muito mais a melhorar?
Consumidores

Confiança dos consumidores diminui em dezembro

O indicador de confiança dos consumidores e o clima económico diminuíram em dezembro pelo segundo mês consecutivo, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.
Eletricidade

Energia. Endesa baixa preços em média 6,3% em 2019

A Endesa, que opera no mercado liberalizado da eletricidade em Portugal há mais de 20 anos, vai descer os preços, em média, 6,3% em 2019. A empresa serve cerca de 300 mil clientes.
DECO

Energia. Galp e Goldenergy com mais queixas

As maiores razões de queixa dos portugueses são relativas a irregularidades de faturação, falta de informação e informação incorreta. Contudo, grande parte dos inquiridos permanece fiel às empresas.
Crédito

Crédito para consumo aumenta 2,5% em outubro

Em número, em outubro, foram firmados 41.799 contratos de crédito pessoal, 18.327 contratos de crédito para aquisição automóvel e 75.734 de cartões.
Consumo

Poder de compra está pior que antes da crise

7.517
O poder de compra em Portugal fixou-se em 76,6% da média da União Europeia em 2017, abaixo do ano anterior (77,2%), ocupando o 16.º. lugar entre os países da zona euro.
Consumo

Consumo individual nacional abaixa da média da UE

Segundo o gabinete de estatística da União Europeia (UE), Portugal está no grupo de 13 Estados-membros com um consumo efetivo individual (CEI) situado entre a média da UE e 30% abaixo desta.
Finanças

'Fatura sem papel' pode sofrer atrasos

134
O parecer negativo da Proteção de Dados a algumas das regras no novo regime de 'fatura sem papel' pode levar a atrasos na aplicação da lei. Finanças já estão a preparar essa reformulação.
Bens de Consumo

Vendas a retalho. Portugal com 2.ª subida mensal

As vendas a retalho aumentaram, em outubro, na zona euro e na União Europeia (UE), quer face a setembro quer em termos homólogos, com Portugal a registar a segundo subida mensal (2,3%).
Instituto Nacional Estatística

Inflação homóloga desacelera para 0,9% em novembro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 0,9% em novembro, face ao período homólogo de 2017, desacelerando face à variação de 1% em outubro, revela a estimativa rápida do INE.
Consumidores

Confiança dos consumidores cai em novembro

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em novembro, retomando o movimento descendente iniciado em junho, e o indicador de clima económico recuou, após ter estabilizado no mês anterior.
Banca

Crédito ao consumo sobe 0,6% em setembro

O valor registado em setembro de 2018 é o mais baixo desde setembro de 2017, mês em que os empréstimos aos consumidores ascenderam a 552,6 milhões de euros.
Economia

Economia abranda no terceiro trimestre

A economia portuguesa cresceu 0,3% no terceiro trimestre, depois dos 0,6% do segundo trimestre. Em termos homólogos, economia cresceu 2,1%, o ritmo mais lento desde a primeira metade de 2016.
Consumo

Natal. Portugueses gastam metade do que em 2008

Os portugueses planeiam gastar uma média de 314 euros por agregado familiar com compras de Natal, menos 7,1% dos gastos estimados em 2017 e quase metade do registado em 2008, segundo a Deloitte.
Inflação

INE. Inflação desacelerou para 1% em outubro

Face ao mês de setembro, destacam-se as diminuições das taxas nos restaurantes e hotéis, bem como no lazer, recreação e cultura. Em sentido contrário, subiu a taxa do álcool.
Ryanair

Ryanair. Cobrança por check in antecipado é ilegal

A eventual cobrança pela Ryanair de 4 euros aos passageiros com voos marcados para hoje e quinta-feira que tiveram de fazer 'check in' antecipado "é ilegal", alerta a Deco.
Inovação

A energia dos millennials

A geração millennial é exigente e quer conveniência, simplicidade e rapidez. Mas estarão as empresas preparadas para responder e conquistar esta geração de consumidores? Talvez ainda falte algo.
Banco Central

Atividade económica e consumo voltam a diminuir

Segundo o Banco de Portugal (BdP), em setembro, o indicador coincidente mensal para a atividade económica manteve a trajetória descendente iniciada em outubro de 2017.
Comércio Externo

Indústria pecuária portuguesa duplica exportações

Suinicultores têm "praticamente fechado" um acordo com a China, que lhes permite começar a crescer, três anos após a maior crise, anunciou a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura.
Orçamento do Estado

O que já sabemos do OE: como vai mexer na sua vida /premium

130
A oposição chama-lhe eleitoralista, o Governo jura que o Orçamento cumpre todas as metas. Conheça as 40 medidas que já são certas na proposta que Centeno entrega esta 2ª feira.
Crédito

Crédito a famílias está em máximos de oito anos

142
O risco de repetir a crise de 2008 está a preocupar os reguladores que encontram sinais de alerta nos níveis de crédito concedidos nos primeiros oito meses do ano: há oito anos que não eram tão altos.
Economia

Confiança dos consumidores diminui há quatro meses

A confiança dos consumidores está a diminuir há quatro meses consecutivos, com as famílias mais pessimistas sobre as perspetivas de evolução do desemprego e da situação financeira do agregado familiar
Consumo

iPhone. Em Portugal não há filas, mas há curiosos

iPhone novos são sinónimo de filas. Em Portugal, mesmo com compras logo na primeira hora, o online reduz o fenómeno. Já houve quem reagisse "como se o mundo fosse acabar", mas não é como lá fora.
Consumo

Worten investe 7 milhões em Marketplace

A Worten investiu sete milhões de euros no novo negócio digital Marketplace, que vai permitir à empresa entrar em novas categorias de retalho, anunciou esta quarta-feira a empresa do grupo Sonae.
Consumo

Produção renovável abstece 54% do consumo elétrico

De acordo com os dados da REN, entre janeiro e agosto, a produção renovável abasteceu 54% do consumo, repartida pela hidroelétrica com 25%, eólica com 23%, biomassa com 5% e fotovoltaica com 1,6%.
Empresas

Mercadona vai abrir até 10 lojas em 2019

A cadeia espanhola de supermercados reformulou o seu plano inicial de expansão em Portugal e prevê agora abrir "oito a dez lojas" nos distritos do Porto, Braga e Aveiro durante o 2.º semestre de 2019.
Tecnologia

IFA. Tecnologia pode ser "indistinguível da magia"

O Observador está em Berlim, na IFA, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. De computadores portáteis a frigoríficos, no segundo dia ainda houve muito para ver. Veja a fotogaleria.
Economia

Economia cresceu 0,5% no segundo trimestre

O INE confirmou esta sexta-feira que a economia portuguesa terá crescido 0,5% no segundo trimestre, apenas mais uma décima que entre janeiro e março. Face há um ano, economia cresceu 2,3%.
Tecnologia

IFA. Huawei faz parceria com a Amazon (e Alexa)

O Observador está em Berlim, na IFA, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. De robôs e smartphones a máquinas de lavar roupa. Há de tudo. Deixamos aqui as novidades do primeiro dia.
Tecnologia

O que esperar do maior evento tecnológico europeu

É em Berlim que as empresas de eletrónica de consumo vão apresentar as novidades para o próximo ano: computadores, smartphones, eletrodomésticos, televisões e até robôs. Há de tudo.
Instituto Nacional Estatística

Confiança do consumidor baixou nos meses de verão

Depois de no segundo trimestre ter atingido o valor mais elevado de que há registo, o indicador de clima dos consumidores caiu entre junho e agosto, com todas as componentes a descerem.
Consumo

Créditos ao consumo automóvel e pessoal sobem 20%

O montante dos novos créditos ao consumo pessoal cresceu 20,9% para 267 milhões de euros e o valor dos novos empréstimos para compra de automóvel subiu 20,3% para 280 milhões de euros.
Crédito

Créditos ao consumo pessoal sobem 20%

De acordo com os dados sobre a evolução dos novos créditos aos consumidores, o montante dos novos créditos ao consumo pessoal cresceu 20,9% para 267 milhões de euros.
Japão

Economia do Japão cresce 1,9% no segundo trimestre

A economia do Japão cresceu 1,9% no segundo trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pelo consumo das famílias e investimento privado.
Instituto Nacional Estatística

Consumidores menos confiantes, mas empresas mais

Pelo segundo mês consecutivo, o índice de confiança do consumidor baixou (afastando-se dos recordes de maio). Mas os indicadores do INE para a confiança das empresas melhoraram.
Ryanair

Ryanair. Compensações podem ultrapassar 33 milhões

Há já 120 mil passageiros que afetados pela greve da Ryanair na Europa e as compensações a pagar pela companhia podem ultrapassar os 33 milhões de euros. O reembolso chega aos 600 euros por pessoa.
Drogas

Boom Festival "lamenta ser associado" a drogas

10.467
Quem passar pelo Festival de Idanha-a-Nova vai poder recorrer a um serviço para saber a pureza das substâncias que está a consumir. Organização lamenta que notícias associem o evento a drogas.
Açores

Açores. Idade mínima para beber álcool aumenta

A idade mínima permitida para o consumo de bebidas alcoólicas nos Açores vai aumentar de 16 para 18 anos, de acordo com um diploma agora aprovado na Assembleia Legislativa Regional.
DECO

Sites essenciais sem livro de reclamações digital

Mais de metade dos 392 'sites' de prestadores de serviços de água, eletricidade, gás e comunicações analisados pela Deco não facultava ao consumidor o livro de reclamações eletrónico.
Crédito

Novo crédito ao consumo mantém crescimento em maio

O novo crédito ao consumo manteve o ritmo de crescimento em maio, registando uma subida homóloga de 16,3% para 667,19 milhões de euros, impulsionado por um aumento do crédito pessoal e automóvel.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)