Contas Públicas
Crescimento Económico

PIB. Bruxelas mais otimista do que Governo em 2019

Comissão revê em alta crescimento português para 2019, mas otimismo não tem seguimento em 2020. Moscovici elogia Portugal, mas prefere prudência no próximo ano. Metas de défice alinhadas com Governo.
Municípios

Autarquias nunca cobraram tantos impostos

370
As câmaras municipais arrecadaram, em 2018, 3.470,2 milhões de euros em impostos e taxas. O valor é o mais elevado de sempre. Receitas fiscais representam principal fonte de rendimento de autarquias.
Contas Públicas

Portugal cresce mais. Porquê agora? E o que muda? /premium

492
Portugal cresceu mais do que se sabia. Governo vê uma "transformação da economia" que lhe é favorável. Dados vêm baralhar a campanha política. Data de divulgação estava prevista desde junho, diz INE.
Impostos

Carga fiscal mantém-se como a mais alta de sempre

Carga fiscal de 2018 foi esta revista em baixa em cinco décimas, para 34,9% do PIB. Apesar da revisão em baixa, o valor estimado agora para 2018, continua a ser o mais elevado desde pelo menos 1995.
Défice Público

Centeno destaca "revolução" na economia portuguesa

205
INE revê números do PIB desde 2016. Ministro das Finanças fez a análise e diz que a economia portuguesa mudou desde 2014.
Finanças Públicas

Défice. Meta pode ser superada, dizem economistas

Os economistas ouvidos pela Lusa consideram que a meta do défice de 0,2% este ano será cumprida ou superada, e que o saldo orçamental até julho, será ligeiramente negativo ou já positivo.
Novo Banco

Novo Banco atira défice para 0,8% do PIB

O défice orçamental atingiu 0,8% do PIB no primeiro semestre devido à recapitalização do Novo Banco, ficando aquém da meta definida pelo Governo para o conjunto do ano, de 0,2%, estima a UTAO.
Contas Públicas

Os principais recados do FMI a Portugal

623
Missão do FMI pede ao Governo esforço adicional de 2 mil milhões de euros para controlar contas e cuidado na despesa salarial no Estado. Conheça em detalhe as posições do FMI
Professores

Professores. Não é justo pagar hoje nem no futuro

2148
Disseram-nos que não se podia pagar aos professores porque não havia dinheiro. É verdade mas não é o mais importante. Este nunca foi um problema de dinheiro, foi sempre um problema de escolhas.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa reduziu passivo para 904 milhões de euros

A Câmara Municipal de Lisboa terminou 2018 com um passivo de 904 milhões de euros, menos 162 milhões do que em 2017, anunciou o vice-presidente da autarquia.
Contas Públicas

DGO divulga síntese de execução orçamental 

Os números são apresentados em contabilidade pública, ou seja, têm em conta o registo da entrada e saída de fluxos de caixa.
Défice

Estado com défice de 624 milhões até novembro

654
Défice orçamental em contas públicas totalizou 624 milhões de euros até novembro. Pagamento na totalidade do subsídio de Natal à Função Pública no mês passado pôs as contas no vermelho.
Contas Públicas

DGO divulga síntese orçamental

Segundo o último relatório da Direção-Geral do Orçamento, as administrações públicas registaram um excedente em contas públicas de 1,3 mil milhões de euros no terceiro trimestre.
Orçamento do Estado

Teodora Cardoso. Não há uma anomalia no orçamento

A presidente do Conselho das Finanças Públicas desvalorizou as divergências encontradas pela UTAO no valor do défice e diz que não só tem sido a prática, como o valor é o habitual.
Orçamento do Estado

Governo promete mais 3.934 milhões. Irá gastá-los?

152
O Governo quer gastar mais quase 4000 milhões com os programas orçamentais em 2019, da saúde à educação, mas no mesmo documento estima que vá gastar menos 1100 milhões que o previsto em 2018.
Finanças

Finanças alertam para "pressão" sobre contas 

"As alternativas serão entre concentrar esse esforço nos salários mais baixos ou numa medida que abranja todos os trabalhadores e que tenha o mesmo esforço orçamental", disse o ministério.
Défice

Défice caiu para 576 milhões de euros até agosto

O défice orçamental reduziu-se em 1.424 milhões de euros face ao mesmo mês de 2017. Dados das Finanças surgem antes da divulgação da Síntese de Execução Orçamental.
Contas Públicas

Centeno aos "cativos do passado": atualizem dados 

Governo aproveitou os números revistos de 2016 e 2017 para lançar recados. Diz que o PIB cresceu mais em 2016 do que no último ano de Passos e que as cativações não travam o investimento público.
Défice

Défice nos 1,9% do PIB no primeiro semestre do ano

Os número do INE indicam que o défice está acima da meta estimada pelo Governo para o conjunto do ano, que é de 0,7%
Dívida Pública

Despesa com juros da dívida pública cresceu 3,8%

A dívida pública situou-se em 125,8% do PIB no final do segundo trimestre, uma descida de seis pontos percentuais. Mas a despesa com juros da dívida cresceu 3,8%, acima da meta inscrita no OE.
Dívida Pública

Mil milhões em dívida com juros mais negativos

Portugal colocou mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a taxas de juro médias negativas, a descerem ligeiramente nos 11 meses e mais baixas nos 3 meses em relação aos anteriores leilões.
Financiamento dos Partidos

PSD recebeu 14 vezes mais donativos num ano

Num total de 1,2 milhões de euros em donativos recebidos pelos cinco partidos mais votados, o PSD foi o que mais recebeu no último ano. Um valor que tende a aumentar em anos eleitorais.
Orçamento do Estado

Défice agrava-se em 165 milhões de euros até abril

229
Ministério das Finanças diz que o agravamento deve-se a fatores de calendário, como é o caso do reembolso de impostos como o IRS e IVA que estarão a ser pagos mais cedo este ano.
Execução Orçamental

Execução orçamental: 1.º trimestre bem de saúde /premium

As receitas públicas e contribuições sociais continuam a crescer, a dívidas não financeira dos hospitais EPE diminuiu e as despesas com pessoal estão controladas para já.
Mário Centeno

"Temos de estar disponíveis" para ajudar Montepio

472
Ministro das Finanças assume que Novo Banco pode precisar de nova injeção de capital e que o Montepio pode exigir o apoio do Estado. Reforma da supervisão financeira? "A trabalhar nisso ativamente."
Contas Públicas

Centeno: "Não vamos colocar em risco" o conseguido

151
Ministro das Finanças diz que "não há nada mais positivo para os portugueses do que a colossal redução dos juros" da dívida e contesta ideia de ter esmagado serviços públicos com corte na despesa.
PCP

PCP. Governo está a ser "mais papista que o Papa"

Jerónimo de Sousa acusou hoje o Governo de ser "mais papista que o papa" no cumprimento do défice e instou-o a aproveitar a situação orçamental para resolver os problemas urgentes do povo e do país.
Execução Orçamental

Contas cada vez mais equilibradas. E agora?

126
Com o défice cada vez mais equilibrado, o Governo tem pela frente problemas estruturais que têm sido adiados, como a dívida dos hospitais e a falta de investimento.
Serviço Nacional de Saúde

Auditoria revela dívida omitida em contas da saúde

114
Inspeção Geral de Finanças auditou contas das administrações regionais de saúde de 2016. Encontrou dívida subavaliada de 183 milhões de euros omitida no reporte às Finanças e sistemas não fiáveis.
Execução Orçamental

Execução orçamental divulgada esta quarta-feira

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta quarta-feira a execução orçamental em contas públicas até ao mês de novembro. O Governo estima que o défice fique abaixo de 1,4% do PIB.
Contas Públicas

Pensões e clima são maiores riscos para o Estado

“As boas notícias quanto ao 'rating' da dívida pública não devem ser confundidas com a dívida a descer”, avisou Vítor Caldeira, o presidente do Tribunal de Contas.
Execução Orçamental

Execução orçamental até outubro divulgada

A execução orçamenta em contas públicas até outubro foi divulgada pela Direção-Geral do Orçamento. O Governo estima reduzir o défice para 1,4% do PIB este ano.
Contas Públicas

Governo estima reduzir défice para 1,4% do PIB

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta quinta-feira síntese da execução orçamental em contas públicas até setembro, governo estima reduzir o défice para 1,4% do Produto Interno Bruto este ano.
Timor-Leste

Governo timorense quer avançar na reforma fiscal

O governo de Timor-Leste quer avançar na reforma fiscal para alcançar a sustentabilidade das contas públicas. O Parlamento Nacional agendou esta semana para debater o Programa do Governo.
Orçamento do Estado

Tudo o que já se sabe - e o que ainda falta saber

133
Mais dois escalões no IRS, um novo mínimo de existência, um aumento extraordinário das pensões, a economia a crescer... as novidades do Orçamento para o próximo ano que é conhecido esta sexta-feira.
Orçamento do Estado

Orçamento deixa fatura de mil milhões para 2020

2335
Alívio do IRS de quase 400 milhões só se fará sentir em pleno nas contas públicas em 2019. Custo das progressões só deverá refletir-se por completo no primeiro orçamento do próximo Governo.
Execução Orçamental

Execução orçamental conhecida esta segunda

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta segunda-feira a síntese da execução orçamental em contas públicas até agosto.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa deve levar défice de 2017 para mais de 3%

236
"Negócios" cita "apreciação preliminar" do Eurostat, ainda não definitiva, que aponta no sentido de toda a injeção pública na Caixa Geral de Depósitos contar para o défice deste ano.
Contas Públicas

O caso do estatístico grego

567
O homem que calculou o verdeiro défice público grego foi condenado a dois anos de pena suspensa. Um caso revelador das fragilidades da construção europeia. A independência passa a exigir heróis.
Orçamento do Estado

OE.Costa não quer dar "passo maior do que a perna"

187
Primeiro-ministro defende que a proposta de Orçamento para 2018 será de "progresso sustentável", mas com gestão "prudente", recusando a perspetiva de dar "passo maior do que a perna".
Execução Orçamental

DGO divulga execução orçamental até julho

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta segunda-feira a síntese da execução orçamental em contas públicas até julho.
Contas Públicas

Divulgada execução orçamental até junho

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta terça-feira a síntese de execução orçamental em contas públicas até junho. A estimativa do Governo aponta para uma redução do défice para os 1,5% do PIB.
Descentralização

A reforma do estado

103
Não tenho grandes dúvidas que se as escolas que dependem do Ministério da Educação não tivessem tal dependência, seriam tão boas como as escolas de propriedade privada em todos os parâmetros possíveis
Tribunal de Contas

Transparência das contas do Estado comprometida

122
O Tribunal de Contas considera que o rigor e a transparência das contas do Estado continuam comprometidos, subsistindo situações de desrespeito pelos princípios orçamentais.
Tribunal Constitucional

PS, Bloco e PAN com contas positivas em 2016

Só o PS, o Bloco de Esquerda e o PAN é que apresentaram resultados positivos nas contas partidárias em 2016. Os dados foram divulgados esta quinta-feira no site do Tribunal Constitucional.
Contas Públicas

Schäuble: quem nos avisa nosso amigo é

2912
Queremos tanto crer que o problema financeiro se resolveu com a reposição de salários da função pública que nem queremos ouvir os mensageiros. Schäuble sabe o que diz. Estamos muito dependentes do BCE
Conselho das Finanças Públicas

Défice baixou à custa de "medidas insustentáveis"

2064
Os mercados não estão a premiar o Governo pelo défice baixo, mantendo os juros em alta, porque o resultado não foi conseguido com medidas sustentáveis mas, sim, efeitos especiais como o perdão fiscal.
Contas Públicas

Saiba quanto custou o Natal às autarquias

400
Jantares de Natal solidários, cabazes, árvores gigantes, pistas de gelo, cartões-presente e muitas, muitas luzes. Fomos descobrir qual foi o preço do Natal em várias cidades.
Mercados Financeiros

Juros da dívida entram na "zona de perigo" da DBRS

1402
Juros voltaram a superar a fasquia dos 3,5%, reentrando no intervalo em que o nível de preocupação da agência DBRS aumenta. A partir dos 4%, agência já disse que ficará desconfortável com o "rating".
Orçamento do Estado

Défice diminui 81 milhões de euros até agosto

584
Ministério das Finanças avança que o défice orçamental até ao mês de agosto estará 81 milhões de euros abaixo do que se verificava no ano passado. Receita fiscal terá estabilizado.
António Costa

Já vimos este filme. E não acabou bem

3588
De repente o "optimista irritante" passou a pessimista envergonhado. O que não deveria surpreender quem conhece os alçapões que se podem esconder por trás do discurso da "execução orçamental exemplar"
Contas Públicas

Doadores de Moçambique reúnem-se nos próximos dias

O grupo de doadores internacionais do Orçamento do Estado moçambicano vai reunir-se nos próximos dias para avaliar as revelações de dívidas garantidas pelo Estado e fora das contas públicas.
Sistema Financeiro

O ajuste de contas

Sem confiança no Estado e nas suas contas, sem confiança no sistema financeiro e nos seus balanços, sem confiança na contabilidade das empresas, não haverá recuperação económica ou aumento do emprego.
Orçamento do Estado

Marcelo e Costa: “O Sr. Feliz e o Sr. Contente”

1116
Peço desculpa por relembrar a realidade quando seria suposto andarmos todos entusiasmados. Os últimos números mostram as contas públicas a piorar. E que a dívida privada é ainda maior do que a pública
Défice Público

INE adia comunicação do défice a Bruxelas

INE adiou para 31 de março a primeira notificação do défice de 2015 por não estar disponível toda a informação. Adiamento deve-se à finalização com o Banco de Portugal de dados da dívida pública.
Swaps

Swaps. Estado vai recorrer da decisão do Tribunal

122
Empresas públicas vão recorrer da decisão do Tribunal de Londres que declarou válidos os swaps contratados com o Santander Totta. Governo já confirmou decisão e diz que há swaps com juros de 70%
Banco de Portugal

Portugal com excedente de 3.000 milhões

As contas externas portuguesas registaram um excedente de 3.066 milhões de euros em 2015, superior em quase 300 milhões de euros ao saldo positivo verificado em 2014.
Orçamento do Estado

Défice cai 2,5 mil milhões à custa de mais receita

Défice orçamental em contabilidade pública caiu mais de 2,5 mil milhões de euros entre 2014 e 2015. Quase 74% desta redução vem do aumento da receita com impostos.
Orçamento do Estado

Orçamento. Agradar a gregos, cortar como troikanos

599
Costa tem de manter promessas à esquerda (de menos austeridade) para manter o apoio na AR. Mas Bruxelas quer mais cortes. Como se faz a quadratura do círculo com tudo o que está previsto?
2015-2016

Sete desafios (ou dores de cabeça) para Centeno

103
O ano vai começar com muito trabalho de casa atrasado, mas nem por isso os restantes problemas esperarão sentados. Mário Centeno e a sua equipa terão as mãos cheias nos próximos meses.
Orçamento do Estado

Défice cai 13 milhões de euros em novembro

Em mês de mudança de Governos, o défice caiu 12,7 milhões de euros à custa da receita. Entre os quase 73 mil milhões de euros de despesa, a redução até agora é de pouco mais de 300 milhões de euros.
Banif

Fatura com o Banif pode chegar a 3,8 mil milhões

142
Fatura com o Banif é, para já, de 2,6 mil milhões de euros, mas este valor pode chegar a 3,8 mil milhões. BCE recusou solução como no Novo Banco. Governo quis salvar 2 mil milhões em depósitos.
Banif

Governo pede mais 2.255 milhões no retificativo

949
O Parlamento já recebeu o Retificativo. O Governo pede mais 2.255 milhões de euros para a resolução do Banif e, ainda, o aumento do limite de garantias de mais 750 milhões de euros.
Banif

Quanto é que custa o Banif aos contribuintes?

302
Ainda há muito por esclarecer mas pelo menos 825 milhões dos 1,1 mil milhões de euros injetados em 2013 já estarão perdidos. No mínimo, Estado pode vir a perder mais de 2,4 mil milhões de euros.
Comissão Europeia

Bruxelas pede mais reformas a Portugal

579
Portugal volta a estar sujeito a vigilância apertada da Comissão devido aos elevados níveis de endividamento e desemprego, por isso Bruxelas pede mais reformas. Consolidação orçamental vai abrandar.
Orçamento do Estado

Devolução de sobretaxa desaparece com queda do IRS

Se o ano terminasse agora, não haveria lugar a qualquer crédito fiscal devido ao pagamento da sobretaxa. IRS e IVA tinham de estar a crescer mais que 3,7%, mas só cresceram 3,5% até outubro.
Orçamento do Estado

Défice sobe mais de 1,6 mil milhões em outubro

1134
O défice cresceu 1.661 mil milhões de euros de setembro para outubro, mas ainda está a cair face aos primeiros dez meses do ano passado. Melhoria no défice é toda à custa da receita.
Crise dos Refugiados

Refugiados estimulam economia e contas públicas

Há custos orçamentais no curto prazo nos países que recebem mais pessoas a procurar asilo, mas a sua integração no mercado de trabalho traz também benefícios económicos e orçamentais consideráveis.
Contas Públicas

Bruxelas. Cedo para decisão sobre défice excessivo

Comissão Europeia remete para mais tarde uma decisão sobre a eventual saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. É necessário analisar dados de que Bruxelas ainda não dispõe.
Crise dos Refugiados

Custo dos refugiados pode não entrar no défice

Presidente da Comissão Europeia foi a Estrasburgo dizer que os países que tiverem custos com as políticas de apoio aos refugiados podem ter benesses no défice, mas análise será feita país a país.
Legislativas 2015

Novo Governo só na quinta ou sexta - como aconteceu

428
Cavaco Silva parte esta terça à tarde para Roma. E até lá não saberá quem são os novos ministros propostos por Passos. Só quando voltar, quinta à tarde, se reunirá com Passos e marcará depois a posse.
Fact Check

Costa, o Novo Banco e o défice: tem razão?

378
O líder socialista comparou o efeito do Novo Banco no défice com o dos submarinos, com o do BPN e ainda disse que as contas públicas estão hoje tão mal como as de 2011. Verdade ou campanha?
Contas Públicas

Estado esgota 84% do défice do ano em 6 meses

1647
Défice no primeiro semestre atingiu os 4,7% do PIB, ou 4.092,9 milhões de euros. Para ficar nos 2,7% da meta do Governo, não pode aumentar mais de 770 milhões de euros nos seis meses que faltam.
Tribunal de Contas

150 gestores públicos obrigados a devolver milhões

352
O Tribunal de Contas condenou 150 gestores públicos a devolver dinheiro, por terem dado mau uso a verbas públicas ou por não cumprirem as obrigações de prestação de contas. Valores duplicam.
Contas Públicas

Impacto do Novo Banco conhecido até às eleições

O impacto da capitalização do Novo Banco nas contas públicas será incluído na segunda notificação do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE), que o INE enviará para Bruxelas até 1 de outubro.
Contas Públicas

Dívida pública a descer: 128,6% no 2º trimestre

1978
A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, recuou no segundo trimestre deste ano para os 128,6% do Produto Interno Bruto, segundo o Banco de Portugal.
Economia

PIB cresce pelo 5º trimestre seguido, sem acelerar

184
PIB cresce pelo quinto trimestre consecutivo devido a uma aceleração da procura interna, em especial do investimento. A procura externa líquida contribui negativamente. Importações crescem mais.
Dívida Pública

Portugal tem a terceira maior dívida pública da UE

122
Valores da dívida pública na zona euro e na União Europeia voltaram a crescer no primeiro trimestre do ano. Portugal continua no pódio, só ultrapassado pela Grécia e pela Itália.
BPN

Nacionalização do BPN: primeira gestão em tribunal

Atual equipa da Parvalorem põe queixa-crime contra administradores do banco nomeados após a nacionalização do banco, por crimes de gestão danosa e abuso de poder.
Execução Orçamental

Segurança Social melhora défice do Estado

324
O défice das administrações públicas caiu em abril, face aos primeiros quatro meses de 2014. Fixou-se em 1553 milhões de euros. O saldo da Segurança Social melhorou em mais de 500 milhões.
Contas Públicas

Governo da Madeira vai divulgar dívida da região

O programa do Governo da Madeira que será entregue terça-feira assegura a divulgação trimestral do valor da dívida pública global desta região, disse fonte do executivo madeirense.
Execução Orçamental

Défice. Despesa cresce mais do que a receita

A despesa cresceu mais do que a receita nos primeiros três meses deste ano. A Segurança Social compensou a degradação do défice nas contas do Estado
Défice

Défice de 2014 revisto em baixa em 105,4 milhões

Revisões no valor das contribuições para a União Europeia e na forma de registo ditam melhoria nas contas previstas.
Futuro da Grécia

Economia da Grécia cresce mais que o esperado

Economia grega cresceu 0,8% no ano passado, mais que o esperado pela troika e Governo, mas as receitas cerca de mil milhões de euros abaixo do esperado nos dois primeiros meses deste ano.
Autarquias

35 horas: só trabalha menos quem tiver as contas bem

Proposta do Governo defende que as autarquias que tenham as contas em ordem e que não aumentem as despesas com pessoal podem reduzir a semana de trabalho das 40 para as 35 horas. Autarcas contestam.
Contas Públicas

Costa quer investimento nacional fora do défice

379
O secretário-geral do PS defendeu hoje que a comparticipação dos Estados-membros no novo plano europeu para o investimento estratégico não deve ser contabilizada para apuramento do défice.
Finanças Públicas

Os 21 avisos de Bruxelas a Portugal

Primeira análise ao Orçamento português não é animadora: Portugal tem de fazer mais, para reduzir o défice e para reformar a economia.
Brasil

Há um novo ministro das finanças no Brasil

Economista, banqueiro, ex-secretário do Tesouro Nacional e "mãos de tesoura". Joaquim Levy, nome escolhido pela presidente Dilma Rousseff, é o novo "homem-forte" do Ministério da Fazenda.
Governo

Passos defende "amplo entendimento social coletivo

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, diz ser necessário "um amplo entendimento social coletivo" para Portugal atingir os objetivos de estabilidade económica e financeira.
Orçamento do Estado

Troika espera défice acima de 3% em 2015

Troika acredita que faltam medidas no Orçamento e que as receitas fiscais estão sobreorçamentadas. E acreditam num défice acima de 3% em 2015, violando as regras europeias.
Execução Orçamental

Défice cai mas só 5% é redução da despesa

Contas dos primeiros nove meses do ano demonstram uma redução de 1,4 mil milhões de euros no défice face há um ano. Contributo é muito desnivelado: receita vale 95% da redução do défice.
Orçamento do Estado

Novos reformados vão custar mais 700 milhões

Governo estima que os custos com pensionistas e reformados aumente em cerca de 700 milhões de euros no próximo ano. Valor total das pressões orçamentais triplicou desde a apresentação do DEO.
Economia

Decisões do TC forçam novo corte de 1.400 milhões

181
Conselho de Ministros prolongou-se à procura de soluções para os 1.400 milhões que o Governo tem de devolver a pensionistas e funcionários do Estado. Novas regras também atrapalharam.
Orçamento do Estado

Corte nos ministérios e IRS prolongaram negociação

Passos quis ver cortes nos ministérios antes de fechar contas do IRS - e pode ter acabado a meio do objetivo. Reunião só terminou às 2h59. Antes, houve discreto almoço a cinco, com Portas e Núncio.
Fundo Monetário Internacional

Estado tinha mais de 6.000 entidades em 2012

Análise do FMI ao processo orçamental faz alguns elogios, mas apresenta várias falhas ao processo e uma delas é a grande fragmentação.
Economia

Governo mantém previsão de crescimento

Alterações metodológicas não levam ao abandono da previsão de 1% para o crescimento da economia este ano. Governo diz que ainda não sabe se o empréstimo para o Novo Banco terá impacto no défice.
Contas Públicas

Défice deve atingir 4,8% do PIB este ano

Défices de 2010, 2011 e 2012 também foram revistos em alta. Contas de 2010 marcam um défice histórico de 11,2% do PIB. Novas regras baralham as contas do Governo.
Concertação Social

Não houve consenso sobre subida do salário mínimo

UGT propôs um aumento de 20 euros, de 485 para 505 euros já em outubro e sem alterações até ao fim de 2015. CGTP discorda da proposta, dizendo que "não é razoável". Governo quer continuar a negociar.
Contas Públicas

Mais penhoras até julho do que em 2013

Aumento do número de ordens de penhoras não significa necessariamente um crescimento da receita do Estado, até porque os devedores podem regularizar dívidas antes de os bens serem penhorados.
Contas Públicas

TdC critica desrespeito de princípios orçamentais

Acontabilização e o controlo da execução orçamental têm "deficiências crónicas", defendo o Tribunal de Contas, que recorda avisos anteriores. Ministério das Finanças considera o reparo excessivo.
UTAO

Troika fica com quase 40% dos juros da dívida

A fatura dos juros da dívida pública aumentou quase 17% entre janeiro e maio, e do total pago nestes cinco meses, quase 40% dizem respeito a juros do empréstimo do FMI e da União Europeia.
Instituto Nacional Estatística

Défice = 6%. Quer dizer o quê?

O défice no primeiro trimestre ficou nos 6% do PIB. Isso é bom ou mau sinal? A análise num minuto.
Segurança Social

Cortes nas pensões: PS prepara caminho para o TC

Objetivo do Executivo é tornar a contribuição extraordinária de solidariedade numa medida permanente. O PS quer mostrar que não se trata de uma reforma, antes de decidir se avança para o TC.
Contas Públicas

FT: ministra não está a pensar em subir impostos

Eventuais medidas substitutivas só deverão ser anunciadas depois de o Tribunal Constitucional dar o seu parecer sobre dois diplomas pendentes, confirma o jornal inglês.
Banco de Portugal

Controlo orçamental custa mais 6,7 mil milhões

"Não obstante o significativo esforço de consolidação orçamental" realizado nos últimos três anos, a "dívida pública atingiu, em 2013, um valor próximo de 130% do PIB", afirma o banco central.
A página está a demorar muito tempo.