Olá

858kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Contas Públicas

Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Vão começar a negociar o Orçamento à séria?

O Governo afirma que fará chegar aos partidos a informação base necessária sobre contas públicas para que se possam desenhar propostas. Está marcada para terça-feira mais uma reunião com os partidos.
Parpública

Parpública ajuda Estado: paga dívida e dá dinheiro

A Parpública amortizou no final de 2023 um empréstimo obrigacionista de 130 milhões de euros. E ainda comprou títulos de dívida pública. Além de entregar ao Estado 25 milhões de dividendos.
Contas Públicas

Contas públicas saem do défice à boleia do IRC

Até julho, foram arrecadados 6.954 milhões de euros em IRC, bem acima dos 1.190 milhões até ao mês anterior, o que se explica com o adiamento do pagamento do imposto. Contas públicas saem do défice.
Macroeconomia

Euromilhões dá jackpot a contas externas nacionais

O prémio de 200 milhões de euros que veio para Portugal do Euromilhões em junho garantiu o aumento do excedente das contas externas nacionais, segundo dados do Banco de Portugal.
Noticiário

3h. ASS alerta para equilíbrio das contas públicas

O antigo Presidente da Assembleia da República confirma também, à Rádio Observador, que vai estar presencialmente na comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras.
Orçamento do Estado

Governo tem "mão" em contas públicas, diz ministro

Miranda Sarmento garante que não está em causa o cumprimento das metas orçamentais. E contas públicas vão continuar com saldo positivo. PS tinha acusado o ministro de "não ter mão" nas contas.
Contas Públicas

Excedente na mira apesar de défice e medidas extra

Miranda Sarmento acusou o anterior Governo de deixar as contas piores do que tinha anunciado. Agora revela que 41 medidas aprovadas não tinham cabimento orçamental. E o arranque do ano foi de défice.
Os Primeiros 100 Dias de Governo

Contas públicas. PS acusa PSD "de criar confusão"

Contas públicas negativas. Hugo Carneiro (PSD) descarta cenário dramático e elogia trabalho de Miranda Sarmento. Carlos Pereira (PS) acusa ministro de ter colocado em causa a reputação do país.
Contas Públicas

Ano arranca com défice orçamental de 0,2%

O ano arrancou com um défice orçamental, em contabilidade nacional, de 0,2%, segundo dados do INE.
Noticiário

15h. Hugo Soares recusa guerra com o Parlamento

Hugo Soares considera que o PS quer reescrever a história dos últimos 60 dias do Governo. Além disso, o ministro das Finanças garante que trabalha para manter o equilíbrio nas contas públicas.
Noticiário

15h. PR apela ao diálogo entre Governo e oposição

Marcelo Rebelo de Sousa alerta para a importância do equilíbrio das contas públicas. Ainda, o ministro da Defesa concorda que a Ucrânia utilize armas ocidentais contra alvos militares em solo russo.
BPN

Sem "sorvedouro" do BPN, excedente teria sido 1,6%

Finanças (com Medina) registaram nas contas de 2023 encargo de mais de 900 milhões relacionado com o ex-BPN, quase tanto quanto se inscreveu no Orçamento do Estado para políticas de habitação.
Finanças Públicas

Contas certas de Medina são incertas para Miranda

Fernando Medina e Joaquim Miranda Sarmento trocam acusações a propósito das contas públicas. Para o novo ministro, a margem orçamental ficou, agora, mais estreita.
Direto ao Assunto

"Ou é impreparação ou é má fé de Miranda Sarmento"

António Mendonça Mendes critica ainda o Governo por estar sistematicamente a procurar uma lógica de confronto com a oposição por via de ataque e por via de factos alternativos.
Os Primeiros 100 Dias de Governo

Finanças. "Jogada política" de Miranda Sarmento

Luís Capoulas Santos (PS) fala em "declarações graves" do ministro das Finanças. Sobre a abolição das portagens das ex-SCUT, Cristóvão Norte (PSD) critica PS e Chega.
Noticiário

14h. PSD quer ouvir Medina sobre contas públicas

O líder parlamentar do PSD acusa antigo Governo de "irresponsabilidade e negligência". Hugo Soares quer explicações do ex-ministro das Finanças sobre a autorização de despesa de mil milhões de euros.
Contas Públicas

Estado teve défice com Governo a culpar PS

O saldo orçamental voltou a défices. O que não acontecia desde dezembro de 2022. O Ministério das Finanças culpa o anterior Governo pela degradação do saldo.
Tira-Teimas

Governo herda mesmo maior margem com o excedente?

Economistas António Nogueira Leite e Ricardo Cabral discordam quanto à flexibilidade que o executivo de Luís Montenegro vai ter com o excedente de 1,2% do PIB que transita de 2023.
Direto ao Assunto

"Contas públicas não podem responder a tudo"

É preciso, ou não, Orçamento retificativo por parte da AD? Mendonça Mendes, até aqui secretário de Estado adjunto do PM, explica que responder a certas classes "não dá margem" para outras.
Noticiário

8h. TdC fala em atrasos na prestação de contas

O Tribunal de Contas alerta que os atrasos na entrada de contas e a falta injustificada da prestação não permite o cumprimento pleno dos princípios de rigor e transparência.
Noticiário

12h. PNS: "Propostas do PSD são rombo nas contas"

O secretário-geral do PS responde às críticas de Montenegro sobre o fim das portagens no Interior e atira ao líder do PSD. Ainda, tenista Nuno Borges está oficialmente nos 50 melhores do mundo.
Contas Públicas

Excedente orçamental atinge 7,7% no 3.º trimestre

Segundo dados do INE, o excedente orçamental no terceiro trimestre atingiu 7,7%, mais de 5 mil milhões. O Governo estima um excedente para o conjunto do ano de 0,8%. No conjunto do ano vai com 3,3%.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes defende "mais-valia" da troika

A propósito da apresentação do livro do dirigente do PSD Pedro Duarte, Mendes comenta que "se hoje há uma boa obsessão no país por contas públicas equilibradas deve-se em grande medida à 'troika'".
Resposta Pronta

Contas Públicas. "Vem aí mais um brilharete"

Alexandra Machado, editora de Economia do Observador, acredita que "excedentes têm de servir para diminuir dívida pública". Espera ainda que em ano de eleições "se abra mais os cordões à bolsa".
Noticiário

8h. JMJ. Igreja fechou "mais de 90%" das contas 

De acordo com os números revelados ao Observador, pelo cardeal Américo Aguiar, os gastos chegam perto de 34 milhões de euros divididos na alimentação, nos transportes e em estruturas do evento.
Resposta Pronta

Contas certas? "Cavaco cai na armadilha"

"Ao sugerir um comitê independente que decida o montante do défice". Susana Peralta, em análise ao saldo orçamental, alerta que esse valor "tem que partir do debate democrático do Parlamento".
PSD

As pensões segundo o PSD e o PS

O PSD continua a revelar uma enorme incapacidade de comunicar. Dificilmente conseguirá conquistar o poder se continuar assim.
Crescimento Económico

PIB português caiu 0,2% no terceiro trimestre

A economia portuguesa caiu 0,2% no terceiro trimestre do ano, anunciou o INE. Esta é a evolução em cadeia. E já nem o turismo ajuda. Em termos homólogos cresceu 1,9%.
Economia

DGO revela execução orçamental até setembro

A Direção-Geral do Orçamento revela nesta terça-feira a síntese de execução orçamental em contas públicas até setembro. O Estado teve um excedente de 2.648 milhões de euros até agosto.
Noticiário

13h. Tabaco. Pizarro quer alterações "depressa" 

O ministro da saúde defende que sendo esta matéria "muito importante" mais vale adiar e garantir uma boa lei. Ainda neste jornal, Portugal regista segundo maior excedente das contas públicas dos 27.
Orçamento do Estado

Medina entre cautela e pressão para usar excedente

Estado teve excedente na primeira metade do ano e, sem novas medidas, economistas acreditam que tendência se manterá. "Pressão" sobe para que Medina evite 'brilharete', mas há pedidos de cautela.
UTAO

Estado. Os efeitos perversos do controlo de custos

Técnicos do parlamento descrevem "efeito perverso" de formas de controlo da despesa que amarram entidades públicas a tecnologias obsoletas e promovem a intervenção política na gestão corrente.
Défice

Défice do ano passado revisto em baixa para 0,3%

INE reviu esta sexta-feira em baixa o défice de 2022 para 0,3% do PIB. Medina não adianta se Governo vai rever a meta do défice deste ano, de 0,4%, e pede que se espere pelo Orçamento do Estado.
Contas Públicas

Défice. Gás mais barato dá folga até 900 milhões 

Governo destinou mil milhões para apoiar empresas devido à escalada do gás em 2023. Até agora, foram usados menos de 10%, o que gera uma folga de centenas de milhões na despesa prevista para este ano.
Autarquias

CML aprova por maioria contas consolidadas de 2022

As contas do município registaram um resultado líquido positivo de cerca de 100 milhões de euros .As contas de 2022 apresentam também uma diminuição da dívida em 22,4 milhões de euros.
Contas Públicas

Dinâmica do emprego dá excedente a Medina

Dinamismo do mercado de trabalho deu mais 800 milhões de euros em contribuições sociais ao Estado. Para as famílias, as contas são outras: rendimento disponível caiu, levando consigo as poupanças.
Contas Públicas

Primeiro trimestre do ano com excedente de 1,2% 

Considerando os valores trimestrais, saldo das administrações públicas foi positivo em 761,3 milhões de euros, o que corresponde a 1,2% do PIB. Receita fiscal e contributiva ajudam a explicar.
Noticiário

6h. INE divulga hoje o saldo orçamental do país

Depois do país ter fechado o ano passado com um défice de 0,4% do PIB, um resultado melhor do que o previsto, o INE revela hoje as contas nacionais do primeiro trimestre.
PRR

Portugal solicitou empréstimo de 3 mil milhões

Bruxelas não vê "atrasos especiais" de Portugal no que toca à implementação do PRR, tendo o país solicitado empréstimos adicionais. "Tudo isto requer também reformas e investimentos", diz Dombrovskis.
Estatísticas

Números redondos 

Começamos a introduzir unidades de medida como “isto vale 3 TAPs” ou “isto dava para resgatar o BES”. O que se pede é sensibilidade para partilhar enormidades com o “conta-tostões” do supermercado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas