458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Contas Públicas

Madeira

Conta da Madeira de 2020 aprovada

O secretário regional de Finanças afirmou que a Madeira continua a "palmilhar um bom caminho" nas finanças públicas. Já os partidos da oposição foram unânimes nas críticas à atuação do Governo.
Tribunal de Contas

TdC "não desiste" até ver recomendações acolhidas

José Tavares, que preside ao Tribunal de Contas, explicou que a instituição não vai abandonar as suas recomendações, porque estas servem o propósito de melhorar as contas públicas do país.
Contas Públicas

Freixo de Espada à Cinta anuncia auditoria

O presidente da Câmara revela que já foi participado ao Ministério Público um caso para que se averiguem eventuais responsabilidades relativas às contas do município nos anos de 2019, 2020 e 2021.
Noticiário

16h. OE. PS vs. PSD no passado: "Acolhemos mais"

PS diz que acolheu agora mais propostas de alteração ao Orçamento vindas da bancada social-democrata do que o PSD de toda a oposição há 9 anos. Mas e o impacto, é muito? A análise neste jornal.
Contra-Corrente

Greve aqui, greve acolá, pior fica quem cá está

Mais uma semana com muitas greves no setor dos transportes até porque o PCP necessita de fazer prova de vida e tem, desta vez, bons argumentos: a inflação ajuda as contas públicas mas come os salários
Contas Públicas

E se a Lei de Murphy fosse verdade?

O que poderá salvar-nos? Um “enorme aumento de impostos”. Sim, porque com um aumento dos salários de 0,9%, tudo que for aumento dos preços acima disso é um imposto que o Estado está a cobrar-nos.
Porto

Assembleia Municipal do Porto aprova contas

Mário Amorim Lopes, deputado do "Aqui há Porto", considera que o ano de 2021 do ponto de vista orçamental correu bem, apontando para uma execução da despesa em "máximos históricos".
Contas Públicas

Execução orçamental divulgada esta quinta

O Ministério das Finanças revela que o crescimento da receita resultou do "bom momento da economia e do mercado de trabalho". Também os impostos indiretos contribuíram para o crescimento da receita.
Parque Escolar

Parque Escolar esteve 6 anos sem contas aprovadas

Relatórios e contas da Parque Escolar de 2016, 2017 e 2018 só foram publicados após tomada de posse do novo Governo. Ministério das Finanças não explica atraso.
Finanças Públicas

Com Leão de saída, défice público baixou para 2,8%

As contas públicas portuguesas fecharam o ano de 2021 com um défice de 2,8% do PIB. Este é o registo obtido por João Leão, que será substituído por Fernando Medina nas Finanças.
Comentário

Défice. "Em 2021 já recebemos as verbas do PRR"

Défice de 2021 deve ficar abaixo do previsto. Alexandra Machado, editora de Economia do Observador, explica alguns fatores de influência, mas refere que João Leão "está num bom caminho".
Contas Públicas

Contas "sem derrapagens" vão ter desafio dos juros

João Leão, ministro das Finanças, fala no cumprimento das metas orçamentais, podendo o défice ficar abaixo do orçamentado. Para o futuro, alerta para o desafio da subida dos juros.
Tribunal de Contas

Perdas com garantias, TAP e Efacec em falta

O Tribunal de Contas alerta para a falta de algumas contabilizações nas contas do Estado de 2020, ano de pandemia que teve impacto de 5,7% no PIB.
UTAO

Défice ajustado foi de 5.849 milhões até outubro

O Ministério das Finanças divulgou, no comunicado que antecedeu a publicação da Síntese da Execução Orçamental, que o défice das contas públicas nacionais melhorou 650 milhões de euros.
Finanças

DGO divulga Síntese de Execução Orçamental

A Síntese da Execução Orçamental até outubro vai ser divulgada esta quinta-feira, depois de apresentar um défice de 4.634 milhões de euros até setembro.
Açores

Orçamento dos Açores debatido esta segunda-feira

O Orçamento do Estado dos Açores começa a ser discutido esta segunda-feira, e o PS, o Bloco de Esquerda e o PAN já anunciaram que vão votar contra. Iniciativa Liberal e o Chega podem votar contra.
Contas Públicas

Entidade de Contas avalia condições de conduta

Maria de Fátima Mata-Mouros afirmou que, "num estado de direito democrático, é imprescindível tratar com rigor as matérias relacionadas com subsídios e financiamento públicos e privados".
Economia

PIB cresceu 4,2% no 3º trimestre (2,9% em cadeia)

O Produto Interno Bruto cresceu 4,2% no terceiro trimestre em termos homólogos, segundo o INE. Em cadeia, a economia subiu 2,9%, mais do que a média da zona euro.
Orçamento do Estado

"Contas certas" num momento com incertezas

O Orçamento que expande mas que, ao mesmo tempo, contrai. É assim o de 2022 e tudo porque vem aí a "bazuca" europeia, que permitirá elevar o crescimento económico para 5,5%.
CM Porto

Contas de 2020 aprovadas com voto contra do PSD

Álvaro Almeida justificou o voto com o facto ser um ano de pandemia e o município apresentar um resultado líquido de sete milhões de euros. Rui Moreira disse que câmara fez aquilo que devia ter feito.
Orçamento do Estado

Défice atinge 4.845 milhões nos primeiros 4 meses

O agravamento é explicado pelo impacto do confinamento e pela resposta à pandemia, incluindo as medidas extraordinárias de apoio direcionadas a famílias e empresas.
Coronavírus

Metade do défice de 2020 devido à pandemia e TAP 

Mais de metade do défice de 2020 deve-se ao às medidas de resposta à pandemia e de apoio financeiro à TAP e SATA. Mas as cativações de 410 milhões foram as mais baixas desde que o PS chegou ao poder.
Comentário

"Confiança na contenção orçamental portuguesa"

Vitor Rodrigues Oliveira, jornalista de Economia, dá conta das projeções do FMI, que prevê que as contas de Portugal "sofram menos" que as dos parceiros da UE, e comenta as propostas de Vitor Gaspar.
Resposta Pronta

"Devia haver um plano mais ativo para o turismo"

No arranque da segunda fase do desconfinamento, Ferraz da Costa, do Fórum para a Competitividade, pede mais atenção ao turismo e maior abertura da atividade económica: "Podíamos ser mais ousados".
Dívida Pública

Dívida pública atinge novo recorde em fevereiro

A dívida bruta do Estado aumentou em fevereiro para os 274 mil milhões de euros, depois de o executivo ter pedido mais dinheiro emprestado aos mercados.
Contas Públicas

As máscaras orçamentais

O ministro das Finanças opta por manobras de diversão para fugir a explicar o que se passou com as contas de 2020. Vivemos tempos de enorme falta de verdade e muitas máscaras nas contas públicas.
Execução Orçamental

Défice perto de 9 mil milhões até novembro

As contas do Estado acumularam um défice de 8,7 mil milhões de euros nos primeiros 11 meses. Impacto das medidas Covid é superior a 4 mil milhões de euros.
Contas Públicas

Convenientemente deitámos tudo fora

Foi conveniente aplaudir os orçamentos da geringonça, encarar a dívida só face ao PIB e fingir que o controlo estatal da TAP salvava o turismo e os empregos. O pouco que se conseguiu, deitámos fora.
Orçamento do Estado

Défice agrava-se para 7.198 milhões até outubro

O défice das contas públicas fixou-se em 7.198 milhões de euros nos primeiros dez meses do ano. É um agravamento de mais de oito mil milhões face a igual período do ano passado.
Défice

FMI prevê défice de 8,4% este ano e 2,7% em 2021

As novas previsões do Fundo Monetário Internacional para o défice português são mais pessimistas do que as contas do Governo para este ano, mas mais otimistas para 2021.
Coronavírus

As quatro grandes ameaças à economia e ao défice

A evolução da pandemia, medidas de apoio à economia, custos de financiamento e uma maior fatura com Novo Banco e TAP são alguns dos riscos identificados pelo Conselho das Finanças Públicas.
Financiamento dos Partidos

Falta de pessoal nas Entidade das Contas

Os responsáveis da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) queixam-se de falta de autonomia e de pessoal para concretizar a fiscalização dos partidos prevista na lei.
Coronavírus

Custos com pandemia são superiores aos reportados

Tribunal de Contas diz que falta quantificar as receitas por cobrar em contribuições das empresas para a Segurança Social e mete na fatura as transferências para IPSS que suspenderam atividade.
Relatório e Contas

Torres Vedras. Assembleia aprova contas de 2019

A Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou o Relatório e Contas do município de 2019, cujo resultado líquido baixou 1,3 milhões de euros face a 2018.
Execução Orçamental

Défice até maio multiplica por cinco face a 2019

As contas públicas ficaram negativas em 3,2 mil milhões de euros nos primeiros cinco meses do ano. Mas podia ser pior, porque o Estado reembolsou menos 1.300 milhões de euros em IRS
Défice

Portugal com défice de 1,1% no primeiro trimestre

O saldo das Administrações Públicas foi negativo no primeiro trimestre de 2020, atingindo -570,9 milhões de euros (-1,1% do PIB, o que compara com 0,1% no trimestre homólogo).
Execução Orçamental

Défice ainda não revela o maior impacto da Covid

Crise penaliza contas do Estado em 660 milhões de euros até abril, mas o pior ainda está por vir. IRS e impostos sobre consumo vão cair mais. Despesa com layoff vai ser maior.
Contas Públicas

Saldo das administrações públicas negativo

O saldo das Administrações Públicas foi de 50 milhões de euros negativos no primeiro trimestre deste ano, um valor que representa um decréscimo homólogo de 758 milhões de euros.
Coronavírus

"Despesas do Estado hoje são impostos amanhã”

Pedro Siza Vieira avisa que não há dinheiro para empréstimos a fundo perdido às empresas e que aumentar a despesa vai onerar o contribuinte no futuro. E também alerta banca para que acelere apoios.
Contas Públicas

UTAO. Melhoria de 46 milhões de euros no excedentu

A análise da Unidade Técnica de Apoio ao Orçamento vai até fevereiro, mesmo antes de começar a pandemia Covid-19 e os impacto orçamentais que ela possa vir a causar.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.