Madrasta

Rua Jardim Municipal de, 2770-066 Paço de Arcos. Todos os dias das 12h00 às 00h00 (sexta-feira e sábado até às 1h00).

Para comer em casa da Madrasta: é com vista para o mar que a Madrasta de Paço de Arcos abre a porta de casa e acolhe, por vontade, quem procura um espaço onde tanto possa petiscar e beber um copo ao final da tarde como almoçar e jantar a qualquer dia da semana. O novo restaurante do Grupo Non Basta nasce assim para voltar a dar vida a um edifício dos anos 50, plantado no jardim municipal, e oferecer aos locais um motivo para irem passear até lá, e aproveitarem e explorar a carta. Esta apresenta-se diversificada e disponível a qualquer altura do dia. Para “petiscar qualquer coisa” — como a Madrasta sugere no menu — há os crocantes pastéis de massa tenra de camarão e choco, o cachorro de lavagante ou os ovos rotos trufados com presunto. À italiana, há entradas feitas com a massa de pizza deste grupo, como o panuzzo de camarão e a pizzeta de preseunto ibérico, e nos principais, há típicos portugueses, não fosse esta uma madrasta acolhedora, como o filete de pescada com arroz de coentros, limão e grelos ou o carré de porco grelhado com espargos. Onde comer? É só escolher: na esplanada os miúdos estão livres para brincar, na sala de verão há vista para o mar, na sala de inverno vive-se no jardim e no rooftop — onde a carta é reduzida, apenas com petiscos e pizzas — os dias de verão imperam, com a brisa salgada a passar.

O Madrasta é o sexto restaurante do Grupo Non Basta e abriu portas no final de março

“Be My Guest”

Tv. do Noronha 11B, 1250-168 Lisboa. Dia 10 de maio das 18h00 às 21h30.

Para assinalar o 5.º aniversário da NAVE: é com 13 artistas e 13 obras que, no dia 10 de maio, a Galeria NAVE vai celebrar os seus cinco anos de vida. Be My Guest é a exposição coletiva que assinala este aniversário e que vem apresentar o trabalho dos artistas da NAVE, que foram desafiados a convidar um outro artista com o qual gostariam de expor pela primeira vez. Desta forma, para além da vasta multiplicidade de meios — desde a instalação à escultura, passando pela fotografia, desenho, pintura, vídeo, arte têxtil e obra gráfica — a exposição é composta por obras vindas da Noruega, Bélgica, Alemanha, Espanha e Portugal que se vêm juntar em Lisboa. No dia 10, após a inauguração da Be My Guest, a NAVE convida todos os presentes a continuarem a celebrar no After Show Party Privado, no 5A club, das 21h30 às 23h30.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Galeria NAVE, em Lisboa, abriu portas em 2019

Klarna Festival

R. Nova do Carvalho 21 23, 1200-291 Lisboa. De 9 a 11 de maio das 15h00 às 18h00. Evento gratuito.

Para ir a um festival na Pink Street: de 9 a 11 de maio, a Rua Cor de Rosa, no Cais do Sodré, vai encher-se de música e animação com o Klarna Festival. De entrada gratuita, este festival vem celebrar o lado rosa da vida e tornar esta icónica rua de Lisboa numa plataforma de artistas locais e internacional. Ao todo são três dias de animação ao ar livre, três horas por dia, entre as 15h e as 18h, três artistas — Blaya, Jüra e Cintia — e três momentos com o DJ JOTTA. A programação completa pode ser consultada na página da organização.

GettyImages-2150461465

A Rua Cor-de-Rosa, também conhecida como Pink Street

The One Restaurant

Estr. do Farol 5, 8401-911 Carvoeiro. Dia 10 de maio a partir das 20h00. Jantar vínico a 65 euros por pessoa.

Para jantar com harmonização: o restaurante do Tivoli Carvoeiro preparou para o dia 10 de maio um novo jantar vínico com assinatura do chef Bruno Augusto. Para harmonização, os vinhos da Quinta Barranco vão encher os copos, com o Barranco Longo Espumante Rosé Reserva Bruto Natural Quê 04 a dar as boas vindas a partir das 20h00 e o Barranco Longo Open Red Clarete a acompanhar a entrada de tártaro de novilho com vinagrete de trufa logo de seguida. Quanto aos momentos principais, o pregado grelhado com puré de espinafres e sucos de carne chega à mesa em pairing com o Barranco Longo Branco Reserva, e o rib eye de novilho com terrina de batata e pimentos del piquilo com Barranco Longo Reserva Cabernet Sauvignon. Por fim, é a vez do vinho branco doce K.O. Late Harvest encher o copo para brindar à tarte de amêndoas com gelado de mel e limão, uvas e chocolate Negro.

O The One Restaurant está aberto todos os dias para jantares, entre as 19h00 e as 22h00

Festival Ohai Spring Fest

OHAI Nazaré Resort, N242 Km 31 5, 2450-138 Nazaré. De 10 a 12 de maio. Reservas através do 262561800 ou da página oficial. 

Para celebrar a primavera: destinado a miúdos e graúdos, o Ohai Spring Fest é o novo mini festival do OHAI Nazaré Resort e vai decorrer nos dias 10, 11 e 12 de maio. Com o objetivo de celebrar a primavera, este evento conta com quatro áreas repletas de diferentes atividades, com uma programação pensada para toda a família: a Playkids conta com insufláveis, a gincanas e pinturas faciais, o Espaço Fun Zone, com pista de obstáculos, luta de gladiadores e air bungee, a Zona Radical, que inclui um cone de escalada, uma baliza desportiva insuflável e jogos de paintball e gelblast, e a Zona Splash, com escorregas e desportos insufláveis aquáticos. A programação completa pode ser consultada na página do OHAI Nazaré.

O OHAI Nazaré Resort está integrado na maior reserva de pinhal da Península Ibérica

“A Cidade Sombra”

Livraria Térmita, Largo de Mompilher 5 R/C, 4050-392 Porto. Dia 11 de maio às 18h00. Entrada livre.

Para conhecer um projeto de etnografia visual: os Mompilher Rendez-Vous vão receber no sábado, 11 de maio, pelas 18h00, a investigadora e fotógrafa Ana Miriam Rebelo para uma conversa sobre A Cidade Sombra, o seu projeto de etnografia visual que documenta formas de ocupação informal do espaço público pelos cidadãos do Porto. A conversa terá lugar na Livraria Térmita, no Porto, e será guiada pela escritora e tradutora Cristina Fernandes.

O projeto está disponível no arquivo visual Porto Informal

“Depois das Zebras”

Teatro Carlos Alberto, R. Das Oliveiras 43, 4050-449 Porto. De 9 a 12 de maio. Bilhetes de 5 a 10 euros.

Para assistir a um assalto a um resort no Quénia: o encenador Pedro Gil está de volta ao Teatro Carlos Alberto, no Porto, com Depois das Zebras, uma peça que vai transportar os presentes para um resort em plena savana do Quénia. É lá que a ação acontece, quando um grupo de encapuzados toma de assalto este paraíso para turistas, fazendo toda a gente refém, incluindo uma família portuguesa. O ataque desencadeia mudanças profundas nas relações entre as pessoas, deitando abaixo as hierarquias entre hóspedes e funcionários, estabelecendo-se um novo equilíbrio social. A peça está em cena de 9 a 12 de maio e os bilhetes podem ser adquiridos online.

“Depois das Zebras” é uma criação da companhia Razões Pessoais em coprodução com o TNSJ, o São Luiz Teatro Municipal e o Teatro Municipal de Ourém

15ª Quinzena Gastronómica do Polvo

25 restaurantes da Lourinhã. De 10 a 24 de maio.

Para provar uma sobremesa com polvo: de 10 a 24 de maio todos os caminhos vão dar à Lourinhã com a 15.ª Quinzena Gastronómica do Polvo a invadir 25 restaurantes da região. Cada espaço terá o desafio de apresentar as suas propostas, destacando as diferentes e criativas formas de cozinhar o polvo. Entre elas estão os clássicos, como o polvo à lagareiro, o arroz de polvo e a salada de polvo, e uns mais irreverentes, como o carpaccio e polvo trufado, a bruscheta de polvo, o cachorro de polvo com bacon fat mayo e o brownie de café com creme de mascarpone e chantilly de polvo. Para além do Polvo, este evento conta ainda com música ao vivo no restaurante 100 Pratus nos dias 11, 12, 18 e 19 e com uma noite de fados no Mar do Norte by Lilly Pozo, no dia 11 de maio.

O Erva Daninha é um dos 25 restaurantes da 15ª Quinzena Gastronómica do Polvo

Iberanime

FIL, Rua do Bojador, 1998-010 Lisboa. Dias 11 e 12 de maio. Bilhetes diários a 20 euros por pessoa.

Para explorar a cultura pop japonesa: a FIL, em Lisboa, vai voltar a ser o palco do Iberanime, o maior evento de cultura pop japonesa em Portugal, nos dias 11 e 12 de maio. Durante dois dias, os amantes de anime vão poder explorar os três palcos e as mais de 100 atividades programadas. Entre elas estão artes marciais, karaoke, áreas de gaming, competições de eSports, workshops com a cosplayer sueca Yumidun, lançamento de livros e a reunião especial do painel de dobradores de Dragon Ball, que irão partilhar as suas experiências e revelevar segredos dos bastidores. No dia 11 está ainda marcada a competição Cosplay World Masters, a única do mundo com final em Portugal, e que conta com concorrentes de 12 países. A programação completa pode ser consultada na página do evento.

O Iberanime é o maior evento de cultura pop japonesa em Portugal

Renaissance Porto Lapa Hotel

R. de Cervantes 169, 4050-289 Porto.

Para provar novos cocktails: o bar do Renaissance Porto Lapa Hotel tem uma nova carta de cocktails que vêm homenagear os sabores, texturas e aromas do Norte e do Sul do país, passando também pelas ilhas. Inspirados assim nos ecossistemas naturais portugueses, os nove cocktails foram criados através de técnicas e ingredientes improváveis e respondem a nomes como Marítimo, com licor herbal, vodka Froggy B e nuvem de salicórnia, Dunar, que combina figo da Índia com vodka, bergamota, toranja, alcaçuz, lavanda e rosas, ou Estuário, que num copo em formato de flamingo junta Plantation Rum, planta inula, lagostim e tangerina. Diariamente, entre as 18h00 e as 20h00, é possível mergulhar na “The Native Cocktail Experience” no bar do Renaissance Porto Lapa Hotel, e na compra de um cocktail recebe o segundo de oferta.

No dia 13 de maio comemora-se o Dia Mundial do Cocktail

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.