Uma camisola do FC Barcelona assinada pelo futebolista português João Félix está a ser leiloada. O valor final do leilão, que termina a 1 julho, reverte integralmente para ajudar o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, que se destina a apoiar famílias em situação de pobreza na compra de medicamentos.
O leilão da camisola do jogador do clube catalão e da seleção nacional decorre online na plataforma digital eSolidar. Em comunicado enviado às redações, a associação indica que o Programa abem já apoiou “mais de 37 mil beneficiários, tendo já contribuído para a dispensa de mais de 2,7 milhões de embalagens de medicamentos”.
Os beneficiários do programa são “cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todos os distritos e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores”. Os beneficiários “têm acesso a um cartão abem através do qual podem adquirir os medicamentos comparticipados que lhes forem prescritos, sem custos”.
Esta não é a primeira vez que uma camisola de uma figura proeminente do desporto é leiloada para ajudar os mais desfavorecidos que são apoiados pela associação Dignitude. Em 2020, foi leiloada uma camisola do futebolista Cristiano Ronaldo que atingiu os 3500 euros e o piloto de Moto GP Miguel Oliveira também já contribuiu com uma camisola.