O Metropolitano de Lisboa quer avançar com novo modelo de assistência técnica/manutenção nas estações de elevado tráfego, nomeadamente nos elevadores, escadas e tapetes rolantes, anunciou esta sexta-feira a empresa.

Em comunicado divulgado, o metro de Lisboa refere ter terminado em 15 de julho o prazo para uma consulta preliminar com o “objetivo de obter do mercado colaboração na definição de um projeto-piloto sobre assistência técnica/manutenção em acessibilidades”.

Segundo a empresa de transporte, a consulta permitiu recolher informação que será agora vertida no concurso que o metro pretende lançar ao mercado para um novo modelo de serviços de assistência técnica e manutenção em duas das suas estações de maior procura.

De acordo com o metro, nas 56 estações da atual rede existem 121 elevadores, 234 escadas mecânicas e 10 tapetes rolantes.

O Metropolitano de Lisboa tem em serviço na sua rede um dos maiores parques nacionais de equipamentos mecânicos de transporte e elevação de pessoas, com uma intensidade de utilização de cerca de 18 horas diárias, em todos os dias do ano”, salienta a empresa na nota.

Estes equipamentos, acrescenta o Metropolitano de Lisboa, são de “diferentes gerações tecnológicas, diferentes marcas comerciais e estão em estágios diferenciados do seu ciclo de vida”, sendo que quase todas as grandes empresas de equipamentos mecânicos “já foram ou são na atualidade responsáveis pelos serviços de manutenção e assistência técnica regular e completa” destes meios.

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O metro de Lisboa reconhece ser “recorrentemente confrontado com dificuldades ao nível da resposta das empresas contratadas e responsáveis pelos serviços de assistência e manutenção, quer em termos de recursos humanos e competências técnicas, quer de disponibilidade de peças e equipamentos de substituição”.

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Desta forma, a empresa promove “em permanência” a procura de “novas soluções de contratação e de modelos de serviços de assistência e manutenção” que possam tirar partido de novas tecnologias e melhores sistemas de gestão e monitorização centralizada e de melhorias nos indicadores de desempenho contratuais.

“O Metropolitano de Lisboa investiu 22,5 milhões de euros, desde 2018, na instalação, substituição ou modernização de elevadores, escadas e tapetes mecânicos em toda a sua rede”, indica a empresa, prevendo que em 2025 existam 52 estações com acessibilidade plena — atualmente das 56 estações existentes, 44 estão assim equipadas.

Desde 2018 até hoje, acrescenta ainda o metro de Lisboa, foram instalados ou encontram-se em processo de instalação 39 elevadores e 33 escadas mecânicas em diversas estações, tais como Baixa Chiado, Rato, Avenida, Anjos, Campo Grande, Cidade Universitária, Areeiro, Arroios, Colégio Militar, Entre Campos, Alameda, Intendente, Martim Moniz, Praça de Espanha, Jardim Zoológico, Laranjeiras, Alto dos Moinhos, entre outras.

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O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).